Dúvida Aphyosemion Australe


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Bem adquiri recentemente 4 casais de killies a um membro da APK. Sao de 3 espécies, entre eles 2 casais de Aphyosemion Australe.

 

Mal os coloquei nos aquas (cerca de 7L) começaram a acasalar.

 

No mesmo dia à noite, quando os fui ver, faltava o macho de um deles. Procurei, procurei e nada.. não o via! Pensei que poderia ter saltado, mas achei dificil, visto que o aqua é tapado, apenas com pontas triangulares cortadas. Mesmo assim, procurei ca fora e nada vi..

 

No dia seguinte desapareceu a fêmea do outro casal.. exactamente igual..

 

Não faço ideia o que possa ser..

 

Hipóteses:

- Enterraram-se no substrato enão os vejo?

- Saltaram do aqua e evaporaram-se?

- Morreram e foram comidos pelo proprio companheiro?

 

Não faço ideia o que possa ter acontecido, os aquas apenas têm um filtro de fundo com muito baixa potencia e areao.. nada mais.. e eu pura e simplesmente deixei de os ver.. Nem tenho coragem de contar isto ao senhor que amavelmente mos cedeu..

 

:) me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Viva

 

Só pra fazer uma pequena Rectificação ao comentário do meu amigo Ruben, o "malander" da APK sou eu mesmo! :)

 

O dito cujo era um Fundulopanchax arnoldi Ugheli que aproveitou para saltar enquanto eu o alimentava. O mais espantoso é que os 3 metros que saltou não foram para baixo mas sim para cima! O pobre peixe ficou aos saltos em cima de um móvel que tenho na fishroom a... 3 metros de altura!!!

 

A minha sorte é que eu assisti à "proeza" e consegui resgatá-lo a tempo! Para quem foi à Convenção da APK em 2004, este peixe acabou por ganhar o 1º prémio do grupo I - Grandes Aphyosemion!

 

Por isso José, tapa qualquer buraco que tenhas na tampa dos aquários! Mesmo que aches que eles não vão conseguir passar por lá, eles podem surpreender-te!

 

1 abraço

Eduardo Bernardo

APK 145, KT 144

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Rubinho, obrigado!

 

Não tenho acesso ao boletim :/

 

Tenho mais uma dúvida em relação a esta espécie. Juntei um macho a uma fêmea e no dia seguinte a fêmea estava morta. Gostava de saber possíveis causas.

 

Dados:

Aqua de 8 litros (+/-)

Os peixes encontravam-se em aquas em que se podiam ver (não sei se poderá ter alguma influência)

O macho foi colocado no aqua que a fêmea estava

Link to comment
Partilhar nas redes sociais