Aqua - SUSSOA


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Olá Paulo, estive a ler umas páginas em atraso, pois o tempo é sempre curto e continuo a gostar do teu projecto.

Espero que venças as BBA com a tua estratégia.

Quando aparecem no meu aqua, tenho usado H2O2 injectado com uma seringa mesmo na raiz das ditas BBA e aumento as tpa.

Também é preciso paciência, mas tem funcionado e é mais barato que produtos tais como ecxel que aliás usei e não gostei.

 

Cumprimentos.

  • Votar + 1

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Excel também não foi eficiente com as minhas, como só tive em folhas, optei por cortá-las depois de 2 semanas de excel injetado.

 

Boa tarde,

 

Em folhagem é diferente. Nada que uma razia não resolva. ;) E claro está tentar perceber o parametro incorrecto e alterar.

 

Agora quando ela aparece nas rochas ou troncos ou hardware e quando tens a folhagem como deve ser, alterar qualquer parametro não faz sentido. Só mesmo combatendo, mas vá .. estou a tentar novas abordagens no combate.

Vamos lá ver o que sai daqui..

 

Abração.

Olá Paulo, estive a ler umas páginas em atraso, pois o tempo é sempre curto e continuo a gostar do teu projecto.

Espero que venças as BBA com a tua estratégia.

Quando aparecem no meu aqua, tenho usado H2O2 injectado com uma seringa mesmo na raiz das ditas BBA e aumento as tpa.

Também é preciso paciência, mas tem funcionado e é mais barato que produtos tais como ecxel que aliás usei e não gostei.

 

Cumprimentos.

 

 

Olá Claudius,

 

Se queres que te diga para mim até é um contrasenso usar Excel.. uma vez que é dito (está por comprovar) que o CO2 está na base do aparecimento da BBA vamos aplicar uma fonte de carbono no seu combate?

Se isso resultasse então seria de concluir que não é pelo CO2 mas sim pela fraca existência dele e então seria recomendavel aumentar mas é o CO2 para niveis dramáticos para radiar esta alga. Digo eu.. pensando apenas logicamente.

 

Também nao alinho nessa ;)

 

Abração.

Boas

Eu até hoje ainda só consegui eliminar algumas dessas usando carbono líquido.

 

Não duvido mas é um bocado contrasensual ;)

 

Vê o comentário que fiz.

 

Abração amigo.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, estive a ler umas páginas em atraso, pois o tempo é sempre curto e continuo a gostar do teu projecto.

Espero que venças as BBA com a tua estratégia.

Quando aparecem no meu aqua, tenho usado H2O2 injectado com uma seringa mesmo na raiz das ditas BBA e aumento as tpa.

Também é preciso paciência, mas tem funcionado e é mais barato que produtos tais como ecxel que aliás usei e não gostei.

 

Cumprimentos.

 

Cá para mim é mesmo a única forma. Também já fiz isso e faço agora no aqua pequeno e é a única forma de eliminar. Tem é de ser cuidado extra depois com as tpa´s. Depois de aplicar deixo actuar durante 15/20 min e tpa de +/-30% a seguir. Já tentei com excell e não notei qualquer resultado. Isto no hardscape. Na flora é mesmo sacar fora e acabou a conversa.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia juventude!

 

Dia de poda... isto tá de tal maneira que já andam pés de plantas espalhadas pelo aquario a voar.. dois dias sem vir a casa da nisto. ( ver foto vaso cheio)

 

c2a70ca82e0f80a979c29eb9351df1e6.jpg

 

Vou dar uma razia daquelas...

Está assim neste momento.

 

72f23ca1a5be3fd55823b7a974303c57.jpg

 

1114af1d63c9782e592b1a9b4175f425.jpg

 

c83a4cb19876988929bf24d3dc5a6ee9.jpg

 

b7f10970cb38636dfb8c6e58521d78fe.jpg

 

547629f3ebf0acc53a12b67e38a16715.jpg

 

db5d52ea1c59fccb63eaf5be38440005.jpg

 

4f0fad3d2d256af9b10bfac53d558325.jpg

 

e689e814386227acec64a25bf072082e.jpg

 

9999584efa0fb47f739bb3f98bc6b64b.jpg

 

1fedccdd86af6dffa7d1473a740a7076.jpg

 

dacd9265a5e6c57b8fc8b5dc805d1cbc.jpg

 

bd0bf10c285c7ee442003048c26b6eff.jpg

 

Vamos lá a tesoura...e tpa etc..

 

Abraços

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS.

 

Tenho visto em alguns posts que recomenda equo stilla para filtragem biologica tal como usa no seu filtro.

 

O meu filtro na minha opiniao tem um filtragem biologica um bocado fraca, leva umas 500gr de sera siporax que nem uma gaveta enche e julgo que tenho fluval biomax e o restante é tudo mecanica.

 

Tive a pesquisar pela stilla mas encontrei á venda equo stilla em caixa e equo stilla pond em saco de aluminio, este ultimo vi á venda 5L por 20 +/- já com portes.

 

Como estou em vias de fazer um novo plantado, aguardar chegada do aquario, aconselha a compra de equo stilla pond 5L?

É pra meter num fluval 305

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS.

 

Tenho visto em alguns posts que recomenda equo stilla para filtragem biologica tal como usa no seu filtro.

 

O meu filtro na minha opiniao tem um filtragem biologica um bocado fraca, leva umas 500gr de sera siporax que nem uma gaveta enche e julgo que tenho fluval biomax e o restante é tudo mecanica.

 

Tive a pesquisar pela stilla mas encontrei á venda equo stilla em caixa e equo stilla pond em saco de aluminio, este ultimo vi á venda 5L por 20 +/- já com portes.

 

Como estou em vias de fazer um novo plantado, aguardar chegada do aquario, aconselha a compra de equo stilla pond 5L?

É pra meter num fluval 305

 

Cumps

Olá Miguel boa noite.

 

Já tive cerâmicas da Jbl, Eheim, sera e ada. Para mim a Stilla é do melhor. Não encontrei até hoje nada mais poroso. Esse saco de 5 litros vale a pena. Enches os três cestos do fluval e aplicas a lã.

 

Abraços

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Paulo: para mim o teu aquário tem um enorme defeito:

é não estar em minha casa e ser meu LOLOL

Agora a serio é pena o aquário não ter mais 10/20cm de altura assim requeria muito menos manutenção, mas digo mais uma vez que está um assombro!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto tirada agora mesmo.. amo isto..

Um gajo chegar a casa.. sentar-se à mesa na companhia de um scotch on the rocks.. apagar as luzes todas e simplesmente apreciar "mãe natureza "... e sentido de que vale a pena empenhar-nos..

 

Grande abracao a todos os que me seguem e apoiam. Valeu!

 

54a46cd3881cfddf47c023a88aa0bc63.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Paulo,

 

É isso mesmo, não há melhor que chegar a casa depois de um dia cansativo e podermos contemplar a natureza dentro de 5 vidros. Terapia caseira para o stress.

 

Grande abraço

 

 

From tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Paulo

Bom dia,

 

Então essa bela BBA já foi para o céu das algas ou ainda continua a chatear?

Eu tenho no meu aquário umas bichinhas que adoram as BBA, as neritinas pulligera, chamam-lhes um pitéu.

 

Grande abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ismael,

 

Ontem não fui a casa e hoje também não vou.. e assim não sei como está a coisa.

E claro que assim com estas falhas no tratamento só amanha é que vejo como está a coisa e se necessário continuar a "gasear" a fulana ;)

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: photos taken right now without any edition.

Many thanks.

 

d5f04437d9a3609ce2caf3f0d3c43003.jpg

 

3ae08baf5c1511ef31e3ce39d9c168d3.jpg

 

a3b8e404fb62b933fe7c4d0ed83cef48.jpg

 

25b6085f2ebc9932e5f041ee748862e6.jpg

 

7cfa8bb984e672e17b81e8811d83dc4c.jpg

 

87438b92425c926a694afc3a6178561e.jpg

 

1ba3d04105e4148b13220ba478324ff5.jpg

 

e9276ad4e8d05645f631a53a739a05b9.jpg

 

d70fc3e287232ca5b3a9c649109b0400.jpg

 

eb8d642e08c4f9826a2b63dedf10bac2.jpg

 

82623806ce7c183269fbee30fd8cf078.jpg

 

4002851ebdfa5fb91bb651dbfcbb26ed.jpg

 

0507e2d090fbd78317640896d0e5174c.jpg

 

fa9437df0d44c4eceea1fb7be6b02890.jpg

 

4a8a0c85fbb2fc28a8e1884e87574746.jpg

 

e1eb658b46f90618ef9841242a1a75e0.jpg

 

6a085295b63c656c90f31dc8fdfc7a75.jpg

 

87187b71e2f9a8bc6cbdd831543936cc.jpg

 

339074b5e653d3a7ba6d572b83d39a80.jpg

 

a335230f6d7a658fc0159689cf3af97a.jpg

 

461a4e226921ff3ba8bb8765417958ff.jpg

 

PLANO FRONTAL

 

37f57050b89bad07c3b21fb75c57da3b.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia amigo Paulo,

Este aquário continua ótimo, as plantas a respirar saúde como sempre.

Então como está  a correr o combate ás BBA's? 

Como está a correr a experiência com a Rotala Wallichi? Reparei que a Pinnatifida não aparece nas fotos... Retiraste a planta do aquário?

Grande abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/04/2017 at 1:59 AM, Filipe Sampaio disse:

Cada vez melhor...
Parabéns
Abraço

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
 

 

há 24 minutos, ismael_figueira disse:

Bom dia amigo Paulo,

Este aquário continua ótimo, as plantas a respirar saúde como sempre.

Então como está  a correr o combate ás BBA's? 

Como está a correr a experiência com a Rotala Wallichi? Reparei que a Pinnatifida não aparece nas fotos... Retiraste a planta do aquário?

Grande abraço 

Bom dia Filipe e Ismael, 

Por ora tudo a correr bem. Bem haja a ambos.

A BBA lá continua serena da vida. ;) Não alastra mas mantém-se na dela. Aquele choque inicial com H2O2 fez recuar um bocadinho mas dali não se passou. Ainda apliquei um pouco de alcool à mistura mas só clareou a pedra. A bacana resistiu. E depois não dei continuidade. Até porque nem todos os dias vou a casa por isso falhava no tratamento. Mas lá está... nas plantas não lhe chega. Aloja-se nas pedras e por ali fica. Como sempre.. antes era nos troncos, agora é nas pedras. 

Mas a pedra de experiência está à uns bons 15 dias totalmente às escuras entalada por baixo da planta central (11ª foto a contar de cima) e nem por isso a BBA morre ou retrocede. Por isso quando dizem para fazer "Blackouts" só confirma o que já havia concluído. Pode resultar para a maioria das algas mas para a BBA não acredito.

Esta "alga" - se é que lhe podemos chamar isso - não tem mesmo nada a ver com nada. A sua capacidade de resistência é mesmo inacreditável. 

Sim retirei a "Pina" porque cresce muito o caule e abre muitos runners laterais e naquele sitio não ficava lá nada bem. Talvez se tivesse mais luz não pulasse tanto até ao topo. Não sei.. não tenho experiência com esta classe de plantas. 

A conselho de alguns amigos e sobretudo a minha namorada retirei a "Quadricostatus" porque não gostavam de a ver ali à frente do lado direito (estava em frente à Blyxa lembras?). E como a artolas crescia por todo o lado (ver videos lá atras) e dava-me um trabalhão do caraças optei por colocar uma planta que ainda não tinha experimentado. É a penúltima foto. (Não me lembro do nome). Mas está a dar-se bem e vai formar uma moita mais bonita que a Quadricostatus toda espalhada. E meti a "Hotonia Palustris" também. Esta já a tive noutro aquário e naquela altura tratei-a mal e deixei apodrecer os caules acabei por a retirar. Agora voltou porque a minha "Maria" gosta do efeito natalício da mesma. :)  Foi ela que escolheu estas duas plantas. 

A Rotala Walichi está um "MUST" !!! mesmo ao lado da Rotala Macrandra. Adoro a combinação. E aqueles tufos avermelhados / alaranjados / Rosados etc a despontarem até ao topo e depois tombam para a frente do aquario é mesmo bonito. Aposta ganha.

Mas aqui usei um pequeno adereço para estas cores e aqui o revelo para a rapaziada saber. Introduzi um foco com um feixe de luz de 30º de 35W (LED) a 500 Lumens e 6500 Kelvins por 6 horas precisamente por cima da "Wallichi". Lá tive que fazer alguma bricolage mas lá está o foco ligado pendurado mesmo ao lado da calha a projectar luz. Ainda pensei que os vidros ali na zona fossem sofrer e poderia aparecer GSA ou assim mas não. Tudo na boa. Nem isso. Isto até é um bom indicio que poderia elevar a luz geral do aquario mas não vejo razão para tal.

Portanto a "WAllichi" está com um fotoperiodo de 8 horas, seis das quais a levar com uma "central eléctrica" em cima dela..caso contrário cores para que te quero.. mas ao nivel de CO2 e fertilização não fiz nada de nada por isso quando dizem que tem que ter os tais exageros de CO2 e Nitratos etc é caso para pensar duas vezes. 

A própria Tropica refere que precisa de niveis elevados de CO2. Pois bem.. aqui por casa não é bem assim. E os nitratos do meu aquario estão estáveis em 5 a 10 PPM à já alguns meses. É o meu caso e como se diz neste Hobby "cada caso é um caso". Fica a minha experiência. 

E aqui vai um grande abração a vocês e um salutar desejo de feliz pascoa extensivel à familia. 

Cheers!

 

 

 

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(O teclado e ingles, peco desculpas adiantadas pelos erros de pontuacao e sei que os meus posts sao autenticos atentados ao Portugues correcto)

Acabei de ler este topico desde o inicio ate ao fim.

Nao tenho palavras para descrever o que acabei de ler e este aquario.

A qualidade da informacao e a maneira como e explicada aqui esta cinco estrelas.

Em relacao ao design do aquario, no inicio fiquei com muitas duvidas, nao e o meu estilo. Mas aprecio bastante o trabalho e dedicao que foi preciso para montar aquelas muralhas. De qualquer maneira a evolucao acabou por transformar o layout and em algo especial e unico.

Paulo o teu metodo de planear os aquarios e a tua abordagem ao metodo de apredizagem e algo muito raro, eu sinceramente nao era capaz de levar a atencao ao detalhe a um nivel tao elevado. O teu topico faz-me lembrar este :

Quando me juntei ao forum em 2005, o Marc era o nosso cientista residente. Embora o conhecimento na altura nao estava ao nivel de hoje o Marc colocava um enfase enorme na atencao aos detalhes e em explica-los de uma forma bem agradavel e eu segui o topico dele ao longo dos tempos sempre a espera do proximo post.

E com um enorme prazer que volto ao forum tantos anos depois e vejo outro cientista residente fazer as delicias dos membros e mais uma vez levar a ciencia do aquario plantado a niveis mais altos.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, correndo o risco de me ignorares como tens feito ultimamente, vou dar na mesma o meu parecer. 

A planta é ranunculus inundatus e é muito fixe. Fácil de crescer e lança runners por todo o lado. A folha é muito bonita mesmo.

É uma planta que se cortares as folhas que vão ficando altas ela cresce mais rasteira, pelo menos comigo foi assim.

Quanto à nossa amiga bba tenho a dizer que consegui vencê-la com o método que o George Farmer disse (se fores ao tópico do Red Canyon está lá) que consiste em esfregar com uma escova de dentes impregnada de Excell. Resultou às mil maravilhas. Não mudou de cor mas passado uns dias desapareceu sem deixar rasto. Não sei se os camarões não ajudaram também quando a viram enfraquecida.

Quanto ao aquário não digo nada porque tal como o Aquariomaniaco não é o meu estilo, mas tu é os teus gostam, e isso é que interessa ;)

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa tarde “Aquariomaniaco”

Fica o sincero registo interior de tão nobres palavras de apreço e um muito obrigado.

O que faço é por gosto e é isso que tento transmitir a quem por aqui passa.

Por ter tido tantas dificuldades no passado e ter mais tarde percebido que nos detalhes é ficaram as diferenças é isso que procuro que não aconteça aos outros.

Se nos posts e comentários que lia no passado as explicações não fossem do tipo tão genérico e eu tivesse feito melhores filtragens do que lia não tinha provavelmente cometido tantos erros.

Efectivamente a aquariofilia torna-se complicada porque é nos detalhes que se cometem erros que a médio prazo se pagam caros.

E também porque existe muita mas muita informação desatualizada (que não é eliminada) e sempre existirá porque enquanto se fizer colagens de textos que se vai buscar aqui e ali (e nem olham às datas) iremos perpetuar muita coisa já completamente desajustada (até eu no passado fiz essas asneiras..). E isso acontece quase todos os dias e sinto muito pelas pessoas que se iniciam neste maravilhoso mundo que acabam por desistir, fruto disso mesmo.. complica-se talvez demasiado e com custos por vezes bastante elevados.

Daí que tente detalhar ao máximo o que faço, o que experimento e os resultados sejam eles satisfatórios ou não. Deixo a minha visão das coisas.

E pelo meio desmistificar muita coisa que por aí se vai perpetuando. Pelo menos algumas já consegui e cá continuo a tentar outras porque vejo a aquariofilia muito simples.

 Aquariofilia é natureza. E ela existe desde sempre e é estudada à milénios.

 Apraz-me ler as tuas palavras que não esquecerei e são sempre aquela força que às vezes nos falta, bem como saber que alguns colegas de armas que aqui andam vão buscar inspiração em projetos que vêm por aqui como sendo o meu e de outros. Isso quase que nos obriga a não abandonar essas pessoas e estar sempre presente para as ajudar. Pelo menos é o que sinto. Como que uma responsabilidade que temos uns para com os outros. Todos!

Gonçalo meu caro.. Sei que a minha abordagem nem sempre é entendida da melhor forma e isto de ler é diferente de ouvir a entoação (nem os moticons substituem uma voz) o que por vezes pode dar azo a alguns mal entendidos mas acho que é sempre ultrapassável, se o que nos une é isto mesmo aqui.

Nunca foi minha intenção fazer isso mas se tens essa impressão minha foi porque de algum modo o dei a entender mesmo não sendo intencional mas esquece lá isso.. acredita.

Não interpretes assim por algo que tenha feito. Desculpa lá o mau jeito.

Sei que fiz aí um comentário do “chumbo” que não terá sido o mais correcto mas “No hard Feelings my friend!”

E já retifiquei isso ;)

Obrigado pelo suporte da “Ranunculus Inundatus” mas só por aqui já podes ver que ando meio aéreo que nem o nome da planta recordava..

Quando não dou por mim a escrever em português no Ukaps e em inglês aqui.

Quanto à BBA não posso fazer isso que fizeste pois matava a bicharada toda expunha os vivos todos. No way … e partia as plantas quase todas. Os caules caiem e partem.

Além de que me ia destabilizar todo o ecossistema. Sabes que não sou nada nada a favor desses volumes de TPA como já expliquei por aí nos tópicos e as consequências disso. Faço duas ou três TPA de 20 a 30 % semanais.

Mas como aquilo está ali só nas pedritas ao pé do Difusor deixa andar. :)  Até podia tirar dali as pedritas mas quero voltar ao combate/estudo.

Mais que a erradicar quero perceber de onde vem tanta resistência dessa suposta “alga”.

Já reparas-te como ela se “FUNDE” com os troncos e pedras? É como se esse ser vivo fizesse parte integrante/genética do outro. E basta um pequeníssimo tufo que nem à lupa se vê para que ela renasça.. Fantástico..

Posso dizer que tive uma pedra cheia de BBA na varanda ao sol durante várias semanas. E após introduzir essa pedra de novo no aquário (o antigo que tinha claro está) sem a escovar ou embeber em lixivia ou agua oxigenada ou outra solução a BBA renasceu das cinzas.. estavam só uns pontos pretos na pedra quase impercetíveis à vista. Isto não é uma alga.. tem que ser mais que isso. As algas tal como as conhecemos dos estudos que temos de células etc não se aguentavam. Estou maravilhado com a BBA.

 

Admira-me é não encontrar estudos científicos sobre ela.

Como é que nunca nenhum catedrático, ou biólogo ou alguma dessas pessoas ligadas ao meio aquático ainda não se deu ao trabalho de estudar essa menina de forma cientifica em algum laboratório ou assim.

Pelo menos tentar compreender a “genética” dessa coisa, do que se alimenta, como é que se regenera desta maneira.

Tanta gente com tantos livros de aquariofilia escritos e tudo e quando se fala de BBA só se fala de modo genérico.

Grande abração a todos. 

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, PAFS disse:

 

Boa tarde “Aquariomaniaco”

Fica o sincero registo interior de tão nobres palavras de apreço e um muito obrigado.

O que faço é por gosto e é isso que tento transmitir a quem por aqui passa.

Por ter tido tantas dificuldades no passado e ter mais tarde percebido que nos detalhes é ficaram as diferenças é isso que procuro que não aconteça aos outros.

Se nos posts e comentários que lia no passado as explicações não fossem do tipo tão genérico e eu tivesse feito melhores filtragens do que lia não tinha provavelmente cometido tantos erros.

Efectivamente a aquariofilia torna-se complicada porque é nos detalhes que se cometem erros que a médio prazo se pagam caros.

E também porque existe muita mas muita informação desatualizada (que não é eliminada) e sempre existirá porque enquanto se fizer colagens de textos que se vai buscar aqui e ali (e nem olham às datas) iremos perpetuar muita coisa já completamente desajustada (até eu no passado fiz essas asneiras..). E isso acontece quase todos os dias e sinto muito pelas pessoas que se iniciam neste maravilhoso mundo que acabam por desistir, fruto disso mesmo.. complica-se talvez demasiado e com custos por vezes bastante elevados.

Daí que tente detalhar ao máximo o que faço, o que experimento e os resultados sejam eles satisfatórios ou não. Deixo a minha visão das coisas.

E pelo meio desmistificar muita coisa que por aí se vai perpetuando. Pelo menos algumas já consegui e cá continuo a tentar outras porque vejo a aquariofilia muito simples.

 Aquariofilia é natureza. E ela existe desde sempre e é estudada à milénios.

 Apraz-me ler as tuas palavras que não esquecerei e são sempre aquela força que às vezes nos falta, bem como saber que alguns colegas de armas que aqui andam vão buscar inspiração em projetos que vêm por aqui como sendo o meu e de outros. Isso quase que nos obriga a não abandonar essas pessoas e estar sempre presente para as ajudar. Pelo menos é o que sinto. Como que uma responsabilidade que temos uns para com os outros. Todos!

Gonçalo meu caro.. Sei que a minha abordagem nem sempre é entendida da melhor forma e isto de ler é diferente de ouvir a entoação (nem os moticons substituem uma voz) o que por vezes pode dar azo a alguns mal entendidos mas acho que é sempre ultrapassável, se o que nos une é isto mesmo aqui.

Nunca foi minha intenção fazer isso mas se tens essa impressão minha foi porque de algum modo o dei a entender mesmo não sendo intencional mas esquece lá isso.. acredita.

Não interpretes assim por algo que tenha feito. Desculpa lá o mau jeito.

Sei que fiz aí um comentário do “chumbo” que não terá sido o mais correcto mas “No hard Feelings my friend!”

E já retifiquei isso ;)

Obrigado pelo suporte da “Ranunculus Inundatus” mas só por aqui já podes ver que ando meio aéreo que nem o nome da planta recordava..

Quando não dou por mim a escrever em português no Ukaps e em inglês aqui.

Quanto à BBA não posso fazer isso que fizeste pois matava a bicharada toda expunha os vivos todos. No way … e partia as plantas quase todas. Os caules caiem e partem.

Além de que me ia destabilizar todo o ecossistema. Sabes que não sou nada nada a favor desses volumes de TPA como já expliquei por aí nos tópicos e as consequências disso. Faço duas ou três TPA de 20 a 30 % semanais.

Mas como aquilo está ali só nas pedritas ao pé do Difusor deixa andar. :)  Até podia tirar dali as pedritas mas quero voltar ao combate/estudo.

Mais que a erradicar quero perceber de onde vem tanta resistência dessa suposta “alga”.

Já reparas-te como ela se “FUNDE” com os troncos e pedras? É como se esse ser vivo fizesse parte integrante/genética do outro. E basta um pequeníssimo tufo que nem à lupa se vê para que ela renasça.. Fantástico..

Posso dizer que tive uma pedra cheia de BBA na varanda ao sol durante várias semanas. E após introduzir essa pedra de novo no aquário (o antigo que tinha claro está) sem a escovar ou embeber em lixivia ou agua oxigenada ou outra solução a BBA renasceu das cinzas.. estavam só uns pontos pretos na pedra quase impercetíveis à vista. Isto não é uma alga.. tem que ser mais que isso. As algas tal como as conhecemos dos estudos que temos de células etc não se aguentavam. Estou maravilhado com a BBA.

 

Admira-me é não encontrar estudos científicos sobre ela.

Como é que nunca nenhum catedrático, ou biólogo ou alguma dessas pessoas ligadas ao meio aquático ainda não se deu ao trabalho de estudar essa menina de forma cientifica em algum laboratório ou assim.

Pelo menos tentar compreender a “genética” dessa coisa, do que se alimenta, como é que se regenera desta maneira.

Tanta gente com tantos livros de aquariofilia escritos e tudo e quando se fala de BBA só se fala de modo genérico.

Grande abração a todos. 

Paulo fico lisonjeado com as tuas palavras.

Tambem concordo, ja deviam ter inventado um método de arquivar informação desactualizada, ou fazer com que posts antigos tivessem um disclaimer no topo a informar ao leitor que a informação é antiga e que pode estar desactualizada. 

E não digo isto como crítica ao fórum, isto é um problema comum a todos of foruns, YouTube,e mesmo search engines como o Google. 

Em relação a BBA também já tive a mesma experiência de BBA voltar a vida meses depois da rocha estar em seco e ao sol. 

Tambem verifiquei o mesmo com cianobacteria.  

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

 

Boa tarde “Aquariomaniaco”

Fica o sincero registo interior de tão nobres palavras de apreço e um muito obrigado.

O que faço é por gosto e é isso que tento transmitir a quem por aqui passa.

Por ter tido tantas dificuldades no passado e ter mais tarde percebido que nos detalhes é ficaram as diferenças é isso que procuro que não aconteça aos outros.

Se nos posts e comentários que lia no passado as explicações não fossem do tipo tão genérico e eu tivesse feito melhores filtragens do que lia não tinha provavelmente cometido tantos erros.

Efectivamente a aquariofilia torna-se complicada porque é nos detalhes que se cometem erros que a médio prazo se pagam caros.

E também porque existe muita mas muita informação desatualizada (que não é eliminada) e sempre existirá porque enquanto se fizer colagens de textos que se vai buscar aqui e ali (e nem olham às datas) iremos perpetuar muita coisa já completamente desajustada (até eu no passado fiz essas asneiras..). E isso acontece quase todos os dias e sinto muito pelas pessoas que se iniciam neste maravilhoso mundo que acabam por desistir, fruto disso mesmo.. complica-se talvez demasiado e com custos por vezes bastante elevados.

Daí que tente detalhar ao máximo o que faço, o que experimento e os resultados sejam eles satisfatórios ou não. Deixo a minha visão das coisas.

E pelo meio desmistificar muita coisa que por aí se vai perpetuando. Pelo menos algumas já consegui e cá continuo a tentar outras porque vejo a aquariofilia muito simples.

 Aquariofilia é natureza. E ela existe desde sempre e é estudada à milénios.

 Apraz-me ler as tuas palavras que não esquecerei e são sempre aquela força que às vezes nos falta, bem como saber que alguns colegas de armas que aqui andam vão buscar inspiração em projetos que vêm por aqui como sendo o meu e de outros. Isso quase que nos obriga a não abandonar essas pessoas e estar sempre presente para as ajudar. Pelo menos é o que sinto. Como que uma responsabilidade que temos uns para com os outros. Todos!

Gonçalo meu caro.. Sei que a minha abordagem nem sempre é entendida da melhor forma e isto de ler é diferente de ouvir a entoação (nem os moticons substituem uma voz) o que por vezes pode dar azo a alguns mal entendidos mas acho que é sempre ultrapassável, se o que nos une é isto mesmo aqui.

Nunca foi minha intenção fazer isso mas se tens essa impressão minha foi porque de algum modo o dei a entender mesmo não sendo intencional mas esquece lá isso.. acredita.

Não interpretes assim por algo que tenha feito. Desculpa lá o mau jeito.

Sei que fiz aí um comentário do “chumbo” que não terá sido o mais correcto mas “No hard Feelings my friend!”

E já retifiquei isso ;)

Obrigado pelo suporte da “Ranunculus Inundatus” mas só por aqui já podes ver que ando meio aéreo que nem o nome da planta recordava..

Quando não dou por mim a escrever em português no Ukaps e em inglês aqui.

Quanto à BBA não posso fazer isso que fizeste pois matava a bicharada toda expunha os vivos todos. No way … e partia as plantas quase todas. Os caules caiem e partem.

Além de que me ia destabilizar todo o ecossistema. Sabes que não sou nada nada a favor desses volumes de TPA como já expliquei por aí nos tópicos e as consequências disso. Faço duas ou três TPA de 20 a 30 % semanais.

Mas como aquilo está ali só nas pedritas ao pé do Difusor deixa andar. :)  Até podia tirar dali as pedritas mas quero voltar ao combate/estudo.

Mais que a erradicar quero perceber de onde vem tanta resistência dessa suposta “alga”.

Já reparas-te como ela se “FUNDE” com os troncos e pedras? É como se esse ser vivo fizesse parte integrante/genética do outro. E basta um pequeníssimo tufo que nem à lupa se vê para que ela renasça.. Fantástico..

Posso dizer que tive uma pedra cheia de BBA na varanda ao sol durante várias semanas. E após introduzir essa pedra de novo no aquário (o antigo que tinha claro está) sem a escovar ou embeber em lixivia ou agua oxigenada ou outra solução a BBA renasceu das cinzas.. estavam só uns pontos pretos na pedra quase impercetíveis à vista. Isto não é uma alga.. tem que ser mais que isso. As algas tal como as conhecemos dos estudos que temos de células etc não se aguentavam. Estou maravilhado com a BBA.

 

Admira-me é não encontrar estudos científicos sobre ela.

Como é que nunca nenhum catedrático, ou biólogo ou alguma dessas pessoas ligadas ao meio aquático ainda não se deu ao trabalho de estudar essa menina de forma cientifica em algum laboratório ou assim.

Pelo menos tentar compreender a “genética” dessa coisa, do que se alimenta, como é que se regenera desta maneira.

Tanta gente com tantos livros de aquariofilia escritos e tudo e quando se fala de BBA só se fala de modo genérico.

Grande abração a todos. 

Águas passadas não movem moinhos. Assunto arrumado ;)

A bba é de facto uma bicha impressionante. Percebo que não queiras fazer a tpa massiva mas se tens oportunidade de tirar uma pedra e tiveres excell por aí devias tentar. Só mesmo numa e nas outras continuas as tuas experiências. Serviria para enriquecer cientificamente o estudo contra esta filha da fruta de alga.

Já reparei que ela agarra-se de uma maneira estóica ao hardscape sim, e nem imaginas em rocha vulcânica! Como deves imaginar é altamente porosa e imagina tirar aquilo ali. Nem a pinça nem com escova de dentes fazem o serviço, por isso tive de ir para tratamento químico.

Realmente devia de haver alguém que fosse estudioso e se interessasse por aquários a investigar isto, mas eu só "conheço" o Tom Barr (com certeza mais devem existir), é uma questão de alguém com mais credibilidade que eu lhe mandar um toque.

Em relação à qualidade da informação por essa internet a fora não há mesmo nada a fazer. Assim como nos livros. Se formos a ver livros de aquarofilia antigos... ui.

Por exemplo tive recentemente a ver um episódio do McGyver em que ele criticava uma pessoa por ter um telefone no carro, e dizia: "mas quem é que precisa de estar sempre comunicável?!?!" LOL enfim, são ideias próprias do tempo que depois ficam desatualizadas. Depende de nós quando formos utilizá-las de as filtrar decentemente. Nem sempre é fácil, mas como tudo é preciso ter cabeça e esperteza.

Quero aqui também agradecer ao Aquariomaniaco pela partilha daquele link do Marc que eu não conhecia. Fantástica apresentação de uma montagem. Muito cientifica mesmo.

 

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Gonçalo84 disse:

Quero aqui também agradecer ao Aquariomaniaco pela partilha daquele link do Marc que eu não conhecia. Fantástica apresentação de uma montagem. Muito cientifica mesmo.

Obrigado Goncalo.

Aquilo era Old school aquariofilia.net :)

Existe muita informacao desactualizada, mas tambem existe muita informacao interessante nos posts antigos. Nem que seja para comparar o quanto o hobby evoluiu para chegar ate onde esta hoje. Vivemos numa epoca dourada da aquariofilia e aquascaping.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.