aquario


Recommended Posts

okei jose ,eu lavo o filtro sempre com a água do aquario, okei jose está andar bem ,as vaslinerias plantei a semana passada e elas já estão a espandir pelo aquario todo ,quero dizer que só vejo rebentos de vaslinerias a nascer noutros lugares do aquario ,as plantas estão verdinhas e a crescer bem e só faz o aquario um mês no dia 16, é sinal que está tudo bem jose.obrigado-

 

cumps ..ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite josé ,que materia filtrante usas na parte de baixo do filtro. eu tenho assim por ordem . por baixo ,esponja azul , siporax , lã filtrante ,siporax, e em cima esponja muito fina,

 

cumps .ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que da maneira que tens não está mal, desde que não afecte muito o caudal.

 

No meu tenho:

Uma camada de Siporax (colocada com cuidado para não ficar nenhum anel na entrada da água.

Esponja azul

Siporax

Esponja azul

Siporax mini

Lã filtrante da Sera

Uma almofada de carvão activo colocada no fim-de-semana e que será retirada neste próximo.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia bringer, eu ando com a cabeça á roda ,uns dizem que a luz está boa assim outros dizem o contrario, a ver se voçe me pode dar uma opinião. a iluminação do meu aquario é a seguinte.

 

2 tubos led t8 90 cm cada um.

cada tubo tem de potençia 12w total 24 w.

cada tubo tem 6.000 kelvins ,total 12.000kelvins

tem duas fitas led ,potencia 14w cada. total 28w

cada fita 750 lumens,total 1.500lumens

cada fita 6.500kelvins ,total 13.000kelvins

 

o aquario tem 1 metro

 

vamos ver, em wats total dá 52 wats

 

e kelvins dá 25.000 kelvins ,visto ser tudo em led.

 

o que me diz a isto amigo bringer

 

 

cumps .ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E cada tubo LED tem quantos lumens, aí entre 650 e 700?

Estás a fazer confusão com os Kelvin.

É uma temperatura de cor, por isso duas lâmpadas de 6000K são 6000K de temperatura de cor, não 12000K.

Qual é a altura da coluna de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde bringer cada tubo led t8 90 cm tem cada uma 1120 lumens .são dois tubos ,

o aquario tem 40cm de altura depois tem o substrato , a coluna da água deve ser aí uns 35 cm .

 

 

 

ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então estás a dizes que um tubo de 12W tem mais lumens que uma fita de 14W, certo?

 

E que tens 1120+1120+750+750=3740

Calculei de cabeça mas acho que é isto.

 

Bem, cada um tem a sua opinião, e depende de vários factores, mas se não colocares CO2 pressurizado e plantas exigentes em termos de luz, acho que são lumens a mais.

No entanto podes sempre trabalhar com dois temporizadores e teres uma luz ligada por exemplo das 8h00 às 19h00 e a outra apenas entre as 11h00 e as 15h00.

 

Obviamente que há que ter em conta a qualidade da luz, nomeadamente índice de reprodução cromática (CRI).

 

Quanto à temperatura de cor e tendo em conta a altura da coluna de água, acho que está bem.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite bringer, o meu aquario tem injeção de co2 ,uma bolha mais ao menos por segundo , tenho a luz ligada 7 horas por dia e desligo o co2 quando a luz desliga ,o ph do meu aquario é de 7 e o kh 5 a 6 isto vai dar 16 ppm ,que me dizes a isto grande amigo. achas que devo desligar uma fita led .ou um tubo led

 

 

ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens tido problemas com algas, podes deixar estar.

Mas se não tens plantas de tapetes exigentes ou Alternanthera Reineki mini, podes experimentar desligar uma fita.

Quanto ao CO2, dever ser ligado antes da luz acender e desligado antes da luz apagar.

Eu dou o espaço de uns 30 minutos antes da luz ligar e uns 60 minutos antes da luz apagar.

Há quem utilize tempos diferentes; cada um com a sua mania.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boa noite ,o meu aquario tem 1 metro por 30 de lar,por 40cm de alt, leva de água mais ao menos para mais de 100 litros eu faço tpas todas as semanas de 24 litros, 4 garrafoes de 6 litros cada um , uma vez que o aquario leva 100 litro de água , será muita a água que mudo ou será pouca ,obrigado

 

 

ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A minha aventura nisto também é recente.

Quando te referes à Siporax é a em forma de anel, certo?

Suponho que não seja a mini.

Há quem tenha grande quantidade de cerâmicas no princípio, eu pessoalmente não concordo.

Eis a razão: Se por um lado podemos colocar algumas cerâmicas em forma de anel, logo no princípio, a seguir deverá ser colocada uma esponja grossa (por exemplo a azul) para agarrar a maior parte da sujidade.

De seguida serão então colocadas as cerâmicas que assim não ficarão tão sujas e com os poros e passagem entupidos.

Há que ter em conta que existem bactérias aeróbicas e anaeróbias, daí ser importante existir alguma oxigenação.

Eu tenho um Eheim 2213, cuja sequência é:

 

Uma camada de bioballs

Esponja azul

Siporax normal em forma de anel

Esponja azul

Siporax mini

Acho que tenho outra esponja azul, mas não tenho a certeza.

Lã fina

 

Umas 3 vezes por ano coloco a almofada de carvão activado durante uma semana ou duas, depois tiro. Mas isto é uma mania minha.

 

Agora é esperar por outras opiniões

 

Cumprimentos,

 

José

Colocas a mesma almofada ?

E quando não a usas Mantena.a em água ?

Depois de usada e de secar perde as propriedades activas que têm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em todos os filtros que vejo as cerâmicas vêm primeiro e só depois as esponjas. geralmente a ordem é (a contar de baixo) o mais grosso para o mais fino.

 

Eu no meu tenho por ordem a contar de baixo:

 

Bolas de cerâmica JBL (a substituir por siporax ou misturar)

 

Esponja, esponja (cada gaveta tem dois "níveis"

 

Esponja, lã

 

Esponja, esponja.

 

De futuro quero pôr:

 

Bolas de cerâmica

 

Siporax

 

Esponja, seachem purigen

 

Esponja, esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal nem será o siporax primeiro, pois o siporax serve de filtragem biológica. Para mim o ideal é, cerâmicas de filtragem mecânica>esponja "grossa " > siporax ou outra filtragem biológica > lã fina (perlon)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia bringer , o meu aquario é plantado ,eu tenho siporax ,esponjas ,lã filtrante ,e esponja fina no final . achas que é benéfico por carvão ativo no filtro, ou se meter irei fazer mal, obrigado

 

 

ezequiel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.