Guppy's a morrer!!!


Slim Foster

Recommended Posts

Boas pessoal estou a precisar de uma pequenas dicas pois os meus guppy andam a morrer!

Já tenho um aquário de guppy à 4 meses e ultimamente andam me a morrer muitos.

 

Andei a verificar os parâmetros da agua e tudo bem, nitritos e amonia/amonio bem e com nitratos ligeiramente altos mas acho que é o normal para um aquário sem plantas cerca de 20mg/l.

 

O que desconfio é do meu ph, o ph do meu aquário é sempre alto de 7,4-7,9 o que é a gama dos guppy mas com acho que é um pouco alto nas tpa que faço semanalmente não aumento o ph da agua que vou inserir, que está a 6,5 que é agua de rede, com a intenção de me baixar o ph. O que baixa mas depois de uns dia volta aos 7,4-7,9.

 

Será que estou a fazer isto errado? Não consigo ver outra razão para me morrerem os peixes

 

Será que alguém me pode ajudar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apresenta o Setup do aquário: Volume, filtro, aquecimento, decoração, tpa´s,.. Quantidade de peixes... Sintomas e/ou comportamento dos peixes.... Valores de nitritos, nitratos...

 

Se possível umas fotos.

 

Se puderes ter umas plantas de fácil manutenção e de crescimento rápido podem ajudar a manter o teu aquário mais estável.

 

Provavelmente, a subida de PH está relacionada com o tipo de rochas ou areia usadas. Tenta antes manter o PH estável, qualquer dos valores apresentados, te permitem ter sucesso com Guppys

 

Foste muito vago, apresenta o teu aquário para te podermos ajudar.

Editado por tpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario de 60x30x35

nitrito: 0

Amonio/amonio: 0

Nitratos: 20mg/l

 

Filtro interno e termostato de 100w com temperatura entre os 26-27ºC

 

Areia da praia, com decoração só de plantas artificiais e com 10 guppy, coincidência ou não quando acho que vão nascer os guppy a fêmea morre!!!


Estou a fazer em usar a agua da rede com baixo ph para diminuir o do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está explicado o ph elevado, a areia da praia tem restos de conchas....

 

Dificilmente vais conseguir estabilizar o aquário com esse tipo de substrato.

 

Não específicas o caudal do filtro interno, normalmente esses filtros são insufiçientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas o máx de ph que tive foi de 8 e esse valor só para guppy não é demais!

O filtro é um elite jet-flow 75 de 400l/h.

 

E em relação aos tpa, será que em não usar condicionadores para subir o ph para igualar ao do aquario, com a intenção de baixar esse ph é o correto?

E em relação às mortes alguem me pode dar uma dica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mudanças de água são feitos com que cadência e em que percentagem?

Que produto utilizas para eliminar o cloro e quanto tempo antes tiras a água antes de a colocar no aquário?

Se não for prejudicial para outra espécie que tenhas no aquário, gradualmente baixa a temperatura para 24/25.

A água não deita cheiro, tipo a lodo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPA faço as todos os fins de semana, inicialmente fazia de 10% mas desde que me começaram a morrer faço de 25%. Só uso sera aquatan e antes de deitar a água no aquário espero mais de 24h e ponho um termostato na água para ficar à mesma temperatura. Não uso reguladores de ph,

As vezes já tenho a água preparada um dia antes, e depois de fazer a sinfonagem deito a água.

 

O cheiro que deita é tipo à água quente, um cheiro ligeiro...


Só tenho guppy, e pelo que li essa é a temperatura ideal, aconselhas a diminuir?

 

Por acaso na loja recomendaram me a subir um grau mas acho que nao resultou e voltei a diminuir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar uma dica um pouco "fora da caixa":

Se continuares a usar a areia da praia no aquário, porque não usá-la tb no recipiente onde acondicionas a água antes da tpa?

Assim, quando essa água fosse para o aquário não te provocaria tanta alteração nos parâmetros da água. É sempre um risco e não sei se alguém já fez algo semelhante...

 

Quanto ao facto das fêmeas morrerem, quando estão quase a parir é normal, é a altura em que estão mais fragilizadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Picos de ph sao bem piores que ph alto mesmo que sejam picos a o baixar.. eu trocava o substrato o mais rapido possivel e metia plantas naturais, teres a agua da rede a 6.5 é perfeito para os guppys ;)

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais