Recommended Posts

Aquário fantástico, parabéns! 3:

Nunca pensei em dedicar-me aos camarões, mas começo a perceber que são fascinantes.

Eu nem gosto de (comer) marisco, comigo estão a salvo! ;)

O seu aquário está impecável.

Reproduzem se muito? Dizem que o CO2 os limita um pouco na reprodução.

Parabéns pelo bonito aquário.

Cumps

Avelino Bejinha

Enviado do meu HUAWEI MT7-TL10 através de Tapatalk

O seu aquário está impecável.

Reproduzem se muito? Dizem que o CO2 os limita um pouco na reprodução.

Parabéns pelo bonito aquário.

Cumps

Avelino Bejinha

boas,

reproduzem o suficiente, o problema com o CO2 + ferts é o crescimento vertiginoso das plantas, e como não são plantas de caule não dá para podar, tem sido esse o maior problema, esse e o raio do termo que de vez em quando não liga e depois só dou por isso quando ponho a mão lá dentro... hoje foi a última vez :tapfoot:

estranhei ver tão poucos camarões, e estavam todos no meio das plantas quase sem actividade, pudera..., 15º C..., termo para o lixo, para não me enganar outra vez..., que o gajo trabalha, mas por vezes desliga e não volta a ligar :mellow:

abraço,

• Upvote 1

António, podes partilhar que dosagens dás de micros e macros e qual o débito de co2? E já agora os restantes parametros - pH, gH, kH e TDS - e rotinas de tpa.

• Upvote 1

boas,

o CO2 é a "olhómetro" (mais ou menos uma bolha a cada 4/5 segundos) e está sempre ligado, a fertilização é de cerca de 20% da que se usa num aquário bem plantado, testes não faço, só o pH de vez em quando, está sempre entre 6 e 6,5.

o problema principal é que as plantas crescem muito mais neste do que num áqua de reprodução e neste caso concreto em que optei por fetos e bolbitis, cresceram depressa demais e retiram a luz aos musgos que estão por baixo, obstruem também um bocado a circulação da água criando zonas "mortas".

eu fertilizo e ponho CO2 por o áqua estar na sala e a "patroa" fazer questão, como é óbvio, que os áquas estejam bonitos, se for para um aquário destinado à reprodução não convém por CO2 nem fertilizar, eles reproduzem-se mas não é a mesma coisa :rolleyes:

é bonito durante uns tempos, depois é necessário fazer nova montagem, raramente aguentam mais de 1 ano :ph34r:

abraço,

é bonito durante uns tempos, depois é necessário fazer nova montagem, raramente aguentam mais de 1 ano :ph34r:

O que é excelente! :cool2:

lol,

quando estiveres a desmontar e a tentar apanhar os camarões vais perceber...

:ph34r::mad::girlhitboy:

Então é às fotos?

lol,

primeiro tenho de efectuar uma valente poda biggrin.png' alt=':biggn:'>, e não a posso fazer porque existe uma boa quantidade de "riscadinhos" minorcas :cool2:

só daqui a uns tempos.

abraço,

Justificação valida biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

boas,

mas.., só para os provocar, deixo aqui uma foto de um outro áqua, este é de criação biggrin.png' alt=':biggn:'>

11140.jpg

15 litros de miscelândia :dance:

abraço,

• Upvote 2

Bemmm que delicia...

Novidades?

Abraço

• Upvote 1

António, e essa poda já foi dada lol.

Queremos atualizações.

Abraço

@A. Ferreira

Olá! O seu aqua é magnífico!:cool2::smile2: Eu também acompanho o cubinho de Natal e estou cada vez, mais fascinada por marisco...Também tenho um aqua de 30L (Scalare) e um dia destes vou experimentar colocar marisco...:tongue:

Gostava de pedir-lhe uma ajuda....eu também tenho um filtro Eheim Liberty 150 e, quando tenho de o limpar mais profundamente vejo-me aflita para limpar por dentro dos tubos e naquela parte junto da ventoinha...eu retiro a ventoinha mas é uma zona difícil de limpar...

Como faz para limpar o seu filtro? Que utensílios utiliza?

Se puder deixar-me ideias e ou referências e até links onde eu possa encontrar...

Desde já agradeço a ajuda e peço desculpa pelo offtopic...:blush:

Cumps:wink:

Edited by bettaa

boas,

tenho de actualizar isto, vosmecês merecem :wink:

@bettaa o filtro é fácil de limpar, a tubagem desencaixa-se e retira-se a pecinha vermelha, depois é usar uma escova de dentes velha para retirar a "nhanha" que está dentro dos tubos e escovar o interior  bigsmile

abraço,

• Upvote 1

há 35 minutos, A. Ferreira disse:

boas,

tenho de actualizar isto, vosmecês merecem :wink:

@bettaa o filtro é fácil de limpar, a tubagem desencaixa-se e retira-se a pecinha vermelha, depois é usar uma escova de dentes velha para retirar a "nhanha" que está dentro dos tubos e escovar o interior  bigsmile

abraço,

@A. Ferreira eu já uso uma escova de dentes para escovar a frente, onde faz a cascata, que fica sempre super escura mas a minha mior dificuldade é limpar dentro dos tubos porque a escova não cabe. Limpo um pouco na entrada mas nada mais...Vou procurar uma escova mais pequenita a ver se consigo fazer passar dentro dos tubos.

Já procurei mas não encontro escovilhões tão pequenos que caibam por dentro dos tubos...:unsure:

A pecinha vermelha que diz que se retira, qual é? É a que está na dobra do tubo principal que faz a regulação do fluxo de água? Se for essa nunca a retirei e não sabia que dava para o fazer....:blush:

Quanto a este tópico, por favor atualize!  Estou ansiosa por ver como está esta obra prima... :cool2::tongue::wink:

Obrigada!

Cumps!:wink:

Edited by bettaa

boas,

estado de há cerca de 2 semanas atrás 

IMG_20170522_223015.jpg

IMG_20170522_223027.jpg

IMG_20170522_223039.jpg

IMG_20170522_223057.jpg

IMG_20170522_223112.jpg

IMG_20170529_212044.jpg

IMG_20170529_212115.jpg

@Betta, é essa pecinha mesmo, basta puxar, se necessário usar uma faca para auxiliar junto ao encaixe, retirando-a limpa-se bem o tubo, há escovas e escovas, daquelas baratuxas quase sem curvas são as melhoras, para isto é claro.

cumps,

• Upvote 4

Boas A.Ferreira

Bom virou selva,mesmo a sim,esta muito bonito

eu por acaso ate gosto de ver aquários tipo selva,

e as gambas estão um espectáculo,5*.

Abraços: Álvaro Silva

Boas A. Ferreira

O seu aqua está um matagal que só um profissional conseguiria construir... :biggn: É de causar inveja...:tongue: E a mariscada está lindíssima!!

Parabéns! :wink:

Cumps.

Edited by bettaa

boas,

só para deixar meia dúzia de fotos (rascas :my_cry:) do penico com cerca de 13 meses :my_biggrin:

fauna saudável e prolífera mesmo com CO2 e ferts (fraquinhos :my_cool:)

abraço,

IMG_20170817_000304.jpg

IMG_20170817_000331.jpg

IMG_20170817_000854.jpg

IMG_20170817_000910.jpg

IMG_20170817_001123.jpg

IMG_20170817_001012.jpg

• Upvote 1

há 14 horas, A. Ferreira disse:

fauna saudável e prolífera mesmo com CO2 e ferts (fraquinhos :my_cool:)

Qual é a cadencia de bolhas de co2 por segundo? Tendo em conta que só tens flora pouco exigente( fetos, bolbities e pelia) porque razão adicionas co2?

Que fertilização forneces? Nutrientes e doses sff ;)

aproveita e testa essa agua, queremos saber tudo sobre pH, kH, gH, tds, manutenção,... :)

As plantas têm um aspeto magífico!! A mariscada está incrível!!

Que maravilha de aquário!!! ;-)

[mention=72733]A. Ferreira[/mention] Estou a usar aquela técnica que me ensinou para limpeza do meu filtro Eheim (consegui retirar a pecinha vermelha :-)) e agora fica impecável! Muito obrigada pela ajuda!!! ;-)

há 8 minutos, bettaa disse:

As plantas têm um aspeto magífico!! A mariscada está incrível!!

Que maravilha de aquário!!! ;-)

@A. Ferreira Estou aquela técnica que me ensinou para limpeza do meu filtro Eheim (consegui retirar a pecinha vermelha :-)) e agora fica impecável! Muito obrigada pela ajuda!!! ;-)

Fixe! :my_biggrin:

• Upvote 1

Qual é a cadencia de bolhas de co2 por segundo? Tendo em conta que só tens flora pouco exigente( fetos, bolbities e pelia) porque razão adicionas co2?
Que fertilização forneces? Nutrientes e doses sff ;)
aproveita e testa essa agua, queremos saber tudo sobre pH, kH, gH, tds, manutenção,... :)

Lol, acho que se mantiveres o co2 sempre ligado, manténs os parâmetros um bocado mais estáveis. Sem muitas oscilações de ph, o que é importante para os camarões.