Sistema de CO2 por botija


Hugo RSF

Recommended Posts

Oi sergio,

 

No sistema da Hagen como no caseiro não é possivel regular o fluxo de saída de CO2, poderiamos rebentar com a garrafa, ou depósito!!! :lol::lol:8)

 

Para poder controlar melhor, no método caseiro, há quem utilize um filtro interno com a mangueira que vem do CO2 ligada a ele, controlado pelo timer da iluminação. Sendo assim, quando as luzes se ligam o filtro também se liga e dispersa pelo aquário minusculas bolhas de CO2, quando se apaga, sai do filtro apenas um bolhas grandes, que dissolvem pouco CO2 na água!!!

 

Agora em relação a esse aparelho da Hagen, deve-se ter mesmo que deixar sempre a libertar CO2 pela serpentina!!! 8)

 

Fica bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

boas, aproveito para deixar a minha experiência na duração das botijas co2. instalei um sistema de botija co2 de 2kg em finais de julho e agora em novembro ficou sem carga, ou seja, durou sensivelmente 3 meses e 1 semana. durante este tempo esteve a deitar cerca de 2 bolhas por segundo. talvez haja alguma fuga nos tubos, tenho de verificar... pois 18 meses seria bem melhor ;)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
boas, aproveito para deixar a minha experiência na duração das botijas co2. instalei um sistema de botija co2 de 2kg em finais de julho e agora em novembro ficou sem carga, ou seja, durou sensivelmente 3 meses e 1 semana. durante este tempo esteve a deitar cerca de 2 bolhas por segundo. talvez haja alguma fuga nos tubos, tenho de verificar... pois 18 meses seria bem melhor :roflroll2:

 

 

Oi... este tópico já tem uns anos mas acho que devia ser revisto...

 

É que, pelo menos por aqui, fala-se muito de duração das botijas, mas sem referir o tamanho do aquário, como por exemplo no tópico anterior...

 

A minha questão é, pela vossa experiência, qual a duração mais ou menos de uma garrafa de 2kg para um aquário de 200L?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi... este tópico já tem uns anos mas acho que devia ser revisto...

 

É que, pelo menos por aqui, fala-se muito de duração das botijas, mas sem referir o tamanho do aquário, como por exemplo no tópico anterior...

 

A minha questão é, pela vossa experiência, qual a duração mais ou menos de uma garrafa de 2kg para um aquário de 200L?

 

A duração das botijas não tem nada a ver com a litragem do aquario... depende da quantidade que permitimos na valvula de agulha...

 

A minha botija de 2kg dura +/- 3meses a deitar 2bolhas/seg durante 9h diárias...

 

Logo se deitar apenas 1 possivelmente dura quase o dobro...

 

Na montagem dos equipamentos usem sempre teflon em todas as roscas, e se possivel testem as junções com água e sabão!!

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A duração das botijas não tem nada a ver com a litragem do aquario... depende da quantidade que permitimos na valvula de agulha...

 

A minha botija de 2kg dura +/- 3meses a deitar 2bolhas/seg durante 9h diárias...

 

Logo se deitar apenas 1 possivelmente dura quase o dobro...

 

Na montagem dos equipamentos usem sempre teflon em todas as roscas, e se possivel testem as junções com água e sabão!!

 

Abraço

 

Concordo com o Godlike em tudo o que disse, no meu caso por exemplo ainda tenho um sistema antigo da CO2 da Eheim em que a botija é de apenas 500g e que a deitar 1bolha/2seg já passou 1 mês e continua de vento em popa! O sistema não era meu, mas do meu irmão e ela utilizava-o em um aquário de 240L e agora está no meu plantado de 60L e a duração tal como o Godlike disse, depende da quantidade de que permitimos na valvula de agulha, porque se na minha garrafa eu meter a 2 bolhas/seg durante 9h diárias não chega a durar um mês.

P.S.: O Sistema de CO2 esta a deitar 1bolha/2seg em horario 24h/24h, foi na maneira em que o meu plantado cresceu melhor nas condições em que se encontra! :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente alguém trouxe luz a este topico(Godlike)!

 

Normalmente 500g duram 1.5 mês para 1 a 2 bolhas por segundo.

 

Isto se tiver bem vedado! ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.... então é isso.. depende da saída.. certo...

 

Então que quantidade de bolhas por segundo aconselham para um aquario de 200L?

 

Talvez 2 por segundo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.... então é isso.. depende da saída.. certo...

 

Então que quantidade de bolhas por segundo aconselham para um aquario de 200L?

 

Talvez 2 por segundo???

 

Isso já é outra história... tudo depende da necessidade do aquario...

 

Resumindo, se tiveres luz elevada tipo 1w/L vais ter de ter mais CO2 disponivel e mais nutrientes, chamado os aquarios Hi-tech

 

Se for um aquario com tipo 0.5w/L já não será necessário tanto CO2 nem tantos nutrientes.. low-tech

 

Tudo depende da velocidade de crescimento que queres dar às tuas plantas, e tb claro do tipo de plantas.

 

Se quiseres ter um crescimento rapido e com qualidade, necessitas sempre de muito dos 3 componentes principais LUZ VS CO2 VS NUTRIENTES.

 

Devemos sempre manter o CO2 na coluna de água a rondar os 30ppm (usem testes para saber), ou seja, (exemplo) não tou a dizer que lá porque tens um aquario com 1000w de luz tenhas de meter 50bolhas por segundo.... o que tu deves é regular os parametros para ficarem estáveis, pois quanto mais luz tiveres mais CO2 será consumido... e ai o que realmente é importante é teres de conseguir repor o CO2 consumido de forma a que fique estável.

 

Acho que deu para perceber, mas de qualquer forma o normal é de 1b/s até 3b/s, (usem o CO2 presurizado apenas no fotoperiodo) pois fora do fotoperiodo facilmente os valores CO2 sobem podendo ficar com valores tóxicos para a fauna!

 

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já é outra história... tudo depende da necessidade do aquario...

 

Resumindo, se tiveres luz elevada tipo 1w/L vais ter de ter mais CO2 disponivel e mais nutrientes, chamado os aquarios Hi-tech

 

Se for um aquario com tipo 0.5w/L já não será necessário tanto CO2 nem tantos nutrientes.. low-tech

 

Tudo depende da velocidade de crescimento que queres dar às tuas plantas, e tb claro do tipo de plantas.

 

Se quiseres ter um crescimento rapido e com qualidade, necessitas sempre de muito dos 3 componentes principais LUZ VS CO2 VS NUTRIENTES.

 

Devemos sempre manter o CO2 na coluna de água a rondar os 30ppm (usem testes para saber), ou seja, (exemplo) não tou a dizer que lá porque tens um aquario com 1000w de luz tenhas de meter 50bolhas por segundo.... o que tu deves é regular os parametros para ficarem estáveis, pois quanto mais luz tiveres mais CO2 será consumido... e ai o que realmente é importante é teres de conseguir repor o CO2 consumido de forma a que fique estável.

 

Acho que deu para perceber, mas de qualquer forma o normal é de 1b/s até 3b/s, (usem o CO2 presurizado apenas no fotoperiodo) pois fora do fotoperiodo facilmente os valores CO2 sobem podendo ficar com valores tóxicos para a fauna!

 

Abraço

 

 

 

Ok... Boa resposta... Fiquei esclarecido... É tudo uma questão de ir tentando aos poucos... Cada caso é um caso, e a adaptação deve ser gradual, e com calma...

 

Depende tb se o difusor é mais ou menos eficaz, e por aí fora... Agora é ir controlando o pH e ver se não se mata peixes.. :roflroll2: :roflroll2: lol

 

Obrigado pelas respostas, e pela reactivação deste tópico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike... :roflroll2:

 

 

Conforme já foi referido, a questão aqui é que temos deir adaptando a injecção de CO2 ao tipo de aquario que temos, quer no que diz respeito as plantas, luz e nutrientes.

 

Por vezes não é logo a primeira que se consegue este equilibrio.

 

Pessoalmente,desiste de injetar CO2 caseiro porque não consigo cortar a injecção quando as luzes estão apagadas.

 

No entretanto estou a testar um sistema pressurizado descartavel no meu nano, que permite dosear manualmente e já consigo restriguir isso por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais