Novo Aquario 54L


Fábio Cardoso

Recommended Posts

Boas pessoal,

após muitas leituras e entusiasmo comprei o meu "primeiro" aquario, um Bermudes 60 Vamos então aos dados:

- 60x30x42.5

-Mini BioBox 2

-T8 15W by tecatlantis

- Termostato 50 W EasyKlim

 

Como estive fora deixei o aquario a ciclar umas 3 semanas com agua da torneira com tratamento para coloro (AquaSana)e coloquei alguma comida.

Após as 3 semanas coloquei 3 corydoras aeneus e 6 Neon Tetra. ( eu sei que não deveria ter colocado tantos mas como fui a uma loja ver uns produtos e peixes comprei os tetras) e uma planta de baixa manutenção.

 

Dados da agua:

28º

ph: 6.5 ( com as tiras é dificil perceber mas parece-me sempre perto deste valor)

kh: 6ºd

gh: <3ºd

no2: 10

no3: 0

Teste só tenho o teste de tiras de Sera 6 em 1 e ainda não fiz nenhuma tpa.

 

Nestes 2 dias que tem peixes noto que os tetras não vêm comer ao cimo quando coloco a comida, apenas de vez em quando vão perto das bolas que coloco para as cory será normal? e tenho notado tambem que as cory mudam de cor, umas vezes têm uma visivel marca preta as outras são completamente transparentes..

Comida alimento com Tablet para especies de fundo da prodac e flocos ActivPet Peixes Tropicais Agua Quente ( marca pingo doce) estes flocos podem não ser os mais apropriados para este tipo de peixes não ?

 

A motivação para começar sempre foi a criação e manutenção de peixes e para isso os mais faceis seriam os guppys e endlers ( ambos dos peixes que mais gosto) mas com este tipo de água será difícil não ?

 

Agora umas fotosinhas:

IMG_1152.jpg
IMG_1157.jpg
IMG_1159.jpg
IMG_1163.jpg
IMG_1169.jpg
IMG_1170.jpg
IMG_1171.jpg
Editado por Fábio Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Vou tentar ajudar-te:

 

Relativamente à comida para a próxima tenta comprar numa casa da especialidade, tens produtos melhores e acredita os peixes agradecem. Para já se estivesse no teu lugar, gastava essa comida que compraste e para a próxima comprava algo melhor.

 

Quanto ao comportamento dos Neons tetra, espera uns dias, provavelmente ainda se estão a habituar à "nova casa". Se continuarem sem comer, tenta comprar uma comida de melhor qualidade, basta algo do tipo Sera vipan em flocos.

 

Quanto aos Guppies e aos Endlers, sabes que estes se cruzam? Sabes que podes ficar com o aquário cheio de híbridos? (Alguns deles podem ser bem bonitos por sinal) É essa a tua intenção?

Entre os Endlers e os Guppies posso dizer que prefiro os Endlers (dos quais já tive uma grande praga) por terem menos tendência para o canibalismo (logo não te precisas preocupar tanto com esconderijos e depressa terás o aquário demasiado cheio!!!)

 

Aconselho-te a arranjar comedores de algas, parece-me que já estás a precisar.

Talvez 2 Ottocinclus, e/ou Camaroes Amano, e/ou uns Yunnanilus sp. rosy. (escolhe por exemplo duas das especies)

 

Posso assegurar-te que os parâmetros da água não são impeditivos para a criação de Guppies e/ou Endlers. Não descures nas TPA´s, mantém o aqua estável e em breve vais estar a postar aqui nas ofertas, para combater o excesso de população :smile2:

 

 

E já agora, boa aquariofilia!

 

Luis.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Baixa a temperatura para 27 agora é passados uns dias para 26.

Deves de ter trocado os valores dos nitritos e nitratos.

Coloca mais umas plantas de crescimento rápido.

Compra uns 4 caridina multidentata (camarão Amano).

Para não estares a investir muito de principio, aconselho um daqueles sistemas de CO2 em spray com difusão através de campânula, por exemplo da Tropica; uma lata no teu caso dá para uns 2 meses.

 

Cumps

 

José

Ah! Isso tem substrato fértil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Vou tentar ajudar-te:

 

Relativamente à comida para a próxima tenta comprar numa casa da especialidade, tens produtos melhores e acredita os peixes agradecem. Para já se estivesse no teu lugar, gastava essa comida que compraste e para a próxima comprava algo melhor.

 

Quanto ao comportamento dos Neons tetra, espera uns dias, provavelmente ainda se estão a habituar à "nova casa". Se continuarem sem comer, tenta comprar uma comida de melhor qualidade, basta algo do tipo Sera vipan em flocos.

 

Quanto aos Guppies e aos Endlers, sabes que estes se cruzam? Sabes que podes ficar com o aquário cheio de híbridos? (Alguns deles podem ser bem bonitos por sinal) É essa a tua intenção?

Entre os Endlers e os Guppies posso dizer que prefiro os Endlers (dos quais já tive uma grande praga) por terem menos tendência para o canibalismo (logo não te precisas preocupar tanto com esconderijos e depressa terás o aquário demasiado cheio!!!)

 

Aconselho-te a arranjar comedores de algas, parece-me que já estás a precisar.

Talvez 2 Ottocinclus, e/ou Camaroes Amano, e/ou uns Yunnanilus sp. rosy. (escolhe por exemplo duas das especies)

 

Posso assegurar-te que os parâmetros da água não são impeditivos para a criação de Guppies e/ou Endlers. Não descures nas TPA´s, mantém o aqua estável e em breve vais estar a postar aqui nas ofertas, para combater o excesso de população :smile2:

 

 

E já agora, boa aquariofilia!

 

Luis.

Obrigado desde ja pela resposta, de facto devia ter comprado uma comida com qualidade, que já o fiz, tetra min Granules e parece que já comem muito melhor pois eles comem apenas o que vai a cair na agua ao pé deles e os flocos com o filtro ligado vão para o lado onde há mais corrente e afundam aí sem eles lhe tocarem, porque até comem os flocos. A principio quando comprar vou tentar que reproduzam na própria "raça" e sim depois mais tarde uns cruzamentos seria engraçado. O que basicamente estás a aconselhar será os otto primeiro que os guppy certo ? As algas a maior parte ja vinha na planta, algumas das folhas piores eu tirei.

 

Olá,

 

Baixa a temperatura para 27 agora é passados uns dias para 26.

Deves de ter trocado os valores dos nitritos e nitratos.

Coloca mais umas plantas de crescimento rápido.

Compra uns 4 caridina multidentata (camarão Amano).

Para não estares a investir muito de principio, aconselho um daqueles sistemas de CO2 em spray com difusão através de campânula, por exemplo da Tropica; uma lata no teu caso dá para uns 2 meses.

 

Cumps

 

José

Ah! Isso tem substrato fértil?

 

Já reduzi um pouco a temperatura, mas há algum problema em ela estar um pouco mais alta ? eu coloquei nessa temperatura porque era o que estava na petshop e não queria que os peixes estivessem o mais próximo do que estavam lá. Os camarões nas loja são cerca de 4€ cada um e li que a maior parte é difícil de manter. Mandar vir da net é seguro para que eles cheguem vivos ?

Será o CO2 mesmo necessário ? Não tenho substrato fertil só mesmo a areia e apenas vou colocar plantas de baixa manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ver a temperatura adequada no Seriouslyfish, esquece a loja.

Tem é de ser uma mudança gradual.

Dependendo da zona, Ecoarium, Aquaeden e Aqua Orinoco.

Claro que o custo do envio pode não compensar s diferença. Agora que para mim os caridina multidentata são quase uma obrigação num plantado comunitário, são.

 

Lembra-te que aquário é uma fraca imitação da natureza, e isto é fazendo bem as coisas, por isso quanto mais equilibrado for o teu ecossistema e tudo jogar em conjunto, melhores resultados obterás e menos dores de cabeça.

Ah!

Podes safar-te sem CO2 e também depende da luz, mas no meu ver e tendo em conta que uma embalagem de spray no teu caso pode dar para 2 a 3 meses, acho que era de apostar.

Por exemplo, uma caixa de 3 recargas que custa uns 20 daria para uns 7/8 meses.

E ajuda no combate às algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mediste quanto tempo após a tpa???

Estás a fazer o ciclo do azoto, certo??

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mediste quanto tempo após a tpa???

Estás a fazer o ciclo do azoto, certo??

já fez o ciclo, adicionei peixes após 1 mes e uns dias

medi logo após 30 min

Olha, só um à parte.

Compra comida de qualidade.

Comida rasca suja mais a água e os peixes ficam mais sujeitos a doenças.

Achas que o Pingo Doce vende comida de qualidade?

já estou a dar granulados de uma amostra da prodac (mini) e tetra granules.. a comida das cory tambem é da prodac

Editado por Fábio Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só no dia seguinte é que te vai dar os valores corretos, 30 minutos é muito pouco tempo. Ainda se fizesses a tpa de manhã e medices à noitinha. Amanhã coloca aqui os resultados para termos mais certezas.

É que a ser verdade tens de fazer tpa's dia sim dia não até acertar os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário devidamente ciclado e estável tem de ter os nitritos perto de zero, acho eu.

Cá para mim não tens bactérias suficientes para dar conta do recado.

Mas também pode ser outra coisa.

Eu aconselhava utilizares Seachem Prime e Seachem Stability na manutenção do aquário.

É o que utilizo há cerca de um ano e estou satisfeito, e é barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um aquário devidamente ciclado e estável tem de ter os nitritos perto de zero, acho eu.

Cá para mim não tens bactérias suficientes para dar conta do recado.

Mas também pode ser outra coisa.

Eu aconselhava utilizares Seachem Prime e Seachem Stability na manutenção do aquário.

É o que utilizo há cerca de um ano e estou satisfeito, e é barato.

Tive o aquario perto de 1 mes a ciclar sem peixes, mas só depois comprei os medidores é possivel que não estivesse bem ciclado. Já agora onde costumas comprar o prime e o stability ? Em lojas na zona de coimbra não encontro. A pet4you parece-me ter bons preços (muito mais baratos que lojas fisicas nos artigos que comparei)

 

Só no dia seguinte é que te vai dar os valores corretos, 30 minutos é muito pouco tempo. Ainda se fizesses a tpa de manhã e medices à noitinha. Amanhã coloca aqui os resultados para termos mais certezas.

É que a ser verdade tens de fazer tpa's dia sim dia não até acertar os valores.

Não tive possibilidade de fazer o teste no dia seguinte, ontem fiz tpa e hoje medi.

Resultados:

ph : +- 6.5

kh: 3ºd

gh: <3ºd

no2: +-5

no3: <50

 

Depois coloco umas fotos novas do aquario, os peixinhos no entanto parecem-me todos alegres e saudaveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.