Gostava de iniciar um novo projecto - Ajuda e bem vinda ! :)


JoséFigueira

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Sou um apaixonado por aquariofilia mas nunca tive grande disponibilidade para me dedicar.

 

Neste momento estou mais organizado e então gostava de voltar ao ativo.

 

O meu último aquário foi algo bastante simples 60L de água quente que me durou uns bons 3 anos.

 

Agora como não tenho muito espaço gostava de experimentar um nano.

 

Ja vi que existem milhares de tópicos neste forum e daí estar um pouco perdido.

 

Gostava de montar algo relativamente simples para começar e a minha ideia seria ter camarões.

 

Sera que me poderiam ajudar sobre tópicos que sejam fundamentais eu perceber e pesquisar ? (as minhas noções sobre aquariofilia sao básicas e o meu ultimo aquário correu bastante bem)

 

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

Jose Figueira

 

 

Editado por JoséFigueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José, primeiro que tudo tens de analisar onde vais pôr o aqua, para veres que tamanho queres.

 

A partir daí podes começar a pesquisar por aquas, substratos (se queres um plantado ou com plantas), filtro e iluminação.

 

Mas primeiro decide o tamanho do aqua, que depois a malta vai acompanhando e ajudando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então o aqua está decidido. Já pensaste num cubo 40x40x40? Já tens mais litros e já é mais fácil equilibrar o eco sistema.

 

Agora tens de decidir onde o vais pôr porque isso vai influenciar o tipo de filtro que vais pôr.

 

O melhor é sempre um externo, mas também podes optar por um tipo mochila/cascata. E também há filtros específicos para camarões, os filtros de esponja. Gambas não são o meu forte por isso espera por alguém mais entendido no assunto.

 

A seguir junta uns trocos para substrato. Existe próprios para camarões que garantem condições ideias para eles.

 

Depois pensas na luz.

 

Tens este site que começar a fazer contas de cabeça para veres o que podes gastar. http://www.shrimpdream.com/.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se for só para camarões e invertebrados, uma bomba de ar com um filtro de duas esponjas chega perfeitamente (eventualmente ainda pode levar um pequeno cardume de peixes de pequeno porte, tipo 5 a 8 peixes até 5cm em adultos). No entanto, por vezes um filtro de mochila ou um externo (vai aspirar alguns camarões recém nascidos para dentro dele) liberta espaço dentro do aquário e fica melhor esteticamente falando.

 

Para além da escolha do aquário, é preciso ver qual a iluminação e layout do aquário pois se é para camarões convém levar plantas (algum musgo incluído). A escolha da luz e do substrato vão influenciar o leque de plantas mais indicadas. Eu gosto de aquários low-tech de baixa manutenção com plantas de crescimento lento e algumas algas à mistura (anubias, fetos, cryptocorines, musgos, etc).

 

cumprimentos

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos.

Tenho lido algumas coisas e acho que já tenho mais ou menos ideia do que quero comprar.

 

(1) Nano Aquário – 30 a 40 litros no máximo por falta de espaço:

Uma pergunta, alguém a viver em Londres que saiba onde posso comprar um nano a um preço porreiro? Tenho visto tudo e mais alguma coisa e não consigo por menos de 40 a 50 libras so pelo aquário. Gostava de evitar os kits comuns.

(2)Filtro – Eheim Liberty 75 ou 150:

Para a litragem que pretendo o 75 será suficiente ou deveria optar pelo 150 ? Para quem tem este filtro sabem me dizer se é muito barulhento já que o aquário terá de ficar no quarto.

(3) Aquecedor – Eheim de 50w penso não precisar de mais.

(4)Fauna – a minha ideia seria ter red cherry shrimps, pergunto quantos poderei ter para a litragem que pretendo.

(5)Flora – algo de média a baixa manutenção já que poderei ter períodos de 1 a 2 semanas fora de casa (férias). O que me aconselhariam? Algo que fosse compatível com as gambas claro.

(6)Iluminação – dependerá da flora que ainda tenho que decidir.

(7)Substrato – seria ADA AQUA SOIL AMAZONIA (3 LITRE) e depois dependendo da flora se precisar de fertilização adiciono à parte

(8)Decoração – estava a pensar numas rochas tipo seiryu stones ou dragon stones e talvez um tronco de red moor wood.

(9)CO2 – caso seja necessário não será umproblema adequirir um.

 

Dicas são bem vindas a minha experiência é limitada nesta área :)

 

Obrigado.

 

Jose Figueira

Editado por JoséFigueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou me pronunciar só sobre aquilo que sei:

 

2 - Segundo vi em algumas reviews que tenho andado a ver porque estou à procura de um cascata/mochila esse faz algum barulho, mas existe um que não: o Marina Slim.

 

3- chega perfeitamente

 

5 - musgos, anubias e fetos de java

 

6 - pouca se fores para estas plantas

 

7 - Se a ideia é mesmo só umas gambas podes ir para um substrato especial para camarões: vê aqui http://www.shrimpdream.com/substratos-frteis

 

9 - se fores só para ter plantas fáceis não precisas de co2 para nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseéFigueira

 

Olha não sei se dá para te ajudar,mas vê aqui

https://portuguese.alibaba.com/product-detail/pg-made-in-shanghai-custom-fish-tank-acrylic-london-aquarium-60513671847.html

espero que sim,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(1), (2) e (3) não tenho nada a acrescentar por falta de experiência/conhecimento...

 

(4) é comprar uns 10 e se tudo correr bem em alguns meses devem chegar aos 100... Se não houver peixes ao barulho o aquário aguenta perfeitamente com bastante mais que 100

 

(5) subscrevo as indicadas pelo Gonçalo84 e acrescento algumas à lista: criptocoryne, bucephalandras.

 

(6) para as plantas indicadas uma simples luz led (tipo esta) com um pouco de bricolage é suficiente.

 

(7) o ADA é um excelente substrato para gambas ;) (nos meus red cherry uso algo mais em conta, nas espécies mais sensíveis só uso ADA)

 

(8) gosto de ambos os tipos de pedra e do tipo de madeira, é uma questão de encontrar uma combinação que goste.

 

(9) para as plantas indicadas não é necessário.

 

cumprimentos e boa montagem

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou me pronunciar só sobre aquilo que sei:

 

2 - Segundo vi em algumas reviews que tenho andado a ver porque estou à procura de um cascata/mochila esse faz algum barulho, mas existe um que não: o Marina Slim.

 

3- chega perfeitamente

 

5 - musgos, anubias e fetos de java

 

6 - pouca se fores para estas plantas

 

7 - Se a ideia é mesmo só umas gambas podes ir para um substrato especial para camarões: vê aqui http://www.shrimpdream.com/substratos-frteis

 

9 - se fores só para ter plantas fáceis não precisas de co2 para nada

 

Ok, obrigado Gonçalo ! Vou continuar na pesquisa até encontrar um aquário a um preço porreiro para avançar com o projecto :)

Em relação à flora talvez mude de ideias, sabes me dizer que tipo de espécies são utilizadas para se agarrar aos troncos ?

Há alguma gama de plantas que requira mais atenção mas que seja de crescimento lento ?

 

 

Boas JoseéFigueira

 

Olha não sei se dá para te ajudar,mas vê aqui

https://portuguese.alibaba.com/product-detail/pg-made-in-shanghai-custom-fish-tank-acrylic-london-aquarium-60513671847.html

espero que sim,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Vou dar uma vista de olhos muito obrigado !

 

(1), (2) e (3) não tenho nada a acrescentar por falta de experiência/conhecimento...

 

(4) é comprar uns 10 e se tudo correr bem em alguns meses devem chegar aos 100... Se não houver peixes ao barulho o aquário aguenta perfeitamente com bastante mais que 100

 

(5) subscrevo as indicadas pelo Gonçalo84 e acrescento algumas à lista: criptocoryne, bucephalandras.

 

(6) para as plantas indicadas uma simples luz led (tipo esta) com um pouco de bricolage é suficiente.

 

(7) o ADA é um excelente substrato para gambas ;) (nos meus red cherry uso algo mais em conta, nas espécies mais sensíveis só uso ADA)

 

( 8) gosto de ambos os tipos de pedra e do tipo de madeira, é uma questão de encontrar uma combinação que goste.

 

(9) para as plantas indicadas não é necessário.

 

cumprimentos e boa montagem

Ok já fico com ideia de quantas gambas deverei adquirir para começar hehe :)

Para iniciar o cilco de azoto poderei iniciar um camarão ou necessito mesmo de adquirir um peixe ?

 

Obrigado a todos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, todas as plantas que te disse são para agarrar aos troncos e/ou pedras. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo pode ser com um camarão mas e mais fácil e menos arriscado com um caracol por exemplo. Basicamente para completar o ciclo do azoto é preciso haver excrementos sejam eles de peixe, camarão ou caracol.

 

As bucephanlandras são, de certa forma, parecidas com as anúbias por isso também são de agarrar aos troncos e/ou pedras. Das plantas mencionadas anteriormente as cryptocorines são as únicas que têm que ser enterradas.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

quanto ao aquário vê aqui: http://www.aquariumgardens.co.uk/glass-aquariums-98-c.asp

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro, o eheim 150 que tenho não faz barulho absolutamente nenhum, só de início, depois fica um "mimo" .

 

Eu no teu lugar poria o liberty 200, vou mudar o meu 150 para um de 200 que está parado, num nano de 30 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

corroboro a opinião do ignace acerca dos eheim, tenho 1 liberty 100, 2 200 e 4 150, feios, mas trabalhadores sem igual :cool2:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao filtro, o eheim 150 que tenho não faz barulho absolutamente nenhum, só de início, depois fica um "mimo" .

 

Eu no teu lugar poria o liberty 200, vou mudar o meu 150 para um de 200 que está parado, num nano de 30 litros.

Obrigado !

 

boas,

 

corroboro a opinião do ignace acerca dos eheim, tenho 1 liberty 100, 2 200 e 4 150, feios, mas trabalhadores sem igual :cool2:

 

cumps,

Obrigado !

 

 

Para ser sincero uma das minhas grandes preocupações é mesmo o barulho ja que o aquário terá de ficar no quarto.

 

Já agora o que acham desta aquário? é um pouco maior do que estava a pensar mas parece-me boa compra para o que tenho visto. https://www.amazon.co.uk/Waterhome-A11984-All-Glass-Aquarium/dp/B005O650JQ/ref=sr_1_6?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1475355529&sr=1-6&keywords=glass+aquarium

 

A loja que o senhor Ferreira me indicou é de facto espetacular mas fica a 3 horas de onde vivo e não fazem entregas :/

Editado por JoséFigueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado !

 

Já agora o que acham desta aquário? é um pouco maior do que estava a pensar mas parece-me boa compra para o que tenho visto. https://www.amazon.co.uk/Waterhome-A11984-All-Glass-Aquarium/dp/B005O650JQ/ref=sr_1_6?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1475355529&sr=1-6&keywords=glass+aquarium

 

A loja que o senhor Ferreira me indicou é de facto espetacular mas fica a 3 horas de onde vivo e não fazem entregas :/

boas,

 

não fazem entregas???

 

pareceu-me que compras de mais de 50 paus ingleses têm direito a entrega gratis... http://www.aquariumgardens.co.uk/delivery-14-w.asp

 

quem é esse gajo senhor Ferreira??? :tapfoot:

esse áqua da amazom também é porreiro.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não fazem entregas???

 

pareceu-me que compras de mais de 50 paus ingleses têm direito a entrega gratis... http://www.aquariumgardens.co.uk/delivery-14-w.asp

 

quem é esse gajo senhor Ferreira??? :tapfoot:

esse áqua da amazom também é porreiro.

 

cumps,

 

Sim realmente fazem entregas. O problema é que os nano cubes (35 libras o de 30 litros) só estão dispoíveis para recolha na loja os únicos que fazem entregas são os "evolution aqua the aquascaper" mas um de 30l vai para as 60 libras não estão a carregar um pouco no bixo :cool2: ?

 

O da amazon tem 10 reviews e parece-me porreiro !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

Se tudo correr bem ja vou buscar o meu cubinho no sabado :)
Depois de 3 semanas a procura de uma loja no centro de londres finalmente encontrei uma que tem bastante material a bons precos.

Paciencia a cima de tudo !

 

Desculpem a falta de acentos (teclado ingles)

 

Jose Figueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um em segunda mão desde 2009 a trabalhar, já passou por vários aquários sem dar um unico problema, inclusive com peixes ciclideos africanos e com um oscar.

 

Acho que está respondido :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um em segunda mão desde 2009 a trabalhar, já passou por vários aquários sem dar um unico problema, inclusive com peixes ciclideos africanos e com um oscar.

 

Acho que está respondido :)

 

Mais que respondido biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Obrigado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

Não consigo encontrar o eheim liberty 75 aqui no UK sem mandar vir de fora ... o problema é que os portes são caros.

 

Alguém me sabe aconselhar boas marcas de filtros de mochila ? O que acham de o marina slim alguém tem ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseFigueira

 

Olha ve lá se isto dá para ti http://www.hagen.es/es/p/filtro-mochila-c2-fluval/

espero que sim,boa sorte

 

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.