Projeto Aquario Plantado 250l Primeira Experiencia


Recommended Posts

Já pensaste quando vais fazer a troca de agua? Deve estar para breve.

Pelo que vejo deves fazer duas trocas de agua (no mínimo) num mês, de 50% cada, se não tiveres baterias deves arranjar.

As plantas são poucas e não absorveram o que eu pensei que poderiam absorver e o húmus parece estar a libertar muita carga orgânica.

Antes (4dias) antes de colocares peixes faz uma tpa de 60% e adiciona bactérias e condicionador, 3 semanas depois (já com os peixes dentro) se estiver amarela faz outra de 40%/50% (depende muito de como estiver) e adiciona bactérias e condicionador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste quando vais fazer a troca de agua? Deve estar para breve.

Pelo que vejo deves fazer duas trocas de agua (no mínimo) num mês, de 50% cada, se não tiveres baterias deves arranjar.

As plantas são poucas e não absorveram o que eu pensei que poderiam absorver e o húmus parece estar a libertar muita carga orgânica.

Antes (4dias) antes de colocares peixes faz uma tpa de 60% e adiciona bactérias e condicionador, 3 semanas depois (já com os peixes dentro) se estiver amarela faz outra de 40%/50% (depende muito de como estiver) e adiciona bactérias e condicionador.

Pus hoje mesmo 50 litros de agua a descansar para amanha fazer uma tpa, será suficiente ou terei de fazer tpa com um numero mais elevado de agua?

Pois realmente o humos liberta muita carga organica.

As bacterias eu posso comprar numa loja, so não sei como as coloco no aquario.

Obrigado antes de mais por toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No frasco das bactérias, indica a % de liquido por X litros. Depende de marcas/concentração do produto.

Os 50l parece-me pouco, 125l já ias notar melhorias. Mas, podes colocar esses 50l e adicionas o resto directamente da rede (dai ter te dito para arranjares bacterias e condicionador). Fazes a troca de agua e adicionas o condicionador (para neutralizar os químicos da agua da rede) e 2h/3h adicionas as bactérias.

Tenta arranjar uma Echinodorus bleheri na tua zona, se não encontrares podes falar comigo.

Essa planta cresce rápido e vai ajudar a purificar a agua.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

20161001_174949.jpgupload pic

 

Bem apos cerca dois meses de iniciar, devo dizer que tenho aprendido muitas coisas aqui no forum e algumas com erros proprios.

Continuo com algo problemas na coloraçao da agua apesar dos parametros estarem bem.

Não se devo comprar um esterilizador uv ou não.

 

Inclui na fauna:

2 cometas.

1 pleco.

3 neons.

e outros 3 peixes que desconheço a especie

1 limpa vidros

e 2 camaroes, que desconheço a localizaçao, não sei se foram alvo de almoço :sorry:

Editado por Ricardo Tremura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já te referi antes com esse JBL 901 não vais a lado nenhum. Isso é ponto assente.

 

E com humus essas TPA deviam ser mais regulares, mas pelo que li não tem sido.

 

Quantos kilos de Humus usas-te?

Já fizes-te algum teste de Amonia ou Nitrato para veres a quantas andas?

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já te referi antes com esse JBL 901 não vais a lado nenhum. Isso é ponto assente.

 

E com humus essas TPA deviam ser mais regulares, mas pelo que li não tem sido.

 

Quantos kilos de Humus usas-te?

Já fizes-te algum teste de Amonia ou Nitrato para veres a quantas andas?

 

Abraço

Infelizmente não poderei investir por enquanto em outro filtro.

Usei cerca de 20 litros de humus , ou seja 2 sacas,

Tenho feito testes todos os dias, de acordo com a tabela do meus testes tem dado negativo para amonia e nitratos.

As tpas que tenho vindo a fazer ultimamente semanalmente cerca de 50 litros de cada tpa

Ate agora fiz 3 tpas a primeira foi de 100l. ou seja de cerca de 50%.

Acrescentei lã ao filtro, não sei se foi boa opçao mas parece que tem melhorado a qualidade da agua.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário até não tem nada mau aspecto e as plantas estão a dar-se bem, é normal que esteja tudo baixo a nivel de nutrientes desde que nao metas mais fertilizaçao.

 

Mantem as tpas semanais e quando puderes investe noutro filtro ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 litros??? Eh pa... logo vi amigo. Que loucura.. Devias colocar no máximo 2 kg por cada 60 litros. Está explicado a água. Vais andar aí imenso tempo para aclarar. E imagino a quantidade de nutrientes que estão a ir para a coluna de água. Isso foi mesmo demais amigo.

Necessitas urgente outro filtro.

 

A la é fundamental. Fizes-te bem.

Ja percebi que te vês aflito para comprar coisas. És de onde?

Talvez te possa comprar o que precisares de futuro e envio-te.

Faz duas tpa por semana de 50%.

Abraço

 

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Testes só da JBL ou Elos.. tudo o mais tem uma variação imensa.

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda juntei um pouco de turfa, realmente abusei nutrientes achoo que por agora tem de mais até.

Poderei colocar outro filto igual a par deste ou recomenda um superior ?

E sou da madeira, infelizmente aqui encontramos pouca variedade, e o que tem o preço também é pouco simpatico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, volto a actualizar o tópico.

Incluido na fauna 4 novas especies de plantas.

 

HYGROPHILA POLYSPERMA ROSANERVIG

ALTERNANTHERA REINECKII ROSANERVIG

 

RICCIA FLUITANS

ELEOCHARIS SP. MINI

 

Estas duas ultimas tomei por iniciativa propria planta-las em 2 azulejos que achei ser a melhor maneira de as fixar no fundo do aquario.

 

Adicionei areia de rio por cima do areão para travar um pouco a elevada libertaçao de nutrientes do humus o que parece que tem sido uma aposta ganha, pois a clareza da aqua tem aumentado.

Fiz um poda radical nas plantas, estavam a crescer imenso, aguardo ansioso pelo crescimento das novas pois axo que farão a diferença em termos visuais do aquario.

Comprei tambem um skimmer que tem ajudado na limpeza da aqua no que diz respeito a folhas que vao sendo libertadas

Editado por Ricardo Tremura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num azulejo? Porque não direto no substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num azulejo? Porque não direto no substrato?

A riccia coloquei no azulejo pois li no forum várias pessoas com sucesso, espero que ela cresça como comprei pouca quantidade para depois passar diretamente para o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Podes ver aqui o meu metodo de fixação de Riccia.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252518

 

 

O Skimmer é um assassino de peixes especialmente de camarões. Eu uso o skimmer apenas para as podas de musgo.

 

Quando uso musgos e vou podar, é com a tesoura numa mão e o Skimmer na outra ligado invertido a incidir imediatamente acima do musgo que estou a cortar para que sugue logo as pontas e não se espalhe musgo pelo aquario. Musgo espalhado pelo aquario é meio caminho andado para uma grave crise de algas. Pequenas porções de musgo agarram-se a tudo. E Sobrevivem..

 

Tambem dá jeito para quando acabo de podar as restantes, e depois de apanhar a maior parte com a rede, ligo o Skimmer uns minutos e ele acaba por sugar os pedacinhos que andam à tona de água.

 

A seguir volta para a gaveta.

 

Atenção às contra correntes de água que o Skimmer provoca se mal colocado no que ao filtro(s) se refere.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Podes ver aqui o meu metodo de fixação de Riccia.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252518

 

 

O Skimmer é um assassino de peixes especialmente de camarões. Eu uso o skimmer apenas para as podas de musgo.

 

Quando uso musgos e vou podar, é com a tesoura numa mão e o Skimmer na outra ligado invertido a incidir imediatamente acima do musgo que estou a cortar para que sugue logo as pontas e não se espalhe musgo pelo aquario. Musgo espalhado pelo aquario é meio caminho andado para uma grave crise de algas. Pequenas porções de musgo agarram-se a tudo. E Sobrevivem..

 

Tambem dá jeito para quando acabo de podar as restantes, e depois de apanhar a maior parte com a rede, ligo o Skimmer uns minutos e ele acaba por sugar os pedacinhos que andam à tona de água.

 

A seguir volta para a gaveta.

 

Atenção às contra correntes de água que o Skimmer provoca se mal colocado no que ao filtro(s) se refere.

 

Abraço

Boas,

Realmente não tinha pensado na questão de sugar os peixes. Até estava ficando satisfeito com ele pois fazia me uma limpeza da superficie da agua e coloqueio numa possiçao que ajudava o fluxo da corrente.

Irei entao so usa-lo num determinado tempo , desde que esteja presente.

Deparo-me com este novo "problema" jugo ser algas algum tipo especifico. Nao sei dizer os valores da agua fiquei de momento sem testes.

20161017_154146.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A foto não ajuda grande coisa. Falta de nitidez. Mas já vejo aí uma mistura de algas. BGA que é uma cianobacteria que consegue fazer fotosintese. O que as tuas plantas não estão a conseguir fazer (Fotosintese)

Causas mais comuns para o seu aparecimento é Nitratos baixos ou descompensação face aos fosfatos e fraca circulação de água bem como oxigenção nuito baixa. Está a aparecer o que se previa e que te disse.

 

Repito que tens um problema de circulação de água e componente bacteriológica fraca pois esse filtro não dá conta do recado, eventualmente excesso de nutrientes, nunca experimentei humus não sei como liberta nutrientes e em que volumetria, e por ultimo esse CO2.

 

Ricardo.. não há milagres. O CO2 e a circulação de água é fundamental. Sem CO2 as plantas nunca conseguirão absorver alimento para vencerem a guerra com as algas.

O CO2 é fundamental para as plantas realizarem fotossíntese e com a luz e os demais nutrientes, obterem açúcares e carbohidratos etc e no final largarem O2 (oxigénio) para a coluna de água. Sem CO2 não realizam este metabolismo e aliado a uma fraca circulação nem oxigenação consegues ter.

 

Quanta luz tens estado a usar - tempo?

Quantas lampadas e que potência têm em lumens?

 

Diz-me lá isso que já volto ao contacto.

 

Para já esse CO2 tens que o desligar. CO2 de levedura, fermento e açucar e bicarbonato.. há coisas que nem vale a pena comentar.

 

Diz lá como tá a história da luz.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui reler o tópico todo.

 

Não consigo perceber que focos de luz são esses.

 

Pus hoje mesmo 50 litros de agua a descansar para amanha fazer uma tpa

 

A descansar porquê? Vai directamente da torneira. A descansar só irá fazer baixar ligeiramente o PH e evaporação do cloro que só pelo cheiro vez logo s está em demasia. Não vejo ganhos. Só trabalho a mais. Pegas numa mangueira e água lá para dentro muito devagar. Simplifica.. estás a ter muito trabalho quando isto é para desfrutar.

As bacterias eu posso comprar numa loja, so não sei como as coloco no aquario.

 

 

Pára de meter bactérias. Ou melhor aceleradores biológicos que é o que isso é. Que adianta estar a encharcar o aquario de bacteriológicos se depois tudo o resto está comprometido? Dão nomes todos pomposos ás coisas só para baralhar. Isso é outra ilusão que só ajuda os vendedores. Ainda há-de vir quem consiga esclarecer os ganhos qualitativos disso. Basta ver quem já usou os PENACS todos,eu incluso.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A foto não ajuda grande coisa. Falta de nitidez. Mas já vejo aí uma mistura de algas. BGA que é uma cianobacteria que consegue fazer fotosintese. O que as tuas plantas não estão a conseguir fazer (Fotosintese)

Causas mais comuns para o seu aparecimento é Nitratos baixos ou descompensação face aos fosfatos e fraca circulação de água bem como oxigenção nuito baixa. Está a aparecer o que se previa e que te disse.

 

Repito que tens um problema de circulação de água e componente bacteriológica fraca pois esse filtro não dá conta do recado, eventualmente excesso de nutrientes, nunca experimentei humus não sei como liberta nutrientes e em que volumetria, e por ultimo esse CO2.

 

Ricardo.. não há milagres. O CO2 e a circulação de água é fundamental. Sem CO2 as plantas nunca conseguirão absorver alimento para vencerem a guerra com as algas.

O CO2 é fundamental para as plantas realizarem fotossíntese e com a luz e os demais nutrientes, obterem açúcares e carbohidratos etc e no final largarem O2 (oxigénio) para a coluna de água. Sem CO2 não realizam este metabolismo e aliado a uma fraca circulação nem oxigenação consegues ter.

 

Quanta luz tens estado a usar - tempo?

Quantas lampadas e que potência têm em lumens?

 

Diz-me lá isso que já volto ao contacto.

 

Para já esse CO2 tens que o desligar. CO2 de levedura, fermento e açucar e bicarbonato.. há coisas que nem vale a pena comentar.

 

Diz lá como tá a história da luz.

Boas antes obrigado pela ajuda, estou tentado adquir um kit co2 mas tem sido dificil.

 

Tenho duas calhas t5 de 1.5mt .

4x PHILIPS MASTER TL5 HO 49W/840- 4375 lm total:17500 lm

Tou a usar das 9h as 18h

 

Com o aparecimento das algas tenho desligado 1 calha so esta 2 lampadas em funcionamento.

Acrescentei a pouco uma bomba de circulação de 450/h.

E fiz uma tpa de 30%

A questão de por a agua a descansar foi pelo que tenho lido, que nao era correto meter agua diretamente da torneira apesar da minha zona ter uma agua boa nesses aspectos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigo Ricardo,

 

Se o teu objectivo é teres um bonito plantado e enquanto não tens o equipamento necessário, eu no teu caso faria assim para arranjar a coisa, deixar tudo como deve ser e preparar o futuro. Mas sobretudo erradicar essas algas e recomeçar.

 

Não estou a ver o nível ou densidade de afetação do aquário mas antevendo.. No teu caso faria um recomeço. Andar a tentar erradicar algas no teu aquário com essa carga de nutrição e essa central eléctrica com pequenas alterações e arranjinhos é um atentado à tenacidade. Vale mais mexer em tudo de uma vez e ficar preparado.

 

Podiamos pensar num Black Out para arrematar as algas mas da minha experiência os black out´s não são garantias de sucesso. Aparentemente sim mas para algas ditas fáceis como a GSA.

Podemos ate faze-lo mais à frente mas para já aposto nisto e é o que a experiencia me diz: Quando me iniciei nisto e tinha ataques de algas andava com arranjinhos e soluções medianas e sempre me enervava mais porque voltava tudo ao mesmo. Ate que um dia decidi fazer o que abaixo vou descrever e foi sempre a melhor solução (a minha) para as algas.

Desligar o filtro e termostato.

Fecha a alavanca entre o In e Out do JBL 901 e retira o Cockpit da tubagem e tubos e In e Out.

 

Retira o termostato. Mete os tubos e o IN e Out do filtro e termostato dentro de água com lixivia. 70% água e 30% lixivia. Deixa estar a repousar dentro dessa agua e passamos ao resto.

Com o aquario já em repouso e ainda cheio faz nesta cadencia.

1º Plantas
Retira as plantas afectadas e lava-as esfregando com as mãos debaixo de água corrente para retirar ao máximo as algas agarradas.

Depois de bem lavadinhas deixa-as todas a repousar dentro de um recipiente com agua nova da rede (todas emersas) e entretanto vais tratar da limpeza dos vidros. Por esta hora ja não tens nada de equipamentos agarrados ao vidro pelo que esta todo livre para ser esfregado. Se necessario poda o que tiveres a podar mesmo com elas fora do aquario. O que estiver muito afectado é lixo.

Agora volta às tubagens e termostato e esfrega isso bem esfregadinho, lava isso bem e por agua com fartura para eliminar a lixivia. Podes usar detergente e a seguir passa por agua. Ja tens o alguidar livre. Vais precisar dele outra vez mais a frente (lava-o bem lavadinho se so tiveres um) . Deixa o material a secar.

2º Aquario:

Esfregar os vidros com lã daquela igual a que se coloca dentro do filtro. Um bom bocado dessa lã e esfrega os vidros todos. A seguir passa com um raspador nos vidros porque parece que sai tudo mas não sai. Quando passares o raspador é que vais ver a diferença.
Atenção: O Silicone é onde as algas mais se fixam e mais dificil de sair. Pega numa escova de dentes e esfrega bem o Silicone e retira o maximo possivel.

Agora mais uma vez vamos deixar o aqua a repousar para que parte da lixeira que andas-te a limpar repouse e outra fique em suspensão na agua

 

3º Passas ao filtro

Presta atencão aqui a manutencão do filtro Ricardo:
Se estiver a esponja de carvão salta fora e lixo com ela.
Abres o filtro, retiras a cabeça e e lava as condutas por onde passa a agua com o escovilhão. Depois lava esfrega com escova o restante da cabeça. Não mexas no Rotor. Da cabeça está feito.

Retira os cestos deixando escorrer a agua para dentro do filtro. Depois dos cestos retirados despeja a agua do filtro para o alguidar (o tal). Despeja as ceramicas para dentro do mesmo alguidar com a agua que estava no filtro e remexe isso tudo para se soltar a lixeira agarrada as ceramicas. Nao te assustes com a agua suja que vais ver.

Volta a meter as ceramicas nos cestos (2) e depois lava bem o filtro por dentro esfregando-o com a mesma lã. Passa por agua, e coloca ja os cestos com as ceramicas limpas e o ultimo cesto com lã em cima.
Por esta altura se fores ver a agua do alguidar a sujeira esta depositada ou a começar a ficar depositada no fundo do alguidar e a agua esta a ficar limpa ou um pouco amarelada apenas.

 

Se necessário espera ate a lixeira se alojar toda no fundo. Depois com cuidado volta a meter essa agua para dentro do filtro onde ja estão as ceramicas dentro dos cestos. E so pegares com jeito sem agitar muito o alguidar e meter a agua limpa para dentro do filtro. Acaba de encher com agua de rede ate começar a transbordar. Mete a cabeca do filtro (vai transbordar mais um pouquinho) e fecha a cabeça. O colocar agua ate transbordar é para nao teres problemas de ferragem com o filtro. Garantir a Inexistencia de ar dentro dele para quando o ligares ser mais facil a ferragem.

E pronto vamos ao final

 

4º Areão
Aspirar o fundo ao maximo (esteve em repouso lembras) o que puderes para retirar restos de algas e sujidade.
O areão deve ter indicios de algas (verde), mas ao aspirares vais revirar as pedras pelo que muito do verdejante alojado nas pepitas vai ficar virado para baixo e não vai apanhar luz, logo essas particulas de algas vão morrer. E restauras assim o areao para a sua cor natural.

As rochas podes esfrega-las dentro do aquario com uma escova de dentes.

 

5º TPA
Chegou a a hora da TPA. Simples: Muda o maximo que puderes sem danificar nada. Qualquer coisa na ordem dos 80% é fantastico.

Aproveita que terás as pedras ao ar livre e despeja devagarinho uns 30 a 50 ml de Agua Oxigenada para cima das pedras e deixa efervescer. Se quiseres podes deitar tambem e adicionalmente uma seringadela de 5 ml de Alcool para cima delas tambem ou vaporiza 5 Ml de alcool para cima delas. Tudo o que for microorganismo (alga) vai saltar de alegria..(para a quantidade de pedras que tens vaporiza apenas 5 ml de alcool).

Volta a encher com agua directa da rede. Replantar. Montar equipamentos e ligar o filtro.

 

Alterações a empreender ao Set up.

Nao uses esse CO2. Desliga. É instavel e uma das causas das algas que tens. Compra o Seachem Excel e aplica de acordo com as instruções. Enquanto nao tiveres CO2 de injeccao usa este produto como fonte de CO2. Nao só fornece uma fonte de carbono para as plantas como é anti algas em segunda linha.

Continua a aplicar apenas uma calha de T5 mas com 6 Horas por agora para não puchares demais pelas plantas que necessitam enraizar bem neste momento e porque senão nao ganhas para o Excel da Seachem. Quanto mais luz mais carbono e é necessário.

Necessitas pelo menos uma lampada dessas mas 49W/865,porque só estás a usar a cor 840. Verifica se na outra calha não tens la uma lampada 865 e faz uma combinação 840+865 que é o ideal.

Testes:
Necessitas pelo menos o de NO3 da JBL para vermos esses nitratos e decidir o nivel de TPA.
Independentemente disso eu aplicaria 50% duas vezes por semana. À Quarta feira e ao Domingo. Nao faz mal nenhum ao aquario muito pelo contrario. TPAs sao sempre bem vindas.

 

Futuro:

Sistema de CO2 completo por 100 euro

Kit de CO2 completo com valvula solenoide da CO2Art

https://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve">https://www.co2art.co.uk/collections/single-stage-regulators/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve</a></p>

2_zpsg4u1hixs.jpg

Loja Ecoarium:

 

Viv Beetle Glass Diffuser 40 MM

http://www.ecoarium.com.pt/pt/difusores-co2/616-viv-beetle-glass-diffuser-40o-2100144-10075.html">http://www.ecoarium.com.pt/pt/difusores-co2/616-viv-beetle-glass-diffuser-40o-2100144-10075.html</a></p>

Extintor: 10euro
Conta bolhas e valvula de retorno 10 a 15 euro

Ficas com um sistema de CO2 excelente. Daqui assunto arrumado.

Filtro Eheim Professional 4+600 (igual ao meu) e ficas com uma filtragem 5 estrelas com mais esse JBL 901
Materias ceramicas da Equo Stilla (2 sacos)

E pronto ficas com equipamento de aquariofilia para a vida. Pensa nisso. É uma vez mas é para sempre.

Nem que compres aos poucos mas é preferivel. Mantem o aquario em baixa rotacao e vai juntando uns cobres para adquirires o que precisas.

Como sei que os envios para a Madeira não são faceis desde ja me disponibilizo para servir de intermediario para te auxiliar nesses aspectos mandando vir do estrangeiro e depois reencaminho para ti. Posso fazer as compras aqui e enviar-te daqui de Portugal para ai por CTT.

Entretanto tomei a iniciativa de falar com o meu habitual fornecedor e amigo que tem uma loja de aquariofilia (de confiança mesmo pessoa integra) que é o Sr. Paulo da "Oliaqua" na Amora-Seixal que se disponibilizou prontamente para te auxiliar.
Deixo-te o contacto do mesmo: 96803 7393 ou email 8037393@gmail.com e tambem tem pagina facebook.

Segundo ele consegue enviar tudo o que precisares.

Por ora é tudo lamento a extensão do texto mas estas coisas senão forem bem explicadas da asneira. E prefiro perder uma hora ou duas nisto e saber que em consciência fiz o que podia e que te apontei um caminho uma direccao.

Nota: Podes sempre optar por um Black Out e não teres este trabalho todo. Mas como te disse nao oferece garantias para o futuro.

 

O meu (teu) objectivo é recomeçares e prepares o aquario para receber as tuas ideias futuras.

 

Grande abraçao

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boas,

Obrigado pelo texto e conselhos irei seguir a risca.

Tenho a possibiliade de adquirir jbl manado e um substrato da tropica soil pergunto se vale a pena neste momento? Abriu uma loja nova na região e vende em grandes quantidades algo que antes nao tinha acesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Se for para mudar o substrato então tanto melhor. Faz tudo de novo.

Reaproveitas as plantas como te indiquei acima e lavagem de tudo tal como te disse.

 

Assim tens componente bacteriologica no aranque de uma nova montagem. E só te digo isto porque carregaste com fartura de Humus. E isso iria ser sempre um problema até estabilizar. Deitas-te muito.

 

Manado é para esquecer. Se o senhor da loja tem o Tropica Soil, então questiona se tem o Tropica Plant Growth ou no limite o JBL Aquabasis.

 

O Tropica Plant Growth e o JBL Aquabasis são substratos ferteis e o Tropica Soil é o granulado para acabamento (argila).

Esse vai ajudar a regenerar os ferteis canalizando nutrientes através da argila (sua composição).

 

Para o teu aquario eu colocaria entre 6 a 8 litros de Fertil e usava entre 12 a 18 litros de Tropica Soil para fazer um Layout com declive e suportar o fertil por baixo.

 

Mais uma vez.. se não puderes comprar tudo de uma vez vai por etapas amigo.

Mas assim fazes uma montagem á maneira e de que terás muito prazer e orgulho.

 

Não tenhas pressa, acredita. Foi minha inimiga por muito tempo..

Enquanto vais comprando as coisas a passo e passo vais pensando num layout,vai Googlando "aquascape" e "aquascaping" e vai vendo fotos e fotos e fotos.. estuda bem futuras plantas etc.

Acabas por ganhar um gozo bestial e motivação.

 

Grande abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Olha esse nem conhecia. Nunca tinha visto argila dessa cor..

Contudo sim claro que serve. Se gostas da cor e se achas que fica bem de fundo força com isso.

Pergunta ao vendedor se em termos de layout se aguenta tão bem como o da tropica e ou se é tão leve como o manado.

Se for muito leve eu não comprava. Porque com a corrente da água la se vai o layout à vida. ..com o tempo fica tipo terraplanagem.. tudo a direito.

Abraço

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro PAFS tenho a possibilidade de comprar esta botija
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t34.0-12/14741581_1274863102545257_1015081577_n.jpg?oh=788c2a34e9539a2f3a57fa9cfd5741ad&oe=58084533

O vendedor pede-me 70 euros presumo que seja daquelas de bebidas de pressao achas que vale a pena ?
Na eccoarium vende um kit por 120 euros nao sei se seja mais aconselhado, na regiao e dificil encontrar os ditos extintores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Nem pensava duas vezes. Esse kit da Ecoarium está excelente. Fala com o Sr. Alves da Ecoarium. Diz-lhe que és da Madeira e estrutura com ele a possibildade do envio.

 

Eu vou lá hoje à Ecoarium.

 

Meu nome é Paulo Soares ;)

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.