Sump com Saco de Ceramicas


Recommended Posts

Boas,

tenho na Sump um Saco de Rede de Ceramicas e gostaria de ter a vossa opinião sobre se o devo retirar ou não, visto já estar lá à alguns meses , cheio de caulerpa a crescer das ceramicas, cheio de vida ( Camaroes, etc )

Compensa retirar ou não faz mal deixar onde está??

 

Aguardo a vossa opinão sobre isto

 

Cumprimentos,

ssmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se fosses meter agora as cerâmicas, acharia uma má ideia, mas o teu aqua parece estra completamente em equilibrio com elas.

 

Essas massas tão a funcionar como refugio para os seres mais pequenos e um local onde se podem reproduzir à vontade, além disso, o sindroma da "Fábrica de Nitratos" parece tar sob controlo com a caulerpa.

 

O meu conselho é manter as cerâmicas, mas manter sempre os nitratos e a saude da caulerpa debaixo de olho.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo! Não deves retirar isso.

 

Nos tempos idos em que se usavam filtros biológicos correntes (de bactérias que oxidam amonia) era frequente ficar com as mãos em ferida quando se mudavam as massas por causa da quantidade incrível de "bristle worms" que lá se desenvolviam. Além desses havia montes de micro-crustácios e outra bicharada que hoje nos povoam as DSBs.

 

Eu só considerava a hipótese de retirar as cerâmicas se o fizesse gradualmente e com um meio alternativo para se desenvolverem os tais bicharocos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais