Iluminação do aquário - ideias precisam-se


Helder Barbosa

Recommended Posts

Boa tarde.

Tenho um aquário da Aquapor já com alguns anos que me foi oferecido. É panorâmico, tem 120cm ( c ) x 30cm ( l ) x 40cm ( a ). Em termos de iluminação tenho uma régua T8 de 30W, também já antiga, que não me agrada muito. Queria ter algumas plantas no aquário (não muito exigentes), nomeadamente fetos de java, musgo e sagitarias e, por isso, gostava que me aconselhassem algumas soluções económicas e eficazes para ter um benefício acrescido para as plantas.

Deixo aqui algumas imagens do aquário e da iluminação:

https://j6koh3.s.cld.pt

https://w46vgh.s.cld.pt

 

Obrigado desde já!

Editado por Helder Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não consigo ver as fotos. De qualquer das formas dá uma vista de olhos aqui e se surgir mais alguma dúvida é só dizer:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609&hl=

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, David.

 

Obrigado pelo artigo. Já o li e está muito interessante.

 

Editei também o meu tópico e já corrigi os links das fotografias. Consegues abrir agora?

 

A minha ideia era arranjar um ou dois projetores led (tipo este: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Iluminacao/Iluminacao-exterior/Iluminacao-para-fachadas/16592632.aspx)e adaptá-lo à tampa do aquário. O projetor do link não tem muitas informações, mas se tiver 6500k e uma boa quantidade de lumens, será mais eficiente que a minha T8 de 30W, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hélder. eu tenho um aquário parecido com o teu, também da Aquapor mas é 100x30x40 e não é panoramico, mas com 3 fitas de Led consegui 2000 lumens e tá a chegar perfeitamente como podes ver no link na minha assinatura. custou 15€ + o transformador e simplesmente colei-as à tampa. Tou contente com elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo. Vi o teu aquário, está muito bonito. Quanto à iluminação, notas desenvolvimento nas plantas? Onde arranjaste o material para a iluminação? Sou um pouco maçarico em questões elétricas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto sim, estão todas a prosperar apesar de só ter plantas fáceis (como as que queres ter).

 

E ainda por cima não tenho substrato fértil e tenho areia fina o que compacta muito e não ajuda nada as raízes das plantas.

 

Nota que fertilizo dia sim dia não com Envy e diáriamente com Seachem Flourich excel.

 

Quanto aos leds simplesmente fui a uma loja de electricidade e comprei 3 metros de fita ip65 (resistente a humidade) e lá soldaram me os fios a unir as fitas. Depois é só ligar ao transformador e pronto. Feito. Fiquei com 2000 Lumens (podia ser mais, depende dos lumens por metro das fitas).

 

Entretanto como vou ter um aquário novo sem tampa tive de improvisar uma calha cujo tópico está aqui. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=251220&hl=

 

Mas se tiveres uns trocos para gastar compra uma já feita. Muito mais fácil :)

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em substituir a lâmpada que tens por outra tubo led? aumentas os lumens e diminuis os custos com a electricidade. Tens é trabalho a alterar o circuito eléctrico da calha, que é simples, mas em caso de dúvidas posso ajudar-te. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais