Mais um com duvidas...


Carecacomgel

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Tenho andado um bocado afastado aqui do forum, mas agora que decidi, "refazer" o meu aquário ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=166969&hl=), quero alterar a calha de iluminação, mas tenho duvidas em relação ao que fazer...e por isso preciso da ajuda dos entendidos na matéria!

 

No inicio montei o meu aqua com 3 lâmpadas T5, mas passados uns tempos fiz uma nova calha e adaptei dez leds individuais, de potências que variam entre os 5w e os 7w e agrada-me o efeito mas apenas consigo manter valisnérias!! Nem os fetos de java se aguentam!!

 

O que pretendo é "dar uma volta" na decoração do aquário, até porque já não está como nas fotos do tópico onde o apresentei, fui variando com o tempo, e pretendo fazer um comunitário, apenas com fetos de java, valisnérias e eventualmente anubias.

 

Tenho andado a pensar em alterar a calha, e construir uma que me permita mais acesso ao interior do aquário e mais luz, retirando estes leds!

 

Ora o que tenho em mente é colocar quatro lâmpadas led de casquilho E27, de 9/11w que equivalem a 75/110w, sendo que de acordo com as especificações das mesmas, têm respectivamente 1200 a 1500 lumens cada! Sendo qualquer uma de 6500K.

 

Para um aquário de 140cX55aX55l, cerca de 400 litros de água e com o tipo de plantinhas que mencionei, acham que é suficiente para as manter "verdinhas"?

 

Não pretendo nenhum plantado muito denso, apenas dois ou três bons e largos fetos, para criar refugios e as valisnérias e anubias para dar cor ao restante, deixando assim mais área util para os peixes circularem!

 

Eu acredito que alguma malta tenha lido o testamento e tenha pensado, mais um que não sabe usar a pesquisa, mas a verdade é que no forum, mesmo com excelentes tópicos acerca de iluminação, eu não consegui esclarecer as duvidas em relação às lâmpadas que pretendo usar!!

 

Desculpem lá a extensa missiva, mas agradeço desde já a vossa ajuda!

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar é luz demais para essas plantas, mesmo considerando a altura da água.

Vamos ver o que diz o pessoal.

 

Cumprimentos

 

José

Bringer...dizes luz demais, baseado em quê? Na totalidade de lumens? É essa a minha duvida!! Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fiz a conta e é claro que a altura da coluna é importante e não apenas a litragem.

Importante também é a qualidade da luz.

Uma coisa é um Mich ou um Bridg outra é um pneu de outra marca da treta, mesmo que tenha as mesmas especificações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais