URGENTE ICTIO EM COMUNITÁRIO


D´Gato

Recommended Posts

Boas pessoal, sou novo por aqui e preciso de ajuda urgente!

 

Tenho um aquario recente de água doce quente.

Ciclei o aquario como aprendi aqui no forum e fui inserindo os primeiros peixes actualmente mantenho o aquario sem alteracao ha 1 semana. Ou seja desde a ultima entrada de peixes que foi ha 1 semana tenho:

Aquario 60Lt

Filtro biobox2(limpo semanalmente)

Termostato a 26.5°

Sem flora e apenas com cascalho grosso no fundo.

FAUNA:

2 espadas machos

2 espadas femeas

2 barbos rosados

2 barbos odessa

1 guppy adulto macho

3 guppys com 3meses ( todos os guppys foram.me oferecidos por um amigo que desistiu do seu aquario)

 

PROBLEMA: o Espada Macho maior e a femea maior tem umas manchas brancas na regiao abaixo da barbatana dorsal e a femea tem 2 pintas brancas na caudal. Parece.me que o espada macho mais pequeno que e vermelho tem tbem 2 pintas brancas na caudal.

Pelo que pesquizei aqui no forum penso ser ICTIO.

A melhor soluçao sera aumentar a temperatura ate 30° e procural o tal tratamento para a agua???

De momento tenho o espada macho e femea maiores separados numa maternidade que era a unica coisa que tinha agora em casa paea os puder separar... o que me aconselham?????

OBRIGADO

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

79cbd412ed8d3be59ddc44e611e7b4fe.jpg

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

dae56d4a001b2c6ac04eef03b6f1e7c3.jpg

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

77a0aca2dff3a0c53ae5f8a12eb6456a.jpg

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é limpo 1vez por semana... e a TPA tambem... removo 1/3 da agua e coloco agua previamente tratada.... embora eu ache estranho estar a notar uma camada tipo "gurdura" há superficie da agua.....

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Editado por D´Gato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa gordura é um mistério ainda não explicado. Não te rales que não há provas que faça mal.

 

Não parece ictio mas espera por mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, já tive ictio em alguns dos meus peixes e sinceramente não me parece que seja o teu caso, o ictio são pequenos pontos brancos e não manchas como me parece pela foto que postaste.

A biobox não é para limpar 1 vez por semana, ao fazeres isto não dás tempo para a colónia de bactérias se desenvolver, esta colónia é responsável por transformar nitritos em nitratos que é o que se pretende com qualquer filtro, seja interno ou externo. Limpa apenas 1 vez por mês com a água do próprio aquario e nessa semana não fazes tpa.

Em relação a essa camada de gordura que se forma á superfície de agua, tenta direccionar a saída da biobox de maneira que agite a superfície da água desta forma irás eliminar isso.

Editado por Nuno C.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não explicaste como fazes a limpeza do filtro.

Existe ondulação superficial?

Eu diminuía essa TPA para 25%, e fazia mais uma entre 5 a 10% a meio da semana.

 

 

Cumps

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não explicaste como fazes a limpeza do filtro.

Existe ondulação superficial?

Eu diminuía essa TPA para 25%, e fazia mais uma entre 5 a 10% a meio da semana.

 

 

Cumps

 

José

O filtro é limpo com agua do proprio aquario, agora já sei que devo faze.lo apenas 1 vez por mes obrigado pela dica ;) e realmente a saida da biobox esta apontada para o lado e promove movimentaçao da agua mas muito suave.... vou entao organizar as tpa's dessa forma obrigado

Mas e o que será que os espadas tem??? Devo mantelos na maternidade ou nao ha problema de os juntar a restante comunidade????

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ondulação à superfície não elimina a camada de gordura, só a disfarça. Se parares a ondulação por 2 minutos vais vê-la outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ondulação à superfície não elimina a camada de gordura, só a disfarça. Se parares a ondulação por 2 minutos vais vê-la outra vez.

Posso-te dizer que tenho uma biobox e também tinha esse problema, foi resolvido com uma tpa de 50% para remover a camada de agua já afectada e com a orientação do caudal da biobox para a superficie.

Desta forma nunca mais tive esse problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas a não elaborar sobre como fazes a limpeza do filtro :)

Eu também posso dizer que mudo as velas de um automóvel de 40000 em 40000km, mas isso não especifica como faço a mudança.

 

No caso do teu filtro, por exemplo, como é feita a lavagem das várias matérias filtrantes e com que frequência cada uma delas é lavada; suponho que ainda nenhuma tenha sido substituída, já que o filtro tem pouco tempo.

 

Sei que estou a ser insistente, mas há pequenos pormenores que podem estragar muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa noite eu tambem já tive esse problema no meu aquario e a minha biobox estava sempre a entupir e a bomba de agua que acabou por queimar,recentemente mudei da biobox para um filtro melhor.a camada de gordura eliminei-a com uma tpa de 50%

espero que consigas resolver o teu problema. mas na minha opiniao nao acho que isso seja ictio,mas pode ser da temperatura do aquario estar muito alta, alguns dos meus peixes tambem estao assim devido a temperatura ambiente muito elevada, vamos esperar pela opiniao dos mais experientes.

Editado por Andre Henriques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

As manchas não me parecem ictio (este costuma aparecer como um ponteado branco miúdo). Podem ter origem em fungos ou bactérias. Não tenho vivíparos e não estou à vontade para falar dos tratamentos nestas espécies. Na dúvida pode-se tentar um tratamento genérico como o Tetra Lifeguard mas eu separava os peixes afectados e tentava tratá-los em separado, usando água do aquário para encher o "hospital", ou pelo menos parte dela. Na falta de um aquário, uma caixa de plástico grande serve, com uma bomba e pedra difusora.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais