Calha de LED de 1920 a 11520 Lumens FVM (Faça Você Mesmo)


Gonçalo84

Recommended Posts

Está muito porreiro o teu DIY mas este tipo de led em fita por norma tem um problema, acaba por irem falhando!

O que espero que não te aconteça, mas quando montados em cozinhas, passados uns meses é a olhos vistos os leds que foram á vida ou estão a piscar!

 

Fica de vigia e com alguma reserva de fita pro caso de ser necessário substituir.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro o teu DIY mas este tipo de led em fita por norma tem um problema, acaba por irem falhando!

O que espero que não te aconteça, mas quando montados em cozinhas, passados uns meses é a olhos vistos os leds que foram á vida ou estão a piscar!

 

Fica de vigia e com alguma reserva de fita pro caso de ser necessário substituir.

 

Cumps

 

 

Boas Miguel. Tive umas a funcionar uns 3 meses e nunca falharam. É importante ver se o transformador está bem calibrado a uns 11.5V para não sobrecarregar os leds.

 

Mas foi só 3 meses. Vou relatando assim que tiver novidades.

 

E fiquei ainda com 1 metro de reserva. ;)

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na calha que fiz e que ainda tenho no aquário o problema foi que os leds vão ficando amarelos, parece queimados, com o uso e a intensidade da luz reduz drasticamente. Não fiquei muito adepto das fitas, não sei se com lâmpadas o cenário é diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na calha que fiz e que ainda tenho no aquário o problema foi que os leds vão ficando amarelos, parece queimados, com o uso e a intensidade da luz reduz drasticamente. Não fiquei muito adepto das fitas, não sei se com lâmpadas o cenário é diferente.

 

Também me aconteceu isso, a razão disso é o transformador estar regulado para mais dos 12V permitidos por elas. No meu caso estava 13.7V e depois reduzi para 11.5 e nunca mais aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já respondi no outro tópico mas vai aqui para efeito de informação para os outros forumeiros:

 

Vejam aqui as lojas onde podem comprar a fita que usei: http://ledup.pt/index.php/revendedores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Também me aconteceu isso, a razão disso é o transformador estar regulado para mais dos 12V permitidos por elas. No meu caso estava 13.7V e depois reduzi para 11.5 e nunca mais aconteceu.

Otima dica, também vou testar.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu transformador permite regulação?

Se formos para uma calha de 220v também temos esses problemas ?

Não encontro dimmeres de nascer e pôr do sol para 220v.

 

O meu transformador é um turbinado como está mais acima no tópico e tem lá uma espécie de parafuso para regular a voltagem. Mede-se com um voltimetro e regula-se para menos de 12V. Quanto menos voltagem mais os leds duram mas menos luz produzem. Por isso escolhi 11.5 para estarem perto do máximo.

 

Se fores para uma de 220v é só ligar à tomada e já está. A não ser que aí por esses lados haja muita sobrecargas de corrente.

 

Também não encontrei para 220V. Acho que o melhor é ires para os 12v mesmo. Comprei ontem um transformador de plástico 60w 2A para fazer a calha para o projecto Silver Schist. Custou 5€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma das minhas T5 de 54w foi-se! O Aqua tem duas!

Estou a equacionar mudar para estas tiras de Led's

 

Sei que passou pouco tempo desde que acabaste o projecto, mas pergunto na mesma se continua tudo a funcionar bem e se estás satisfeito?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou sim senhor!

 

Muito satisfeito. Manda uma boa luz. Acredito que não tenho tanta luz como as calhas de "marca" por isso não se fiem muito nestes lumens. Digo isto pela falta de algas (não me estou a queixar ;))

 

 

Em relação ao funcionamento da calha em si só tive de trocar de transformador porque o outro apanhou água (quem diria que água e electricidade não combinam) e arrebentou o fusível. Fui à loja do meu amigo e ele calão como é, preferiu dar-me outro transformador do que tirar o fusível daquele. Fiquei-lhe a dever uma mini (e lembrei-me agora que ainda não lha paguei).

 

E também uma ou outra fita descolaram-se, mas foi por minha culpa de ter colado e descolado-as muito. Nada que não se resolvesse com fita cola de dupla face.

 

De resto impecável, está simples, bonita e faz o serviço dela.

 

Houve também uma ligação que começou a fazer mal contacto, mas mais uma vez culpa minha porque era a unica ligação que não estava soldada, tinha um conector união que mostrei no post #14.

 

Não comprem estes conectores porque falham muito! Não vale mesmo a pena. Pode-se pensar que dão jeito para evitar as soldaduras mas acaba pelo "barato sair caro". Mais tarde vão falhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo quais são os conectores? Tive de pedir a um amigo para soldar as minhas fitas. O meu jeitinho com a solda é pouca ou nenhuma e queria acrescentar mais um pedaço de fita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao post nº 14 deste tópico. É a segunda imagem.

 

De qualquer modo e como sou um gajo porreiro aqui está o link: http://teclusa.pt/index.php?id_product=776&controller=product

 

 

Abraço

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gonçalo, mas mesmo assim não resolve o meu problema... a falta de jeito para soldar. O meu problema e cortar as fitas e soldar-lhes fio.

:whocares:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse conector não precisas de soldar, é só tirar um bocado de silicone da ponta, enfiar isso e já está. Mas repito que não são muito fiáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou postar em breve outra que fiz mais simples que essa.

 

Não leva acrílicos nem sequer parafusos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo84 para alem das fitas , controlador , transformador, calha , o que é preciso mais para ligar tudo? em termos de fios

Que fios uso para ligar as fitas ao programador?

E para as unioes?

 

Cabo eléctrico de 2 condutores de 1 ou 1.5 mm. Não precisa de ser muito grosso que depois é mais dificil de trabalhar e estas fitas não precisam de muita corrente.

 

As uniões não precisam de fios. servem só para unir as fitas umas às outras. Na ponta final metes uma união e cortas o fio. E entao ligas o positivo no vermelho e o negativo no preto e ligas ao controlador e depois ao transformador.

 

Não sei se me expliquei bem.

 

Por exemplo nesta outra calha que fiz http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252471&hl= não usei uniões mas dá para perceber:

 

DSC_0172.jpg

 

aqui faz de conta que é onde leva as uniões (as tais que não aconselho por não seres de confiança)

 

DSC_0170.jpg

 

E aqui é a ponta final da fita (a parte de trás da calha) que soldei o fio de 2 condutores. Neste caso em especifico até era um fio grosso porque era o único que tinha branco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. É protecção IP65. Resistente a humidade e pingos. IP67 é submersível. Menos que isso não é adequado para aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas tardes,

 

Adorei este post, e como parece-me que sabem muito e t~em experiência na àrea peço ajuda.

 

Pedia ao Senhor Gonçalo que me dissesse como está a solução das fitas Leds. Ainda aguentam? A intensidade mantém-se? Aconselha?

 

Aproveito para perguntar algo sobre electricidade visto não saber muito. E como é para aplicar na aquarofilia ainda menos.

 

Fita RGB ou fita simplesmente branca? Se fosse hoje o que faria?

Fita 12v ou 220?

 

Quais os prós e os contras?

 

Usando uma qualquer fita se apenas a ligarmos a um relógio mecânico, esta ao acender-se sozinha terá manterá configurações (intensidade, cor) ou fica em perde tudo e volta às configurações base sempre?

 

Obrigado pela ajuda desde já,

 

Duarte M B Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Adorei este post, e como parece-me que sabem muito e t~em experiência na àrea peço ajuda.

 

Pedia ao Senhor Gonçalo que me dissesse como está a solução das fitas Leds. Ainda aguentam? A intensidade mantém-se? Aconselha?

 

Aproveito para perguntar algo sobre electricidade visto não saber muito. E como é para aplicar na aquarofilia ainda menos.

 

Fita RGB ou fita simplesmente branca? Se fosse hoje o que faria?

Fita 12v ou 220?

 

Quais os prós e os contras?

 

Usando uma qualquer fita se apenas a ligarmos a um relógio mecânico, esta ao acender-se sozinha terá manterá configurações (intensidade, cor) ou fica em perde tudo e volta às configurações base sempre?

 

Obrigado pela ajuda desde já,

 

Duarte M B Franco

 

Boas Duarte, primeiro que tudo o Senhor está no céu para quem acredita nisso. ;)

 

As fitas estão como sempre estiveram, apesar de não ter medido a intensidade delas e agora posso dizer a olho nu que mantém a intensidade.

 

Aconselho SE não tiverem dinheiro para comprar as calhas Chihiros. É sempre melhor comprar uma coisa já feita e tem razoável qualidade de construção e bastante qualidade de leds.

 

Quanto à voltagem há muito mais escolha em termos de intensidade de luz nas fitas de 12v, mas de facto 220v é mais simples porque não precisa de transformador.

 

As fitas funcionam como qualquer lâmpada, não perdem configurações.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
On 9/10/2016 at 12:54 AM, Gonçalo84 said:

Eu por exemplo tenho 3.2 metros de fita que a 10.8W por metros dá 35W.

Sei que já passou um tempinho desde esta mensagem. 🙂

Mas podes indicar a referência desta fita LED? Já procurei e não consigo encontrar fita com estas características. ISto é uma relação excelente cerca de 225lm/W, é muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais