Projecto ilha de mako 160x60x55


Recommended Posts

Ee se não me engano e não querendo estar a dizer grandes asneiras, creio que são seres filtrantes (fan Worms), numa fase muito inicial.

O que é uma coisa boa...

 

De resto adoro ambas as rochas que estão nas pontas do hardscape.

Parabéns.

Obrigado pelo elogio e pela participação

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

não são "fan worms". Nada a ver mesmo. São esponjas-ananás. Esponjas sao boas em aquário. Também já tive no inicio uma infestação dessas, depois do aquario estar mais estável terás verdadeiras esponjas e bonitas.

obrigado

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Sempre a aprender. Mas que seriam benéficas disso sabia. Agora fiquei curioso para ver o desenvolvimento.

 

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

Pois mas as coisa nao estão correndo bem nao já faz três meses que iniciei o ciclo e tudo que ponho lá morre

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

O aquario realmente está montando desde 5 de junho porém não tinha as bombas de circulação somente a de recalque (retorno), as bombas de circulação só chegaram no dia 2 de agosto devido ao atraso na entrega (sim comprei pela NET), então o aquário como ficou dois meses sem circulačao só com o retorno talvez o ciclo não tenha iniciado devido a deficiência de circulaçao , se assim for e o ciclo tiver iniciado apenas quando as bombas de circulação foram postas então o aquário agora que esta fazendo 30dias de ciclo e não 90 como eu estava a contar. E pensando bem e lendo o livro do JOAO BASSO, essa teoria de que o aquário não iniciou o ciclo ou pelo menos iniciou mas muito mais lento do seria se tivesse as bombas desde o inicio faz algum sentido.

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

Pois mas as coisa nao estão correndo bem nao já faz três meses que iniciei o ciclo e tudo que ponho lá morre

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

O aquario realmente está montando desde 5 de junho porém não tinha as bombas de circulação somente a de recalque (retorno), as bombas de circulação só chegaram no dia 2 de agosto devido ao atraso na entrega (sim comprei pela NET), então o aquário como ficou dois meses sem circulačao só com o retorno talvez o ciclo não tenha iniciado devido a deficiência de circulaçao , se assim for e o ciclo tiver iniciado apenas quando as bombas de circulação foram postas então o aquário agora que esta fazendo 30dias de ciclo e não 90 como eu estava a contar. E pensando bem e lendo o livro do JOAO BASSO, essa teoria de que o aquário não iniciou o ciclo ou pelo menos iniciou mas muito mais lento do seria se tivesse as bombas desde o inicio faz algum sentido.

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Boas tardes.

 

É bem provável que a fraca circulação de água tenha atrasado todo o processo.

No entanto não sei ao certo o que possas lá ter posto dentro, mas uma coisa eu aconselhava-te: começa por uma equipa de limpeza.

30 dias de ciclagem, já consegues de certeza meter alguns nassarius, turbos e eremitas, pelo menos alimentam-se se alguma alguita que por aí haja e as feses dos mesmos, ajudarão a colónia e bactérias a cresces, pois elas irão alimentar-se desses dejetos/desperdicios.

 

O principal é não desmoralizar e avançar devagar e com calma. eu sei que um aquario vazio é sempre uma chatice tremenda e parece que nos faz comichão, mas mais vale começar devagarinho e bem, do que depressa e depois dar asneira.

 

O escumador tem tirado muita porcaria da água?

Quais os parâmetros que tens no momento?

O que estás a pensar em termos de peixes/corais?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alessandro.

 

Olhando para as fotos o ciclo já terá terminado e provavelmente devias colocar a equipa de limpeza (parece necessitar) e fazer uns testes para perceberes como está. Provavelmente os nitratos e fosfato devem estar bem altos.

Não creio que a falta das bombas de circulação tenha atrasado o ciclo, até porque a água a passar pela sump já é agitada e a oxigenação acontece. Acredito mais que esteja a necessitar de nutrientes.

Quanto à iluminação se não abusares não vejo porque não ligar.

Tens feito TPAs?

Vai dizendo como segue...

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

José, as esponjas verdadeiras são beneficas sem duvida, funcionam a par dos corais, fazem o primeiro processamento de nutrientes que depois são reciclados pelos corais, além disso bonitas e interessantes, e podes por em grutas, não precisam de luz! Em relação aos ananases... apenas o que sei é que não fazem mal... se são boas para o aquario... não sei responder.

 

 

Outra questão diferente aqui levantada:

 

O ciclo não termina. O ciclo é continuo. E inicia-se desde logo, desde que é colocada a rocha viva é o que se diz. E em agua salgada um aquario - em situação normal - está em boas condições apenas passado um ano e a circulação é importantissima para um aquario de agua salgada e o estabelecimento do proprio ciclo. O importante é a circulação passar pelas rochas e pela areia onde estão as bacterias. logo a ausencia de bomba e mesmo nessa situação, terá efeito negativo em todo o ambiente criado e, é claro, no estabelecimento apropriado do ciclo.

 

 

para o hobby de agua salgada contemporaneo, é coisa muito recente, não uses livros, aprendes bem mais e melhor na internet. Há o problema de desinformação, ou informação pouco precisa. Todos falhamos também. Mas há debate e podes ver os aquarios de quem te ajuda.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Debate... hum.

 

Pois eu tenho opinião algo diferente.

Com os livros podes aprender a conhecer melhor o ambiente marinho e os espécimens que irás alojar. Consegues consolidar conhecimentos, que na internet, principalmente nos fóruns onde lês uma coisa e 2-3 posts depois aparece outro aquariofilista também com um aquário espectacular a dizer outra coisa diferente. Existem sempre pontos de vista, percepções e motivações diferentes.

Na internet podemos aprender muito, mas sem bases fortes a tendência é para ir com uma das modas e provavelmente ir mudando.

Outra boa abordagem é visitar camaradas do hobby e in loco falar de como as coisas se passam.

Se passeares por conversas em outros países onde existem mais pessoas no hobby vais ficar surpreendido com a diversidade de hábitos e métodos.

Eu já consegui estar vários meses com o aquário muito estável, mas aparece sempre qualquer coisa e muitas vezes provocadas por "experiências" que eu fiz. Desde que passei a ter uma postura de muita paciência, calma e KISS só acontecem coisas boas!

 

Força e vai informando como correm as coisas na ilha de mako.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso tenho cuidado onde busco info. Há muito boas fontes online. Na net há informaçao, desinformação e pontos de vista. O livro... podes pegar um livro sobre recifes sempre é mais interessante e mais valioso que um livro com técnicas para aquarios, que podem cair nas mesmas questões ou ser extremamente basico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

 

É bem provável que a fraca circulação de água tenha atrasado todo o processo.

No entanto não sei ao certo o que possas lá ter posto dentro, mas uma coisa eu aconselhava-te: começa por uma equipa de limpeza.

30 dias de ciclagem, já consegues de certeza meter alguns nassarius, turbos e eremitas, pelo menos alimentam-se se alguma alguita que por aí haja e as feses dos mesmos, ajudarão a colónia e bactérias a cresces, pois elas irão alimentar-se desses dejetos/desperdicios.

 

O principal é não desmoralizar e avançar devagar e com calma. eu sei que um aquario vazio é sempre uma chatice tremenda e parece que nos faz comichão, mas mais vale começar devagarinho e bem, do que depressa e depois dar asneira.

 

O escumador tem tirado muita porcaria da água?

Quais os parâmetros que tens no momento?

O que estás a pensar em termos de peixes/corais?

olá meu amigo a coisa é o seguinte um simples turbo que eu meto no aquário em menos de dez minutos ele sai toda da casca e fica literalmente desmaiado estático e se eu não tiro e devolvo pro nano ele morre, camarões que apanhei na praia que são uns óptimos faxineiros que tenho no nano amanhecem mortos já não tenho mais o que fazer, peixe meti um e ele só aguentou três dias, o escumador tira bastante sujeira sim, tpa uma vez ao mes 10%., ja fiz teste de cobre electricidade amónia nitrito etc... tudo que me disseram que podia ser, o que concluo e que tenho algum contaminante na agua mas como la foi parar nao sei

sim o escumador tira bastante sim

parâmetros nao sei ao certo pois geralmente vou a uma loja de um amigo pra ele me fazer os testes e nao me lembro dos valores sei que o PH estava baixo 7,5 e KH também 6 mas disseram me que também nao era motivo para estas mortes eminentes assim

peixes o trivial palhaços, cromis, cardinal, gobios, etc ... , corais moles e LPS nao vejo muita graça em SPS pelo menos por enquanto alias apenas um coral duro que eu gosto mas sei que sao dificeis nao sei o nome mas sei que eles tem sempre um caranguejinho que vivie nele sempre a limpa lo se não estou em erro sao as acroporas mas nao tenho certeza se e este o nome e so gosto dele pela particularidade do caranguejo

 

Olá Alessandro.

 

Olhando para as fotos o ciclo já terá terminado e provavelmente devias colocar a equipa de limpeza (parece necessitar) e fazer uns testes para perceberes como está. Provavelmente os nitratos e fosfato devem estar bem altos.

Não creio que a falta das bombas de circulação tenha atrasado o ciclo, até porque a água a passar pela sump já é agitada e a oxigenação acontece. Acredito mais que esteja a necessitar de nutrientes.

Quanto à iluminação se não abusares não vejo porque não ligar.

Tens feito TPAs?

Vai dizendo como segue...

 

tenho as luzes ligadas so as azuis 8 horas por dia, mas como respondi ao colega acima assim que eu meto um simples turbo ele morre em menos de des minutos e testes de coisas tipo cobre amonia etc ... coisas que matariam invertebrados ja fiz e da sempre negativo

 

José, as esponjas verdadeiras são beneficas sem duvida, funcionam a par dos corais, fazem o primeiro processamento de nutrientes que depois são reciclados pelos corais, além disso bonitas e interessantes, e podes por em grutas, não precisam de luz! Em relação aos ananases... apenas o que sei é que não fazem mal... se são boas para o aquario... não sei responder.

 

 

Outra questão diferente aqui levantada:

 

O ciclo não termina. O ciclo é continuo. E inicia-se desde logo, desde que é colocada a rocha viva é o que se diz. E em agua salgada um aquario - em situação normal - está em boas condições apenas passado um ano e a circulação é importantissima para um aquario de agua salgada e o estabelecimento do proprio ciclo. O importante é a circulação passar pelas rochas e pela areia onde estão as bacterias. logo a ausencia de bomba e mesmo nessa situação, terá efeito negativo em todo o ambiente criado e, é claro, no estabelecimento apropriado do ciclo.

 

 

para o hobby de agua salgada contemporaneo, é coisa muito recente, não uses livros, aprendes bem mais e melhor na internet. Há o problema de desinformação, ou informação pouco precisa. Todos falhamos também. Mas há debate e podes ver os aquarios de quem te ajuda.

pois já li livros já pesquisei na net e não encontro motivo para o aquário tendo o tempo que tem de montado não suportar um simples turbo, e peixes esses duram dois dias ou três, e não consigo saber o que tem a agua, houve quem me dissesse que poderia ser as rochas artificiais da aquaroche que meti que libertassem algum contaminante mas já vi outros aquários com elas e conheci um rapaz que montou o aquário dele só com elas e correu sempre bem, então fiz um teste tirei uma das tais rochas e meti no nano olha tudo optimo alias os turbos e os camarões do nano adoraram pois ela estava cheia de algas verde, então logo conclui se que da rocha não é

 

Debate... hum.

 

Pois eu tenho opinião algo diferente.

Com os livros podes aprender a conhecer melhor o ambiente marinho e os espécimens que irás alojar. Consegues consolidar conhecimentos, que na internet, principalmente nos fóruns onde lês uma coisa e 2-3 posts depois aparece outro aquariofilista também com um aquário espectacular a dizer outra coisa diferente. Existem sempre pontos de vista, percepções e motivações diferentes.

Na internet podemos aprender muito, mas sem bases fortes a tendência é para ir com uma das modas e provavelmente ir mudando.

Outra boa abordagem é visitar camaradas do hobby e in loco falar de como as coisas se passam.

Se passeares por conversas em outros países onde existem mais pessoas no hobby vais ficar surpreendido com a diversidade de hábitos e métodos.

Eu já consegui estar vários meses com o aquário muito estável, mas aparece sempre qualquer coisa e muitas vezes provocadas por "experiências" que eu fiz. Desde que passei a ter uma postura de muita paciência, calma e KISS só acontecem coisas boas!

 

Força e vai informando como correm as coisas na ilha de mako.

bem depois de tentar de tudo resolvi que vou buscar agua no mar e vou trocar a agua toda do aquário pois o que quer que seja esta na agua sendo assim trago agua do guincho e encho aquário com ela apenas temperando com agua de osmose para acertar a salinidade para 1025

 

uma das coisas que pensei foi que eu comprei a minha osmose ja usada estas de 5 estagios que tem um deposito e comprei de um amigo que ja nao usava ela pra ai algum tempo um ano ou mais ea esteve parada, e eu muito burro quando instalei ela apenas vi o tds pra ve se os filtros ainda estavam bons como deu 000 meti a mangueira e fui logo enchendo o aquário não deixei correr ai algum tempo para sair o que quer que la estivesse por ter ficado parada, então penso " será que por ela ter ficado parada tanto tempo gerou la nos filtros algo contaminante e que foi para dentro do aquário " não sei talvez eu esteja apenas divagar

 

obrigado a todos pela participação e se alguém tiver alguma teoria metam aqui quem sabe chegamos a algum consenso do motivo de que a ilha de mako é mortal para qualquer vivo

(se calhar vou pedir uma das sereias de mako pra vir aqui me ajudar de preferência a loira que canta kkkkkkkk)

Editado por Alessandro1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso tenho cuidado onde busco info. Há muito boas fontes online. Na net há informaçao, desinformação e pontos de vista. O livro... podes pegar um livro sobre recifes sempre é mais interessante e mais valioso que um livro com técnicas para aquarios, que podem cair nas mesmas questões ou ser extremamente basico.

obrigado mas o problema é encontrar em português pois geralmente são sempre em inglês e eu já no portugues não sou bom quanto mais inglês kkkkkkk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, Não me tinha apercebido do estado da coisa. Um turbo morrer em 10minutos!?! Nunca vi nada assim.

A ser algum contaminante pode estar por todo o lado, inclusivamente na areia.

Assim remotamente, não sei se consigo ajudar e desculpa as perguntas se por acaso já tentaste.

Já colocaste carbono activado?

E GFO? (também ajuda a limpar)

Já fizeste uma TPA valente 50% (a Aquahooby tem água salgada. Podes abastecer-te lá) sei que é muita água...

Tens alguma peça de cobre na sump ou reposição?

Utilizam algum spray ou produto de limpeza perto do aquário?

O teste de salinidade está a ser bem feito?

Já levaste água para fazer testes em outro local (ex: na Aquahobby)?

O escumador não está a "despejar" porcaria para a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, Não me tinha apercebido do estado da coisa. Um turbo morrer em 10minutos!?! Nunca vi nada assim.

A ser algum contaminante pode estar por todo o lado, inclusivamente na areia.

Assim remotamente, não sei se consigo ajudar e desculpa as perguntas se por acaso já tentaste.

Já colocaste carbono activado?

E GFO? (também ajuda a limpar)

Já fizeste uma TPA valente 50% (a Aquahooby tem água salgada. Podes abastecer-te lá) sei que é muita água...

Tens alguma peça de cobre na sump ou reposição?

Utilizam algum spray ou produto de limpeza perto do aquário?

O teste de salinidade está a ser bem feito?

Já levaste água para fazer testes em outro local (ex: na Aquahobby)?

O escumador não está a "despejar" porcaria para a água?

 

pois kkkkkkk ja fiz tudo isso ai sim so nao o GFO (nao sei o que e)

nao nao uso sprey de limpeza nem ambientador

e sim quem me fez os testes foi sim o luiz da aquahobby e eles também ficaram sem perceber o que se passa com este aquário

simo teste de salinidade ta bem feito sim inclusive fizeram na loja tambem e sim ok

tambem nao tenho peca alguma de cobre e tambem ja fiz teste de cobre e deu negativo

acho que vou a bruxa

nao o escumador nao derrama nada

é de ficar louco nao e mesmo

e de desisitir ne

issso que era bom nem que tenha que desmontar pedra por pedra mas isso vai ao fim

vou agora buscar agua do mar no guincho e vou trocar a agua toda e meter um carvao melhor em um reator (carvao ATI tratado )

Editado por Alessandro1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se permites a sugestão eu começava por retirar a areia e as pedras.

Também não usaste colas recentemente nas tubagens?

A esta hora, o GFO basicamente é ferrugem. É utilizado para remover fosfatos da água, mas também ajuda a retirar outras coisas.

Com tão má qualidade da água é curioso aparecerem as esponjas.

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se permites a sugestão eu começava por retirar a areia e as pedras.

Também não usaste colas recentemente nas tubagens?

A esta hora, o GFO basicamente é ferrugem. É utilizado para remover fosfatos da água, mas também ajuda a retirar outras coisas.

Com tão má qualidade da água é curioso aparecerem as esponjas.

sim usei cola sim mas foi so no inicio mesmo da mantagem e so silicone e cola pvc mais nada

nao entendi como assim retirar as pedras e areia ? porque ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque podem estar contaminadas. Quando fizeres a troca total de água, não coloques a areia.

Faz uma coisa de cada vez. Eu até faria a experiência num aquário mais pequeno para evitar estar a carregar e mudar tanta água.

Gostava de saber o que outros com mais experiência que eu em salgados poderão dizer sobre esta situação... espero que apareçam.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque podem estar contaminadas. Quando fizeres a troca total de água, não coloques a areia.

Faz uma coisa de cada vez. Eu até faria a experiência num aquário mais pequeno para evitar estar a carregar e mudar tanta água.

Gostava de saber o que outros com mais experiência que eu em salgados poderão dizer sobre esta situação... espero que apareçam.

Amigo com a rocha eu já testei eu tirei uma grande rocha do aquário e meti no nano que tenho na cozinha e já vão duas semanas e as anémonas camarões e peixe e os turnos continuam ótimos e não fiz nada a rocha só mesmo tirei e meti no nano mas essa ideia de testar a areia e ótima vou tirar um pouco do meu areao e montar um pequeno aqui sem lavar ela apenas com outra água e depois de uma semana vejo se corre bem assim fico a saber se a areia ta contaminada ou não grande ideia a sua obrigado

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CFO é oxido de ferro granulado, e para a problemática não servirá para nada, só retira fosfatos e silicatos e se usado da forma correcta. Não vai resolver problema algum. Já passar carvao ativado é boa ideia para despistes.

 

Não estou muito a par do aquário, e pelo que percebi... hmmm... reafirmo aquilo que disse. Teste de nitritos em agua salgada? Este hobby é muito simples, mas é facil complicar e criar problemas quando não se entende tudo.

 

O aquário está com que circulação? Como está o ciclo? Só depois ver possiveis poluentes, o que seja, carvão ativado novo num filtro (sem mais nada) e basta para despiste. Nomeadamente cobre que é o que pode matar turbos.

 

não é de um dia para o outro que se aprende... mas uma vez aprendendo, não vejo grande dificuldade para grande parte dos corais.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CFO é oxido de ferro granulado, e para a problemática não servirá para nada, só retira fosfatos e silicatos e se usado da forma correcta. Não vai resolver problema algum. Já passar carvao ativado é boa ideia para despistes.

 

Não estou muito a par do aquário, e pelo que percebi... hmmm... reafirmo aquilo que disse. Teste de nitritos em agua salgada? Este hobby é muito simples, mas é facil complicar e criar problemas quando não se entende tudo.

 

O aquário está com que circulação? Como está o ciclo? Só depois ver possiveis poluentes, o que seja, carvão ativado novo num filtro (sem mais nada) e basta para despiste. Nomeadamente cobre que é o que pode matar turbos.

 

não é de um dia para o outro que se aprende... mas uma vez aprendendo, não vejo grande dificuldade para grande parte dos corais.

pois ai esta o problema ninguém entende tudo nem nunca entenderemos tudo, sempre haverá quem entende mais e quem entende menos do que nos, o que sei e que todas as lojas que fui fizeram teste de nitrito para despiste e carvão activado la esta desde o inicio e trocado regularmente,ja fiz teste de cobre e negativo, circulação tenho uma wp40 do lado esquerdo e duas tunze 6045 d lado direito uma mais tras e uma mais a frete e mais acima do que a de tras, quanto ao ciclo so sei dizer que pelos testes parece que ja acabou pois da zero em tudo quanto ao visual tenho algas verdes parecendo relva e algumas vermlhas mas estas muito poucas, mas nos últimos dias tem aparecido uma coisa esquisita parece alga preta como se fosse teia de aranha pelo areao

 

Nada melhor do que umas fotos destas algas que falo e por acaso me intriga uma alga que tem até na bolava de circulação de uma cor verde extremamente florescente parece até tinta de marcador 3400eda1c2e09d2f8259a7ea5b323f82.jpgfe528be664d2b3fff44c5adced273c9f.jpg1b078f193e6f7e9c0329389816c01574.jpg42639dd5e2364ea4e67c959f9b2f74ea.jpg29cabd8cbe17be98e9ed68887185c63e.jpg7f86b86fb924d28507bc7668507ee112.jpgf2b5e4dd55178f4ac39dd491ea6d082c.jpg828a5bceca1ef7d5f6b616a4d10cbe29.jpg

Editado por Alessandro1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ai esta o problema ninguém entende tudo nem nunca entenderemos tudo, sempre haverá quem entende mais e quem entende menos do que nos, o que sei e que todas as lojas que fui fizeram teste de nitrito para despiste e carvão activado la esta desde o inicio e trocado regularmente,ja fiz teste de cobre e negativo, circulação tenho uma wp40 do lado esquerdo e duas tunze 6045 d lado direito uma mais tras e uma mais a frete e mais acima do que a de tras, quanto ao ciclo so sei dizer que pelos testes parece que ja acabou pois da zero em tudo quanto ao visual tenho algas verdes parecendo relva e algumas vermlhas mas estas muito poucas, mas nos últimos dias tem aparecido uma coisa esquisita parece alga preta como se fosse teia de aranha pelo areao

 

Alessandro... Há coisas que não sabemos como realmente se processam e também não sabemos que certos bichos são. Mas o funcionamento de um aquario de agua salgada em condições é já algo quase à prova de bala. O nitrito é muito menos toxico em agua salgada que água doce. Em água salgada o que é mais tóxico é amonia.

 

Para as algas verdes é que podes usar oxido de ferro granulado. No inicio por não terem o sistema a 100% para a reciclagem de nutrientes é normal aparecerem-te vários tipos de pestes.

 

não sei quanto dá isso em circulação, mas o ideal é teres à volta de 20 x a litragem... ou mais se vais por SPS.

 

O ciclo demora uns meses a se estabelecer e vai até um ano para pores certas corais e invertebrados. Pode encurtar.

 

também existem bacterias que podes dosear.

 

também não sei que areão colocaste, será areão de coral moido? se sim, isso é fonte de problemas, nomeadamente algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que areão é esse?! Estás com grande quantidade de diatomaceas. Será silica?

 

em agua salgada, o areão ideal é aragonite.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem a mim disseram me que o nitrito também seria tóxico mas tanto ele quanto amónia dão 0 e quanto a areao e este ai da foto, o que acho estranho e o aquário estar ja desde junho e um simples turbo que eu meta morra em dez minutos, bacterias usei uma da tmc e usei depois stabiliy vc fala de quais bacterias ?

gallery_68336_4664_1066420.jpg


gallery_68336_4664_182392.jpg

Editado por Alessandro1982
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que as diatomacias sao da siliica sim, e que tenho de trocar os filtros da osmose mas ja encontrei quem dissesse que a osmose não retira silica, falei com um exper em tratamento de agua e ele disse que nao tira mesmo somente um filtro de resina ionica e cationica retiraria, porque segundo ele a osmose so retira a silica solida e nao a dissolvida nao percebo nada disso mas tenho m livro que fala disso e ainda ensina fazer o tal filtro pra meter antes da osmose

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CFO é oxido de ferro granulado, e para a problemática não servirá para nada, só retira fosfatos e silicatos e se usado da forma correcta. Não vai resolver problema algum. Já passar carvao ativado é boa ideia para despistes.

 

Não estou muito a par do aquário, e pelo que percebi... hmmm... reafirmo aquilo que disse. Teste de nitritos em agua salgada? Este hobby é muito simples, mas é facil complicar e criar problemas quando não se entende tudo.

 

O aquário está com que circulação? Como está o ciclo? Só depois ver possiveis poluentes, o que seja, carvão ativado novo num filtro (sem mais nada) e basta para despiste. Nomeadamente cobre que é o que pode matar turbos.

 

não é de um dia para o outro que se aprende... mas uma vez aprendendo, não vejo grande dificuldade para grande parte dos corais.

O GFO retira muito mais coisas... Ex: sulfeto de hidrogênio que se pode acumular em bolsas na areia e debaixo das rochas e que é altamente tóxico. Normalmente damos por ele pelo odor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que as diatomacias sao da siliica sim, e que tenho de trocar os filtros da osmose mas ja encontrei quem dissesse que a osmose não retira silica, falei com um exper em tratamento de agua e ele disse que nao tira mesmo somente um filtro de resina ionica e cationica retiraria, porque segundo ele a osmose so retira a silica solida e nao a dissolvida nao percebo nada disso mas tenho m livro que fala disso e ainda ensina fazer o tal filtro pra meter antes da osmose

Quando fizeres a TPA aproveita e aspira a areia.

 

Ele tem razão. Quanto à osmose, em MINHA opinião só vale a pena se tiver os filtros sempre em condições, um filtro de resina e o recipiente onde colocamos a água estiver sempre bem limpo. Caso contrário existem outras formas muito mais baratas de obter água doce com qualidade e não estragamos o que tanto trabalho deu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena pores silica no aquario, acredita que não és o primeiro, é uma areia linda eu sei. Pois apesar das diatomaces desaparecerem com o tempo, basta apenas um peixe, invertebrado ou tu mesmo mexer na areia para teres diatomaceas novamente.

 

Equaciona comprar aragonite: faz bufferização, repoe alguns elementos consumidos de volta para a água, é estetico, previne o aparecimento de varios tipos de pestes, pois não retem detritos. Não metas é areia de coral moido (é sair de um erro e entrar noutro), essa areia é rocha calcaria moida e um imam de alguedo e lixo.

 

Aragonite é cara, mas é lindissima e o melhor. Aposta nisso!

 

O GFO retira muito mais coisas... Ex: sulfeto de hidrogênio que se pode acumular em bolsas na areia e debaixo das rochas e que é altamente tóxico. Normalmente damos por ele pelo odor.

não sabia dessa situação.... o que tenho conhecimento é que nos anti-fosfatos quer á base de ferro quer de aluminio, servem também para silicatos. Não é que os silicatos sejam muito maus em situações normais... mas retira.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres a TPA aproveita e aspira a areia.

 

Ele tem razão. Quanto à osmose, em MINHA opinião só vale a pena se tiver os filtros sempre em condições, um filtro de resina e o recipiente onde colocamos a água estiver sempre bem limpo. Caso contrário existem outras formas muito mais baratas de obter água doce com qualidade e não estragamos o que tanto trabalho deu.

Entao talvez o meu problema esteja ao pois a minha osmose de 5 estágios comprei usada não troquei os filtros e ela já estava parada a quase 1 ano eu só medo tds que deu 001 então meti logo a encher o aquário nem se quer deixei correr um pouco talvez a osmose além de passar a sílica tivesse algo que fizesse com que contaminasse a água será possível ?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais