Recommended Posts

Boas pessoal.

 

De volta às lides da aquariofilia de água salgada.

Adquiri há um tempo um tanque grandote (650Lts) que neste momento está com ciclideos do Malawii.

 

20160829_1844221_zpst0bellsf.jpg

 

No entanto, não me diz nada e uma vez que é o aquario que está no café, o impacto visual é muito pouco, vai daí nada melhor que mudar para aquilo que eu realmente gost: Reef.

Os fundos que o aquário têm neste momento são de esferovite coberta com cimento e o simbolo foi pintado com tinta acrílica, inócua para os peixes.

Em principio terei de os arrancar, bem como à Bio-box, que foi feita por mim.

 

20160829_184346_zpsjgvgf8hg.jpg

 

 

Ora a ideia será criar um aquario comunitário, de forte impacto visual, tipo isto:

 

reef_zps04pfvx3m.jpg

 

O aquário ficará na sala principal do café.

 

As medidas do bichinho são 148x68x70cms (CxLxA), a espessura é de cerca de 1cm.

Por baixo tem um aquario de 90cms que será transformado em SUMP.

 

 

Andei para aqui a ver o que tinha e o que me fazia falta para dar o salto e cheguei à seguinte conclusão:

 

- tenho cerca de 1 mão travessa de areão de coral no fundo, logo o tema do substrato está resolvido

- tenho uma calha de luz, que pode perfeitamente servir na SUMP, pois estava com ideias de colocar alguma caulerpa na mesma para ajudar na filtração biologica

- Sump resolvido, bem como depósito para repor a água.

 

Vamos ao que falta:

 

1 - Iluminação.

Tendo em conta as medidas, que tipo de iluminação sugerem? Não estou com muita vontade de por corais duros, para já, mas quem sabe se no futuro não serão uma hipótese

 

2 - Circulação.

Andei a verificar o mercado e as minhas opções iniciais seriam:

Retorno: JECOD DCS 5000

Circulação: Jebao RW15 (13.000L/h)

A saída da água do tanque para a Sump estava a ponderar usar o sistema que vinha no aquário:

 

20160829_213640_zpswithnrvs.jpg

 

3 - Água Reposição

Uma vez que a água desta zona (Brejos de Azeitão) tem tendência a ser muita dura (zona maioritariamente calcárea), a ideia será adquirir um aparelho de osmose, para fazer a reposição da água e vi o Aquapro AP50T (190L/dia). O que dizem? Chega? Mais?

Se alguém tiver aí um link de um DIY para um sistema de reposição, agradece-se.

 

4 - Escumador

Tenho um escumador que comprei há uns tempos, mas sei que é manifestamente inferior ao necessário, portanto apenas vou usar para fazer a ciclagem inicial e depois terei de aquirir um mais potente, portanto aceitam-se propostas e sugestões.

 

5 - Rocha

Relativamente a este tema, estou a pensar em usar rocha calcaria à base de exosqueletos, que vi na Aquahobby. Gostei do impacto visual da rocha, mas terei de adquirir alguma rocha viva, para ajudar na colonização desta.

 

6 - Fauna

A fauna a nível de peixes, ainda não está bem pensada.

As miúdas da casa têm gostos díspares. se uma gosta e quer ocellaris, a mais velha queria um pterois. Ora um é incompatível com o outro.

A idieia será criar 2 hipóteses que agrade a ambas.

 

Hipótese 1

Amphiprion ocellaris

Zebrasoma flavescens / Zebrasoma xanthurum

Paracanthurus hepatus / Acanthurus leucosternum / Acanthurus achilles

Zanclus / Heniochus acuminatus

Chaetodon auriga / Chaetodon colare

Nemateleotris decora

Pterapogon kauderni

Dascyllus melanurus

Labroides dimidiatus

Pseudocheilinus hexataenia

Chromis

Salarias fasciatus

Ecsenius midas / bicolor / lineatus

Elactinus oceanops

outras hipóteses

 

Hipótese 2

Pterois

Zebrasoma flavescens / Zebrasoma xanthurum

Paracanthurus hepatus / Acanthurus leucosternum / Acanthurus achilles

Zanclus / Heniochus acuminatus

 

Chaetodon auriga / Chaetodon colare

outras hipóteses

 

 

Corais

Capnella

Sinularia

Lobophytum

Sarcophytum

Discosoma

Xenia

Zoanthus

Rhodactis

Actinodiscus

Ricordea

Euphylea

Favia

Favite

Trachyphyllia

Lobophyllia

Caulastrea

Turbinaria

Goniopora

 

Invertebrados

Clibanarius tricolor - Eremita de patas azuis

Nassarius

Turbo

Lysmatas

Sabellastarte sp.

Calcinus elegans

Stichodactyla haddoni / Heteractis magnifica

Quanto a ouriços ainda estou indeciso, tal como às estrelas, portanto neste ponto aguardo algum feedback da vossa parte.

 

 

Desde já obrigado pela vossa atenção.

Editado por José Pedro

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei cansado a ler a lista...

Ocean revive (x3)

DCS 5000 no mínimo.

2 RW15 deverá ser suficiente. Vê as tunze (mais caras mas são espectaculares)

Deltec 1660

Osmose RODI 250-400 l/d e tds

Sim, podes fazer essa mistura.

Hipótese 1, embora seja cedo e eu pessoalmente nunca consegui cumprir a lista inicial...

Nos corais está aí uma misturada. Eu costumo fugir dos que se propagam como praga.

 

Força nisso.

 

E já agora porque não uma UV e Ozono. Melhoras muito a qualidade da água e proteges o investimento.

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

esse é um aquário milionario: scolymia bleeding apple, trachies, cynarina vermelha?!, acans de várias cores, cálices e tal... tanto dinheiro num aquario tão pequeno.... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos a tratar disso.

JEBAO DC 3000 para retorno, Jebao rw8 para cirulaçao. 1 calha ATI com dimmer e 6 lampadas T8 e acho que para ja estamos neste ponto

 

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então ontem enchi o aquario com água doce, para lavar o areão e por a circular, para testar tubagens e afins.

Vamos lá ver se até ao fim de semana o sistema está completo e a funcionar em pleno para ciclar.

 

Vou usar parte do areão de um aquaário de uma vizinha que está a desmontar, juntamente com alguma água e rocha viva.

Vamos lá ver...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Pedro,

 

Aconselho a não usar areão de outro aquário; o areão usado está normalmente carregado de lixo (nitratos e fosfatos) e pode provocar danos irreparáveis a um aquário novo.

 

Areão é sempre novo e depois de bem lavado e de preferência depois de 24 horas mergulhado em água salgada, para que ao ser introduzido no aquário, não provoque a precipitação do magnésio da água salgada.

 

Para ajudar ao ciclo e à colonização, usar talvez uma chávna de areia usada, no máximo.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...