E eles reproduziram :) Neocaridina "Red Cherry"


Recommended Posts

Olá malta

 

Deixo aqui algumas fotos depois de ter ganho coragem de mexer no aquário, onde coloquei há 3 meses 6 Neocaridia denticulata sinensis var. red, também conhecidas como Red Cherry.

 

Já há algumas semanas que sabia que se tinham reproduzido, mas quando em algumas conversas com o mestre dos Invertebrados, Sérgio Leal, ele me dizia que este camarão era um dos que poderias apelidar "Guppy dos Camarões", confesso que fui um pouco céptico perante a possibilidade de reprodução estonteante que estes camarões de facto possuem.

 

Então hoje aproveitei que tive o apoio do amigo André (FazTeAoMar) e removi alguns camarões para outro aquário, demodo a poder povoar outro aquário com este belíssimo camarão.

 

Ficam aqui as fotos deles e reparem bem na variedade de tamanhos, os mais pequenos estavam completamente formados e teriam cerca de 2mm.

 

Recomendo vivamente a quem gosta de camarões a aquaisição de uns exemplares destes.

 

Abraços

 

Dom

 

RedCherry001.jpg

 

RedCherry002.jpg

 

RedCherry003.jpg

 

RedCherry004.jpg

 

RedCherry005.jpg

 

RedCherry006.jpg

 

RedCherry008.jpg

 

RedCherry010.jpg

 

RedCherry016.jpg

 

RedCherry017.jpg

 

RedCherry018.jpg

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas :roll::lol:

O maiorzito do copo da Eukanuba tem quantos centimetros?

Já agora... são territórias e eficientes a remover as filamentosas?

Daqui a uns mesinhos há lagosta para todos... qual restaurante... isso era "dantes", agora é aquário :twisted:

Parabens e abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O maiorzito do copo da Eukanuba tem quantos centimetros?

 

Acho que esse é de outra espécies (Neocaridina sp. "zeylanica"). Deve ter á volta de 3-4cm...

 

Não eram 2? :roll::lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olas.

Bem que podias "postar" como fizes-te para dar inicio ao processo de reprodução, tipo parametros de agua e outras coisas que aches interessante.

Anda lá, que o povo agradece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabéns

para além de serem optimos a limpar algas, e nem atacarem nenhuma planta

apresentam uma coloração muito bonita que pode variar entre o vermelho pálido até ao vermelho fogo ou o castanho...

são mesmo bonitos e dos mais fáceis de manter :)

boa sorte a todos :?

abraços

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi de novo

 

Por partes

 

Pode ser colocado em qualquer plantado sem nenhum problema?!!?

Ele se alimenta de algas?!!?

[]'s

 

Penso que pode ser colocado em qualquer plantado, e alimenta-se de algas. Há quem defenda que come mais algas que o próprio Caridina japonica

 

Agora eu não te consigo confirmar isso :)

 

Desde que não tenhas nenhum organismo (peixe ou invertebrado) que os possa comer , são definitivamente uma mais valia para qualquer aquário plantado.

 

Os meus só têm um defeito em parte por culpa minha, têm tanto musgo e feto de java no aquário que eu raramente os vejo.

 

Aliás o que está na caixa é uma amostra do que andava pelo aqua, porque não retirei nem um quarto dos camarões que lá andavam, por isso devo ter sensivelemnte cerca de 60 a 70 camarões com vários tamanhos.

 

Agora aproveitei e isolei-os nesse aquário, retirei os peixes todos que lá estavam e têm condiçoes para prociriar ainda mais.

 

Um grupo de 6 foi para outro aquário para continuar a propagação para outro lado e vou ver se introduzo lá uns espécimes novos para cruzarem com sangue novo.

 

Boas    

O maiorzito do copo da Eukanuba tem quantos centimetros?  

Já agora... são territórias e eficientes a remover as filamentosas?  

Daqui a uns mesinhos há lagosta para todos... qual restaurante... isso era "dantes", agora é aquário  

Parabens e abraços.

 

O maiorzito tem cerca de 3,5cm e NÃO É UM Red Cherry

 

Acho que esse é de outra espécies (Neocaridina sp. "zeylanica"). Deve ter á volta de 3-4cm...  

Não eram 2?

 

Eu penso que seja Caridina fernandoi, o segundo sei que anda lá, porque não via os red cherry e estes também não , com o movimento da rede dentro do aquário, deixei de ver o que fosse e até Otocinclus e Corydors que lá andam foi difiícl apanhar quanto mais o segundo ....

 

Pergunta ao tomás mendes a guerra que foi apanhar uma Cory julii naquele aqua :? quanto mais um camarão da cor da água de pois de agitada :?

 

Parabens Domingos, espero que tenhas mais criação com eles.Há muito tempo que ando a procura desses camarões mas não encontro,onde os adquiriste?

 

Espero bem que sim. Já andam a areproduzir há semana e acredito que já tenha 2 gerações distitintas, vou agora tentar adquirir mais para meter sangue novo. Estes comprei ou em Fevereiro ou em Março ao prates.

 

Olas.  

Bem que podias "postar" como fizes-te para dar inicio ao processo de reprodução, tipo parametros de agua e outras coisas que aches interessante.  

Anda lá, que o povo agradece.

 

Boas.

 

Resumidamente, porque não tem muita ciência, estavam num aquári comunitário, 80x30x40cm (aprox. 92 Litros brutos) com 5 Otocinclus e 7 Corydoras nanus, e um casal de ramirezis. Troncos com musgo de java e feto de java, outras plantas, Cryptos, Rotalas etc....

 

Filtro Eheim Liberty 150

Termóstato Jager 100

temperatura 27ºC

KH entre 4 e 6

com injecção de CO2 caseira por causa das plantas.

 

Penso que o sucesso residiu no musgo e no feto denso de modo a proporcionar esconderijos e sítios de acumulação de restos de comida.

 

Só quando era hora da papa dos peixitos é qe via alguns cá fora a comer pedaços de Artemis, larvas, flocos , etc. Comiam de tudo.

 

Mas penso que com o musgo estão nas 7 quintas. Depois foi só esperar até que um dia contei 12 meninos quando incialmente tinha 7, e por ai fora até hoje ter umas dezenas.

 

Segundo o Sérgio Leal, eles se não gostarem da água vêm passear cá fora e morrem. o Kh tem de ser diferente a zero de modo a haver carbonatos na água para eles sintetizarem para a carapaça.

 

Com base neste site

http://www.cerclaqua.com/eaudouce/ficheinvv4.php

 

Demoram 3-4 meses a atingir a maturidade sexual.

As fêmeas trasnportam entre 20 a 30 ovos de cada vez.

Demoram cerca 20 dias a eclodirem e nascem camarões miniatura com 2 mm :? transparentes nos primeiros dias (tal e qual os meus :?), ganhando coloração ao fim de 2 a 3 semanas.

 

O vermelho vai-se intensificando e as minhas fêmeas são vermelhas mesmo vivo, mesmo cereja, fazendo juz ao nome, o André tirou umas fotos macro que espero que ele ponha aqui um dia destes.

 

Mais questões façam favor de as por, embora o culpado disto tudo seja o Sérgio Leal :?

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, que bela pescaria que foi hoje em casa do Domingos. Os camarões é só amor... Aproveito para colocar algumas pics.

 

Ovos de Ramirezi no polegar e no tronco ( grande timing por parte dos gajos)

PICT0014.jpg

 

O Amano ( grande selva mas saudável)

PICT0015.jpg

 

Os camarões (fêmea adulta)

PICT0026.jpg

 

PICT0029.jpg

 

PICT0033.jpg

 

Um juvenil com 5/6 mm

PICT0061.jpg

 

PICT0076.jpg

 

Os gajos são mesmo pequenos, tirar macros aos putos é quase impossível. Era precisa a máquina do Just_me para sacar umas macros em condições. :)

 

Domingos seu avô babado. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gajos são mesmo pequenos, tirar macros aos putos é quase impossível. Era precisa a máquina do Just_me para sacar umas macros em condições. :?

 

...e umas duas horas, porque pra coisa sair em condições ele não deve deixar por menos :?

 

Já comi muitos parecidos com esses, mas maiorzitos!

Daqui a um mês alguém vai anunciar nas ofertas :)

Boa criação essa, também já tinha visto alguns em casa do Just_me de criação dele, e nunca pensei que fossem assim tão faceis de criar.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daqui a um mês alguém vai anunciar nas ofertas :)  

 

Oi

 

Em principio não verás estes nas ofertas porque já tão muitos apalavrados para trocas com outros camarões :? e mesmo destes também :?

 

 

Agora que lhe tomei o gosto não quero outra coisa :?

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os mais pequenos que consegui fotografar foram estes...desfocados!

 

red-cherry.jpg

 

o tamanho do grão preto é mais ou menos o tamanho do grão castanho na ultima foto do fazteaomar 2mm. surpreendeu-me ele ja ter a coloração vermelha, mas talvez seja da alimentação rica em carotenoides. á vista desarmada nao parece minimamente vermelho..alias é dificil de o ver...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas talvez seja da alimentação rica em carotenoides.

 

Que alimentação é essa Just_Me?

É que não sei em que "produtos" podem ser encontrados os carotenoides...

 

Obrigado

 

Os carotenos podes encontrar na cenoura, tomate entre outros. É o que lhes dá aquela cor característica alaranjada/vermelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para alem desses alimentos, podes procurar nas embalagens por B-caroteno que nao são muitos que teem. comidas com cores alaranjadas/vermelhas teem tambem b-carotenos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem apanhei finalmente um do grupo de 6 que coloquei noutro aqua :o

 

Ficam aqui alguns shots :o

 

Aquário onde está o grupo de 6 removido do aquário de reprodução

CopyofPlantados001.jpg

 

Foto de um deles mais atrevido a procurar comida cá fora:)

CopyofPlantados007.jpg

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

à 1 mes comprei 5 destes belos camarões...

á uma semana contei mais 25 novos habitantes :)

e uma das fêmeas adultas está gravida outra vez :lol:

vamos ver se todos consegues crescer :lol:

abraços

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez parabens.

já agora o que dás aos camarões pequenos?comida liquida?

 

Olá

 

mais uma vez obrigado, os pequenos alimentam-se das algas e dos restos de comida dos grandes, não lhes dou nutrição dedicada a eles.

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá

 

Nova actualização.

 

Os 6 que separei para outro aquário já reproduziram, e tenho uma onda vermelha (não! não é uma comparação com um termo usado no futebol :lol::)) a invadir o prado verde.

 

Ficam aqui algumas fotos de um dos pais com os putos, naquilo que vou baptizar de "Família feliz" :)

 

CopyofVrias015.jpg

CopyofVrias019.jpg

CopyofVrias022.jpg

CopyofVrias024.jpg

CopyofVrias025.jpg

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho red crystal, não tenho é foto deles vamos ver se consigo tirar alguma, tinha 5 agora tenho 40 e aina vem mais a caminho lolol kualker dia da-me na mona fasso só um akuário de 150 litros para reproduzir red crystal lololol

 

 

os guppies não os comem eu tenho arlequins nem exes lhe tocam lolol passam ao lado e o resto é converça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais