Fazer tpa's no ciclo1


Ivo valerio

Recommended Posts

Boas malta visto q N percebo muito disto ainda,e necessário fazer tpa's e limpeza no ciclo? Devo meter comida lá msm sem peixes? Li isso algures não me lembro onde !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

 

Podes colocar um pouco de comida.

No meu caso cheguei a utilizar um pouco de açúcar, tipo uns 20 grãos.

 

Fazer TPAs ou não, depende do substrato utilizado, por exemplo se liberta amónia.

 

No meu aquário mais recente, fi-las.

No primeiro, já não me lembro.

 

Mesmo que na embalagem do substrato não fale em TPAs, se mudares 10% de água por semana não é isso que vai fazer mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ivo,

 

A limpeza durante o ciclo não é necessária, a não ser que queiras mesmo limpar os vidros mais nada, o filtro não lhe toques porque ao lavá-lo vais acabar por destruir a colónia de bactérias que se está a formar.

 

A única coisa que te pode acontecer que é normal em novas montagens é na segunda ou terceira semana, o aparecimento de algas filamentosas (tipo cabelos) essas sim podes removê-las à mão, no entanto, para evitares esse trabalho podes e deves adquirir uma equipa de limpeza, dependendo da litragem do aquário mas por exemplo num aquário de 50L colocares +/- umas 10 ou 15 Caridinas Japónicas .

 

Em relação a tpa's se deves ou não fazer, eu faço durante o ciclo mas há quem não o faça, o motivo de eu o fazer é pelo facto de diminuir a amónia, repor alguns nutrientes para as plantas com água nova, e penso que de certa forma ao fazer pequenas tpa's durante o ciclo ajuda a evitar o aparecimento de algas mas isto é o que eu penso :)

 

Em relação ao ciclo dá uma olhada neste link vais necessitar entender os picos de amónia, nitritos e nitratos para poderes colocar a fauna em segurança ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito úteis a malta daqui agradeço ! E posso por essa equipa de fundo com neons e guppys?o aubstrato que tenho é aquabasic plus da jbl! Outra dúvida é aqui existe bastante calcário na água , eu comprei um produto pra esse efeito e limpeza da água cada vez que faça TPA tenho que adicionar o produto? E 10ml pra 10 litros de água e o produto é BIOTOPOL da jbl também !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi a relação entre o Biotopol e o calcário; não consultei o website original.

E acho caro para as funções que li.

Acho que o produto indicado talvez fosse algum KH-, mas não tenho a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi recomendado pelo homem da loja ! Eu acreditei pq visto que em França há calcário em todo o país ! Se estiver errado que alguém me diga só vou buscar os peixes daqui a 2 semanas e meia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...