Problema em toda a flora


claudio Silva7

Recommended Posts

boas pessoal.

 

sou novo neste assunto, tenho o meu aquário à relativamente pouco tempo, é um aquário de 80 litros.

tenho algumas plantas que vou postar as fotos das mesmas e o seu problema.

passa-se o seguinte, desde há cerca de 1/2 meses para cá todas as minha plantinhas começaram a ficar com manchas pretas que se for passar o dedo não saem facilmente pelo menos ou seja teem alguma coisa que esta agarrada a elas.

o aquario é comunitario tenho cerca de 10 peixeinhos atualmente. neons, coridora, molly balao entre outros que nao sei o nome tecnico.

faço tpas semanalmente de 15/20% da agua.

na semana passada dirigi-me a uma loja para fazer testes a agua pois nao possuo ainda os meus, o que me foi dito era que o no3 estava otimo e o ph igual.

ja fui a varias lojas, ja me disseram que podia ser a luz, tenho uma calha sony pll de 86w.
ja me disseram que podia ser falta de nutrientes, ainda nao adicionei qualquer tipo de "medicaçao" pois nao quero fazer nada sem ter a certeza.

falaram me tambem que precisava de uma "equipa de limpeza" e aconselharam-me uns caracois pretos, visto que nao tinha nenhuma adquiri 4 dos mesmos. ate agora passado 1 semana sensivelmente nao obti resultados visiveis por esta via.

peço desculpa nao ser mais explicito e o meu vocabulario ainda nao ser o melhor neste assunto.

junto envio fotos das mesmas para mais façil avaliaçao do meu problema:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que é para a loja "os nitratos estão bons"?

 

Quantas horas de luz por dia?

 

Onde estão a saída e entrada das tubagens do filtro?

 

Tendo em conta a fauna, talvez o Tropica Specialized fosse uma boa opção.

Ou se puderes, trabalha com ADA.

 

Utilizar Seachem Excel moderadamente, também ajuda.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde bringer,

os nitratos estarem bons pelo que o senhor me explicou era estarem dentro da cor indicada no teste, o valor nao me lembro sinceramente. Esta semana irei fazer novo teste e posso perguntar valores.

a saida esta na parte de tras inferior esquerda do aquario, e a entrada é com regua na parte superior esquerda do mesmo.

teem 8 horas de luz por dia.

eu peço desculpa nao saber informar melhor mas como disse ainda estou em fase de aprendizagem sobre nomes cientificos e etc.

Editado por claudio Silva7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho essa luz muito forte para o tipo de plantas que tens, ainda por cima sem fertilizar e suponho que sem CO2.

Eu experimentava diminuir para 7 horas.

Isso tem substrato fértil?

Acho que no teu caso os nitratos estão bem entre 15 e 20.

E TPAs como foi dito, também ajuda.

Depois quando as coisas estiverem melhores, podes fazer a TPA intermédia com menos quantidade, acho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha guardada a calha antiga e hoje de manha coloquei-a para fazer uma semana de teste com esta luz a ver se ajuda em algo.

e sim tens razao, nao uso co2 nem fertelizante por enquanto.

vou passar fazer esta semana de teste com a luz mais calma e ver se tenho algum tipo de resultado primeiro.
o problema nao se esta a alastrar pelo que tenho visto. mas nao esta a dimunir tambem e nao estou a conseguir dar com a razao para tal.

se com a luz nao melhorar irei começar com 2 tpas por semana e ver se dai ajuda.

para ja obrigado a todos os que me deram algumas sugestões/ideias, eu ja estava a ficar sem nenhuma para por em pratica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais