Um passo de cada vez


andre_afonso

Recommended Posts

Depois de ter mantido com algum sucesso um aquário plantado que apresentei aqui no fórum senti que essa montagem já não me permitia ir mais longe então comecei a idealizar uma nova montagem que já começou há algum tempo.

 

Tive um plantado low-tech que considero que foi um sucesso. Fazia uma TPA semanal e fertilizava em EI. Na sua melhor fase o Aqua tinha quase 0 algas, as plantas estavam com boas cores e bom crescimento e os peixes saudáveis.

 

Mas como tirei tudo o que imaginei dessa montagem parti para outra, usei toda a flora do aquário anterior, introduzi mais algumas espécies e meti mãos à obra.

No entanto desta não me está a correr tão bem.

 

Vou apresentar esta nova montagem aqui. Como a montagem já vai com mais de 6 meses algumas coisas já foram evoluindo e não há fotos de todas as fases.

 

Aqui vai o setup actual, ainda que as coisas tenham começado um pouco diferentes:

 

Montagem: 12/2015

Aquário: Aquatlantis 100x40x50 (200L)

Termostato: Tecatlantis 300W. 26 graus.

Filtro: JBL cristal Profit e901 + bomba circulação.

Matérias filtrantes: EHEIM cerâmicas cilindros + bolinhas, cada um no seu prato. Seachem purigen. Esponjas em cima.

Iluminação: T5 6500K 74,2cm + T5 Grolux 74,2cm.

Fotoperíodo: 8H.

Substrato: JBL manado + areão praia

Hardscape: Rocha Vulcânica + Tronco.

 

Fauna:

3 Plattys

3 Corydoras

6 Caridina japónica

2 Tetra Neon

5 Tetra Serpae

5 Rasbora Arlequim

3 Botia Morleti

1 Otto

1 Casal de Colisas (gourami anão)

4 Guppy

 

Flora:

Microsorum trident

Musgo de Java

Anúbia

Anúbia anãs

Rotala Rotundifolia

Valisnéria

Crypto Wendtti

Echinodorus bleheri

Bacopa

Pogostemon stellata

 

Fertilização: EI (metade da dose porque não tenho CO2) + Carbono líquido + cápsulas fertilizantes de substrato da soluções aquáticas

 

Alimentação: granulados da soluções aquáticas e pastilhas de fundo.

 

Esta foi a minha fase de testes, este layout foi o escolhido

 

afa59a0b016acd4f30665d8cf09b7d69.jpg

 

85e98c63f37e90a693162ae85d972f58.jpg

 

a703f762275e144031ebfb427376c67a.jpg

 

Depois de montado o aquário ficou assim

 

a7a2ff170860719a65764eff8bdf3155.jpg

 

ca194a44076514a021fc3cec261c7ab2.jpg

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante, vou acompanhar.

Estou curioso para ver como isso se desenvolve uma vez que o único co2 que estás a usar é o carbono liquido e estás a fertilizar.

A minha previsão é que terás ai um surto de algas.

Mas a nível de layout está muito bonito, bem arranjado e agradável de se vêr, os meu parabéns.

 

Cumprimentos

 

Nuno C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Nuno surto de algas não tive para já. Como disse no início está montagem já vai com 6 meses. Tive foi problemas com algumas plantas, inclusive algumas que transitaram do aquário antigo, as criptos por exemplo andaram a derreter e a nascer intermitentemente durante uns tempos, agora parecem melhores, a rotala também teve problemas mas lá se vai aguentando, desde a outra montagem que percebi que esta planta sem o co2 não fica muito bonita, mas ainda assim consigo fazer uma moitinha lá no fundo. A pogostemon foi outra que não percebi, assim que plantei cresceu muito e sempre bonita, podei andei a replantar noutra zona do Aqua e voltou a crescer, dum dia para o outro começou a definhar....

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referiste em cima " depois de montado ficou assim" associei que fosse logo e não já com 6 meses.

Sendo assim e não usando co2 pressurizado está muito bom, no entanto nota-se no crescimento dessas plantas ai atrás a sua falta.

Já o facto de não teres algas deve-se quase de certeza a essas caridinas que são máquinas de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, espera acho que me expliquei mal, o aquario ja vai com cerca de 6 meses mas as fotos são dos primeiros dias da montagem . Em breve tiro umas chapas e posto para verem como está agora.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se isso é do primeiro dia... vou seguir para veres essas fotos.

Bela montagem, layout muito bem pensado e boa escolha de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bom. Sou adepto de aquários sem co2 e acredito que eles conseguem prosperar. Acredito que o co2 dá mais dores de cabeça que vantagens. Tou a dizer isto porque não tenho dinheiro para o redutor mas quem sabe um dia talvez calhe.

 

Não sou grande fã desses "rios" porque acho que está muito visto. Mas ta agradável de se ver.

 

Parabéns

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.