Eheim classic 600 vs JBL cristalprofi e1501


Recommended Posts

Boa Tarde a todos,

 

Tenho um aquário comunitário de 200 litros brutos, com algumas plantas (acaba por não ser um verdadeiro plantado mas tenho Manado como substrato), e estou a pensar comprar um novo filtro visto que o meu de facto é curto para este novo aquário.

 

Como tal gostava de saber a vossa opinião em relação a estes dois filtros, penso que o JBL é melhor, pelo menos tem melhores características mas ainda vai uma diferença de 40 euros. Como não estou de todo a pensar expandir mais penso que o eheim fará muito bem o trabalho, e tenho uma boa experiência com a marca.

 

Malta por favor partilhem a vossa opinião e sabedoria,

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Eheim classic 600 é equivalente ao antigo de nomenclatura 2217. Em temos de comparação não há que comparar porque na minha opinião só o facto do JBL ter cestos e ter o dobro do volume para ocupar com matérias filtrantes é logo uma mais valia.

 

Em termos de caudal de saida real o JBL é superior também. Mesmo que o JBL faça 750l/h com matérias não acredito que o eheim faça 750l/h reais mas é uma questão de pesquisares. O JBL também dá para regular o caudal de saída se achares que é demais para o aqua em questão.

 

E se o preço que viste não inclui torneiras, então aí de caras que vale a pena os 40€

 

Não sou fã dos classic da eheim embora tenha dois parados, acho-os difíceis de ferrar e a pessoa é obrigada a engolir meio pirulito para os ferrar o que me chateia á brava enquanto que o JBL não tem esse problema. e outra coisa as patilhas com o tempo de abrir e fechar vão ficando ums bosta e é preciso subtituir, coisa que no JBL é absulotamente tranquilo, tenho dois á 6 anos e nunca foi preciso substituir peça nenhuma.

 

Enfim, mas claro que o 2217 te faz o trabalho para 200L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, penso que esse preço já tem as torneiras dai mesmo a minha duvida. Falaram me super bem do JBL, queria era saber se a diferença compensava ou não, e como também já tenho um eheim...

 

Outra questão, usando as mesmas esponjas e cerâmicas, preciso na mesma de colocar o filtro a ciclar? ou meto tudo de novo e mantenho os dois em funcionamento por algum tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens já um 2217?? Do mesmo tamanho???

Podes mudar de um lado para o outro, enche com água do aquário e ligas.

 

Compensar compensa, mas aguarda mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim na boa, mas se calhar não era má ideia adicionar mais midias, para ficar mais preenchido, por outro lado se puzeres as mesmas ficas com mais caudal. É veres o que é mais vantajoso para o aqua.

 

Quais são as dimensões do aqua, não disseste.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Vera, sim o objectivo seria adicionar mais um pouco para complementar o espaço extra que iria ganhar. O Aquario tem 100x40x50. Estou cada vez mais inclinado para o JBL, porque teria de comprar mais ceramicas (nunca menos de 10 euros) e a diferença baixava para os 30 euros, e com mais 30 euros ficar com um filtro mais capaz, mais silencioso pelo que já li e com mais 2 anos de garantia, acho que vale mesmo a pena.

Já para não falar que não irei precisar de o limpar tantas vezes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem comprei o JBL e já o instalei, pus como veio de origem, já estou a pensar em algumas melhorias (mais ceramicas) quando fizer uma primeira limpeza.

 

Noto que faz algum ruido (mas penso ser o normal do funcionamento) ou associado a vibrações provocadas no movel. Coloquei esferovite debaixo dos tubos que estavam em contacto com o movel e melhorou um pouco.

 

Alguma ideia mais para reduzir o resto do ruido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. A maior fatia do ruído é vibrações de contacto das mangueiras ou ressonância do móvel se é fechado.

 

Actualmente uso filtros fora dos moveis mas quando usava dentro forrei o móvel todo com esferovite para abafar o som.

 

Também há por vezes ar no sistema que abanando o filtro vai desaparecendo depois com o tempo.

 

"TapatalKing"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu cá em casa tenho dois no quarto e não dou por eles. No meu caso tenho um ao lado do móvel nos pés da cama e tenho outro mesmo ao lado da cama, ao nível da cama, porque o aqua está a 1.5m de altura. Este último está numa prateleira, de noite o ruído é quase imperceptível, nem sequer tenho esferovite ou outra coisa por baixo.

Ficou bem ferrado o teu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S.S

 

Defacto podem ser as duas coisas, mas eu tou com ideia que é mais devido à vibração. Eu tenho o num movel fechado, e secalhar vou experimentar o esferovite. Compraste onde? e que espessura recomendas?

 

Vera

 

Ainda deve ter uns bocadinhos de ar, eu tenho indo abanando de vez em quando já sai um bocadinho de ar mas defacto quando as mangueiras nao estão em contacto com o movel o ruido é ligieramente menor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem lá um botão no topo redondo, primes para baixo até ficar sem ar. A esferovite basta ter 1 ou 2cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A esferovite no aki há placas de várias espessuras. Vai abafar o som mas o ideal e assentar o filtro no chão e sem qualquer contacto com as madeiras do móvel senão terás sempre alguma ressonância.

 

"TapatalKing"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais