Iniciação


Recommended Posts

Olá a todos. Há bastantes anos atrás tive um aquário de água doce, com alguns peixes pouco exigentes (Molys, Platys, Guppys, Espadas, Néons e um Escalar).

Entretanto, passaram bastantes anos e gostaria de retomar esta minha "paixão", mas não sei bem por onde começar...

Alguém me pode aconselhar quanto ao volume do aquário a escolher (tendo em conta que não sou muito experiente...) e também quanto às marcas de equipamento mais fiáveis (para filtro, aquecedor...).

De resto, será que me podiam ainda indicar alguma loja online ou na zona do Porto que tenha bom equipamento a bons preços?

 

Muito obrigada desde já pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cristiana,

 

Tens por exemplo a Ecoarium.

Acho que fica em Gaia.

 

Antes de avançares, pensa com calma naquilo que gostarias de ter e qual o tamanho do aquário que aches adequado para o projecto (tendo em conta custo de montagem e manutenção).

 

Essa conversa de que é difícil, para mim não pega. Faz-me lembrar as pessoas que como não gostam de fazer as coisas bem, acham que os outros têm de ser como elas.

Se queres uma coisa, avança sem medo.

Obviamente que o factor financeiro é decisivo.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de preços sem dúvida que o Paulo vieira Aquários na Maia bate toda a gente. Até agora não vi ninguém com os preços deles.

 

Para recomeçares talvez devas optar por um aqua de 60x30x30 (19€). Nem é muito grande nem muito pequeno.

 

Para filtros tens Ehein e JBL (este último mais em conta).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelos comentários e conselhos. Acabei por comprar um aquário de 55 litros; agora queria começar por instalar a areia e algumas plantas para dar início ao ciclo de azoto. No entanto, vi alguns vídeos no Youtube que indicavam ser necessário encher a base primeiro com terra negra, seguida de areia. Para já, eu comprei apenas areia vulcânica (que me aconselharam na loja). Acham que é necessário ou aconselhável colocar a tal terra? Para já ainda não comprei plantas pois estavam esgotadas na loja. Acham que devo aguardar pela compra das plantas ou posso ir já enchendo o aquário com água e instalando o filtro?

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se pretendes ter mais que 2 ou 3 plantas convém comprares um substrato para colocares por baixo do areão, tens por exemplo o Tropica plant grouth.

Em relação a encheres já ou não o aquário depende do tipo de plantas que queiras colocar, uma vez que as mais pequenas tendem a soltar-se no inicio sendo mais fácil planta-las apenas com o substrato húmido e depois ir enchendo lentamente o aquário. No entanto podes sempre faze-lo á posterior com o aquário já cheio de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Obrigada pela sua resposta às minhas dúvidas. Pretendo comprar apenas 2 ou 3 plantas, com requisitos mínimos de cuidados (já li algures aqui que os melhores seriam as anúbias e os fetos de Java, por exemplo). Nesse caso, não necessito de substrato, certo? Acha que posso colocar simplesmente a areia vulcânica? Apenas tenho algum receio que, como a areia é bastante grossa, não consiga prender as raízes e as plantas se soltem...Talvez fosse melhor comprar algum areão mais fino (tipo areia de praia) para prender as raízes e colocar em volta das plantas e espalhar a areia vulcânica no restante espaço do aquário...o que acha?

E já agora, apenas mais uma pergunta de principiante - a que temperatura devo colocar o aquecedor da água durante a ciclagem do aquário?

Obrigada mais uma vez pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de quê, todos os membros que frequentam este forum estão cá para ajudar.

Tanto as anubias como os fetos de java não se plantam, ou seja não precisam de substrato, agarram-se a troncos ou pedras e sim ambas as espécies não requerem muitos cuidados.

Nesta altura do ano nem sequer precisas ligar o termostato, no entanto para as plantas o recomendável será na casa dos 25º. Mas a maioria do pessoal daqui ajusta a temperatura conforme as espécies de peixes que pretende ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cristiana, apenas uma opinião... a escolha do substrato depende das plantas mas também da fauna. Para ter corydoras, se pensar nisso, deve escolher uma areia de grão fino e arredondado. Areia grossa fere-lhes os barbilhos. Feridas doem e são prota de entrada para infeção. Eu uso areia de sílica de piscina que compro no AKI, porque não me altera o pH (outra coisa a ter em conta em função da espécie alvo). Para 55l, com poucos peixes, eu gosto de um filtro de esponja (simples, barato, povoa-se de bactérias benéficas); mais peixes, maiores exigências, filtros mais caros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a ambos pelos esclarecimentos e sugestões. Tenho mais umas dúvidas quanto ao filtro (desculpem a minha ignorância...): durante as 3-4 semanas da ciclagem do aquário também tenho de substituir a caixinha da "lã" do filtro, ou esta "aguenta" o período de ciclagem?

Quanto aos peixes, pretendo ter alguns simples, para começar, e tendo em conta em conta as dimensões reduzidas do aquário...estava a pensar num Betta (ou talvez um casal, que acham?), um cardume de Tetras (talvez 5 ou 6...) e alguns Platies (não sei bem quantos e se serão uma boa opção, visto não saber bem se se reproduzem com muita facilidade)...

 

Podem dar-me alguns conselhos quanto a estas questões?

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cristiana,

Boa tarde. Se já há filtro é melhor dizer o modelo porque pode ser que alguém tenha experiência com esse tipo de filtro. Eu tenho aquários há mais de um ano em que não troquei ainda as matérias filtrantes (mas são filtros externos). Uma vez por mês lavo-as (apenas em água do aquário, usando a de uma tpa, por exemplo). É nas matérias filtrantes que se fixam as bactérias que transformam a amónia em nitritos e depois em nitratos (e também no substrato). Os filtros de esponja, como os tenho em aquários pouco povoados, lavo-os apenas de longe a longe e sem usar muita "genica". Os machos bettas penso que têm fama de maltratarem as esposas mas é melhor que fale quem sabe.

Eu por vezes uso este programa, grátis,

http://aqadvisor.com/

para verificar stocks e testar combinações de fauna. Não é isento de defeitos, e é lento, mas dá umas dicas interessantes acerca das espécies que se vão selecionando.

Por exemplo, em relação a um casal de bettas em 55l diz-me

"

  • Note: Betta [Male] may jump - lids are recommended. They can become stressful under presence of too many shoaling species. Try to keep under 1 shoal if the tank is small. Individual bettas may exhibit varying degrees of aggression and care should be taken that exceptionally aggressive/territorial fish be separated from a community before any damage may occur.
  • Warning: Betta [Male] is not recommended to be with Betta [Female] - further research is highly recommended.
  • Note: Betta [Female] can still become aggressive even if she doesn't show aggression right away. Not recommended to be mixed with peaceful community species. Also, they may jump - lids are recommended.
  • Warning: Betta [Female] is not recommended to be with Betta [Male] due to high male aggression.
  • Recommended temperature range: 24 - 30 C. [Display in Farenheit]
    Recommended pH range: 6 - 8.
    Recommended hardness range: 5 - 15 dH."

 

Pode ajudar...

Se calhar, para começar e após a ciclagem eu ía para um cardume de danios (há variedades muito bonitas e de diferentes cores), que são resistentes e muito ativos e platys (1 macho para 2 ou 3 fêmeas), mas com este povo já é preciso verificar a capacidade do filtro. Se houver criação os danios vão controlar os números... Para equipa de limpeza, com um substrato grosseiro, talvez uns caracóis e uns red cherry e pronto. Se os red cherry proliferarem, os danios devem controlar os números também #food . Mas esta é apenas uma sugestão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.