simply red


anaiv

Recommended Posts

Ora viva, parece que o vírus da aquariofilia veio para ficar e está cada vez a provocar mais estragos - à minha carteira - mas muitas horas de relax e contemplação....

 

Utilizando formulário que a Vera Santos simpaticamente disponibilizou, fica a descrição da minha última montagem inteiramente dedicada a camarões e caracóis.

 

1 - Nome: simply red

2 - Montagem: 22/04/2016

3 - Medidas do aquário: a actualizar, sorry...
3.1 - Capacidade: +/- 60 litros

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro interno 600 l/h
4.2 - Termostato 50 w
4.3 - Iluminação: gro lux 15 w + barra leds (intensidade identica à gro lux) Foto-período: 15 às 24 = 9 horas
4.4 - Sistema de CO2: não têm, as gambas não gostam ;)
4.5 - Outro equipamentos adicionais: termómetro

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: sem
5.2 - Substrato inerte: prodama, amtra pro nature - preto
5.3 - Decorações: alguns xistos - tipo lâmina - zona de alimentação

6 - Fertilização: sem, as plantas não precisam e as gambas não gramam muito....

7 - Fauna
7.1 - Hoje: 10 red cherry, amanhã devo ter muitos mais porque tenho duas fêmeas ovadas :)
7.2 -
2 Planorbis Corneus Orange
...

8 - Plantas
8.1 - 1 Tropica Microsorum pteropus
8.2 - 2 Tropica Taxiphyllum barbieri
8.3 - 2 Cladophora aegagropila
9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água: Ph: 6,5; NH3/NH4: 0; temperatura: 25º
9.2 - Frequência das TPA's: semanal de 20%: limpeza do filtro no Sábado, TPA no Domingo
10 - Fotos

04_zpsd8haocek.jpg

 

005_zpsfosisdip.jpg

 

006_zpsafvgb9kk.jpg

 

007_zpsrrqnj6fo.jpg

 

O aquário esteve montado cerca de um mês e meio até levar vivos, inicialmente tinha um tronco muito bonito mas que ocupava muito espaço e muita sombra para as plantas.

 

Esta semana já devo ter miniaturas a passear pelo tanque, assim que tiver novidades "fotografáveis" coloco aqui.

 

Votos de bom fim-de-semana para todos.

Editado por anaiv
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas anaiv

Esta muito bonito...

Tem cuidado com o filtro protege a entrada com uma rede ou esponja podes até usar uma meia de senhora senão os pequenitos vão ser todos sugados...

Boa sorte

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas mesmo de lavar o filtro todas as semanas?? Fica assim tão sujo??

Não te esqueças de o lavar com água do aqua. E acho que a feze-lo todas as semanas deverias limpá-lo a 4f e tpa ao domingo.

Mas continuo na minha, acho que devias fazê -lo no máximo de 15 em 15 dias.

De resto achei muito agradável e as gambas estão com ótimo aspecto e cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe e Verá,

 

O filtro já tem uma meiola de senhora para prevenir e como este fim‑de‑semana vou estar com pouco tempo para a manutenção vou testar a técnica proposta pela Vera.

 

Entretanto tenho umas quatro fêmeas ovadas, não tarda estou a contribuir para a economia nacional com exportações em massa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas mesmo de lavar o filtro todas as semanas?? Fica assim tão sujo??

Não te esqueças de o lavar com água do aqua. E acho que a feze-lo todas as semanas deverias limpá-lo a 4f e tpa ao domingo.

Mas continuo na minha, acho que devias fazê -lo no máximo de 15 em 15 dias.

De resto achei muito agradável e as gambas estão com ótimo aspecto e cor.

 

 

O que a Vera disse... camarões com excelente cor (se entretanto tiveres assim tantos posso te dar a minha morada), limpeza do filtro de semana a semana é desnecessária e até pode ser prejudicial para a colónia de bactérias existentes no filtro (os meus apenas limpo de mês a mês), e lavar com água do próprio aquário precisamente para não matar as bactérias no filtro e massas filtrantes.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Bruno,

 

lavar o filtro com outra água que não a da TPA está fora de questão. A limpeza semanal é realmente um exagero, já vai na terceira semana e o caudal ainda me parece muito bom.

 

O marisco continua com boas cores e vejo muitas cascas abandonadas, estranho ainda não ver filhotes a passear.... em compensação tenho micro planorbis orange por todos os cantos.

 

10_zpsquqydqim.jpg

 

11_zps9dazh2zp.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera, estou a precisar de outro tipo de lente para apanhar melhor estes meninos... tenho um 18-105 que não dá para fotos de pormenor, estou a pensar em investir nuns anéis de ampliação que já testei e fazem milagres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Planorbis é uma praga desgraçada. É impossível veres-te livre deles. Tenta colocar a comida em quantidade que tenhas a certeza que os camarões vão comer. É a única maneira para conseguires controlar a população (isso e uns bótia palhaço que no caso como tens camarões está fora de questão).

Em relação às fotos estão bem boas. Eu costumo tirar com o telemóvel e algumas ficam minimamente decentes, mas pormenor é quase impossível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e as fotos dos outros???? Estás a falhar com o pessoal, só te digo!!!! :tapfoot::tapfoot::tongue::tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado. No meu aquário de 400 litros tinha uma overdose deles. Entretanto estive 5 ou 6 dias fora e como não havia comida em excesso, os caracóis morreram e provocaram, muito provavelmente, um pico de amónia. Escusado será dizer que morreram bastantes peixes, além de ter ficado com o areão carregado de cascas. Isto num aquário de 400 litros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera, estou a precisar de outro tipo de lente para apanhar melhor estes meninos... tenho um 18-105 que não dá para fotos de pormenor, estou a pensar em investir nuns anéis de ampliação que já testei e fazem milagres.

 

Estás a falar de tubos extensores? Ou de filtros close-up? Ou dos aneis de inversão que permitem montar a lente ao contrário? :sorry:

 

Com qualquer um desses métodos tens sempre o problema de perder luz... que já nem com uma lente macro dedicada é suficiente.

 

A julgar pelas fotos, parece-me que o teu problema é mesmo falta de luz... logo, ISO muito alto (12800?! O máximo que me atrevo é 1600 e mesmo assim evito)... resultado, foto com muito ruido. Já pensaste em usar um flash externo?

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José,

 

são anéis extensores, provocam alguma perda de luz - normalmente é necessário fazer a compensação de 1 stop - mas são muito competentes, claro que uma lente macro é outra coisa mas como é para usar apenas para este fim optei pelos anéis (já estão comprados e entregues, falta só levantar para começar a disparar ;)

 

Em relação à luz tens toda a razão, como fechei o diafragma todo para conseguir maior profundidade de campo, tive que compensar com o iso muito alto e o resultado está à vista...

 

Tenho um flash externo (daqueles para acoplar na sapata) que é direccional, mas se apontar para o vidro fica reflectido e se apontar para cima não resulta porque o aquário tem tampa.... tens alguma sugestão?

 

Este fds vou tentar umas macros com os anéis novos e vou retirar a tampa para iluminar o tanque como deve ser, vamos ver no que dá.

 

Cara Vera, os CR ainda não chegaram a bom porto, estão comprados mas tenho que fazer uns quilómetros para os ir buscar. Espero que no Sábado o vendedor tenha disponibilidade para ver se já entram na foto de família ;)

 

Caro Bruno, por enquanto ainda não é preocupante se começar a tomar proporções bíblicas uso o método que usei quando tive uma invasão no comunitário, coloquei umas tampas de garrafas pet a boiar e no final do dia estavam cravejadas de caracóis.... também tenho um par de Helenas sempre prontas para a caracolada.

 

Abraço para todos, fiquem atentos à reportagem fotográfica deste fds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um flash externo (daqueles para acoplar na sapata) que é direccional, mas se apontar para o vidro fica reflectido e se apontar para cima não resulta porque o aquário tem tampa.... tens alguma sugestão?

Boas,

 

O problema das fotografias com flash interno (ou externo colocado na câmara) é que na fotografia final a iluminação parece-nos estranha (mesmo quando bem feito). Isso é porque no nosso dia-a-dia não estamos habituados a ver o mundo com a luz a ser emitida da mesma zona que os nosso olhos (só talvez os mineiros com um capacete com lanterna :tongue:). No nosso mundo, a luz normalmente vem de cima.

 

Então a minha sugestão é essa... coloca o flash em cima. Se tens tampa, melhor, é só apoiar o flash em cima da tampa, a projectar a luz directamente para dentro do aquário, na zona que estás a fotografar. A própria água faz a refração evitando que a iluminação não fique muito agressiva.

 

Precisas de um flash com ligação sem fios ou um cabo extensor para ligar à máquina, mas costuma resultar bem. Se em vez de estar mesmo perpendicular ao plano que estás a fotografar, estiver ligeiramente inclinado ainda melhor.

 

Para além da iluminação ficar melhor do que se tiveres o flash de frente, ainda evitas problemas de reflexos no vidro. :dance:

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

ontem cheguei um pouco tarde a casa e já não deu para fazer as experiências que pretendia com a iluminação necessária. O ideal seria o flash externo que o José Prada recomendou, mas como não tenho estou a pensar tirar a tampa e iluminar por cima com candeeiros. Fica a promessa deste teste para breve.

 

Entretanto ficam os primeiros testes com os anéis extensores, ainda com muito ruído mas já dá para ter uma ideia...

 

m1_crop_zpsvs53d4mh.jpg

 

m6_crop_zpsttdjzgyr.jpg

 

m4_crop_zpsaibyqcpm.jpg

 

m3_crop_zpscbyfrzmw.jpg

 

m2_crop_zpsvnkhbjyv.jpg

 

E os primeiros "putos", com dois ou três milímetros no máximo.

 

m5_crop_zpstakwvnjg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os animais estão com umas cores fantásticas.

 

As fotos também estão a ficar fixes... se conseguires aumentar a luz de cima vais ver que melhora muito.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais