O meu 1 aquário - Iniciante


Recommended Posts

Boas Bruno

Muito depressa esse aquário vai-se tornar muito

pequeno,quando os Guppys começarem a parir

filhos há toa,vais ficar com o aquário super lotado.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optei por ter apenas guppies machos. São mais vistosos e não me enchem o aquário de miudagem. ;)

Tapatalking

Então e as gajas? (disse um guppy macho para o outro).

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim parece.

No aquário de um familiar meu, ainda uma ninhada não está com metade do tamanho dos adultos e já lá anda outra ninhada de minúsculos guppies a nadar.

Por isso decidir ter só machos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Repruduzem-se assim com tanta facilidade?

 

Uma fêmea madura pode colocar no mundo uns 30/40 alevins mas, não te inerves, não é magico demora tempo. (vais dando, ou trocando por outras coisas é assim que o hobby começa) Nem todos sobrevivem, por vezes existem predação por parte dos pais.

E 80l litros podes ter uns 30/40 guppys, caso mantenhas uma boa qualidade de agua.

E para manteres a boa qualidade de agua, tens 3 opções.

Um bom filtro, plantas e trocas de agua regulares.

Quando falo de um bom filtro (sem indicar marcas) falo de filtros externos, que tem filtração mecânica e biológica.

Plantas falo de musgos, que retém partículas da agua, são abrigo, fonte de alimentação dos mini guppy (eles não comem o musgo apenas limpam o que cai/desenvolve neles) e absorve os nutrientes da agua.

Mas, para teres 40 guppy com 3/4cm terás de ter plantas de rápido crescimento o que implica uma boa fonte de luz.

Eu aproveito a luz do sol, mas tem de se ter algum conhecimento de controlo de algas.

Trocas de agua, apenas com o ciclo feito e com uns 10 peixes podes fazer uma troca de 20% de mês a mês.

A limpeza do filtro é quando perde muito caudal.

 

 

Boa continuação

 

Que pedra laranja é essa? É alguma peça de argila? Pelos buracos estou tentado em dizer que seria para ciclideos africanos.

Vai actualizando, o pessoal gosta de ver o rumo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A pedra parece me ser de argila, mas não tenho a certeza.

A fêmea depois de ter os alevins posso solta lá logo da maternidade ?Quanto tempo deixo os alevins dentro da maternidade?

A nível de alimentação pelo que li dou 2 vezes por dia certo?

Sim, deves soltar a fêmea assim que parir. O normal seria apanhar os alevins em vez de colocar a fêmea na maternidade.

As maternidades criam stress, ás fêmeas que já estão com o stress do parto e por vezes morrem antes de parir.

Adiciona musgo ou umas foxtail na maternidade.

Sobre a alimentação, aos guppys crescidos podes dar 2 vezes ao dia. Tem é de ser em quantidades que eles comam tudo.

No caso dos alevins basta uma vez ao dia flocos esmigalhados em pequena quantidade.

Sobre a pedra, deves ver se ela reage com a agua. Faz um teste de vinagre (existe informação sobre isso neste forum).

 

 

fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

O que eu acho,e que devias era soltar os pequenos,isto

se tiveres muitas plantas,e musgo,porque a sim os que

ficam serão sempre os mais "fortes"digamos,haverá

sempre os uns que ficam,olha que e só uma opinião

minha,agora tu fazes como deves entender.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já á uns 21 dias que tenho a água do aquário a fazer o ciclo do azoto.

Tenho deitado todos os dias uns flocos de comida coisa pouca.

Desde há 3 a água ficou esbranquiçada é normal?Parece que tem nevoeiro a água.

Nos primeiros dias do ciclo ficou assim mas desapareceu do dia para a noite, agora já se manter assim á uns dias :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A TPA resolveu o problema, ou sentes que ainda está turva a água?

 

Bruno uma coisa que já te disseram e que eu confirmo é que essa biobox não é de todo suficiente para essa litragem, portanto dito isto aconselho seriamente a pensares num filtro externo.

Das duas uma, ou arranjas um filtro externo que substitua essa biobox e passe a fazer o trabalho sózinho ou arranjas um externo que trabalhe em conjunto com a biobox.

Alguma dúvida sobre a filtragem coloca que o pessoal tentará encaminhar-te da melhor maneira, importante é teres conhecimento do que comprar antes de ires a uma loja, para não teres dissabores mais tarde com o filtro que escolheste e compraste.

Por estes e outros motivos é que não gosto de comprar kit's de aquários...prefiro comprar todos os equipamentos á parte mais o vidro é ainda por cima sai mais barato.

 

Fiquei na dúvida, referiste que tens substrato fértil da Trópica, é assim?

Está colocado por baixo do cascalho de rio?? Foi pena não optares por substrato inerte de granulometria mais fina, os peixes no geral preferem, bem como as plantas.

 

Outro coisa em que eu não gastava o meu dinheiro era em qualquer tipo de decorações artificiais, para além de que não aprecio, claro que gostos não se discutem e importante é que tu gostes do teu aquário, afinal vais ser tu a observa-lo todos os dias. Assim sendo, no meu entender é sempre melhor optar por plantas e peixes e investir mais nestas duas coisas que trazem vários benefícios ao aquário.

 

Acho que será fundamental colocares plantas e musgos no aquário visto optares por criar guppys, da forma que está neste momento e para se irem safando alguns alevins terás necessariamente de os colocar numa maternidade logo que nasçam e para isso tens de estar muito atento. Colocar fêmeas a parir nas maternidades hoje em dia já não é grande opção, nem a mais acertada na minha opinião é com o tempo é experiência vais concordar comigo.

Sem o aquário bem plantado os alevins não vão conseguir escapar nem vão ter onde se esconder acabando por ser predados pelos pais...

 

Espero que não me tenha escapado nada, bem sei que nem tudo o que disse é o que gostavas de ouvir, mas estou aqui bem intencionada a dar-te os meus melhores conselhos, o que nem sempre as pessoas têm coragem de fazer...

 

Quero felicitar-te pela escolha da fauna, também comecei com guppys, são sempre bonitos e é muito gratificante vê -los nascer e observar o seu crescimento até à fase adulta.

 

Ps: estava a esquecer de te dizer para colocares um fundo preto pois vai-te realçar a cor dos peixes e futuras plantas, experimenta que decerto vais gostar mais e acabam por sobressair mais, esse fundo que tens neste momento acaba por distrair o olhar para outros pontos... acabando os peixes por perderem algum do seu protagonismo.

 

Uma foto geral era bom para vermos a evolução do aquário.

Editado por Vera Santos
PS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolveu com TPAs e NITRIVEC.

Já percebi que o melhor é mesmo o musgo,mas a questão agora é...

Se colocar o musgo vou estar a mexer no fundo,não vai levantar muitas"impurezas "

Estou tentado a retirar as coisas artificias e colocar só plantas verdadeiras mas estou com algum receio.

Em relação ao fundo vou seguir o teu conselho vou mudar .

Obrigado pelas dicas.

Logo já ponho umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.