Mudança do aqua para goldfish


Recommended Posts

Boas, tenho um aqua 150 l, com um metro de comprimento e está sem manutenção há meses. Plantas sem podar, vidro todo verde e os peixes lá andam.

Queria renovar o aqua. Retirar tudo, vender os peixes e colocar peixes de água fria.

Segundo este vídeo YouTube https://youtu.be/R4-oce1tVHcdiz que não há necessidade de colocar areão e se colocar é apenas um fina camada de areia preta. Também diz que é importante uma bomba de ar. É preciso mesmo?

A minha ideia é ter um aqua fácil de manter.

Cumps

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Essas condições são muito más. Faz pelo menos umas trocas de água para melhorar a qualidade de vida dos bichos. Tipo 20% todos os dias durante uma semana...

Que peixes e quantos gostarias de colocar?

A cor da areia é irrelevante, mas nada de coisas pintadas, podem libertar químicos. Os peixes dourados crescem bastante, portanto para essa litragem, um já vai estar apertado. Uma bomba de ar, não sei. Mas que filtragem tens? Podes dar todas as especificações (filtro, medidas do aquário, fauna que queres, se queres plantas, etc.)?

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que as condições são más, mas com um reguila de um ano e meio, ele não me deixa fazer nada .

Gostava de colocar 2 peixes, um oranda e outro por exemplo, cauda de véu ou telescópio.

Estava a pensar colocar uma fina camada de areão preto ou como no link que coloquei acima, nada no fundo. Quanto à flora uns fetos de java ou anúbias

Aqui vai o meu setup:

Medidas:100x30x50 = 150 litros

Filtro externo JBL Profi 900

Iluminação 2 lâmpadas uma azul e outra amarela, não me lembro dos watts nem kelvins

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagino... Infelizmente o tempo não chega a tudo. Mas pelo menos de umas TPAs isso precisa.

Na minha opinião, esse aquário já vai ser curto só para um se for das espécies que ficam maiores. Não colocaria dois.

Vou pesquisar sobre o filtro.

Podes tentar juntar plantas, mas não sei se sobrevivem... Se quiseres mesmo, talvez umas artificiais convincentes sejam uma melhor aposta. Acho que eles gostam de plantas, mas não tenho a certeza.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar sobre esse filtro, penso que é adequado.

Mas quanto ao aquário, pode mesmo vir a tornar-se pequeno para apenas um. Se quiseres mais que um, na minha opinião, um aquário com as medidas 150x50x50 seria ideal para dois, no máximo três. E com excelente filtragem, não esquecer.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para teres 2 sim. Mas não muito mais que isso. Quer dizer até podes ter mais mas depois vais ter de dar alguns à medida que forem crescendo.

 

O filtro é bom para isso mas tens de ter noção que ter kinguios ou peixes de água quente é praticamente a mesma coisa. A diferença é só o termostato estar regulado para menos temperatura.

 

Quanto às plantas podem ser todas mas de folha grande que não caiba na boca deles. Tudo o que for folha pequena ou fininha (limnophila sessiflora, hydrocotyle tripartita etc) eles roem tudo. Isto pode ser diminuído se lhes deres comida vegetal.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo84, porque dizes que pode ter dois naquele aquário? Um "goldfish" chega, em média, aos 30 cm, que é a profundidade do aquário. Ora, se um já vai estar apertado... não acho que dê para dois, definitivamente. E, tal como disse anteriormente, pode vir a ficar apertado para apenas um. E qual é a vantagem de ter mais se depois terá de se desfazer deles? Mais vale nem os colocar logo à partida...

 

E o termostato não é sequer necessário. Tenho um tanque exterior com uns 30 a 40 mil litros e tem centenas de kinguios nascidos lá. e as temperaturas na minha zona vão dos cinco graus negativos no inverno aos quarenta no verão.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo84, porque dizes que pode ter dois naquele aquário? Um "goldfish" chega, em média, aos 30 cm, que é a profundidade do aquário. Ora, se um já vai estar apertado... não acho que dê para dois, definitivamente. E, tal como disse anteriormente, pode vir a ficar apertado para apenas um. E qual é a vantagem de ter mais se depois terá de se desfazer deles? Mais vale nem os colocar logo à partida...

 

E o termostato não é sequer necessário. Tenho um tanque exterior com uns 30 a 40 mil litros e tem centenas de kinguios nascidos lá. e as temperaturas na minha zona vão dos cinco graus negativos no inverno aos quarenta no verão.

 

 

E chega aos 30cm em quanto tempo? Podes me dizer? É em 3 meses? ou em 10 anos?

 

E os kinguios ao que parece devem estar numa faixa de temperatura entre 15 e 25º. São peixes de água fria, não gelada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio vou colocar dois pequenos. Não há uma teoria que os Goldfish quando estão num espaço pequeno, eles não crescem muito, numa questão de sobrevivência?

E a bomba de ar? Já pesquisei e em certas situações deve-se pôr.

A minha grande dúvida é se coloco areão ou não..

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será nem numa situação nem noutra. Talvez demore uns três, quatro anos. Mas não tenho a certeza, é uma estimativa. E sim, Linus, eles não crescem se não tiverem espaço, mas isso não é saudável...

Sei que é o intervalo de temperaturas recomendadas, estava apenas a dar um exemplo prático.

A bomba de ar, mal não fará. Provavelmente será vantajoso água mais oxigenada.

O areão é mesmo uma opção de gosto pessoal. Com o fundo sem areão, será mais fácil manter o aquário limpo (são peixes que sujam muito) mas o areão também ajuda a fixar mais bactérias nitrificantes, apesar de dar um pouco mais de trabalho a limpar.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, por isso disse que pode ter 2 à vontade. Mas volto a dizer que ter kinguios ou tropicais é exatamente o mesmo. Não penses que vão dar menos trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete dois mas dos que nadam mais lentamente tipo orandas que são de três caudas. Os cometas precisam de mais comprimento de aqua e se meteres um de cada como os cometas são rápidos a nadar a oranda terá dificuldades em comer.

 

O filtro é razoável para esse aquario mas terás de ter cuidado a alimentar para não abusares e poluir rapidamente a água e vigiar os nitratos para que se mantenham abaixo dos 50 mg/l sendo o ideal até 25 e assim fazendo tpas para os manter em qualidade.

 

"TapatalKing"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Mete dois mas dos que nadam mais lentamente tipo orandas que são de três caudas.

 

Comprei um oranda e um fancy. Pelo que pesquisei cada um precisa de 75 litros de espaço. Como tenho 150 l, chega e não sobra.

Agora tenho um problema ao fim de um mês e meio: água verde turva. Já estive a pesquisar e deve ser Luz a mais, Nitratos e/ou Fosfatos altos.

Por mais TPAs que faça, não desaparece. Tenho apenas um tronco com 2 Anúbias nana. Tenho que fazer testes de nitratos e fosfatos. Lâmpadas tenho que ver os Kelvins e Watts.

Nunca tive este tipo de alga. :huh:

Possivelmente tenho que comprar um esterilizador UV, qual me aconselham?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...