Ajuda: Baixar pH sem quimicos


Recommended Posts

Olá a Todos,

 

Estou com um problema, a minha agua da torneira é alcalina (+- 7.8 de pH) e muito dura (não sei os valores mas a loiça fica toda manchada do calcario), eu tinha pensado com esta agua vou criar um aquario dos lagos africanos, mas depois de alguma pesquisa chegei á conclusão que necessitava de aquario enorme e neste momento n tenho espaço para ele.

 

A minha pergunta é a seguinte, será que consigo baixar o pH até aos 6,5 e amaciar a agua sem recorrer a quimicos e se possivel sem co2, só usando troncos e turfa?

 

Obrigado pela ajuda. Cumprimentos,

 

Nuno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho melhhor dedicares-te à pesca no alto mar :wink:

 

mais a serio, na vai ser facil.... acho que só memso com co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que peixes queres manter, se calhar a questão do PH nem se coloca?

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é isso que queres vais ter de baixar o PH.

 

Faz a experiencia num balde de deixares a agua a repousar com turfa, verifica depois qual o ph que atinge.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora outra duvida, aqueles buffer acidos li que podem fazer aparecer muitas algas, existem outros efeitos indesejados? O Aparecimento de algas é assim tanto que não possa ser controlado?

 

Mais uma vez obrigado,

 

NUno Gonçalo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca de um ano atrás também coloquei um tópico do género( e alguém me disse:"daqui a uns tempos vais querer subir o valor"). Hoje tenho ph baixissimo, tenho que ver se o aumento. O ph da água da torneira é o mesmo 7.0, tenho 2 pequenos troncos.

Julgo se colocares os troncos e turfa o ph poderá baixar, vai é demorar algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Se tens um aquário pequeno como percebi então esquece.

Se tivesses um aquário grandes (apartir de 400 lt) podias tentar criar um habitat com niveis mais baixos de PH e dureza, com bastantes troncos de turfa. Com o decorrer do tempo e mesmo fazendo algumas mudas de água, não creio que seja dificil criar um ecosistema para os cardinais e ramirezzi. Depois disso conseguido, as trocas de água (desde que não sejam em quantidades muito grandes) nunca irão aumentar muito os niveis ... Mas tu provavelmente não tens um aquário para isso ...

 

Acho melhor mesmo uns "africas"

 

Saudações...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se te baseares apenas no uso de turfa e troncos, a água que adiciones ao aquário virá sempre com pH e durezas altissimos..a não ser que coloques a "descansar" a água das TPA's durante uns dias, com troncos e turfa lá dentro (para não falar no tom amarelado da água).

Ao usares químicos, irás depender deles para o resto da vida do biótopo criado no aquário. :wink:

 

Já pensaste na hipótese de um aparelho de osmose inversa? :twisted:

 

Se tens a água com pH tão alto, certamente a dureza também deve ser altissima...o aparelho de osmose produz água com pH 7,0 e com 0 de dureza. Ao misturares um pouco da água da tua torneira a esta água, junto com troncos + turfa, deverás conseguir um pH na ordem de 7,2 (+/-) e uma dureza média-baixa, ideal para um amazónico.

Se preferires, podes usar directamente a água de osmose + turfa + troncos, e obter uma água com pH e dureza baixos (não aconselho o uso de água de osmose directamente no aquário -> água sem dureza = variações bruscas no pH).

 

O problema poderá ser o preço do aparelho (100€ +/-), mas garanto que vale a pena em casos como o teu. :idea:

 

Em último caso...podes optar por africanos anões ou peixes de água salobra.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.