Metamorfose - Primeiro plantado


Estiveirissima

Recommended Posts

Boas,

Depois de alguma indecisão quanto ao que fazer com após reformar material antigo e maltratado por agua com valores de dureza acima do absurdo, de pedir o necessário aconselhamento e reunir coragem e orçamento iniciei a montagem do meu primeiro plantado.


A escolha de uma dimensão modesta deveu-se à necessidade de transportar água visto não ter as melhores condições em termos de (Gh e Kh). A montagem foi feita num Cocoon 7 dimensões 45x30x32 cm / 43L.

IMG_20160607_184153_zpsa71jumc5.jpg

 

O inicio da montagem foi no dia 07/06/2016.

 

Tendo em conta o objectivo do aquário e o simbolismo do mesmo em termos pessoais decidi chamar-lhe Metamorfose.

 

1º passo - colocar no fundo uma camada de "Plant Growth Substrate da Tropica" deixando um

pequeno espaço em volta com cerca de 1 cm, junto ao vidro.

 

2º passo - colocar "Terranera da Equo" sobre toda a superfície do fundo e fazer o desnível ficando com cerca de 4 cm à frente e 8 cm atrás.

 

 

IMG_20160607_191006_zpspiled5t0.jpg

 

3º passo - fazer um pequeno ensaio de onde colocar o tronco e as pedras e pensar na posição das plantas.

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece ter futuro e o material é de qualidade.

Apesar de tudo não posso deixar de dizer que se fosse eu teria colocado ADA Power Sand no fundo. Mas acho que a maior parte do pessoal não utiliza.

Vai-nos mantendo actualizados e faz as coisas com calma e sem precipitações

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Tens tudo para correr bem :), em relação ao substrato no meu apenas usei o terranera da équo, não usei mais nada por baixo, tu usando o plant grow podes ficar mais descansada em relação a plantas ;)

 

Em relação ao tronco, adorei.....sem dúvida, tem muito potencial!

 

Já agora não há por aí uma fotozita com água não?! :naughty:

 

Também vou acompanhar :thumbup3:

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Parte 2 -

 

Tendo em conta a falta de jeito para as ferramentas informáticas cá estou eu novamente a continuar a descrever a "odisseia da metamorfose"

 

 

IMG_20160607_211724_zpsrvjmmu8j.jpg

 

Depois de muita volta e reviravolta, percebi que não seria fácil fixar os troncos às rochas para evitar que flutuassem e acabei por, depois de alguns conselhos sábios (obrigada Miguel Simões), fixar as rochas que tinha no aquário antigo aos troncos. Tive que replantar alguma flora, mas... faz parte da aprendizagem ;)!!!

 

Usei meias de senhora porque daqui a umas semanas é mais fácil retirar (basta cortar) e evito acidentes de "pedras rolantes e troncos flutuantes".

 

4º passo - Borrifar e plantar (tendo em conta a hora, o entusiasmo e algum cansaço... não recolhi imagens)

 

5º passo - Cobrir toda a superfície plantada com um saco plástico e encher de água com uma mangueirinha muito fininha para não acabar tudo em "sopa de legumes"

IMG_20160608_124702_zpsts392khi.jpg

 

Ficou com este aspecto...

 

IMG_20160608_124605_zpsfd9nbyla.jpg

 

3 dias depois.... os primeiros bolores nos troncos...

 

IMG_20160609_180457_zpsp5wzkkdv.jpg

 

6º Passo - Uma TPA de 50% com a mangueirinha fininha ajudou a resolver parte do problema.

 

Embora fosse inesperadamente cedo, uma semana mais tarde, os testes indicavam o ciclo a finalizar e apareceram as famosas algas filamentosas.

 

IMG_20160615_001533_zpstrjfw24b.jpg

 

received_1379693112047904_zps9k52oxas.jp

 

7º Passo - TPA 50% e pedido de ajuda às neocaridinas japónicas 6 no total (comandadas por uma que conservo há cerca de 4 anos cá em casa, vinda do aquário anterior, que pelo tamanho gosto de chamar dinossauro).

 

IMG_20160616_185612_zps8dcdusok.jpg

 

8º a 20º passo - voltar a plantar o tapete que os "bicharocos" gostam de levantar para "limpar por baixo". :fart004:

 

IMG_20160624_173845_zpseiwjwnbx.jpg

 

Como ontem para ver o jogo de futebol da selecção alguns peixes do aquário antigo decidiram fazer uma mariscada, hoje decidi juntar alguma companhia às neocaridinas (red cherry e blue cherry (ou pelo menos eu comprei como tal).

 

 

IMG_20160626_225025_zpstj7lfxtf.jpg

 

- Continua -

Editado por Estiveirissima
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Parte 3 –

... Deveria ter começado por aqui mas assim dá ideia de maior criatividade (é só mesmo falta de jeito/ experiência)

 

SETUP

 

Data da Montagem: 07 de Junho de 2016

 

Aquário: Cocoon 7 ( 45x30x32) 43L

 

Filtragem: Filtro externo Eheim 2213, com uma esponja azul e esponja branca de origem e BIO RIO ADA + Lily Pipes

 

Iluminação: Calha LED MAS WAS 30 Cm

 

Termostato: Eheim Jagger 75W

 

CO2: Kit CO2 TMC (da Aquaeden),difusor e drop cheker vidro - 2 bps/ 8h/dia

 

Substrato: Équo Terranera 5L + Tropica Plant Growth Substrate 1L

 

Hardscape: 2kg Frodo stone, 2 troncos red moor branch

 

Flora:

*- Cryptocoryne

*- Anubias Nana

*- Taxiphyllum Barbieri (musgo de java)

- Taxiphyllum Spiky (musgo spiky)

- Versicularia dubyana ‘christmas’ (musgo christmas)

- Micranthemum Monte Carlo

- Pogostenon erectus

- Limnophila hippuridoides

- Rolata Green

- Hygrophila pinnatifida

- Ludwigia pelustris

*(plantas do aquário anterior que sofreram um pouco com a adaptação ao novo, sobretudo a cryptocoryne)

 

Fauna:

1 crossocheillus siamensis

6 caridinas japonicas

9 camarões red cherry e blue cherry

 

Apresentações feitas aqui fica o Metamorfose

 

thumbnail_IMG_20160626_194808_zpsjy3fcan

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem muito potencial sim senhora.

 

Só mudava uma coisa:

 

O nome. Chamava-lhe O Caracol pois essa pedra clara no meio faz de casca e os troncos de cornos :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

A localização das pedras não é a definitiva... o nome metamorfose surge carregado de sentido simbólico por outras coisas pessoais, mas obrigada agora olho para isto e só vejo o bendito caracol. LOLOL biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumprimentos e obrigada pelas opiniões e ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que apenas falta uma planta vermelha para contrastar. Os verdes são idênticos e não se destacam tanto também por isso.

Em relação aos camarões tenho uns parecidos com esses azuis (lindíssimos) e são Blue Carbon Rili. Pelo menos os meus são. Sei porque fui eu que os apurei e de momento já tenho alguns Blue Velvet.

O layout está espectacular e como disse o José (Bringer) o material é excelente, por isso só pode correr bem.

Obrigado pela partilha vou acompanhar.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Concordo perfeitamente, tenho uns apontamentos vermelhos mas as plantas são jovens e têm tempo de crescimento mais lentos que as verdes vamos dar uma chance de mais umas semanas pra vermos o aspecto tinha uma moita fantastica de cryptocoryne que sofreu um melt terrivel com a adaptação a uma agua menos dura. Caso a coisa não fique como quero mudo algumas plantas... isto é a metamorfose... sempre a melhorar. Obrigada :)

Cumps

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Editado por Estiveirissima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem, está com muito bom aspecto.

 

Acho que vais ter um problema com a mistura de red cherry com blues cherry, sendo ambos neocardinas em breve vais ter cruzamentos a tender para wild. Mas espera outras opiniões, não sou nenhum expert na matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje vai ser dia de podar quem quiser plantas gratis diga por mp.

Anaiv obrigada pelo comentario. Wild é sempre giro não estou numa de vender e se vender vendo wilds! A naturaza não olha à cor da casca ;)

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

aquário muito agradável, parabéns pelo bom trabalho e pelo detalhe.

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E como anda o caracol? Devagar? lol

 

Bota fotos que o forúm anda muito parado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pois é depois de uma demorada ausencia decidi colocar uma foto e retomar um cuidado mais rigoroso ao metamorfose.

A saude não tem dado tréguas e tem sido complicado arranjar disponibilidade para tratamentos mais sérios.

Preparei uma valente carecada (poda) há umas 3 semanas e ultimamente trato de alimentar os vivos, fazer tpa e fertilizar. Estou a usar ADA.

Como se pode ver, já está a merecer um cuidado melhor, mas a pedido de varias familias fica uma foto do metamorfose já com os troncos afundados e na sua versão matagal descuidado...

Cumprimentos

 

 

IMG_20160720_183257_zpsv3ixorp1.jpg

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Editado por Estiveirissima
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parece estar tudo bem, embora o caracol tenha desaparecido :rolleyes:

 

o tapete era suposto estar mais composto, houve algum azar?

 

cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Houve azar chamado caridinas japonicas... as malandras levantam tudo... e eu estive 15 dias sem saude para estar de pe a voltar a plantar de novo. Vamos dar mais um tempo...

O caracol eram as pedras que seguravam os troncos... tirei ficou sem casca...

:)

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que mataste o caracol! lol

 

Realmente está com bom aspeto, só falta fechar o tapete e umas corezinhas avermelhadas por aí.

 

E saúde, é o mais importante.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, as cores avermelhadas estão la e são muitas mas crescem mais lentamente que as verdes... depois da proxima carecada vai ser mais visivel...quanto ao caracol digamos que foi a ver a final do campeonato europeu de futebol...foi mais forte que eu... ;)

Aceito sugestões para fechar o tapete... os bichos andam destemidos...

Obrigada pelos votos de saude. Ainda esta semana ponho aqui uma surpresa. Outro nano cá de casa ;) o irmão mais novo do metamorfose.

Cumprimentos

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.