Porque é que escolheram manter aquas de água salgada?


Recommended Posts

Boas

 

Desde já gostaria de dizer que fiquei indeciso onde pôr este tópico e decidi coloca-lo aqui, portanto peço desculpa caso ele esteja num sub-forum inapropriado.

Criei este tópico para saber o porquê de vocês terem escolhido este ramo da aquáriofilia, e gostaria que vocês falassem sobre as vantagens (quer estéticas, quer de conhecimentos, quer de novas técnicas, quer o que vos mudou na forma de como vêem o mar e os seres que nele habitam, etc..), as desvantagens (quer a nível do mobiliário de casa :) , quer a todo o meio envolvente do aqua entre outras, o impacto ammbiental deste ramo), sobre os conselhos que vocês dariam a uma pessoa que tivesse entrado ou que tivesse para entrar neste ramo, os cuidados de manutenção que se deve ter com um aqua deste género, dos vários tipos de aquas que há neste ramo (reefs, aquas a nossa costa, fish only, etc...) e o qual aconselham uma pessoa enverdar e o porquê dessa opinião e também falem de outras coisas de que não me lembro de momentonto :);) .

Mais uma vez peço desculpa se o tópico está numa zona inapropriada para ele.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho o assunto muito interessante :?:

 

Por falta de tempo vou só dar um trio de justificações rápidas para o meu caso:

 

:roll: porque a água doce já não estava a ser suficientemente desafiante

 

:lol: porque a complexidade biológica é muitíssimo maior

 

:lol: porque esteticamente não há comparação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apisto, a tua resposta diz de uma forma muito rezumida aquilo que perguntei e gostaria que quando tu tivesses mais tempo desenvolvesses a tua resposta bem como todos os outros que concordam com aquilo que o Apisto disse, e obviamente que apresentem a sua opinião pessoal sobre o que referi antriormente.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As respostas falam um pouco por si mas cá vai um complemento

 

porque a água doce já não estava a ser suficientemente desafiante  

 

porque a complexidade biológica é muitíssimo maior  

 

porque esteticamente não há comparação

 

1 - a água doce como eu a encarei (baseada em equilíbrios biológicos mais naturais e low-tech) chegou a um beco sem saída no qual eu já não sabia bem o que fazer a tanto Apistogramma

2 - há mais diversidade de vida num cm2 de areia dum reef maduro do que num plantado de 2000 litros

3 - aqui entram os gostos de cada um mas parece-me inequívoco que as cores e diversidades de peixes e corais de reef são bem mais apelativas do que as dos peixes e plantas de água doce

 

Faltou só dizer que:

1 - apesar de ser possível gastar-se menos do que se diz, a água salgada é substancialmente mais cara (Ex: um aqua plantado de 100 litros em água doce - CO2 caseiro, 0,75 watts/litro - consegue-se por pouco mais de 20 contos; um aqua de reef para corais moles com o mesmo volume dificilmente se consegue por menos de 40/60 contos devido ao custo da rocha viva). Falando de custo dos seres vivos então estamos a falar de 10x mais para um peixe clássico.

 

2 - a água salgada dá MUITO mais trabalho principalmente por causa da necessidade de manter os parâmetros extremamente estáveis. A reposição da água evaporada é a maior chatisse e fazê-lo automaticamente é caro, arriscado e só será possível se o aquário estiver num local favorável.

 

3 - um erro em água salgada paga-se logo e muito caro. Um água doce com uma avaria no termoestato demora dias a recuperar muitas vezes sem perdas quando um água salgada poderá levar meses e terá com certeza perdas irreparáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque a água doce já não dá luta ...tive 1 durante 5 anos sem me morrer um único peixe ...não dá luta depois de estabilizado ..então enveredei contra algumas opiniões com um de 100 l de salgada...já o tenho há 5 meses...já fiz muita burrice e já aprendi muita coisa...uma delas é que não transportem pra salgada nem muito material nem muitos dos conhecimentois que adquiriram pois ...o saber não ocupa lugar...mas a percepção de que já se sabe tudo é um passo para ... errar ... e olhem que sei do que falo ...já gasteo muito dinheiro...umas vezes por ser enganado por logistas ..outras por não saber o sufciente e arriscar.. é assim ...mas agora já tá tudo a correr melhor ...

A salgada quando resulta é uma satisfação enormeeeeee!

 

Um abraço e arrisca ...mas cuidado com os €€€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá,

 

Tive aquários de água doce durante uns 17 anos, do tipo holandês, cheios de plantas e poucos peixes, em que dava para criar bons equilíbrios ecológicos e ter bonitos cenários, mas a variedade de vida nunca é nada de extraordinário. Tens de esperar muitos meses para teres o privilégio de começares a ver pequenos microorganismos a deambular.

 

A água salgada com rocha viva é algo que está noutra dimensão. Criar um reef em casa é algo fantástico em que vais descobrindo coisas novas, todos os dias. A variedade de viva é brutal e a força de desenvolvimento é esmagadora quando se faz as coisas da forma certa.

 

Entrar no mundo da água salgada com reef precisa de uma boa preparação teórica prévia e, ainda por cima, a sensação de quando se começa é a de que não se sabe quase nada.

 

Todas as decisões iniciais têm implicações sérias no que se vai fazer a seguir, a começar pela caixa de vidro e sobretudo, relativamente ao que se mete lá dentro e à iluminação, etc. Por outro lado, a melhor estratégia é a preparação, do estudo, da avaliação de váriaqs sensibilidades diferentes e, acima de tudo, da paciência, especialmente na fase inicial em que nos dá vontade de começar logo a meter aquilo que de mais bonito vemos nos livros, e nalgumas lojas, e sabemos que não podemos.

 

Mas aí é que está o gozo. É como comer o melhor gelado do mundo, bem devagarinho, mas este ainda sabe muito melhor.

 

Força, que nem te vais mais lembrar os aquários de água doce, mas atenção que mesmo com uma gestão bem racional dos recursos custa umas massas boas, mas vale a pena.

 

Um abraço.

 

Luís Delgado

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, embora não vou dizer nada de novo, vou dizer o que me levou a trocar :

 

agua doce, como já foi dito, depois de estabilizado, não ha desafio. É alimentar os peixes, reproduzi-los e pouco mais. Alem disso, salvo excepções, ha apenas dois parametros, depois de estabilizados, a ter em conta : pH e nitratos.

 

Salgados, tem uma coisa fantastica : a variadade de especies é qualquer coisa de monstruosa. Estás TODOS os dias a aprender especies, comportamentos, compatiblidades, etc. é fantastico. mesmo que seja só par aprender.

 

Depois, ha sempre qualquer coisa nova : um coral pequenino que apareceu por reprodução, um caracol novo que nasceu, uma larva, um isto ou um aqueloutro. Os aquarios salgados estão sempre em mudança, ha sempre coisas novas sem fazer-mos muito por isso.

 

O desafio : ha tanto parametro para manter em ordem e establizado e que estão interligados : um desvio ou um passo em falso num e o efeito dominó acontece, pagando o erro bastante caro e com MUITO custo a coisa vao ao sitio outra vez. A margem para erro é pouca e curta em salgados. Algum dos parametros a ter em ordem : nitratos, ph, alcalinadade, calcio, fosfatos, etc.

 

Variedade : em doce, podemos ter peixes e plantas. uns caracois ou uns camarões de vez em quando mas é raro. em salgados, uma rocha viva é VIVA de verdade : tem milhares de organismos, plankton, caracois, caranguejos, corais, etc. Alem disso, o catalogo de coisas para meter num aquario é ilimitado.

 

Variadade II : os biotopos de salgados são praticamente intermináveis, ao contrarios de doce que provavelmente se ficam por umas centenas.

 

Descoberta : é possivel ser-se pioneiro nos salgados. Eu por exemplo fiz uma experiencia com peixes anjos e corais, que foi publicada em revistas nacionais e internacionais, sendo unica no seu genero. é empolgante tentar descobrir coisas novas e ver a comunidade e fervilhar e tentar "debravar" novos caminhos

 

Custos : é bastante diferente para PIOR. os custos de inicio de salgados são carotes, de manutenção muito mais altos e se erras, pagas normalmente CARO. Ha exepcões, sendo a mais flagrante a da minha maria : por menos de 300 euros conseguiu montar um aquario muito bonito, equilibrado , com custos de manutenção praticamente irrisório ou inexistente. Mas é preciso paciencia de mulher para não meter nem corais, nem peixes e manter um rotina de freira durante 7 ou 8 meses ou mais. Mas lá que está bonito, sem algas, com palhaços a reproduzirem-se , por 300 euros , está.

 

Abraço,

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
  • 3 meses depois...
agua salgada é tipo o ultimo nivel do aquariofilo(penso eu de que)

 

é tudo mt mais caro! e se conseguires reproduzir podes vender e lucrar com o hobby!

 

para reproduzir agua salgada a pequeno nivel e LUCRAR com isso é bastante dificil...

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Não posso concordar com o acdc...nunca tive àgua doce e mandei me de cabeça sem saber absolutamente nada à água salgada, já fiz muita porcaria neste ultimo mês e meio, há muito receio por qualquer coisinha nova que apareça por não saber se é algo prejudicial ou não, e muito mais ainda pelo receio de que tudo vá pelo cano abaixo depois de tanto €€€€ investidos nisto....contudo como alguém acima disse é uma satisfação enorme, e há sempre um qualquer objectivo a ser atingido, e há sempre algo novo no aquário...por exemplo, hoje descobri uma "minhoca" castanha com as extremidades cor de laranja a furar o areão junto ao vidro, e não faço a menor ideia de que bicho é este lol.

 

Enfim...resumidamente é um mundo à parte arrisco mmo a dizer que comparável em beleza aquele magnifico mundo do Avatar! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu ando nisto vai para 7 anos e digo e outro nível de aquarofilia , sem duvida, e como a minha profissão é manter os nosso oceanos em condições , isto para mim e um expoente máximo que tenho em casa para admirar o expledor que nos ronda sem darmos-nos por isso ca em cima .

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Eu comecei na água salgada há relativamente pouco tempo. Sempre tive peixes de água doce, desde cerca os meus 5 anos. Esteticamente não vejo nada de novo, não é algo que me atraia. Sempre tive uma certa vontade de ter um salgado, pelas diversas cores que possui e muito pela estética. A estética de um aquário de água salgada não se compara à de um de água doce.

 

Comecei aos poucos, visto que água salgada é realmente um pouco mais caro que água doce. Mesmo assim, procurando bem pela internet, consegui quase equivaler os gastos como se de água doce fosse. Como não compro apenas numa loja e procuro em várias, consigo arranjar material barato. Uma coisa que fiz ainda antes de começar foi passar umas boas 60 horas a ler sobre como iniciar, o que podia por, etc.

 

Comecei e ainda continuo apenas com um fish only, onde estive cerca de 1 mês e meio com água salgada vinda directamente do mar e rocha viva comprada a um membro, portanto já maturada. Óbviamente que desde inicio quis popular o aquário mas como os peixes custam realmente bastante mais que os de água doce fui aguentando, até porque ia comprando o material aos poucos.

 

Comprei há cerca de 3 semanas uma verdadeira equipa de limpeza e um ocellaris, para testar se já estaria tudo bem no aquário, visto os testes me darem bem. Alí está ele, a funcionar em pleno. Após os primeiros 3 a 4 dias o ocellaris se esconder ao por comida no aquário e eu não o conseguir ver a comer porque ele se escondia, agora mal meto comida lá vem ele sem medo. Tanto que quando calho a por a mão no aquário ele vem ter comigo sem medo. Vai ganhar companhia nova ainda esta semana.

 

Esse é outro aspecto. Se inicialmente eu estava apaixonado apenas pelo ocellaris, já encontrei outros peixes bastante cativantes e que podem estar no mesmo aquário, ou seja aprendi muito mais sobre biologia marítima.

 

O melhor de tudo também é sem eu querer ou fazer grande coisa por isso, me aparecer novos animais e até já encontrei um coral a nascer. Provavelmente vinha escondido na rocha viva e tenho notado que tem crescido. Também já me apareceu esponja numa parte da rocha.

 

Basicamente um aquário de água salgada tem muito mais vida natural a acontecer que um de água doce.

 

Quanto à manutenção do mesmo, não sei dizer quais os valores em electricidade e água. De resto é quase inexistente, porque só tenho um fish only, paguei 4,5€ pela comida que deve dar para uns 2 meses ou mais, a água pode vir do mar, que baixa em muito o custo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais