Manchas e Pontos pretos a propagarem-se


Neuza

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho 5 peixes, 2 carpas e 3 kinguios (2 telescópios pretos), que desde a última mudança de água parcial à 2 dias começaram a ficar com manchas e pontos pretos. Não sei se será um parasita ou bactéria, pois eles continuam com a mesma predisposição para brincar e comer, apenas achei demasiada coincidência o kinguio e as 2 carpas terem começado a ficar com estas manchas em simultâneo.

O meu aquário tem 25 litros (é provisório até poder muda-los para o novo aquário), com as dimensões 40 (comprimento) x 20 (largura) x 37 (altura). Tem um filtro TC-200, com carvão activado e esponja, três plantinhas decorativas, e um areal marina colorido.

Tenho uma bomba de ar marina com 1 pedra difusora. Equipei-o ainda com um termómetro para no Verão poder antecipar as mudanças de agua parciais quando a temperatura subisse muito, mas não consigo descer a temperatura para os 21º como seria o mais desejável, sendo que esta se mantem nos 25º.

ph situa-se entre os 7 e os 8 (este ultimo quando passa a estar mais alcalinizado.

A amónia tem-se mantido entre o 0 e o 0,5.

O NO2 tem-se mantido entre o 0 e o 0,5.

O NO3 tem-se mantido entre o 0 e o 20.

A GH tem-se mantido entre 30 a 40.

A KH tem-se mantido no 0.

 

As TPA's tenho procurado realizar todas as semanas com cerca de uma mudança de agua entre os 30 e os 50% devido à temperatura alta. O filtro é limpo de 15 em 15 dias.

 

De facto as manchas e pontos pretos começaram à 2 dias após uma mudança de água. Tinha adquirido um sifão, mas não consegui usa-lo, não o consegui descodificar, pelo que em vez de uma TPA, acabei por ter de efetuar uma limpeza geral ao aquário, reservando uma parte da agua para manter após lavar o aquário. Não houve reação negativa por parte dos peixes mas há cerca de 36 horas começou a ser evidente o surgir de manchas pretas e pontos pretos. Considerei ser do stress, mas não encontro nada que sustente a minha teoria pelo que resolvi expor aqui o meu caso. A fauna são 3 kinguios, 2 deles são telescópios pretos, que não evidenciam nenhum problema, e 2 carpas coloridas. o kinguio colorido era um peixinho predominantemente laranja, mas com algumas manchas pretas. Agora tem as barbatanas e nadadeiras a escurecer, bem como o corpo do peixe que parece estar a ficar preto. Mantem a mesma vontade de comer e continua a brincar. As carpas, uma delas tinha metade do corpo incolor e metade laranja. Esta parece ser a que não está tao afetada quanto os outros dois, apesar de manifestar uns pontinhos e manchas pretas no corpo e barbatanas. A outra tinha cor cinzenta azulada com uma mancha preta e uma mancha laranja e está mais de metade preto neste momento, incluindo barbatanas e nadadeiras. Ao nível das escamas parecem-me bem, apenas de salientar que parecem ter perdido duas ou três escamas. Mas julgo que já tinha ocorrido há mais tempo. Ao nível comportamental não há nada a salientar. No kinguio colorido apercebi-me que as fezes estavam amarelo esbranquiçadas, apesar de me parecer existir uma manchinha pequena avermelhada. Neste momento todos os peixes se alimentam de flocos., mas ´por vezes alterno com granulado.

 

Será alguma doença? algum parasita? alguém conhece algo sobre estas manchas

 

 

Neuza CP. Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Neuza,

 

Esses peixes são mantidos em péssimas condições.

Sinceramente, acho que não vale a pena estarmos a elaborar sobre o assunto.

 

Cumprimentos,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja Esha 2000 (que é um medicamento generalista) e aplica-o conforme a bula.

Duplica as TPA´s.

E quando os peixes melhorarem, tenta arranjar-lhes uma nova casa, com melhores condições.

 

Podes depois adquirir fauna mais adaptada ao aquário. (camarões, rasporas...) Ou para um aquário sem aquecimento, 4 ou 5 Neons chineses ou

até Dánios Zebra.

 

 

E boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais