Meu 1 aquário


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Estou iniciando na aquariofilia e por minha sorte encontrei esse fórum que tem me ajudado muito pq aqui onde moro infelizmente não conheço ninguém que conheça e as lojas desse ramo os vendedores não querem perder tempo explicando ou não sabem nada do assunto.

 

Bom... minha história começou a 4 anos atrás quando resolvir montar um aquário e fazer uma surpresa para minha esposa no dia do seu aniversário e quebrei a cara porque consegui cometer todos os erros que um iniciante pode cometer... pedi para um vidraceiro fazer o aquario nas medidas de um móvel que eu tinha em casa... pois é quando vi o aquário tomei um susto pq parecia mais caixa Grande, mas ai mesmo assim com todo trabalho levei p casa e coloquei um mundo de pedrinhas coloridas e comecei encher de água, mas tinnha água que cheguei a pensar que ia esvaziar o tanque de casa... 😂😂😂 até que o móvel começou a flambar e corri e peguei umas Madeira p escorar o móvel... então peguei aqueles 17 peixinhos bonitinhos que nem sabia o nome e joguei dentro do aquário. Foi só o tempo de eu ir na cozinha pegar a ração meus peixinhos começaram a morrer um a um a cada 5 minutos... entrei em deuses pero e tirei todos do aquário sem entender e coloqueiem uma panela com água, mas não resolveu e todos os peixinhos morreram... fiquei muito triste e comecei a desmontar o aquario porque deu tudo errado... no final a surpresa que minha esposa teve foi uma imensa bagunça na sala da casa... não quis mais saber de aquário... por pensar que era muito difícil de mantelos...

 

Se passaram 4 anos e aqui estou eu para uma nova experiência, só que desta vez pesquisei bastante antes de comprar os equipamentos necessários e depois de 10 meses de pesquisa até consegui montar o móvel e o aquário...

 

Meu aquário tem capacidade Inicial de 75l (60x30x40), estou usando um filtro externo da marca Jeneca modelo XP-07 com capacidade de 500l/h, estou usando cascalho de Rio e coloquei 3 valisnerias e duas elodeas. Tratei um tronco de aroeira p colocar, mas está boiando e não sei o que fazer p manter ele fixo no fundo. O aquário tem 3 dias que está clicando e estou muito ansioso para colocar os meus primeiros peixes. Pretendo colocar peixes que tenham um PH próximo a 6.8 e que se sintam confortado com a temperatura média de 25 a 27 graus que eh temperatura aqui em minha região...

 

Bom é isso, agradeço a todos a ajuda que já me deram até aqui com as informações deste fórum e por saber que posso contar com vocês sempre que houver dúvidas.

 

Marcos Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcos,

 

O aquário deve de ciclar entre 3 a 4 semanas.

Menos não.

Não pensas em ter um aquário mais plantado?

Qual a razão para não optar por um substrato fértil ou por um substrato completo?

Onde vives tens marcas tipo ADA, Eco Complete, Seachem, JBL, Équo...?

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sou novo na área, pensei em começar sem substratos férteis,preciso pesquisar muito sobre o assunto para conhecer mais, para você ter uma idéia não conheço nenhuma dessas marcas mencionadas aí, mas admiro muito os aquários plantados que vejo no fórum, com o tempo vou evoluindo e já penso em fazer um plantado no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo, Marcos.

Que grande aventura. É bom que não tenha desistido.

Isto dos peixinhos é bonito de se ter mas, tem alguma ciência. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Mas, estamos aqui para ajudar no que podermos.

Você, vive no Brasil?

Sabes o que é o ciclo de azoto como o Bringer referi-o?

As fotos tem de adicionar num site de alojamento tipo photobucket ou outro depois é só copiar o link nesta caixa de texto. Seleccionar o link e clicar no simbolo onde diz image

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tropica conheces? Tropica Plant Growth para mim é o melhor e mais acessível em termos preço/qualidade.

O facto de saberes o nome do que estás a colocar dentro do aquário já demonstra pesquisa e conhecimento.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou brasileiro sim, sou baiano e estou aprendendo sobre o ciclo de azoto, o meu aquário tem três dias nesse processo e hoje fiz o teste de amônia que deu 0.75ppm, só coloquei a água da torneira e apliquei o anticloro e liguei o filtro, se estiver errado por favor me ajudem. Vou ver se consigo postar as fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou brasileiro sim, sou baiano e estou aprendendo sobre o ciclo de azoto, o meu aquário tem três dias nesse processo e hoje fiz o teste de amônia que deu 0.75ppm, só coloquei a água da torneira e apliquei o anticloro e liguei o filtro, se estiver errado por favor me ajudem. Vou ver se consigo postar as fotos.

 

Durante o ciclo de azoto, não adiciones peixes nem faças trocas de agua.

Sobre substrato fértil, não te preocupes, tens sempre a opção de plantas de crescimento lento, musgos e algumas de crescimento médio.

Pelo que dizes que fizestes, estas a ir bem.

Que peixes queres ter?

 

Sobre o tronco de madeira, é atar umas pedras. Ele vai criar uma gosma, mas sem problema. Se poderes fazer um tratamento fora do aquario era melhor. pesquisa como tratar madeira para aquario,

 

 

 

off topic Parabéns pelos jogos Olímpicos, Pelo que vi foram porreiros.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já fiz o tratamento do tronco, vou tentar colocar as pedras. Quanto aos peixes depois de pesquisar um pouco resolvi escolher esses peixes: Mato grosso, Neon, Colisa lalia, Otocinclus affinis, Barbos Sumatra, Hemigrammus rodwayi ( Golden Tetra), Paulistinha, Barcos Cereja e Mikrogeophagus ramirezi. Mas não sei quantos vou colocar ainda, o que vocês acham, está bom para iniciar, vou ser feliz na escolha? Pelo que eu pesquisei são peixes fáceis de cuidar e vivem bem entre si, com um Ph entre 6.6 a 7.0 e temperatura ambiente de 27°C que me tira mais um peso, pois me livra de usar o termostato devido a temperatura da minha região esta entre 25 a 29°C.

 

Essas plantas foram as únicas que encontrei na loja, mas não conheço muito de plantas, o que vocês acham delas, quais plantas vocês indicariam para eu colocar nesse aquário? Lembrando que não tenho substrato nem Co2 .

 

olha as fotos do meu aquário aí:

 

gallery_78739_4686_1034231.jpg

gallery_78739_4686_28257.jpg

gallery_78739_4686_1364485.jpg

Editado por António Nunes
edição dos links de imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são espécies a mais para tão pouco aquário. Recomeçaste bem ao pesquisar, mas saber só sobre o ciclo de azoto não chega.

Pesquisa um site, acho que é fish advisor, não tenho a certeza mas alguém já diz. Põe lá os dados que pedem e vê os peixes que podes pôr.

Começa também a pensar em comprar um filtro externo ou um de cascata melhorzinho.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marcos S Filho

Você pode encher o aquário ate 5cm da borda,

a sim invita que a água ao cair,faça barulho,e

deve colocar mais plantas,dá outra vida ao

aquário,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal pesquisei e vi em alguns fóruns que existe a possibilidade de adiantar esse processo de ciclagem, percebi também que tem aqueles que são a favor e aqueles que são contra essa pratica. O que vocês acham? Hoje completa uma semana que comecei a ciclar e a amônia não passou ainda de 0,75ppm...

Editado por Marcos S Filho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcos!
Bem vindo ao forum e a esta aventura da aquariofilia :)

 

Há maneira de acelerar a ciclagem, mas no teu caso acho prudente ires com calma.

Uma sugestão: caracóis? Já pensas-te nisso?
São uma grande ajuda para o nosso aquário para limpeza.

Claro está, que com caracóis deverás depois escolher os peixes que não os comam... hehe

 

Não faças trocas de agua até a amónia baixar, e quando fizeres (se usares agua da torneira) não te esqueças nunca do condicionador!
O cloro mata as colónias de bactérias...

 

Filtro - É o mais importante do aquário. Deves muito provavelmente ter carvão no filtro... Retira o quanto antes, e substitui por cerâmicas ou (como vocês dizem) perlon.

O filtro é para estar quieto. O filtro não se suja, sequer mensalmente!!!
Se observares uma folha, ou outro lixo grande no filtro, retira com a mão e mais nada - aquela "ranhoca" que esta agarrada às esponjas e cerâmicas, são as colónias de bactérias. NÃO SE LAVA!!!

 

Como disses-te acima, não tenhas pressa!
Neste hobbie quem tem pressa, corre tudo mal.
Eu por exemplo, estou há 2 meses só a montar um aquário: escolha de substratos, pedras, plantas, troncos/raizes, etc...

Tudo com muita calma e reflexão, pois caso contrario gastamos rios de dinheiro sem necessidade.

 

Continua a ciclagem com calma, se entretanto decidires meter uns caracóis, podes fazer já (a amónia não os vai matar, e ajudam no ciclo) e faz o que o Álvaro disse: enche mais o aquário ;)

 

Regras de ouro:

- Uma boa ciclagem é 95% de sucesso no nosso aquário;

- Muita disciplina nas TPA´s!!! Semanalmente, fazer 20 a 30% de troca parcial de agua (com o condicionador!!!)

 

Boa sorte, e se tiveres alguma duvida, não hesites em perguntar.
Abraço,

 

Firmino Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, muito obrigado a todos. Já fui hoje na rua e comprei cerâmicas para colocar no filtro, aproveitei e comprei um ativador biológico para ajudar no processo de ciclagem.

Editado por Marcos S Filho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Marcos,

 

que bom ver um zuca por aqui.eu era ai seu vizinho. morava em Sp.

 

 

Bom pra comecar vai com calma se nao o bolso vai doer.

 

Plantas.

aconselho

Hygrophila polysperma http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapolysperma(050)/4483

'e uma planta de facil manutencao e nao precisa de substrato fertil, basta ter luz,. com um vaso de 10 pes se correr tudo bem no final de 3/4 meses ja vai ter planta pra vender.

 

peixes

eu colocava primeiro a equipa de limpeza

1 Otocinclus affinis para limpeza dos livros

2 corridoras Juli Limepeza do areao

 

depois de 2 semana adicionava mais

 

3 corridoras Juli

 

e por fim depois de 1 mes

 

6 Hyphessobrycon eques(mato grosso)

 

e nao colocava mais nenhum peixe mais, pois ja esta no limite isso se ja nao passou. rs

 

vai postando fotos.

pois o que gostamos de ver sao as fotos.

abracos

bane3_zpslthfbi5s.jpg

By Motta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlw Motta.

 

Olhem só, terça feira adicionei amônia no aquário até atingir o nivel 3,5ppm para acelera o processo e coloquei um acelerador biológico todos os dias um pouco como recomenda o manual, mas fui fazer o teste da amônia agora e deu amônia zerada... 😦😦😦😦😳😳😳😳😒😒

 

Ainda por cima encontrei um caramujo andando pelo aquário

 

E ai o que devo fazer, eh normal depois de 12 dias o aquário está com níveis tão baixos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marcos.

 

quando dizes caramujo deves estar a falar de caracois, ne? isso nao é muito grave, dependendo da especie que tens ai, tenta colocar fotos dos caracois, ha uns que sao uma boa equipe de limpeza e que nem comem plantas saudáveis,

 

tenho alguns no meu aquario e são excelentes a comer algas.

 

cump

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal comprei um pedaço de tronco de aroeira em uma loja de aquarismo aqui na cidade, como proceder antes de colocar ele em meu aquário? O tronco já está tratado, ele estava sendo utilizado em um aquário com carpas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso te dizer como fiz com o meu tronco que comprei já "tratado" e devo acrescentar que quando o fiz não tinha peixes, estava a ciclar o aquario.

 

ora passei o troco por agua, e meti ele no aquario com uma pedra e cima, a agua mudou ligeiramente de cor, mas nada que umas tpa's não resolvam e ainda hoje esta no aquario.


epa, desculpa não li o que escreveste direito, o meu era novo, se calhar esse seria melhor ferver, uma vez que vem de outro aquario, não va trazer doenças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao ha maneira de ver isso antes, mas para estar seguro e porque o tronco vem de outro aquario ja com animais eu fervia, mais vale prevenir do que depois andar as voltas a tentar remediar uma possivel transferencia de doenças

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Galera fiz a limpeza do meu filtro essa semana, pois o mesmo estava muito sujo. Fiz conforme indicado por todos, usando a água do aquário, mas depois que fiz isso percebi que a amônia está abaixando mais lentamente e hoje fui fzr os testes e o meu nitrito está zerado e a amônia está dando 1.25mg/l. Pode acontecer isso? Do nitrito zerar primeiro que a amônia? O que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.