Novo no mundo dos aquários e de Agua Salgada


PauloPedros

Recommended Posts

Olá PauloPedros.

Como vai isso?

Já foste visitar o teu conterrâneo que se ofereceu para te ajudar?

Em minha opinião não deves gastar mais dinheiro sem passares um tempo com alguém (não uma loja) que tenha um reef. Aproveita a oportunidade!!!

Sobre o kit da sera vai ver os da RedSea e ficas com uma outra visão.

No Algarve não conheço as lojas, mas se fores a Lisboa vai passar umas horas com a malta da Aquahobby que eles ajudam-te concerteza. Para construir uma coisa à medida tens aqui no fórum uma boa ajuda. Fala com o Rui Melo pois vidros é com ele e ficas com uma noção do custo.

Força!

AR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alfareef

Antes de mais obrigado pela participação.

Quanto á visita, ainda não houve oportunidade mas temos estado em contacto :)

Assim que fizer a visita relataremos :)

 

Quanto aos RedSea vou procurar então informação

 

Quanto ás lojas em Lisboa, assim que por lá passar tentarei fazer uma visita

 

Como disse a preocupação agora é tentar manter as melhores condições para os três chromis que tenho em casa até decidir o que fazer

Eles parecem bem :) mas sei que tudo pode alterar rapidamente

 

Uma vez mais, obrigado pela atenção em participar

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alfareef :)

 

Já estive a dar uma vista de olhos pelos RedSea, e julgo que são de um outro patamar :)

 

Começando pelo design, qualidade de equipamentos e terminando no preço :)

 

Pelo que encontrei acho que estamos a falar de um orçamento 4 vezes ou mais, superior ao do Sera 130 LED, ou seja dos 350 do Sera para mais de 1000 euros do mais acessível RedSea

 

A não ser que não tenha visto nos locais certos :)

 

Obrigado pelas dicas

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes pois pela reacção deves ter visto no local certo. Eh eh.

É verdade que a qualidade já é alta, mas não é assim tanto... O design depende do gosto de cada um mas melhora o resultado final aumentando a satisfação.

Manter um aquário de água salgada tem um custo elevado. O que não gastas de início acabas a gastar depois.

É claro que uns gastam menos que outros e normalmente é porque tem forte apoio de alguém que já tem muita experiência, consegue colocar os euros de forma muito ajuizada e muitas vezes comprando material usado, mandando fazer ou até construindo.

Fala com quem sabe construir aquários e pede um orçamento (Aquario+sump) para teres mais informação e ajudar a decisão.

Sobre os chromis, vai mantendo o programa que segues e devem aguentar-se.

Vai dizendo como segue pois os salgados podem ser mais duros que a água doce, mas é espectacular!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas palavras de incentivo :)

 

Como em tudo, os custos pesam nas decisões e uma coisa é um investimento inicial avultado e outra é uma evolução gradual com custos distribuídos ao longo do tempo

 

Já tive a má experiência de ter comprado algo muito errado para os fins que se destinavam, não foi muito dinheiro mas já foi algum :) e agora ainda vou ver como posso fazer para tentar reaver algum desse investimento para não ser tudo perdido :)

 

Quanto a um sistema com sump , ainda não me sinto preparado para iniciar projecto dessa envergadura

 

Nesta fase estava a pensar em algo mais "plug in" :) peço desculpa pela comparação, e com o tempo e experiência ver se eu próprio tenho "vida" e paixão suficientemente forte para embarcar neste mundo :)

 

Para já estou a gostar e a absorver muita informação e a sentir muito gozo em ver os três Chromizitos aparentemente mais felizes do que quando iniciei :)

 

Vamos ver como me vão saindo as coisas :)

 

Já vi que houve uma evolução do Sera Marin Biotop 130 para o Sera Marin Biotop 130 LED, não foram só as luzes que passaram a leds que melhoraram uma das críticas quanto ao aquecimento do anterior com as luzes fluorescentes

 

o próprio escumador passou do 130 para o 200.

 

Falta-me esclarecer se este novo sistema de luzes tem programação e como.

 

E também, julgo que um dos pontos que vejo os possuidores destes sistemas a tentar solucionar é a relativa fraca "corrente" de água dentro do próprio aquário pois vejo instaladas bombas nos próprios vidros

 

Se alguém me puder ajudar a esclarecer estes dois aspectos, ou outros que possam existir neste sistema da Sera agradecia

 

Obrigado a todos

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update

Este fim de semana perdi um dos 3 Chromis , o mais pequeno dos três

Julgo que se deveu ao facto de eu me ter ausentado durante 4 dias e ter deixado um bloco de comida de 7 dias

Ele era o mais pequeno e os outros por vezes atacavam-no e impediam-no de comer e eu tinha isso em atenção quando os alimentava

 

Como ficaram sozinhos julgo que os dois maiores não o deixaram comer

 

Os dois que estão neste momento no aquário, parecem estar bem.

 

Ontem aspirei o Areao para tirar o excesso da comida que lá pudesse estar e hoje vou fazer análises á água e a TPA semanal

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ao fórum recife.pt colocar as questões que levantei aqui sobre os aquários Biotop Marin 130 LED da Sera para ver se alguém tem alguma experiência com este tipo de aquários, pois pelo que vejo neste fórum ninguém possui

Já tenho a resposta do Fabricante, mas fabricante é fabricante e como tal poderá não ser uma resposta isenta :)

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Os peixes (se estiverem bem), podem estar sem comer e sem qualquer tipo de problema, durante quinze, ou mais dias; essas comidas para vários dias são boas é para estragar a água e criar problemas.

 

Para ausências prolongadas (> 8 dias), usamos o alimentador automático com comida granulada ;para menos dias não é preciso nada que eles aguentam bem.

 

Abraço

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado CSI e desculpa pela demora da minha resposta ao teu comentário

Não sei como, não me apercebi :)

 

Mais um erro meu por ignorância e aprendizagem da pior forma

 

Realmente já me disseram isso mesmo, mais valia não ter dado nada

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei perceber o que poderá ter acontecido ao que não resistiu, nas análises que fiz (amônia nitritos e nitratos e mesmo PH) e não encontrei valores disparatados

 

Disparatado, estava o estado da decoração de plástico

 

Uma vez mais julgo que o coral de plástico decorativo não era pra água salgada

Vou colocar a foto e verem o grau de decomposição.

 

Com certeza que o que já falta no coral foi parar á água

 

Neste momento já não há mais plásticos no aquário

b6f8ff7ff964280740b6db727058ed24.jpg

O antes

3f6f6b79ac943ce3236676012daa4ef4.jpg

O depois

Segunda feira é dia de ver se já chegou a equipa de limpeza á loja e assim comprar rocha para o aquário

 

Julgo que a puderei usar no futuro novo aquário

 

Vou ver o que me aconselha o vendedor

 

Não é o mesmo que me vendou o primeiro aquário :)

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Os peixes (se estiverem bem), podem estar sem comer e sem qualquer tipo de problema, durante quinze, ou mais dias; essas comidas para vários dias são boas é para estragar a água e criar problemas.

 

Para ausências prolongadas (> 8 dias), usamos o alimentador automático com comida granulada ;para menos dias não é preciso nada que eles aguentam bem.

 

Abraço

Obrigado CSI e desculpa pela demora da minha resposta ao teu comentário

Não sei como, não me apercebi :)

 

Mais um erro meu por ignorância e aprendizagem da pior forma

 

Realmente já me disseram isso mesmo, mais valia não ter dado nada

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá paulo pedros, li o topio todo, sim e triste aprendermos as coisas assim como aconteceu com vc que por acaso também aconteceu comigo algumas coisas parricides, bem mas vou lhe dar uma dica tenta aumentar ai o vidro arranjar um aquário maior algo tipo 80x40x40 seria otimo, nao sou nenhum exper no assunto tambem sou novo na coisa e tambem tinha essa pancada de ate achar que minhas perguntas eram e ainda sao muitas vezes descabida por nao saber nada sobre o assunto emborra eu antes de começar tenha lido e estudado muito mas nao adianta muito pois quando chegamos na pratica os erros aparecem e as duvidas aumentam, mas tirando isso vou te contar duas experiencias minhas uma que correu nao muito bem e uma que correu maravilha e talvez lhe ajude e tambem queira fazer algo parecido.

 

1- montei um reef muito bonito com tudo que tem direito rochas, escumador potente de boa marca deltec, areia, agua de osmose sal, filtros fluidilizados etc ... até hoje nao sei o que se passou pois tudo que la meto morre em minutos algum contaminante na agua que la foi parar nao sei como. mas stou dizendo isso apenas para lhe mostrar que nao adianta termos tudo do melhor em um aquario se nao soubermos o que fazer, mas ja estou em vias de resolver o problema

 

2- caso queiras fazer assim sai te muito mais barato e o sucesso e garantido

 

fui ao mar trouxe agua tres garrafoes de 20litros , areia em um balde coerto por uns 20 centimetros de agua (apanhada em mare baixa, e tem de ser a areia que esta debaixo da agua quanto mais profunda melhor, fui direto pra cassa meti a areia e agua no aquario , acertei a salinidade com agua de osmose para 1025, meti uma biobox com carvao apenas, e uma bomba de circulaçao que esta eu so meti a poucos dias porque ate entao so usava mesmo a bomba da biobox, e pronto ja esta montado a meses, e olha que eu meti o peixe e as anemonas que tenho nele no dia seguinte, e tudo bem, corre tao bem que ate camaroes e turbos andam a se reproduzir, nao tenho escumador apenas vou fazendo mudas de agua ai de quinze em quinze dias com agua do mar 10%, embora como uero colocar mais peixes e encher de coral mole cou meter um escumador da treta comprado wish, um de mochila. agora se for so para um coralzito ou outro e uns tres ou quatro peixitos ta otimo, mas atençao a dory nao e peixe para um aquario deste tamanho os nemos sim mas ela nao.

fica a dica e uma foto

 

497a0e08c26a090e444b797ea2210a55.jpg

Editado por Alessandro1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado CSI e desculpa pela demora da minha resposta ao teu comentário

Não sei como, não me apercebi :)

 

Mais um erro meu por ignorância e aprendizagem da pior forma

 

Realmente já me disseram isso mesmo, mais valia não ter dado nada

 

Mais uma lição e importante...

Eu quando vou de férias nem alimentador nem mais nada excepto se peço a algum amigo para ajudar mas não entrego as chaves para manutenção e alimentação a alguém que tenha menos experiência que eu. Nos aquários de água doce cheguei a arriscar. Nos salgados, com a complexidade do ecosistemas e do equipamento não arrisco.

É claro que não tenho o aquário sobrecarregado, tenho muita rocha viva, siporax, matrix, bom equipamento e aposto sempre em vivos trabalhadores (forte equipa de limpeza e peixes que comem algas, parasitas e remexem a areia)

 

Outra dica que eu considero importante é realizar alterações relevantes quer no aquário, quer no equipamento antes de me ausentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá paulo pedros, li o topio todo, sim e triste aprendermos as coisas assim como aconteceu com vc que por acaso também aconteceu comigo algumas coisas parricides, bem mas vou lhe dar ...

...agora se for so para um coralzito ou outro e uns tres ou quatro peixitos ta otimo, mas atençao a dory nao e peixe para um aquario deste tamanho os nemos sim mas ela nao.

fica a dica e uma foto

 

 

 

Obrigado Alessandro pela tua atenção em comentares Como deves ter visto no meu tópico, Ainda não decidi o que fazer, o que tenho tentado enquanto vou lendo e tentando aprender é manter vivos estes chromis enquanto absorvo toda a informação a que vou tendo acesso,  

A ideia começou por emigrar para um sistema tipo Nano sem SUMP do género dos SERA que já referi pois as SUMP para já assustam-me pois acho-as muito técnicas e que só alguém com conhecimentos já mais avançados poderão levar a bom porto

 

 

Mas ainda não decidi, já vi que o sistema da SERA não faz reposições automáticas de água evaporada, estou á procura de um hipotético sistema automático de reposições de água de osmose para as ausências em aquários deste tipo.

 

 

Quanto a esta minha última ausência, Não estava a contar com a morte deste chromi, foi um dos dois primeiros do aquário , a meio teve um comportamento estranho, algo como que nervoso com um nadar como que a tremer, para a frente e para trás

 

Mas ultimamente parecia que estava bom e "brincava" já com os outros dois , apesar de se esconder mais, pois os outros dois, ligeiramente maiores, davam-lhe bicadas.

 

Outra coisa que me deu estranheza é que os valores que tirei estavam aparentemente bons.

Desde a amônia Nitritos e nitratos e mesmo o PH e a Salinidade

 

Mas podia ter outros valores errados, fora dos testes, deves ter visto o quanto estava corroído o plástico das decorações.

 

Quanto á água do mar, não conheço nenhum local no Algarve em que a água seja boa para fazer o que fazes e receio não ser pratico e para quem não tem experiência posso trazer " bicharada" indesejada para o aquário.

 

ou tens alguma sugestão que possa ser segura

 

Por acaso estive em praias na costa vicentina e mesmo na zona entre albufeira e lagoa em que a água parecia cristalina e dava vontade de a trazer

 

Mas sendo de Vilamoura, não é muito pratico lá ir semanalmente

 

Amanhã, como disse, vou ver se compro rocha viva e alguma equipa de limpeza que espero depois aproveitar para o aquário que vier a comprar

 

Neste momento estou a estranhar uma coisa, a Salinidade está nos 1,02 mesmo depois de ter havido alguma evaporação

 

Não era suposto a Salinidade estar superior pois antes desta última semana/evaporação a Salinidade estava nos 1,023.

 

Ia colocar água de osmose sem sal para repor a evaporada, mas assim não repus pois iria fazer baixar ainda mais, certo?

 

amanhã vou comprar das duas (salgada para a TPA semanal ) e doce para as evaporações e tento "afinar" os valores

 

Julgo que deveria ser de 1,022 a 1,025

 

 

Ia-me esquecendo, parabéns pelo teu aquário, vou ver se nos teus Posts tem mais informações sobre como fizeste está muito bom

 

Uma vez mais obrigado pelas dicas e pelo trabalho que teve em comentar

 

 

 

 

 Mais uma lição e importante...Eu quando vou de férias nem alimentador nem mais nada excepto se peço a algum amigo para ajudar mas não ...

 

...no equipamento antes de me ausentar.

 

 

Obrigado Alfareef, uma vez mais pelo teu tempo. Erro atras de erro lá vou apreendendo nem que seja da pior forma. 

Quanto ao que fazes antes de ires de férias , são alterações como dizes, e se assim for que tipo de alterações , ou são revisões aos equipamentos para ver se está tudo a funcionar

 

 

Obrigado uma vez mais

 

 

 

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mexo em nada!!! Não entra nada de novo!!!

Só verifico os níveis de água de osmose e doseadora e limpo o escumador uns dias antes.

No resto da semana só alimento os peixes e limpo os vidros. Ao longo dos anos já tive de tudo.

De facto agora enquanto escrevia este post fui ligar a bomba de retorno que para limpar um tubo desliguei um pouco antes de ir jantar e fui comer sem a ligar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mexo em nada!!! Não entra nada de novo!!!

Só verifico os níveis de água de osmose e doseadora e limpo o escumador uns dias antes.

No resto da semana só alimento os peixes e limpo os vidros. Ao longo dos anos já tive de tudo.

De facto agora enquanto escrevia este post fui ligar a bomba de retorno que para limpar um tubo desliguei um pouco antes de ir jantar e fui comer sem a ligar. :)

Boa tarde Alfrareef

Teve consequências ? Ou o sem ligar foi intencional?

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como previsto, já tenho Rocha Viva colocada e uma equipa de limpeza.

 

1a7af1cf6a48fd7bfa1361708e3d38b4.jpg

 

5902dae0b83d319ad07c37330e8dc640.jpg

Quase 1,5 kg de Rocha

O tamanho do aquário julgo que não deixa colocar muito mais

0dc1e53ee31387c4f6acab3f99b7c509.jpg

b5dff44db2973cc9ce44e4d7bf29dc1b.jpg

 

3 hermitas

530bcd425ea65a0ed9f6b83c7513d137.jpg

 

2 Nassarius que mal chegaram esconderam-se de imediato no Areão, como julgo ser suposto

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

O não ligar foi acidental. Não sei se é só comigo mas por vezes quando desligo individualmente alguma coisa esqueço de ligar...tenho uma muleta que é deixar as portas do movel abertas para me lembrar, mas por vezes não há hipótese.

 

Coloca mais uns 2 nasarius, e troca 1 dos ermitas por 2 turbos. Se forem mexicanos grandes ainda melhor.

 

Tem também cuidado com os montes de pedra pois deves evitar os pontos mortos sem circulação.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

O não ligar foi acidental. Não sei se é só comigo mas por vezes quando desligo individualmente alguma coisa esqueço de ligar...tenho uma muleta que é deixar as portas do movel abertas para me lembrar, mas por vezes não há hipótese.

 

Coloca mais uns 2 nasarius, e troca 1 dos ermitas por 2 turbos. Se forem mexicanos grandes ainda melhor.

 

Tem também cuidado com os montes de pedra pois deves evitar os pontos mortos sem circulação.

Obrigado pelo comentário :)

 

E sim os Turbos são a próxima compra :)

Mas como o aquário só tem 25 litros não seriam nasarius a mais?

 

A circulação da água está a ser feita pela única circulação feita pelo próprio filtro que faz com que a água circula pelo aquário passando pela frente e por trás das rochas

 

Será suficiente?

Esta semana já vou fazer a TPA com água salgada feita por mim (osmose da loja e sal da Red Sea )

Vamos la ver como me saio :)

Editado por PauloPedros

Micro Reef Tank

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Foi como comecei por dizer. 25l para mim é território desconhecido.

Os nasarius para além de limparem, vão remexendo a areia o que é bom. Os nasarius podes apanha-los na praia.

 

Se não tiveres mortes e quando tiveres algas podes acrescentar um ouriço para ajudar a manter as rochas limpas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Foi como comecei por dizer. 25l para mim é território desconhecido.

Os nasarius para além de limparem, vão remexendo a areia o que é bom. Os nasarius podes apanha-los na praia.

 

Se não tiveres mortes e quando tiveres algas podes acrescentar um ouriço para ajudar a manter as rochas limpas.

ola em que praia será que encontraríamos nasarius ? sabes de alguma de prefencia na linha cascais kkk

 

Ok obrigado uma vez mais :)

Vou postando aqui o que vou fazendo e é sempre bom ouvir opiniões :)

Obrigado pelo trabalho em comentar :)

desculpa usar o seu topico para perguntar mas gostei do que ele disse e gostava de saber

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.