Primeiros passos em aquariofilia..


mikeplopes

Recommended Posts

Boa noite a todos,
agradeço desde já qualquer ajuda que me dêem ;)

Ora bem, eu já tive alguns aquários quando era mais novo, mas há uns bons anos que não faço nada. Há cerca de uma semana decidi comprar um aquário e comprei o Juwel Rekord 800 de 110L. Tenho estado a ser acompanhado pela Ornimundo do Vasco da Gama e Sintra Retail Park, mas faço este tópico para procurar outras opiniões e procurar respostas para perguntas que estão sempre a surgir haha.

Neste momento o aquário já está montado e o que tem de plantas é:
- Mriophyllum
- Anubias
- Microsorium
- Echinodorus

E peixes, pus 4 ancistrus para acelerar o ciclo (que parece estar bem controlado)

Dadas as condições, vêm aí as dúvidas:

O aquário tem um tronco que eu apanhei, lavei e fervi. Mas, como no dia em que montei o tronco estava a flutuar, prendi-o a duas pedras (uma em cada extremidade, que estão submersas debaixo da areia e, pensei eu, resolvi o problema..). Mas a estudar aqui o fórum percebi que as pedras que escolhi (pedras da calçada) foram a pior escolha possível, por serem calcárias. vou portanto ter de tirar o tronco.

- Alguém me sabe dizer como fazer com que o tronco deixe de flutuar?

Amanhã vou tratar de tira-lo e, por enquanto, vai ficar sem decoração até o ter pronto. Não quero estar a mexer muito na areia para não perturbar os peixes

Editado por mikeplopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em primeiro lugar tenha a certeza que o tronco não é resinoso e que está bem seco. Se tiver muitas duvidas compre um redmoor wood, está disponivel em algumas lojas online, não é excessivamente caro e é seguro. Retire cuidadosamente o tronco e as pedras depois tem duas escolhas ou arranja umas pedras não calcarias e coloca dentro de umas meias de senhora que amarra ao tronco e quando vencer a flutuabilidade corta as meias e liberta o tronco das pedras sem o levantar, ou compre uma bisnaga de cola ceys cilicone ou t-rex cilicone usado para colar as pedrinhas das piscinas e cola na base e cola na base umas pedras não calcarias que depois de cobertas com o substrato não se vão notar. Se a operação gor demasiado stressante para os peixes, retire e coloque os numa taça grande com agua do aquario por uma ou duas horas e depois devolva os após terminar e deixar o filtro limpar um pouco a agua. Pelo menos era o que eu faria.

 

O tronco flutua porque tem ar entre as fibras ao ficar submerso vai libertar o ar e hidratar as fibras ficando mais pesado. Cerca de 4 semanas depois estará, à partida, vencida a flutuabilidade

Boa sorte.

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Editado por Estiveirissima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,
Obrigado pelas respostas,

O aquário está montado há uma semana. É, o que vou fazer vai mesmo ser deixar o tronco submerso durante uns tempos. Enquanto isso, fica o aquário só com a gravilha, plantas e peixes. Os ancistrus estão a adorar o tronco, mas não quero ficar mais tempo com aquelas pedras no aquário se já sei que é prejudicial.

Mais uma questão:

A minha casa é bué quente e, mesmo sem o termóstato ligado, a temperatura da água chega aos 29°C. Quão prejudicial é isso também. O que faço é, de vez em quando, ponho uma placa de gelo daquelas de lancheira e, nessa altura desce para 28°/27°.

Obrigado a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esta é a minha opinião; cada um faz o que quer.

Animais é para colocar após o primeiro ciclo ou próximo do fim deste. Eu costumo esperar 3/4 semanas.

Antes de os colocar são feitos testes aos nitritos e amónia.

Que produtos estás a utilizar para tratar a água?

Qual a frequência e percentagem das trocas de água?

Estás a adicionar algum activador bacteriano?

Sabes que tendo ancistrus, tens de ter um tronco no aquário ou dar uma alimentação que contenha madeira?

 

Cumprimentos,

 

José

 

P.S.

Se eu quero aprender a conduzir, não pergunto a um vendedor de automóveis, pergunto a um piloto desportivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite mikeplopes,

 

A situação da temperatura alta deveria preocupar-te bem como o método de a fazer baixar, das duas uma, ou colocas espécies que aguentem temperaturas altas na casa dos 29 graus como referiste anteriormente ou então terás de de arranjar uma solução de refrigeração melhor do que a referiste, uma vez que a temperatura irá sempre oscilar muito e muitas vezes o que provavelmente trará doenças e mortes.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite mikeplopes,

 

A situação da temperatura alta deveria preocupar-te bem como o método de a fazer baixar, das duas uma, ou colocas espécies que aguentem temperaturas altas na casa dos 29 graus como referiste anteriormente ou então terás de de arranjar uma solução de refrigeração melhor do que a referiste, uma vez que a temperatura irá sempre oscilar muito e muitas vezes o que provavelmente trará doenças e mortes.

Claro guilhas. Deverão fauna de aguas quentes e inverno troca por fauna de aguas frias.

 

Brincadeiras á parte, tem a meu ver 2 opções low cost.

primeira introduzir no aquário 1 ou 2 garrafas de agua congelada de 33cl ou colocar uma ventoinha virada para a linha de agua.

 

Ou

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.