Ajuda urgente morte de betta e reiniciar aquário..


Ana Neto

Recommended Posts

Olá a todos!

 

O meu betta macho que comprei fez ontem 1 semana, morreu hoje.

O meu aquário um nano de 10 litros que ciclou durante 3 semanas com filtro interno, termostato e tinha 1 feto de java foi a casa do meu betta.

 

O betta nunca comeu ao longo de uma semana embora não apresentasse deformações ou comportamento estranho. Mas apesar de variada alimentação, nunca pegou em comida de nenhum tipo.

 

Ontem, uma semana depois de o ter em casa, ficou parado, olhar diferente e desbotou a cor. Ao final do dia tinha uma mancha branca enorme na cara/cabeça...posto isto, e como não tenha medicação em casa, resolvi coloca lo numa solução de sal grosso e agua durante alguns segundos. Ao voltar ao aquario vi libertar-se uma especie de minhoca em triangulo, meia transparente...esse parasita caiu na água e não mais o vi, mas não gostou da agua salgada.

 

O peixe morreu hoje de manhã.

 

E agora quero tentar ver se tenho mais sorte.

 

Peço-vos ajuda: O que faço agora para ter novo aquário, tendo em conta os problemas que levaram à morte do peixe?

 

Aproveito a água que ainda tenho do aquário ou reinicio do zero com agua nova, fazendo ciclagem nova?

O filtro tem lã de vidro e uma esponja...lavo com agua do aquário a esponja e a lã ou esterilizo a esponja e ponho nova lã?

Esterilizo o substrato? (tenho receio que o parasita lá continue)

 

o feto de java, não estava a gostar porque ganhou umas pintas amarelas...já deitei para o lixo...(vou arranjar outro tipo de planta futuramente)

 

tenho em casa o Sera Nitrivec

 

Agradeço a ajuda!!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana,

 

agora que falastes em "triângulo", não terá sido planária a minhoca que vistes? Elas tem a cabeça triangular, dá um pesquisa pelo google.

 

Caso seja mesmo planária, o melhor seria fazeres tratamento completo a tudo do aqua, são uma verdadeira praga e difícil de eliminar por completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo sim pelo não, no caso de doença e dessa "minhoca" o melhor a fazer é desinfectar todo o aquário conforme já indicaram acima.....

 

Tenho acompanhado alguns problemas de doenças e baixas de bettas nos últimos dias, não sei se isso não estará relacionado a algum lote que estivesse infectado...

 

Posto isto, aconselho na compra principalmente de bettas a deixá-los em quarentena com tratamento (esha exit + esha 2000) para evitar a propagação da doença se for o caso.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

planaria2.jpg

 

Era deste género??? Pequenina quase minúscula??

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

Eu acompanhei este processo por mp sms e tal como o Miguel Simões referiu, também tenho cá um feeling que anda para aí um lote infectado. O problema é que algumas lojas usam baterias de aquas que partilham a mesma sump e pode haver contaminações. Por isso: Primeira coisa avisar a loja. Segunda coisa não desistir do hobby.

A Ana estava com vontade de deitar fora o substrato limpar tudo com sal ou lixivia e começar de novo para se sentir mais segura.

Acham que seria adequado? Eu aconselhei a procurar aqui as vossas ajudas sendo um aquario de 10 litros e as limitações da loja na zona de residencia da Ana Neto fico com duvidas se comprar quimicos ficará mais caro e será realmente tão eficaz como o metodo de recomeçar...

De qualquer forma é sempre util perceber que "bicho" mordeu o Bill.

Não fiques triste Ana, o proximo corre melhor. Cumprimentos

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

De facto, aquele ser que esteve uma semana em casa, já fazia parte da casa e era tão simpático que ainda estou a tentar engolir o facto de não o ter conseguido salvar!! E custa-me. Custa-me estas doenças horríveis dos peixes que os sacrificam e fazem sofrer...(desabafo)

 

Liguei para a loja onde comprei e alertei a funcionária (a mais entendida, mas que esteve de férias na altura da minha compra) ao que me disse que têm bettas de diferentes fornecedores mas que este veio de um fornecedor que por pouca variedade de peixes lhe fazem poucas encomendas e que tem bettas de outros fornecedores. Então reiterei que estejam alerta que possivelmente este fornecedor não terá os peixes em boas condições já que o meu estava bastante doente. O erro também foi meu, fui buscá lo um dia após a chegada, fiz mal!! Mas nesta loja (que é enorme e tem uma secção de animais de estimação) não fazem quarentena aos peixes...por isso muito disto há.de acontecer....

 

Vera Santos, é isso mesmo!! um parasita assim mas que estava em forma de triangulo nos segundos que o vi!! Mas sim e com essa transparência exatamente, não era minusculo porque consegui ver muito bem de repente. Pela imagem que a Estiveirissima me mostrou de um livro...será uma sanguessuga!! (que nojo! pelo menos vinguei-me quando a mergulhei na água com sal!). Abel, vê a imagem da Vera...exatamente isso!!

 

Obrigada, Miguel Simões. De facto, o fornecedor, o tal, é bem capaz de vender para várias lojas no país...será que os bettas eram do genero do meu? ´que ao que sei ele não tem muita variedade de peixes....

Isso mesmo vou começar do zero e desinfetar tudo, acredito que foi azar com tantos cuidados que tive!!

 

Bringer, será com o mesmo aquário...não posso lá fazer muito..eu sei mas vou adaptar ao que possa ter..vamos ver! Obgrda

 

Já agora digam-me que medicação é indispensável ter em casa...mais abrangente e eficaz! Essa do Esha...deve ser boa

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, a foto que a Vera mandou é a tal planária que te falei, das mais temidas pragas num aqua a meu ver, elas tem a particularidade de que ao serem cortadas voltam a regenerar-se, ou seja, se cortas uma a meio, em vez de a matares, irás ter duas(tem sido bem estudada para que se possa fazer com que membros humanos se auto-regenerem como elas).

 

O meu conselho é desinfectares o aqua por completo e deixares pelo menos uns 2 meses a cerca de 30º sem fauna nenhuma a ver se a praga já não está instalada nele.

 

O mais estranho(ou pode ter sido essa a razão de ela ter saído da barriga dele) é que um dos predadores da planária são os próprios bettas, aliás, tudo o que se mexa e lhes caiba na boca, são um petisco para eles :D

 

Quanto à medicação, sou-te sincero, não gosto muito de usar nenhum dos produtos comercializados, gosto de usar o mais natural possível, o que uso é a folha de amendoeira(para prevenção apenas), folha de bananeira(para tratamento de muitas infecções), o tal sal marinho que te falei(excelente para prevenção bactericida e tratar também o ictio entre outras doenças comuns) e o permanganato de potássio(um excelente medicamento, mas deve ser usado com precaução e bem informado).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abel, desculpa mas quando fui ao google e pesquisei "planária"..apareceram imagens que não identifiquei logo, mas agora pesquisei e de facto é isso mesmo que disseste e que a Vera mostrou. Bem, vou ter de ter muito cuidado com a desinfestação do aquário...lavo o com sal grosso? chega?

 

Eu não sei se saiu da barriga dele, mas estava agarrada à barriga dele, isso eu ainda vi!! Essa informação que deste é importante...elas multiplicarem.se se cortadas ao meio.

 

A empregada da loja é que disse que ele tinha o parasita dentro dele e que por isso não comia e que elas nascem na barriga do peixe...(explicou ela quando lhe contei o que aconteceu...)

 

Sim o tal sal marinho tenho que comprar sem falta.

 

Bringer, que tal colocar camarões neste aquário e desistir de ter um peixe? Já concordavas? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

desculpa a sinceridade mas 10 litros só dá para umas plantas e uns quantos caracóis, para um betta é irrisório e os camarões reproduzem-se demasiado....

 

Deves ainda considerar que estabilizar um "aquário" de 10 litros é muito difícil. Imagina que colocas uma colher de açúcar a mais numa jarra de 1 litro, provavelmente a bebida fica demasiado adocicada mas bebível, se cometeres o mesmo erro numa chávena a bebida fica estragada.

 

Espero que não leves a mal esta opinião, quero apenas ajudar-te a começar o hobby da melhor forma sem mais tristezas. Se procurares o forum dos "nanos" vais encontrar aquários espectaculares, mas são de pessoas com muita experiência e consideram "nanos" aquários com 30 litros - 10 litros seriam "micros" ;)

 

A cima de tudo não desistas de ter o teu pedacinho de Natureza em casa. Procura nos classificados, vais encontrar imensos aquários a preços muito apetecíveis.

 

Boa sorte para o teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para te ser sincero, acerca da planária não é muito a minha "área", como nunca as tive, nunca me deu para pesquisar a fundo acerca dela, li que elas não suportam temperaturas de 30/35º, mas os seus ovos sobrevivem.
Como te disse antes, achei um pouco estranho ser planária, pois os bettas são um dos predadores delas, mas pode ter acontecido ele ter comido algumas e ter sobrevivido dentro dele, pois não encontro informação sobre o ciclo da planária ter que utilizar um hospedeiro para sobreviver como acontece com a ténia em ser humanos e porcos(a única informação que vi foi que elas depositam os ovos no substrato e lá eclodem).

 

Não sei se elas sobrevivem ao sal ou não(pelo menos não gostam seguindo as tuas palavras :D ), mas eu no teu lugar fazia o banho de sal em tudo no aqua pelo menos dois dias e depois fazer a ciclagem normal e colocar umas ampulárias ou helenas(são caracóis/caramujos) para que se a praga ainda lá estivesse, elas eliminavam tudo, principalmente as helenas por serem carnívoras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Abel

 

Agradeço muito a tua atenção e interesse em ajudar a entender o que se terá passado com o meu betta.

Estou contente, porque pelas tuas palavras, estou a fazer as coisas certas...tenho o aquario e tudo ligado ao aquário há dois dias em água com muito sal...o substrato e plantas foi tudo para o lixo. O banho de sal vai continuar...

 

A ideia que estás a dar dos caracois é ótima também já me foi sugerida e é ótima ideia.

 

Só por curiosidade, estive na loja onde comprei o betta e começo a entender que tenho de procurar outros sitios para comprar peixes (embora não seja fácil). Todos os bettas da mesma altura do meu estavam alguns em stress numa corrente fortissima de filtro e havia bettas com as caudas completamente danificadas....aqueles não os comprava eu, mas o meu de aspeto enganou bem e viu-se no que deu.

 

Já não sei o que fazer ao aquário de 10 litros....poderei fazer algo simples...mas mais à séria terá de ser num maior onde a estabilidade seja assegurada...já ando a estudar os aquários e um dia destes trago novidades :)

 

Muito obrigada pelo teu apoio, impecável!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora essa, estamos cá para ajudar e dar apoio ;)

Quanto à loja, eu no teu lugar descartava mesmo e até lhes chamava à atenção(faço sempre isso e até houve uma vez que fui "maltratado" lol), sendo uma loja que acima de tudo se preocupe com o bem estar dos animais, irá ouvir bem as opiniões dos clientes e colocar em prática como aconteceu com algumas lojas a que já fui(essas sim, merecem uma "segunda oportunidade").

 

Quanto ao aqua, um com mais litragem era melhor, fico a aguardar novidades :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.