Comunitário plantado 150X60X50


Hugo_Cruz12

Recommended Posts

Boas,

 

Venho apresentar um projecto que começou no dia 15 de Maio, e agora já está pronto a ser partilhado.

 

Data de Montagem: 15 de Maio 2016
Aquário:
160 X 60 X 50, 450 litros
Iluminação:
Barra LED 24w (está encomendada outra de 60w)
Ciclo luminoso:
11h00 as 22h30
Filtragem:
Eheim profissional 4+ 600
Aquecimento:
Eheim ThermoControl 300w
Hardscape:
pedras apanhadas em mar alto
Fertilização:
De momento nada
Fauna:
- 3 Escalares
- 2 Botia
- 1 Cory Aeneus
- 6 limpa vidros (CAE ou SAE - não tenho a certeza)
- 2 Colisas
Flora:
- Echinodorus bleheri
- Cryptocorine wendtii "green"
- Ophiopogon gigantea
e agora as fotos:
IMG_2767.jpg
IMG_2768.jpg
IMG_2770.jpg
IMG_2775.jpg
IMG_2778.jpg

Aqua.jpg
IMG_3654.jpg
IMG_3659.jpg
IMG_3662.jpg
IMG_3663.jpg
IMG_20160815_193229.jpg
Para já está assim, agora ainda pretendo adicionar aos poucos alguma Fauna e Flora.
Aceito criticas bem como ideias para melhorar.
Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mas que belo tanque! Quem me dera!

 

Tá muito bom, mas tenho um reparo. Acho que as pedras deviam ser mais enterradas. Dá uma sensação mais natural.

 

Mas tá bonito e simples.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Gonçalo84, na próxima TPA, vou tentar fazer isso nas pedras mais pequenas porque a maior já está completamente enterrada, devido ao seu peso elevado.

 

JCarneiro, sei que as pedras roubam espaço, mas gosto de o ver assim, não gosto da sensação de aquário vazio, são gostos...

 

tpt, quero ter muito mais que 3 ou 4, aliás eram 4 mas depois de colocar peixes doentes no aquário as coisas correram mal e só sobrou uma.

Vou agora comprar 4/5 peixes por semana, não quero grandes entradas de uma só vez, e estou a começar pela equipa de limpeza.

 

Cmpts

Hugo

 

 

 

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, boa tarde, gostei bastante do resultado final, está muito agradável!

 

A primeira coisa que reparei e acho estranho é optares por 12 horas de luz, acho um exagero, qual é a tua ideia??

Sem perceber para já o porquê dessa opção, o razoável, o aconselhável é no máximo 8h de luz. Tudo o que é superior pode trazer-te problemas futuros a nível do bem estar das plantas, algas, etc.

É melhor reveres isso.

 

Fiquei curiosa com as pedras, como é que as apanhaste em alto mar??

 

Gosto do aspecto delas mas não te vão alterar o ph, gh, kh????

Pelo que me apercebi estás a apostar nos escalares, e muito bem para um aquário desse tamanho, ora são peixes de águas ácidas...

 

A nível de fauna, acho que fazes bem em ir adicionando com calma. Escalares são peixes de cardume, como tal deverias ter mínimo 5, eu apostaria em 7, dão -se melhor, o sei comportamento é logo diferente para melhor, ficam mais felizes e estabelecem uma hierarquia mais estável, são ciclídeos...

 

A nível das corydoras, bem podes ter aí umas 11/13, apostando num cardume da mesma espécie pois acabam por andar sempre juntas e é bonito de se ver, o seu comportamento também é logo diferente. É um erro, termos por exemplo cardumes de cinco de cada espécie é no teu aquário o número que estou a recomendar não é nada de mais, vais ver que vais adorar!

A acompanhar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, respostas abaixo!

 

Hugo, boa tarde, gostei bastante do resultado final, está muito agradável!

 

Obrigado

 

A primeira coisa que reparei e acho estranho é optares por 12 horas de luz, acho um exagero, qual é a tua ideia??

Sem perceber para já o porquê dessa opção, o razoável, o aconselhável é no máximo 8h de luz. Tudo o que é superior pode trazer-te problemas futuros a nível do bem estar das plantas, algas, etc.

É melhor reveres isso.

 

Vou então reduzir as horas de luz, mesmo assim vou colocar outra barra led.

 

Fiquei curiosa com as pedras, como é que as apanhaste em alto mar??

 

Sou de uma família de pescadores, estas pedras vêm nas redes numa zona profunda (pesca de tamboril).

 

Gosto do aspecto delas mas não te vão alterar o ph, gh, kh????

Pelo que me apercebi estás a apostar nos escalares, e muito bem para um aquário desse tamanho, ora são peixes de águas ácidas...

 

Sinceramente, não sei...ainda não fiz testes à água, estou a tentar arranjar alguns testes mas os preços são elevados, tenho de ver este ponto.

A ideia era mesmo um comunitário com 7/8 escalares mas também alguns vivíparos.

 

 

A nível de fauna, acho que fazes bem em ir adicionando com calma. Escalares são peixes de cardume, como tal deverias ter mínimo 5, eu apostaria em 7, dão -se melhor, o sei comportamento é logo diferente para melhor, ficam mais felizes e estabelecem uma hierarquia mais estável, são ciclídeos...

 

A nível das corydoras, bem podes ter aí umas 11/13, apostando num cardume da mesma espécie pois acabam por andar sempre juntas e é bonito de se ver, o seu comportamento também é logo diferente. É um erro, termos por exemplo cardumes de cinco de cada espécie é no teu aquário o número que estou a recomendar não é nada de mais, vais ver que vais adorar!

A acompanhar!

A minha ideia era ter cardumes de varias espécies, com corys e Botias, mas que quantidade aconselhas para este aquário a nível da equipa de limpeza, entre corys, botias, limpa vidros e ancistrus (ainda não tenho nenhum)?

 

Obrigado

Editado por Hugo_Cruz12

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um cardume de aconselho é o tetra nariz-de-bebâdo, mais de 10 unidades.

Estes porque são dos mais vivaços, andam sempre de uma ponta à outra e para onde vai um vão todos.

Além disso o vermelho no nariz serve de sinalizador da qualidade do aquario quanto mais vermelho melhor adaptados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar o que te interessa mais é a fauna, mas quanto às plantas são muito parecidas, especialmente ao nível da cor.

Mesmo assim tem bom aspecto e conseguiste criar um bom efeito com as pedras. Gosto de ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vermelhas? so se for a lotus.

pq do resto acho dificil tu conseguir manter sem fertilizantes.

digo isso pq no meu aquario nao tneho substrato fertil como se deve.

e nenhuma planta vermelha conseguiu ir pra frente.

Somente a lotus que conseguir manter.

bane3_zpslthfbi5s.jpg

By Motta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ludwigia Palustris http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Ludwigiapalustris(035B)/4453

 

Claro que sem co2 não vai ficar super vermelha mas é das vermelhas menos exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muitas e boas opções. Echinodorus Ozelot, Cryptocoryne Petchi ou Wendti, Rotala Rotundifolia, Ludwigia Super Mini Red, entre outras. Aproveita que o Gonçalo enviou-te o site da tropica e pesquisa um pouco. O que não falta nesse site é boa informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas

 

Precisava da vossa opinião, com estas temperaturas que temos tido, estou com dificuldades em manter a temperatura nos 25°, já tapei o aqua mas mesmo assim, consigo os 25° com o aquecedor sempre ligado que se transmite em mais 20€ de luz no final do mês.

Já pensei num aquecedor mais potente (o meu é de 300w para 400l), mas não sei se não irei gastar mais luz...

 

Acham normal este consumo de luz?é normal o aquecedor não ser suficiente?

Obrigado

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo.

Pode não ser normal tanto consumo.

Vamos por partes.

 

Tens um termômetro para ver a temperatura nessa divisão?

 

Tens outro termometro para ver se esse está bom ?

 

Tens possibilidade de colocar outro termostato uns dias ?

 

Quantos L tens de evaporação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Precisava da vossa opinião, com estas temperaturas que temos tido, estou com dificuldades em manter a temperatura nos 25°, já tapei o aqua mas mesmo assim, consigo os 25° com o aquecedor sempre ligado que se transmite em mais 20€ de luz no final do mês.

Já pensei num aquecedor mais potente (o meu é de 300w para 400l), mas não sei se não irei gastar mais luz...

 

Acham normal este consumo de luz?é normal o aquecedor não ser suficiente?

Obrigado

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Hugo e normal esses gastos nesta altura do ano....

Digo isto porque tenho um aquário com as medidas de 150x60x60 portanto muito parecido em relação ao teu.

 

Já tive no aquário 2 aquecedores de 300W cada a bombar para manter o mesmo com a temperatura a 28 graus (estável) por causa dos discus.... digamos que saia caro nos meses de inverno.

 

Entretanto os discus já foram e ando só a experimentar musgos para uma futura montange, temperatura ronda os 24.5 graus no meu só com um aquecedor, mas a temperatura da minha sala ronda os 18 graus e isso tem influencia.

O aquecedor não está sempre ligado mas já reparei que liga muitas vezes tipo de 10 em 10 minutos algo assim.

 

Mas sim ele vai andar sempre ligado.....

 

Podes sempre comprar outro aquecedor de 300W para manter a temperatura mais estável e para aquecer mais rápido....mas o gasto de luz vai ser o mesmo

 

Espero ter ajudado

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo.

Pode não ser normal tanto consumo.

Vamos por partes.

 

Tens um termômetro para ver a temperatura nessa divisão?

 

Tens outro termometro para ver se esse está bom ?

 

Tens possibilidade de colocar outro termostato uns dias ?

 

Quantos L tens de evaporação?

Boas,

 

Não tenho outro termômetro mas também penso que não seja necessário porque se sente que a sala está a essa temperatura e não mais baixa, caso contrário não se aguentava com o frio.

 

Quanto à evaporação, o aquário tem à volta de 10cm de abertura para evaporação, o resto está tapado, mas nas Tpas não vejo falta de água, ou seja, a evaporação é baixa.

 

Colocar outro aquecedor só aumenta os consumos, tinham de trabalhar cada um, menos de 50% caso contrário o gasto seria maior.

 

A minha sala não é fria, a casa é nova, com excelente isolamento térmico, poucas oscilações de temperatura (entre os 17 e 19°c, sem aquecimento)e mesmo assim um aquecedor de 300w que daria para aquários até 1000L, vê-se negro num aquário de 450L.

300w x 24h=7,2kw x 30d=216kw x 0,16€=34,56€ + IVA.

 

Já não me lembro da última vez que o vi desligado.

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo teres mais um aquecedor não te vai aumentar a despesa porque eles não vão estar sempre ligados.....

 

Passo a explicar:

 

1 aquecedor de 300W que liga de 10 em 10 minutos, está digamos outros 10 a trabalhar

2 aquecedores de 300w cada vão ligar de 5 em 5 minutos e ficam 5 minutos a trabalhar

 

A diferença está no tempo que demora-se a aquecer a agua, os gastos energéticos vai dar basicamente ao mesmo

 

Quanto a dizerem que da para aquarios para 1000 litros...eles ate dão mas tens flutuações de temperatura grandes.

 

Eu tinha os dois para manter mais estável a temperatura

 

Agora se ele não te sobe a temperatura a mais de 25 e porque não está a trabalhar bem porque o meu sobe a mais de 25

 

O meu esta como disse a volta de 24.5 graus.... se aumentar a temperatura para digamos 25.5 ele já não vai ligar de 10 em 10 minutos as tantas liga de 5 em 5

 

 

cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.