Sistema de CO2 por botija


Hugo RSF

Recommended Posts

Gostaria de saber se alguém tem um sistema de CO2 por botija.

 

Precisava de umas informações.

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria saber, por exemplo, qual o débito a que deve sair o CO2, tendo em conta um sistema contínuo, ou seja, partindo do princípio que o co2 está sempre a sair, qual o débito aproximado...

 

 

Obrigado!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/diy_co2rig.htm

 

Vê este link, pode ser que te de alguma ajuda.

 

Pelo que eu sei a Dupla por exemplo usa uma válvula especial nos sistemas deles que reduz a pressão para um valor constatnte de 1 bar, não te sei dizer se é o valor mais adequado, mas aparentemente é o valor que eles usam independentemente do tamanho do aquário.

 

Quem usa o sistema de CO2 de botija normalmente usa um medidor de ph digital e regula a pressão do CO2 também em função do ph lido.

 

Segundo as opiniões de quem já usa ou usou, a diferença entre o uso de CO2 DIY para o sistema de CO2 de botija é brutal (muito melhor, já para não falar que existe tendência dos tubos no sistema DIY entupirem). Mas mesmo sem considerar esse senão existem outras vantagens no sistema de CO2 de botija, nomeadamente a possibilidade de regular mais eficazmente o débito de CO2 e o facto de não ser necessário estar sempre a fazer garrafas de CO2 de 15 em 15 dias.

 

Claro que também existem senãos no uso das botijas de CO2, pelo menos uma (e penso que seja a única), que é a questão do tempo $$$$, que aliás é uma questão que apoquenta a maioria das pessoas :P

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

existe outro se não no uso de botijas,

li num outro forum que quando a botija está a dar as ultimas liberta uma grande quantidade de CO2, não sei como é que isto acontece, mas o rapaz que escreveu a mensagem no outro forum ficou sem os neons todos. :P .

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tas isso acontece se não se usar uma válvula especial (que vem incluida no tal sistema da Dupla) e que impede que a pressão seja maior do que o necessário.

 

Mas acredito que uma válvula reguladora normal permita que isso aconteça.

 

Existe outra coisa que à pouco não referi relativamente à escolha do sistema de CO2, existem no mercado (não sei dizer a marca) sistemas que permitem o carregamento da botija de CO2 (muito mais barato) e existem outros ( o da SERA é um deles) em que temos que comprar uma botija de substituição, visto não ser possível enche-las.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto Paulo, essa é uma escolha importante... Se bem que encher também não é assim tão mais barato que um recarga...

 

 

Outra coisa que gostaria de desmistificar, é a questão, sempre relativa é certo, mas importante, da duração de uma botija.

 

Por exmplo, já li marcas a dizer que 500g dá para +/- 6 meses, e conheço pessoas que não chega nem para 2...

 

É sempre relativo, é certo, mas quanto tempo dura uma botija de 500, ou de 350, ou de 2 quilos?

 

Alguém me sabe dizer por experiência própria (ou conhecida)?

 

P.S.: Para uma estimativa pode-se considerar uma pressão constante e sem interrupção...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A trabalhar normalmente (sem poupar) uma botija de 2 kilos dura no mínimo 18 meses e pode durar facilmente 2 anos ou até um pouco mais.

 

Relativamente às botijas mais pequenas é só fazer as contas (uma de 500 gr deve durar cerca de 6 meses e a de 350 gramas entre 3 e 4 meses).

 

Quanto ao facto de não ficar mais barato encher a garrafa não posso falar por experiência própria, mas acho que era suposto ficar muito mais barato. Enfim.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aqui transcrever o tal contacto que me falou da duração das botijas de CO2. (penso que não se vai importar... :P )

 

"ola comprei a cerca de 1 ano o

sistema de co2 da jbl(o normal q se regula

manualmente)por +/- 47 contos,acho q de todos os outros

q vi era o q tinha a melhor relaçao qualidade/preco,este

sistema tras 1 bilha de 500g q é reutilizavel,o problema é

por se tratar de 1 bilha mt pequena nem todas as casas a

podem encher por ex:eu resido na margem sul e aqui só

ha 1 na charneca.demora cerca de 2 semanas ja inclusive

tendo demorado mais (a distribuiçao e feita apenas 1 vez

por semana) e ja cheguei a ter problemas por ñ saberem

do supositorio como foi alcunhada a bilha pelos

empregados da casa.agora o grande problema cada

enchimento custa 30euros e embora me tivessem dito q 1

bilha durava +/- 6meses a mim ñ me dura + de 2 meses

chego a desligar o sistema ,e apenas custumo ter 1 bolha

a passar qd ligado.este facto torna o sistema 1 bocado

caro a soluçao q encontrei foi qd a bilha acaba ir

mantendo os niveis de co2 com a adiçao de agua

c/gas(co2) de preferencia c/gas

artificial(castelo,vimeiro)para aumentar a vida da

bilha.agora a nivel de resultados praticos no aquario

nota-se 1 grande diferenca a nivel do crescimento das

plantas e certos peixes dificeis de manter como os apistos

q exigem grande control do ph passaram a ñ ter problem.

espero ter podido ajudar se tiver + duvidas em relaçao ao

co2 ñ hesite em enviar 1 mail.abracos"

 

Estás a ver... Também lhe disseram que uma botija de 500g dá para +/- 6 meses mas para ele não dura mais de 2, e sem estar ligada permanentemente...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou refutar isso, mas acho que depende de cada sistema (não é o mesmo o gasto de CO2 de um aquário com 200 litros para um com 600 litros)

 

Eu estou a basear-me no que li (visto nunca ter usado as ditas botijas de CO2) e a pessoa que eu ouvi referir o tempo de duração usava uma botija de 2 kilos e durava-lhe entre 18 meses e 2 anos (deveria ser alguém que já as usa à algum tempo). Não me recordo do tamanho do aquário.

 

Quanto a encher a botija ser mais caro ou barato, digamos que não deves encontrar facilmente as ditas botijas por menos de 16 contos (se 6 contos, 30 Euros não é muito mais barato vou ali e já venho :P ) e menos os 16 contos não sei se é fácil de arranjar a esse preço.

 

Quanto à recarga dar aqueles problemas todos parece-me que será muito má vontade de quem enche a garrafa (deve ser uma empresa que deve vender botijas indústriais e faz a recarga dessas botijas. No caso como o enchimento dessa pequena botija dá-lhes mais trabalho do que lucro enfim!!! Acho que falta boa vontade por parte dessa empresa ou dos seus funcionários.)

 

Quanto à duração parece-me que 2 meses é manifestamente pouco, será que não existe um mau enchimento da botija? Quanto durou a 1ª ?

 

Quanto ao ritmo de saída do CO2 ele refere que só tem apenas uma bolha (de quanto em quanto tempo ?) é que em muitos sistemas 1 bolha por minuto é mais do que suficiente, duas é por vezes demais.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

também pensei nessa parte, a botija pode ter sido mal cheia.

num forum brasileiro ouvi dizer que eles usam botijas de extintor, depois a única coisa que têm de comprar é a válvula.

os extintores até podem ficar a custo 0, mas para isso já se começa a entrar na pura ilegalidade, se quizerem eu digo, mas a responsabilidade não é minha.

:P

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Aproveito para deixar aki uam pergunta!!

 

Desde que instalei o meu sitema de CO2 caseiro que saem bolha do areão do aquario!! Será normal?? As plantas n realizam fotosintese na raizes!...N percebo!!

 

Alguem me responda!!

 

Abraço!!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

isso não é fotossinteze.

isso são bacterias anaeróbicas que estão a fazer fermentação no substrato.

como o CO2 é caseiro é possível que alguma bacteria (neste caso fungus/levedura) tenha entrado no substrato.

esses gases podem acidificar a água, tenta mexer no substrato com uma agulha de crochê, mas não revires muito.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O Taslixado fala na hipótese de se utilizar um extintor (eu tenho um já fora de uso que trouxe da empresa) , a minha duvida é :Alguém me sabe dizer se alguma empresa o carrega ? Outra é o CO2 normalmente utilizado em extintores dara para os aquários.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra é o CO2 normalmente utilizado em extintores dara para os aquários.

 

 

Olá Maiato!!

 

 

Sinceramente acho que isso n será boa ideia pois tenho quase a certeza que apesar de se chamar extintor de CO2 tem muitos outros composto como anti-congelantes que me dão aquele aspecto de neve!

Contudo vou tentar encontrar composição exacta!

 

Abraço!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O extintor até pode ser de neve carbónica, o que se vai utilizar é a botija em si, não o conteudo...

 

Sim, pode-se fazer um sistema de co2, com uma botija deu extintor... e sim, ha empresas que recarregam isso com co2, o problema é que muitas só carregam a partir de uma certa quantidade, 1 quilo, por exemplo... é vendido ao quilo, pelo que uma botija abaixo disso não dará...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O meu receio é que ao chegar com um extintor, que não o carreguem.

Em princípio o extintor é de 2,5 Kg.

As válvulas dos sistemas de CO2 servirão no extintor ou é preciso adaptar ?

sabem me dizer o nome de uma empresa que os carregue.

Quais os aparelhos necesários para um bom funcionamento ?

Em relação ao CO2 que vem nos extintores, o que as caracteristicas dizem é que não é tóxico e dizem mesmo que se colocar por cima de alimentos ,os mesmos podes ser ingeridos. Chamam-lhe neve carbónica, penso eu que será pelo facto de que o CO2 concentrado deve estar a uma temperatura muito baixa, o que faz que quando é expelido se apresente sob a forma de neve.

Alguém sabe dizer se realmente existirá alguma diferença entre este CO2 e o usado para as plantas.

 

 

Nota: um extintor de CO2 novo (de 5Kg de conteudo) fica por 107€

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Saudações

Falo aqui do Brasil.

Quanto ao tempo de duração da botija, ou cilindro aqui no Brasil, eu tenho um de 200 gramas e dura em média 3 meses injetando 2 bolhas por segundo. Meu aquario tem 108 litros e medianamente plantado.

Quanto ao CO2 de extintores, a neve como voces chamam é porque o gás sai da botija na mesma pressão interna pois não tem regulador, isto faz com que passe do estado liquido em que está para o gasoso muito rapido ocorrendo o congelamento, mas quando temos uma valvula reguladora isto não acontece e é certo que podemos usar o mesmo gas de extintores nos nossos aquarios. A pureza do gas CO2 é de 97% para todos os casos.

Espero ter ajudado

Claudiner

Valinhos-SP

Brasil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boass!

Vi um destes dias um sistema de CO2 à venda numa loja 30Euros+-. Trata-se de um misto de CO2 caseiro pois traz umas saquetas que se introduzem no referido aparelho onde se da a reacção quimica e tem um corpo com uma espécie de serpentina por onde vai sair o gas. Só uma curiosidade... na literatura da caixa dizia 10minutos por mês :shock:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Tuba,

 

...traz umas saquetas que se introduzem no referido aparelho onde se da a reacção quimica

 

Acho que isso é mesmo que fazeres em casa DIY, a única coisa de interessante seria mesmo essa serpentina para ajudar a dissolver o CO2 na água!!! :shock::shock::shock:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais