Divine Tree ~ 250L


skullzauMM

Recommended Posts

Bem ao fim de realmente muito tempo consegui chegar a algum lado.


Deixo aqui o setup e algumas fotos. Ainda me falta muita coisa, o tronco afundar, plantas, o ciclo terminar e por ai fora.


A montagem foi feita no 22 de Maio.


O aquário tem uns travamentos estranhos que dificultam a colocação dos tubos do filtro, mas como se costuma dizer é o que há cá.



SETUP:


Aquário: 100x50x50


Iluminação: Calha 100 cm - T5 39W X 4


Filtragem: JBL CristalProfi e1501 Greenline


Aquecimento: Eheim Jager 300W


CO2: Não


Fertilização: Não


Substracto: JBL Aquabasis Plus 5L e JBL Manado 25L


Hardscape: Tronco Videira e Xistos


Fauna: 1 Tetra Neon


1 Tetra Neon Laranja (Penso que seja isto)


Flora: Musgo (Não sei que musgo é)



A ideia está lá mas ainda falta muito caminho a percorrer.


Novas ideias são bem vindas.



E agora um pouco do que a malta quer!


DSCN0626_zpsmwka5xen.jpgDSCN0631_zpshqjnr8bb.jpgDSCN0628_zpsidcc8vny.jpgDSCN0634_zps0mvxvb4e.jpg


  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parâmetros da água ao 5º dia são os seguintes:

Parâmetros

Amónia (NH4) - Falta me o teste mais importante....
Nitratos (NO3) - 0 mg/L
Nitritos (NO2) - 0 mg/L
pH - 7 ~ 7.5
Kh - 6

Gh - 10

 

Tenho comprar os testes para o NH4 pois os kit's que tenho não têm este .... Falha de principiante! :scarerun:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim do 6º dia introduzi mais plantas e 2 bettas a pedido da Maria, há que lhe fazer a vontade de vez em quando hehe.

Espero que não haja problemas com outras espécies que irei colocar.

Já tenho o teste para a amónia e ao introduzir os valores eram de NH4 - 0,25mg/L.

Penso que numa litragem de quase 250L não haja problema em manter 4 peixes assim tão cedo.
Logo à noite irei verificar os pârametros novamente da água.
Deixo aqui mais umas fotos gerais do aquário, visto que não tenho nenhuma máquina xpto é o melhor que consigo com uma máquina digital. :sorry:

DSCN0639_zpsubbvp5am.jpgDSCN0642_zpstvwyvlpk.jpgDSCN0644_zpsfe8q4i7k.jpgPS. O tronco ainda não afundou. Dai ainda ter uma pedra em cima dele.

Editado por skullzauMM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta aos mais entendidos, será possível conseguir algo parecido com um tapete com estas plantas?

  • Hydrocotyle tripartita
  • Littorella uniflora

Não tenho CO2 dai estar com esta dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou perto de ser dos mais entendidos mas tenho a Littorella Uniflora e não tem crescido. Mantêm-se mas sem desenvolvimento. Já tive a Hydrocotyle sem CO2 e cresceu mas ao ponto de fazer tapete tenho dúvidas. Penso que podes tentar, no entanto e dado que me parece teres pouca luz no aquário acho que vai subir.

Porque não a Bacopa Compact. Consegues mantê-la baixa com podas e replante, e sendo uma planta mais fácil de manter penso ser uma melhor hipótese. O que usas como substrato?

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou perto de ser dos mais entendidos mas tenho a Littorella Uniflora e não tem crescido. Mantêm-se mas sem desenvolvimento. Já tive a Hydrocotyle sem CO2 e cresceu mas ao ponto de fazer tapete tenho dúvidas. Penso que podes tentar, no entanto e dado que me parece teres pouca luz no aquário acho que vai subir.

Porque não a Bacopa Compact. Consegues mantê-la baixa com podas e replante, e sendo uma planta mais fácil de manter penso ser uma melhor hipótese. O que usas como substrato?

Uso JBL Aquabasis Plus e JBL Manado. Como estou no início ainda não conheço grandes variedades nem nomes das plantas.

Fiz uma breve pesquisa e fixei aquelas duas, obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o substrato estava em cima... LOL

Se fores ao site da Tropica tens bastante variedade e boa informação. Utilizo bastante porque sei que é informação fidedigna.

Vê ai no link... qualquer coisa apita.

Explora um pouco porque vale mesmo a pena.

 

http://tropica.com/en/plants/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok logo à noite vou ver com mais atenção.

Em relação à iluminação também vou ver se consigo perceber o que é que lá tenho para ver se é o adequado ou não.

Pensava que fosse mas possivelmente também falhei LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não é assim tão pouca luz. 160W para 250 litros, já é considerável. Mas tens de ter em conta a necessidade da planta e ao mesmo tempo a altura do aquário mais a distância a que está da superfície da água. Penso que podes começar por uma um pouco mais fácil e partir dai para uma mais exigente.

Tens 1 néon que são peixes de cardume e ainda nem sequer o aquário fez a ciclagem. Agora não vais tirar mas deixa primeiro ciclar e depois colocavas mais peixes.

Também não é assim tão pouca luz. 160W para 250 litros, já é considerável. Mas tens de ter em conta a necessidade da planta e ao mesmo tempo a altura do aquário mais a distância a que está da superfície da água. Penso que podes começar por uma um pouco mais fácil e partir dai para uma mais exigente.

Tens 1 néon que são peixes de cardume e ainda nem sequer o aquário fez a ciclagem. Agora não vais tirar mas deixa primeiro ciclar e depois colocavas mais peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não é assim tão pouca luz. 160W para 250 litros, já é considerável. Mas tens de ter em conta a necessidade da planta e ao mesmo tempo a altura do aquário mais a distância a que está da superfície da água. Penso que podes começar por uma um pouco mais fácil e partir dai para uma mais exigente.

Tens 1 néon que são peixes de cardume e ainda nem sequer o aquário fez a ciclagem. Agora não vais tirar mas deixa primeiro ciclar e depois colocavas mais peixes.

Também não é assim tão pouca luz. 160W para 250 litros, já é considerável. Mas tens de ter em conta a necessidade da planta e ao mesmo tempo a altura do aquário mais a distância a que está da superfície da água. Penso que podes começar por uma um pouco mais fácil e partir dai para uma mais exigente.

Tens 1 néon que são peixes de cardume e ainda nem sequer o aquário fez a ciclagem. Agora não vais tirar mas deixa primeiro ciclar e depois colocavas mais peixes.

Sim concordo contigo. Mas de qualquer maneira vou tentar perceber os valores de luz que tenho.

Em relação ao peixe, sei que já falhei pelo seguinte, segundo os tópicos que li acerca do ciclo, vi que poderia fazer com 1 peixe, comida ou adicionando as bactérias de "frasco".

Quando passei numa loja aqui na zona de Coimbra coloquei a questão ao dono e pelo que ele me disse até 2 neons não haveria problema, mas de qualquer forma indicou-me os frasquinhos com bactérias para começar a ciclar.

E agora a grande falha foi ter adicionado passado uma semana 2 bettas, pois a Maria insistiu, sem os parâmetros da água terem alterado.

Basicamente ainda não tenho amónia, nitratos ou nitritos.

Como não lhe quis fazer a desfeita cedi hehe e pensei que como tenho uma litragem grande de água não haveria problema!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos Bettas, na minha opinião ou mantinhas um macho ou várias fêmeas(todas ao mesmo tempo, pois elas funcionam tipo alcateia de lobos), os peixes bettas são animais solitários e territoriais(principalmente o macho), ao colocares um casal no aquário, irás stressar a fêmea, pois o macho irá estar sempre a "bater" nela(principalmente sendo um macho adulto) para procriar, o que irá originar a muitas barbatanas roídas ou até mesmo à morte da fêmea. Na segunda e terceira foto já dá para notar isso, na segunda a fêmea parece-me que está no topo submissa e parada e na terceira o macho atrás dela.

Atenção também a teres um betta macho num aquário comunitário, não podes colocar outros peixes que tenham barbatanas grandes ou cores muito vivas, o betta se ver outros peixes desse género ele irá confundir com outro betta e atacar esses peixes e irá haver baixas mais tarde ou mais cedo.

Editado por Abel Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ontem já não consegui aqui passar, mas pronto deixo aqui duas questões hoje.

A primeira é relativa aos parâmetros da água, já passaram 10 dias e ainda não obtive nenhum valor da Amónia (Já comprei os testes).
Será normal? Peço desculpas se a questão é estúpida mas realmente é a primeira vez que monto um aquário e não faço a mínima ideia.

Btw os valores são sempre 0.

A segunda questão é relativa às lâmpadas.

As lâmpadas que estão na calha são as seguintes:

  • Power Flo 30W T5 HO
  • CH Lighting Sun-Lux 10000K
  • Solar Ultra Tropic 4000k
  • Life Glo 39W T5 Ho

Não faço ideia se isto ajuda a perceber se a luz é suficiente ou se deveria pesquisar que lâmpadas são para perceber os seus valores.

A calha foi comprada em segunda mão e já trazia as lâmpadas.

Quanto aos Bettas, na minha opinião ou mantinhas um macho ou várias fêmeas(todas ao mesmo tempo, pois elas funcionam tipo alcateia de lobos), os peixes bettas são animais solitários e territoriais(principalmente o macho), ao colocares um casal no aquário, irás stressar a fêmea, pois o macho irá estar sempre a "bater" nela(principalmente sendo um macho adulto) para procriar, o que irá originar a muitas barbatanas roídas ou até mesmo à morte da fêmea. Na segunda e terceira foto já dá para notar isso, na segunda a fêmea parece-me que está no topo submissa e parada e na terceira o macho atrás dela.

Atenção também a teres um betta macho num aquário comunitário, não podes colocar outros peixes que tenham barbatanas grandes ou cores muito vivas, o betta se ver outros peixes desse género ele irá confundir com outro betta e atacar esses peixes e irá haver baixas mais tarde ou mais cedo.

Abel que solução seria a mais indicada para já? É que só tenho este aquário e para retirar a fêmea é complicado =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O ideal seria mesmo manter os dois separados, mas visto que não tens mais nenhum aqua, tens duas soluções, ou colocas muitos (muitos mesmo) esconderijos e plantas para que a fêmea se consiga esquivar das investidas constantes do macho, ou a colocas numa maternidade(esta não acho a ideal manter um peixe a vida inteira num espaço tão reduzido).

 

Outro ponto negativo se os manteres juntos no aqua é as reproduções, digo negativo neste ponto de vista porque irá desgastar(e leva quase sempre a morte de um ou dos dois devido ao desgaste) os dois se eles se aceitarem e não irás conseguir obter nenhuma cria, pois a reprodução do betta exige bastantes cuidados com o casal e com as crias(com as crias é que surgem as "dores de cabeça").

 

Para teres uma pequena ideia da reprodução do betta, o macho normalmente fica sem comer enquanto tiver postura(normalmente dura 5 dias), quando a fêmea acaba a desova, ela terá que ser retirada do aqua onde fez a postura porque na geral elas comem os ovos e os alevins e o macho irá defender o ninho até à morte e a própria fêmea para ele será uma invasora. Fica apenas o macho no aqua a tratar do ninho e a repor os ovos/alevins no ninho(o ninho do betta são bolhas de ar na superfície), assim que os alevins começam a nadar na horizontal, o macho terá que ser retirado também, senão ele cheio de fome(e não só) irá acabar por comer os próprios alevins mesmo que o alimentes.

 

Desculpa o "off-topic" com este assunto dos Bettas, mas no teu caso acho mesmo necessário informar-te para estares preparado :)

Editado por Abel Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem obrigado pela explicação, já tinha andando a ler sobre a reprodução de bettas e realmente vi que era algo que exigia alguns cuidados especiais! Tenho de resolver este problema pois o macho não larga a fêmea :/

 

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de 14 dias continuo com os parâmetros da amónia a 0...
Penso que seja normal, mas não faço ideia lol

Se alguém me conseguir responder agradecia pois não sei se isto é bom ou mau para já.

 

Em relação aos bettas ainda os mantenho juntos e o macho já começou a fazer ninho.

Para já vou manter assim e ver o que vai acontecendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de 14 dias continuo com os parâmetros da amónia a 0...

Penso que seja normal, mas não faço ideia lol

Se alguém me conseguir responder agradecia pois não sei se isto é bom ou mau para já.

........

 

Boas,

 

Em relação a amónia/ nitritos/ nitratos, para teres uma idéia dá uma vista de olhos neste quadro:

 

n-cycle.gif

 

 

Se te quiseres aprofundar mais (deverias :)), lê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841

 

Espero ter ajudado ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas,

 

Em relação a amónia/ nitritos/ nitratos, para teres uma idéia dá uma vista de olhos neste quadro:

.......

Se te quiseres aprofundar mais (deverias :)), lê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841

 

Espero ter ajudado ;)

 

Cumps,

Boas,

 

Eu já tinha lido esse tópico e voltei a ler novamente.

Pelo que percebi o tempo para o ciclo começar varia conforme as situações, mas realmente como já passaram uns dias pensei que já tivesse iniciado.

Logo à noite vou voltar a medir os valores. Já agora segundo o quadro que colocaste a amónia já deveria ter começado a aparecer, além disso tenho 4 peixes (2 Bettas e 2 Neons).

Mas mais logo volto a passar aqui para dar noticias.

Obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem afinal só tinha mesmo de esperar lol

Os parâmetros medidos mesmo agora são os seguintes:

pH - 7,5

Amónia (NH4) - 0
Nitratos (NO3) - 50 mg/L
Nitritos (NO2) - 0,1 mg/L

 

Segundo o quadro postado ali atrás os Nitratos estão muito altos correto?

Devo esperar ou fazer TPA ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem afinal só tinha mesmo de esperar lol

Os parâmetros medidos mesmo agora são os seguintes:

pH - 7,5

Amónia (NH4) - 0

Nitratos (NO3) - 50 mg/L

Nitritos (NO2) - 0,1 mg/L

 

Segundo o quadro postado ali atrás os Nitratos estão muito altos correto?

Devo esperar ou fazer TPA ?

 

Boas,

 

Os valores do quadro são apenas um exemplo próximo da realidade, cada aquário consoante o que tem dentro e que vai fazer a diferença, no teu caso se fosse eu faria uma pequena tpa de 10 a 15% para aliviar um pouco a fauna, eu não deixo nunca os nitratos ultrapassarem os 40 mg/l pode ser perigoso para a fauna que tens.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje após a TPA de mais ou menos 10 a 15% os valores foram os seguintes:

pH - 7,5

Amónia (NH4) - 0
Nitratos (NO3) - 10 mg/L
Nitritos (NO2) - 0,1 mg/L

Os nitratos diminuíram muito a ver como se mantém nos próximos dias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como tinhas os nitratos a 50ppm só a troca de 10% ou 15% não deveria ter baixado tanto, mas adiante..... como não tens plantas (apenas o musgo) não há problema! :)

 

Se tivesses plantas aconselharia a manteres os nitratos entre os 20ppm e os 40ppm.

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom os valore de hoje são os seguintes:

pH - 7,5

Amónia (NH4) - 0
Nitratos (NO3) - 25 mg/L
Nitritos (NO2) - 0,1 ~ 0,2 mg/L Não consegui perceber muito bem

Deixo aqui umas fotos do que o betta macho anda a fazer e umas gerais do aquário.

DSCN0647_zpslxtp80xn.jpg

DSCN0645_zpsytivtsia.jpg

DSCN0649_zpsqa762kma.jpg

DSCN0648_zpsguqvkrgd.jpg

A qualidade é o que se consegue arranjar por agora :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje ao chegar a casa ia para aspirar o fundo e fazer uma pequena TPA quando me deparo com o seguinte espetáculo:

Peço desculpa pelo som e pela qualidade mas com o telemóvel foi o melhor que se conseguiu.

https://vimeo.com/170315226

 

Muito certamente não irá dar em nada, mas espero que o melhor aconteça. :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não dará em nada mesmo, dará apenas um grande cansaço ao macho e fêmea(mas desejo-te muita sorte que dê algum, apesar da taxa estar perto dos 0%) :ph34r::ph34r::ph34r:

Pois um dia depois nem ninho havia.

Pelo menos foi giro de se ver, mas tenho de ver se os despacho. Se continuarem assim ainda morrem os dois tal como disseste Abel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.