Tpa's


Brunomcc2000

Recommended Posts

Boas pessoal ando no mundo da aquáriofilia á aproximadamente 4 meses e á uma dúvida que já devia estar esclarecida á muito tempo tenho 1 filtro interno e não sei como fazer a tpa acabei de fazer 1 agora e o que fiz foi limpar a esponja do filtro que não limpava á um tempo e o que fiz foi desliguei o filtro abri-o espremi a esponja meti no filtro voltei a ligar e logo a seguir comecei a tirar a água (já com o filtro ligado) estou a fazer bem?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas ficaram todas cheias bactérias ou porcaria ou q é aquilo alguém me sabe dizer o que é e como resolver pff

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Bruno eu fazia o seguinte com o meu interno.

 

Desligava-o e tirava-o do aqua para um alguidar.

 

Fazia a tpa para o alguidar. Com a água que saía da tpa então abria o filtro, tirava as esponjas e abanava-as na água da tpa, limpava bem os plásticos do filtro e depois é montar tudo e meter dentro do aqua. Só o ligava depois de ter reposto a água.

 

Quanto ao lixo que tens no aqua é porque ao tirares o interno sai metade do lixo para o aqua. Que um filtro interno simplesmente acumula os detrito num canto.

 

Foi por isso que mudei para um externo.

 

Ainda tentei por um recipiente por debaixo do filtro mas só diminuia o lixo que saía.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se limpar na água do alguidar não vai perder as bactérias benéficas?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Sim Bringer só tem esponja eu uso líquido com bactérias da Nutrafin cycle

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Se calhar devia começar a pensar num filtro externo certo?

Só q o aquário tem tampa é fica complicado de por um filtro externo já tentei 1 vez tirar a tampa mas acho q para o fazer vou partir a tampa

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Tentei tirar 1 vez porque a temperatura estava nos 30 mas só consegui levantar a tampa e ficou em pé

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começei com um filtro interno de esponja (sem caixa) e ainda o mantenho passado ano e meio. A esponja é a mesma.

Trabalha em conjunto com um externo, mas de princípio era apenas o de esponja.

Hoje em dia uso Seachem, mas como grande parte de nós começei com Sera.

 

O meu método consistia no seguinte:

 

Retirava o filtro do aquário, enxaguava a esponja com água tirada do aquário, deitava umas 4 ou 5 gotas de Bionitrivec no interior da esponja e voltava a ligar o filtro.

Depois deitava umas duas gotas de Bionitrivec no aquário.

 

Esta manutenção do filtro não era e não continua a ser coincidente com as TPAs.

 

Este é o meu método.

O filtro é este:

 

https://www.google.pt/search?client=safari&channel=iphone_bm&site=&source=hp&ei=t97NV5nXDMq6UvngqaAK&q=aquael+pat+mini&oq=aquael+pat&gs_l=mobile-gws-hp.1.0.0l3j0i22i30k1l2.1498.7597.0.8393.13.9.1.3.4.0.135.1011.3j6.9.0....0...1c.1.64.mobile-gws-hp..0.13.1075.3..5j41j0i131k1j0i3k1.XJmxJpsaYZ8#imgrc=cwoq5xNN7n-l3M%3A

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu limpei diretamente na água do aquário dicas q me deram aqui...N explicaram como deve ser os néons ficaram sem cor quase nenhum e um grastromyzon virious ficou quase branco ele era preto...acha q aguentam?

N estou em casa só chego amanhã axa q aguentam?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limpava num alguidar mas já com a água retirada do aquário. Não me digas que limpaste dentro do aqua?

 

Isso de perderem a cor é por estarem assustados.

 

Se não estás em casa não podes fazer nada.

 

Amanha limpas tudo com uma mangueirinha. Bem aspiradinho e depois adicionas então água devidamente tratada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que uma TPA de 30% juntamente com umas gotas de bactérias mais umas gotas do líquido anti-cloro, vai ajudar.

Passados uns dois dias fazes mais uma TPA de uns 10%.

E como disse o Gonçalo, a murraça que puderes tirar, tiras.

Há um pormenor que não está a ser discutido mas que é importante, não só para este caso mas para todos quando acontecem problemas.

Uma boa alimentação permite aos peixes resistir melhor e recuperar mais facilmente dos vários incidentes que vão acontecendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois limpei dentro do aquário....ficou tudo sujo depois fiz a tpa...e continuou tudo sujo O aquário tem 20L eu fiz uma tpa de 2,5L e como continuou tudo sujo horas depois troquei mais 5L

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem produtos que aglutinam as partículas para facilitar a sua absorção pelo filtro.

Eu já utilizei um da Seachem.

Se houvesse alguém que te facultasse um pouco...

Outra solução seria algum emprestar-te um filtro da cascata que não estivesse a usar.

Ajudaria muito na limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu tenho um aquário de camarões + ou- de 53 L,que

tem tampa ,eu cortei a parte detrás há largura de um

filtro de cascata,e coloquei o filtro,para isso tive o

cuidado de não tirar a segurança em todo o aro do

aquário,pois só cortei na largura do filtro,a tampa

teve que ficar solta,o que não me chateia em nada,

também dei um corte na parte da tampa que fica

junto ao filtro,e a sim acabei com o filtro interno.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, faltou o pormenor de te dizerem para limpares as esponjas com a água que sai do aquário e não dentro dele.

 

Mas pronto tá feito.

 

Não sei se tens mas uma mangueira fina é essencial. Eu faço sempre as tpa's com uma mangueira de sucção. Uma ponta metes dentro do aquário e na outra chupas um bocado e apontas para o alguidar ou balde. Depois vais aspirando o substracto com jeitinho. Assim limpas o fundo e tiras a água.

 

Qualquer mangueira de 6mm chega. Se for mais grossa tiras muita água e não dá tempo de aspirar tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro Silva a tampa já resolvi cortei uma ponta que estava a prender a tampa tinha 2 locais a prender eu cortei 1 assim se quiser voltar a colocar caso ponha peixes que saltem volto a meter a tampa

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Tenho de ver isso da mangueira quando tiver em casa esperemos que eles não morram mas não devem morrer certo? A porcaria que está espalhada é a mesma q estava no filtro por isso não faz diferença o problema é que fica feio e todo sujo

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bringer eu fiz uma tpa de cerca de 50% da água acho que foi quase o mesmo que pensou tentei por água nova para que retira-se água e sujidade e mete-se água limpa mas não resultou muito bem pk continuou sujo aquela sujidade vai ter que sair em tpa's acho que é a melhor maneira de retirar a sujidade ou fazer tpa's e mexer a água pelo menos 1 vez por dia para que a sujidade ainda existente suba e seja sugada pelo filtro

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Acham melhor um filtro externo?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa's não vão resolver o caso.

 

A sujidade está nas plantas e substrato né? Só vais lá aspirando.

 

E o que o José estava a dizer era para tirares água e voltares a por mas filtrada com um pano ou assim.

 

Já agora como tiras a água para fazer as Tpa's?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim está em todo lado mas quando digo tpa's incluo as aspiração do substrato etc

 

Com uma mangueira meto 1 ponta dentro do aquário a outra chupo a água é meto para dentro de 1 garrafão normalmente depois disso costumo retirar smp as fezes que se encontram á superfície do substrato

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto é assim que vais ter de fazer.

 

Força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite estive a pensar e não seria melhor retirar plantas e pedras e limpar principalmente as plantas deixar a porcaria cair e dps limpar com a mangueira apenas com o substrato no aquário?

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Espero respostas rápidas sei que a esta hora não há milagres não é mas queria faze-lo o mais cedo possível

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres respostas rápidas este é o forum certo ;)

 

Acho que não precisas de fazer isso. Basta aspirares com a mangeira como fazes para aspirar as fezes. Tenta fazer um movimento circular com a ponta da mangueira que ajuda a levantar muito lixo.

 

Já agora se puderes mete fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está uma foto do aquário infelizmente como o substrato é claro não consigo apanhar a sujidade das plantas por isso deixo a foto apenas do aquário

 

636fab2c7be4964fac5d8c3e2b4b761f.jpg

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais