Ultimo Refugio


vitorfranco

Recommended Posts

boas,

 

apenas um reparo Vítor, isso vai precisar de CO2 a sério, esse difusor é "curto" e como tens sump podes por o gajo lá dentro em vez de estar no aquário, acho que para essa "banheira" um reactor é mais adequado. também acho que vais precisar de uma bomba de circulação para espalhar isso bem.

 

abraço,

 

Para já a botija de 2kg de CO2 vai bombar no máximo até acabar, mesmo com este difusor.

 

Eu tinha pensado num reactor, mas como tenho a saída da agua mesmo à superfície, julgo salvo melhor opinião que o CO 2 se dissiparia muito facilmente com a turbulência. Assim, mandei fazer um furo de 6mm para não ter a tubagem do CO 2 à vista, a solução é comprar um idêntico mas adequado ao tamanho do aquário.

Quanto à bomba de circulação, não é de descartar, porém vamos esperar para ver, a bomba que tenho dentro da sump é uma bomba de elevação 1700 L/h , o que para já é uma dor de cabeça, pois a bomba não está a elevar nada e está a revelar-se demasiado potente para o aquário, já tive que reduzir o caudal, pois levantou-me uma molhada de plantas.

 

 

 

Paulo Soares,

Obrigado pela classificação, se isto fosse um concurso queria que fosses um jurado :)

Vamos mostrar que a margem sul não é um deserto.

P.S. - Paulo tens a caixa de correio cheia

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem muita experiência mas dando a minha opinião, eu tenho reactor e a saída de água num canto a 1 Cm da superfície e tenho pearling no canto oposto mas são só 60 Cm de comprimento. Eu fiquei fã dos reactores, agora com a sump não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor,

Belo aquário, estou ansioso por ver essa plantação crescer, de certeza que vai ficar um espetáculo.

 

Mandaste os outros aquas embora!!! Então os Endler que tinhas na garagem?

  • Votar + 1

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor,

Belo aquário, estou ansioso por ver essa plantação crescer, de certeza que vai ficar um espetáculo.

 

Mandaste os outros aquas embora!!! Então os Endler que tinhas na garagem?

 

Eu também estou ansioso, para quem está a olhar para ele a toda a hora é desesperante, pois parece que está sempre igual.

 

A catedral dos Endler's é para manter, tenho umas largas dezenas :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Vitor, n é todos os dias q vemos alguém montar um aquário desta monta.

Esta montagem passou-me e acabei por não contribuir.

Isso agora é deixar crescer, tlv colocando algumas plantas de grande porte.

E uns discus?

 

Abraço e continua o bom trabalho

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Vitor, n é todos os dias q vemos alguém montar um aquário desta monta.

Esta montagem passou-me e acabei por não contribuir.

Isso agora é deixar crescer, tlv colocando algumas plantas de grande porte.

E uns discus?

 

 

Obrigado

A montagem foi efectuada apenas com plantas que tinha cá por casa, penso que já no próximo fim de semana entre qualquer coisa nova, estou aberto a sugestões, para:

Canto direito atrás

Canto esquerdo atrás

Zona central atrás, para substituir a Rotula green que vai passar para trás do ilhéu

 

Discus para já é uma palavra proibida

 

 

O arranque está a ser feito a meio gás, e para já, algas zero :)

 

l6BFeRscqmLUaJTPYXE0WNnlV3OIr1PmpMyttRle

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas equinodorus ou outro tipo de "couve", com folhas grandes principalmente na ilha grande realçaria o ponto focal.

Está muito bom Vitor, apenas a meio caminho entre as duas ilhas tentaria evitar plantas na parte traseira, por forma a criar uma descontinuidade e evitar o efeito parede.

Então e fauna? Q estás a pensar?

 

Abraço e continua.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o musgo na ilha do lado direito deveria estar apenas nos troncos Com o crescimento vai-se perder o efeito que as pedras e os troncos dão à ilha. Também acho que apenas com plantas mais baixas fica melhor.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas equinodorus ou outro tipo de "couve", com folhas grandes principalmente na ilha grande realçaria o ponto focal.

Está muito bom Vitor, apenas a meio caminho entre as duas ilhas tentaria evitar plantas na parte traseira, por forma a criar uma descontinuidade e evitar o efeito parede.

Então e fauna? Q estás a pensar?

 

 

Acho que o musgo na ilha do lado direito deveria estar apenas nos troncos Com o crescimento vai-se perder o efeito que as pedras e os troncos dão à ilha. Também acho que apenas com plantas mais baixas fica melhor.

 

Ainda não consegui escolher que couve fica melhor na ilha, o musgo é para sair, apenas está ali porque...nem sei bem...apenas não estava a gostar de ver o amontoado de calhaus sem nada.

 

A fauna para já vai ser:

 

20 Otocinclus

2 casais de Ramirezi German Blue + uma femea para armar confusão

30 Cardinais

20 Tetra Nariz-de-Bêbado

Caso este plantado não resulte 10 Discus

 

Na próxima sexta-feira vou às compras, de modo a não fazer algo que me venha a arrepender peço-vos que opinem qualquer coisa.

 

Para a frente no canto esquerdo vou substituir as blyxas por Pogostemon Helferi.

Para a parte de trás do canto esquerdo vou substituir as blyxas por Limnophila hippuridoides.

Para a parte de trás do canto direito vou substituir as blyxas por Bacopa carolina.

 

Para entrar mesmo colada no lado esquerdo da ilha estava a pensar numa Nymphaea lotus Red.

No lugar das Rotula green, meto as Blyxas (a ver se não fazem o efeito parede)

 

Para a ilha aceito sugestões, alguma planta acabará por agradar aos meus olhos.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor,

 

Estava e estou com dificuldades em dar palpites.. isto porque estou habituado a ter declive mais acentuado no substrato e que no teu caso, atendendo ao crescimento das plantas e o terreno ser plano não está a ser fácil fazer conjugações. E esse trio de ataque logo à frente do vidro limita-me.

 

Bacopa Caroliniana - Moita de tamanho médio -Planta Facil Pouca Luz - emprego de podas invertidas.

 

Hipuroides - Planta alta – Moita Alta – Planta Facil Pouca Luz - emprego de podas invertidas.

 

Rotala Green - Planta Média / Alta – Moita Média /Alta – Planta Facil Pouca Luz - emprego de podas invertidas.

 

Nymphaea Lotus Red – Folhagem Rasa larga ou com pé alto ( dependendo intensidade da luz – tons vermelhos )

 

Ora vejamos.. a Hipuroides é uma alternativa boa mas vais ter que trabalha-la com podas invertidas senão o que vai acontecer é ficares com caules muito altos com pétalas amplas no topo. Fica tipo arvore despida em baixo se não aplicares podas invertidas. Apenas este reparo. Mas preencherá seguramente uma boa parte da casa ;) Assim como as restantes moitas escolhidas. Aplica a mesma metodologia.

E fazem todas um efeito lindo invertidamente.

 

Quanto ao musgo também concordo que tem mesmo que saltar fora (nem o tinha lá colocado sequer) caso contrário vais ter aí uma dor de cabeça a apanhar restos de musgo (fios) pelo aquário. Emaranha-se nas outras plantas e é o cargo dos trabalhos. Porque a usa-lo e mesmo com o Skimmer invertido apanhando os restos aquando das podas há sempre muitos fios que escapam e alojam-se em todas as partes do aquario. Para mim usar musgos num aquário dessas dimensões está fora de questão.

 

Pogostemon Helferi confesso que é planta que não aprecio. O seu demasiado lento crescimento é uma chatice.

 

A Lobelia aí no meio dos troncos poderá quebrar a divisão do aquário e eventualmente, mesmo que a consigas ter a uns 10 cm vai dar um ar muito linear ao centro desfazendo a ruptura entre troncos. No meio dos troncos e para não se perder os dois pontos de interesse tens que aplicar uma planta mesmo rasteira. Eu usaria a Hydrocotile Verticillata.

 

Portanto, numa visão nada minimalista e atendendo ao tamanho do aquário, às necessidades das plantas não serem muito dispares umas das outras em termos de luz e à velocidade de crescimento, eu faria:

 

Primeiro acrescentava “Soil” nos dois cantos anteriores do aquario o que para além de ganhar profundidade no aquario tambem ganharia em altura para estas duas plantas a seguir. Mais Soil so nos cantos mesmo. A mio do aquario e atrás não. Fica o "Soil" a cair dos cantos para o meio. Formar tipo um vale atrás.

 

Assim entraria “Echinodorus Red Diamond” e a “Echinodorus Bleheri” por trás do tronco esquerdo que ficará mais despido. Ou simplesmente uma valente carga de "Nimphoydes Taywan" com as suas folhas a pender para cima do tronco. Se tiveres "caridinas" não podes meter a "Nimphoydes Taywan".

 

Envolvendo o tronco direito (de quem vê daqui) – usava outra da familia das Hydrocotyle mas seria a "Tripartida". Enraizas em baixo junto às pedras que ela vai subindo pelos troncos. Vais podando em baixo sempre à volta do tronco. Acaba por ficar uma "Colina " de Tripartida. Acho que ficaria muito giro e não muito visto.

 

Já com “Soil” a mais nesse canto direito, então aí sim colocaria a Hipuroides.

 

Depois uma moita rasa no vidro lateral direito desde lá atrás onde nasce (caules) a Hipuroides pelo vidro a fora até quase à frente. Pode ser a Bacopa.

Ficaria a faltar algo para a frente direita do aquário ao lado direito da Staurogyne. Eu apostaria numa Heteranthera Zosterifolia que bem podada faz o contorno do canto sem desnivelar da Stau e da Bacopa.

 

O mesmo sucede ao comprido do vidro do lado esquerdo metia então a Rotala a passar à esquerda do tronco esquerdo.

Fica a faltar algo para a frente esquerda do aquário ao lado esquerdo da Reinecky e metia a Lobelia que tens ao centro.

 

A tal trilogia central (Reinecky / Glossostigma / Staurogyne)… “Houston we have a problem.. “ . Essa Glosso vai começar a aparecer por baixo das outras duas.. Vai invadir os terrenos circundantes. Para além de que de todas as plantas essa tem uma necessidade de LUZ e Co2 nada compatível. Eu revia a colocação da Glosso no aquário. Ponderaria até deixar o substrato sem nada onde está a “Glosso”. Apenas faria uma espécie de vala nesse local para dar um efeito não tão linear do substrato e contrapor com o vale atrás.

 

Numa visão mais minimalista gostaria de colcoar a Monte Carlo nas duas laterais do aquário.. se o substrato fosse em crescendo até lá atrás (a subir - profundidade) mas com esse trio á frente não estou a ver..

 

Mais Nature Aquarium mesmo.. que era a que eu gostava mais de ver aqui com essas duas colinas, poria menos variedade de plantas, quiçá até um único tapete de Monte Carlo a forrar todo o chão com uns apontamentos de “Buces” esplahados pelo aquario e estava feito. Mais Nature aquarium mas não consigo idealizar muito mais porque já metes-te esse trio aí à frente.. eu nunca metia esse trio à frente do aquário colado ao vidro.

 

Nesse ponto do aquário tinha mesmo que ser planta rasa rasa.. Essas plantas vão atingir uns 7 cm de altura e é o que me está a limitar as ideias. 7 cm de altura de plantas no vidro da frente sem declive limita tudo o resto atrás. Sobretudo em plano liso.

 

Agora há uma coisa Vitor… a mexeres no aquário mexe apenas uma vez. A fazer um Rescape dessa magnitude é uma vez apenas.

Arrancar isso tudo agora é pior do que começar do zero.

 

Vais levantar muitos detritos e muita tralha para a água. TPA´s valentes nos próximos dias. J

 

E pronto ficam aqui uma ideias amigo.

 

Abração.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom post pafs, apenas n sei se o Vitor está a fim depois de tanto trabalho.

Apenas diferia da tua opinião em deixar ver como ficará com a atual composição, as vezes até se criam coisas engraçadas quando menos se espera.

Se eventualmente a coisa não ficar no ponto, avançar para algo mais radical ao nível de alterações.

Abraço

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou com dificuldades para mandar bitaites.

 

Mas vou tentar.

 

Eu fazia assim:

 

vista de cima

Sem_T_tulo.jpg

Desculpa o desenho mas foi feito em 3 min ;)

 

Fazer uma espécie de espelho mas com ligeiras diferenças.

 

Podia-se eventualmente trocar a lobelia pela staurogyne repense pôr uns apontamentos de anubias e musgos nos ramos.

 

 

Abraço

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo e Gonçalo, o Vasco disse praticamente tudo, pois já tive muito trabalho, mas não quero deixar de agradecer a participação de ambos.

 

Ambos propõem mudanças radicais das quais algumas até poderiam ser válidas há 15/20 dias atrás, nomeadamente as do Paulo.

 

As do Gonçalo nem tanto, pois não gosto de simetrismos.

 

Se calhar não me fiz entender no post anterior, o que pretendia mesmo era opiniões quanto à entrada de novas plantas para os locais que especifiquei.

 

Assim vou tentar acolher algumas sugestões:

 

A frente está quase como eu idealizei o “trio de ataque” (a Glossostigma entrou apenas porque não encontrei a Monte Carlo) e para compor o ramalhete, vai entrar a Pogostemon Helferi e fica completo com a Blyxas na outra ponta e ficamos com um “quinteto de ataque”.

 

Quanto à Pogostemon Helferi eu acho uma planta linda e o seu crescimento demasiado lento é uma bênção, é pena que outras não sejam assim, menos podas para fazer.

 

Honestamente não gosto muito das duas ilhas, mas…tem que ser. Se este aspeto se for perdendo, saem os troncos do ilhéu e espalha-se os calhaus a partir da ilha maior.

 

Assim, questiono se será boa ideia meter a Hydrocotile Verticillata atrás da Lobelia ou será melhor chegar a Lobélia para trás e meter a Hydrocotile Verticillata à frente?

 

A ideia da Hydrocotyle Tripartida é capaz de resultar em algo engraçado, estou a imaginar a planta a crescer a partir dos intervalos das pedras e a emaranhar-se nos troncos. Vou apostar nesta ideia.

 

O aquário foi projetado de forma que não permite acrescentar mais “Soil” nos cantos do aquário devido à saída de agua para a sump no lado esquerdo e entrada do CO2 no lado direito, no entanto não acho que seja impeditivo de meter a Hipuroides no lado esquerdo e a Bacopa no lado direito.

 

Amigo Paulo, este aquário vai andar em constante mutação, se assim não fosse isto não tinha piada. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

 

Já agora um agradecimento ao meu amigo Ferreira que me deu a dica da Limnophila Hippuridoides, que é bem bonita.

 

Até breve.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Victor eu sei que é radical mas essa é só a minha visão das coisas.

 

Só sugeri assim porque isso é quase dois aquários num e porque está com essas duas ilhas. Existe até um nome para o estilo que sugeri, talvez o nosso moderador de aquascaping ou alguém saiba dizer. É uma espécie de espelho mas com um lado maior que o outro.

 

Noutro assunto acho que ficava melhor a verticalata à frente da lobelia.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noutro assunto acho que ficava melhor a verticalata à frente da lobelia.

 

 

Fica registado, vou mudar a lobelia para trás

 

 

Agora, já estava admirado de não ter ainda fungado, mas ai estão eles

 

fungos.jpg

 

 

A equipa de limpeza já está a caminho, não me apetece estar a limpar isto tudo sozinho

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes sugadores aí para dentro que eles comem isso tudo e crescem ;) Os meus ancistrus deram um pulo desde que fiz o novo layout andam o dia todo de pança a abarrotar...

 

Continua a meter fotos, isso com o crescer das plantas vai ficar bom, se esse relvado fechar vai ficar mesmo espectacular!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres trocar pelos meus? Os meus só querem vidros e queria era que eles andassem nas plantas...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol,

 

o "outro" otto está no tronco a catar a nhanha, esse que está em primeiro plano deve ser "benfiquista"!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom filme Vitor... As plantas q se vêm tem muito bom aspeto!

Continua

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres trocar pelos meus? Os meus só querem vidros e queria era que eles andassem nas plantas...

 

Quando tiver os vidros sujos, trocamos :)

 

 

lol,

 

o "outro" otto está no tronco a catar a nhanha, esse que está em primeiro plano deve ser "benfiquista"!

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Aqui em casa só joga a selecção nacional :Smile-PT:

 

 

Bom filme Vitor... As plantas q se vêm tem muito bom aspeto!

Continua

 

As minhas plantas estão quase todas com bom aspecto, foi mera sorte porque dosear luz/fertilização com poucas plantas não é facil.

Cheguei à conclusão que as blyxas não gostam muito de correntes muito fortes e excesso de CO2, pois a que está no lado direito ao pé do difusor que por sinal é onde a corrente é mais forte está com menos bom aspecto, ou se habitua ou tem que sair também.

 

Dado que isto já deu um salto, vou aumentar a dosagem luz/fertilização e esperemos que continue assim.

 

Hoje entrou uma planta nova no lado esquerdo, a Pogostemon Helferi

 

gn-a9tLF1DwrYOvL1WhY37lwkNSiyCiaA0qb4wnA

 

 

 

​Entraram também os meus ramirezi german blue, deixo aqui apenas a foto do rufia

 

dS8XjDaVsUMDGlAsT_i5jO-uh3bqeHy4_bUUrbw7

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a pensar que peixe meter como peça principal no aquario.

 

Pensei nas colisas chuna mas li que comem plantas e nao quero de todo esse problema. Se calhar vou para os ramirezis!


O teu macho é muito bonito realmente!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A equipe de limpeza já começou a trabalhar mas os gajos gostam mais de estar nas plantas

 

Óptimo. Os meus só gostavam de estar nos vidros, mas os vidros também eu limpo.

A Pogostemon não estará demasiado enterrada?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

Óptimo. Os meus só gostavam de estar nos vidros, mas os vidros também eu limpo.

A Pogostemon não estará demasiado enterrada?

 

Está na altura dos meus passarem para os vidros :)

Pois está, mas se assim não for solta-se, com as pressas ao desmanchar o vaso lixei as raízes.

 

Apesar da minha ausência, o aquário não ficou parado, tenho uma ajudante :) , pena que não gosta de fazer TPA`s

 

Assim, deu entrada mais umas plantinhas:

 

Limnophila Hippuridoides

Nymphaea Lotus Red

Bacopa Caroliniana

 

ooxXfaEFRejFwJE2WJDLCjl_0cz92DXA91ZampTT

 

Nymphaea%2BLotus%2BRed.JPG

 

Bacopa%2BCaroliniana.JPG

 

 

E a foto da praxe..-aspecto geral

 

1PeeuOY1w5n-KEf9blnBmR5x0bTN0YpX69Xb76DC

  • Votar + 2

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.