A maldita amónia...


Recommended Posts

Boas,já há algum tempo que não posto aqui nada,mas há coisas assim para o frustrantes,que é o meu caso,tenho um salgado de 200 ltrs brutos,que com a rocha viva toda,deve ter uns 160 a 170 ltrs reais,tenho apenas 4 peixes e muitos corais moles,já tenho este setup á coisa de 5 anos,nunca tive problemas nenhuns,tive sempre o aquário estabilizado e controlado sem grandes coisas,faço as TPA´s de duas em duas semanas,religiosamente na quantidade de 40 litros,faço uma mistura com água natural e água artifical e até á data tem estado tudo impecável.

Acontence que há coisa de pelo menos uns dois meses para cá que no teste de amónia me acusa SEMPRE 0,5 mg de amónia num teste da Sera,já fiz o teste há água da torneia,á água que sai do aparelho de osmose e á água natural e está sempre tudo a 0,tudo indica que é do áquario,mas numa tentativa de controlar a situação,num dia fiz a TPA tipica dos 40 ltrs,e no dia seguinte fiz outra de 60 ltrs,toca de fazer o teste e os valores continuam exactamente os mesmos,os tais 0,5 mg...epá eu já nei sem o que pensar,não tenho nada morto no aquário,pelo menos que consiga ver,os peixes e corais estão excelentes,já lavei o escumador,neste ultimo mês tenho diminuido a alimentação dos peixes...Amanhã vou tentar comprar outro teste pois já estou a dar em doido,sei que tudo indica para problemas no aquário em sim,mas este teste já está aberto há algum tempo e talvez seja já o meu desespero a querer culpar o quimico...

O que acham que possa ver???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se os corais estao bem mesmo... bem abertos e coloridos verifica teste. as vezes basta um descuido para estragar um teste.
se valor for real algo na manutençao esta errado. nao sera do escumador esse nao tem funçao de controlo de amonia só indiretamente...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sim sei que o escumador não possui essa função, mas como é um aparelho que não se limpa todos os dias, costuma criar depósito de sedimentos no seu interior, a única coisa que me ocorre, tirando o teste estar estragado, é a falta de aspiração do areão ão na parte de traz do aquário, é que no verão coloco ventoinhas para arrefecer a água, e não costumo aspirar nestes meses essa zona por causa do difícil acesso, mas em anos anteriores nunca tive problemas com isso.

Editado por WavePhase
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, tenho novidades, comprei um teste novo e da Sera, só por via das dúvidas, eis que com o novo teste a amónia está a zeros, moral da história, o antigo teste azedou, agora não sei se por causa dos calores que têm estado ou porque já estava aberto há algum tempo. Uff ao menos já estou bastante aliviado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

03408000beebf63aee89e2d4153e487d.jpg

 

Já agora, alguém conhece a fiabilidade deste alarme

 

Comprei e tenho-o no meu Mini aquário, mas sinceramente não vi ainda comentário nenhum

 

A cor não tem alterado, (amarelo no centro) mas tenho feito análises semanais de amônia com o Sera e também tem dado zero

Se algum dia a cor alterar confiro com o teste da Sera e logo vejo se é fiável

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

03408000beebf63aee89e2d4153e487d.jpg

 

Já agora, alguém conhece a fiabilidade deste alarme

 

Comprei e tenho-o no meu Mini aquário, mas sinceramente não vi ainda comentário nenhum

 

A cor não tem alterado, (amarelo no centro) mas tenho feito análises semanais de amônia com o Sera e também tem dado zero

Se algum dia a cor alterar confiro com o teste da Sera e logo vejo se é fiável

Olá vou te dizer o que sei deste teste por terceiros inclusive tem um amigo meu que usa ele no Brasil em suas quarentenas porque ele é muito fiável segundo ele apenas leva alguns 3 ou 4 dias a se regular mas depois de já estar dentro do aquário e passaram se uns dias podes confiar , também tem uma coisa acho que nao se encontra algo desta marca que nao seja fiável venhamos e convenhamos né kkkkk

Abraço

 

(já agora se puder me enviar uma MP ou assim e me dizer onde comprou e se nao for muita indiscrição quanto pagaste agradecia muita desculpe a lata da pergunta kkkk

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alfrareef

 

Pelo que li nas instruções, o sensor encontra-se no centro ( e certamente terá químicos para reagir e alterar a cor )

 

no entanto não li em lado nenhum que poderia libertar esses hipotéticos químicos

 

Os testes feitos por pessoal lá fora de outros fóruns deram resultados positivos e por isso comprei

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais