Combinar 2 Filtros


Recommended Posts

Boas ppl,

 

Podem-me ajudar a esclarecer a seguinte dúvida, tenho dois filtros o fluval 404 e o eheim 2217 e gostava de combinar os dois da seguinte forma.

Teria os dois inflows dentro do aquário permitindo assim uma maior recolha (filtragem) e combinava os dois outflows num só com um acessório em formato Y e assim teria maior caudal/circulação.

O ppl aí mais experiente nesses assuntos diy acham que é viável essa solução?

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não fazia tal coisa. O diametro do tubo de saída de cada filtro é calculado para determinado caudal. Juntar dois filtros na mesma saída vai causar mais pressão do que o caudal calculado obrigando ambos os filtros a esforço adicional.

Ou tens um Y ou T com maior dimensão na saída ou estás a estragar.

 

O que faço com dois filtros é colocar um em cada extremo do aquário para forçar a água a circular.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo qq inconveniente desde que a saída seja compatível com o caudal provocado pelas duas entradas.

E é necessário toda essa circulação?

 

Cumps,

 

José

 

Posso até estar enganado, mas acho que o caudal irá aumentar mas não será uma coisa fora do normal.

A ideia de aumentar o caudal é provocar uma circulação maior mas nada de extraordinário por causa de não ter perdas no co2.

A ver vamos...

Se a união for mesmo em Y e não em T não deve haver problema.

Sim será em Y para que numa eventual anomalia os filtros não entrem em loop.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não fazia tal coisa. O diametro do tubo de saída de cada filtro é calculado para determinado caudal. Juntar dois filtros na mesma saída vai causar mais pressão do que o caudal calculado obrigando ambos os filtros a esforço adicional.

Ou tens um Y ou T com maior dimensão na saída ou estás a estragar.

 

O que faço com dois filtros é colocar um em cada extremo do aquário para forçar a água a circular.

Bem aí nesse ponto até poderá ser verdade, mas como irei aumentar o tamanho da saída do 2217 para 16/22 ele já fica mais folgado à saída.

Epa como tenho um plantado já mais para o hi-tech e estou usando lily pipes não iria ficar esteticamente bonito por mais um par de lily's.

Não posso dizer que já não pensei nisso, mas queria evitar um monte de tralha dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais