O Reino da Muralha


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Então vamos lá, montagem nova! Vá, pseudo-montagem nova!

Isto começou quando a minha cara metade virou-se para mim e disse-me olha lá não quero aquela m***a assim na sala.

Ela tinha razão desde o ano passado, desde o concurso da ADA, que o aquário se tem mantido praticamente como um repositório de plantas sem nenhum tipo de layout

Então enchi-me de coragem fui buscar uns calhaus à "mata" e aproveitei parte da flora que já tinha juntei-lhe 10l de manado (já só falta juntar um pouco de Elos para o mistura estar completa :naughty: ) e meti mãos à obra!

SETUP
Data de Montagem : 12/05/2016
Aquário: 108cm©X50cm(P)X40cm(A). vidro 10mm sem travamentos
Móvel: Aquartistic
Iluminação: Aquaeden 3X39W. Para já 1h-117w + 7h-78w (com 3 anos)
Filtragem: Eheim 2217 (1000l/H) e Eheim 2213 (440l/h)
Aquecimento: hydror 300w acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)
Outros Equipamentos: Co2 Pressurizado com reator externo aquamedic 1000. UV aquamedic 9w ligado 2h/dia,acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)
Substrato: Substrato fértil, ADA (4l) Power sand. 2,5kg substrato tropica.

Inerte - ADA aquasoil 27l + JBL Manado 10l
Fertilização: EI
Fauna: “N” R. Cherries e 3 R. Arlequins. 8 Melanotaenia Preacox, 1Boraras Maculatus, 2 Nariz de bêbado 1 Beta,1 Oto. Afinnis
Flora:
-Hemianthus cuba
-E. Parvula
-Staurogyne sp. repens
-Staurogyne sp. `porto velho`
-Hydrocotyle verticillata
-Lagenandra meeboldii "pink"
-Blyxa japonica
-Anubia barteri nana
-Anubia barteri nana var "petit"
-Microsorum pteropus "narrow

 

 

Começou assim lá para as 10 da manhã

gallery_11684_2300_311501.jpg

 

 

Entretanto estudou-se o layout e depois limpou-se as rochas:

 

gallery_11684_2300_445709.jpg

 

 

Com o aquário "limpo" foi o inicio da remontagem - Colocação da primeira pedra

gallery_11684_2300_433023.jpg

 

 

Colocação das pedras seguintes

 

gallery_11684_2300_116490.jpg

 

 

 

Finalizando o layout - o manado serviu para dar volume na parte traseira.

 

gallery_11684_2300_34013.jpg

 

E o resultado final: fotos tiradas com o telemóvel e acabado de encher, daqui a uns dia já estará melhor.

 

gallery_11684_2300_523612.jpg

 

 

gallery_11684_2300_280281.jpg

 

A vantagem de ter deixado o aquário a marinar durante quase um ano foi o de permitir ter um tapete praticamente fechado e plantas em abundância, ficando com uma montagem muito avança comparativamente a uma remontagem total.

 

Espero que gostem

Abraços

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está porreiro sim senhor.

 

e é como dizes, nem parece uma montagem nova, tem um aspecto de já bem maturado.

 

bom trabalho :cool2:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

 

Isso está um espetaculo, parece um vulcão do Parque jurássico.

Gostei =D

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

Nada mais a acrescentar, ficou brutal, em 3 tempos conseguiste algo bem natural! :)

 

...e se houvesse algo a moldar não seria no aquário, seria na cara metade! loool

 

Excelente trabalho! ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Esse aquário ate parece que já tem algum tempo,e que

já esta maturado,ele esta sim um espectáculo,gostei

muito,parabéns,alias que eu me lembre tenho sempre

gostado de todos os teus trabalhos.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, este tipo de montagens pré feitas é meio batota mas provavelmente é assim que a maioria dos layouts de top mundial são feitos...não te atrases é na foto se queres participar ;)

 

Abraço

 

P.s. esse Lily pipe não está a apontar muito para baixo? Ele cria redemoinho à superfície?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma foto agora com um pouco mais de qualidade....

Se bem que o fotografo é....medíocre!!!!

 

gallery_11684_2300_732108.jpg

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto está um bocado azulada.

Nem eu sei bem o que são, eu diria que são xistos argilosos. Ando a monitorizar os valores para saber se a longo prazo são adequadas e não alteram muito o gH. Se forem era bom por tenho muito material de qualidade aqui na zona.

António qt ao lily pipe está como está, não ligo muito à coisa. Geralmente todos os dias levanto um pouco para "limpar" a camada superficial. No meu caso é suficiente!

 

Hoje segue a foto para o IAPLC. Ainda necessitava de mais um mês para as plantas encorparem e fechar um pouco mais o lado direito, mas já não vai a tempo.

Abraço a todos...

Editado por Vasco Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Então Vasco e como é que este aqua ficou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim...eu sei, em casa de ferreira espeto de pau!!!

 

O aquário está e recomenda-se.

Atualização para breve.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem é vivo sempre aparece ;)

O aquário lá vai tranquilo, na dele, sem grandes stresses e sem dar grande trabalho e eu sem grande paciência para ele.

Enquanto estive de férias tive um pequeno azar, o quadro disparou e esteve tudo parado aí uns quantos dias. Morreram 3 ou 4 peixes e a flora foi-se um pouco abaixo. Entretanto encontra-se em plena recuperação

O beta oferecido pela minha cara metade fez o seu trabalho e comeu toda a minha equipa de limpeza ;). Sacana está para morrer faz um mês e não há maneira (presumo de velhice). Neste momento não tenho invertebrados nem qualquer equipa de limpeza.

Houve uma alteração de calha, deixei as T5 e coloquei duas zetlight lancia ZP4000 de 46w que se encontra a 70% da sua capacidade e com um ciclo de dia de 8h.

O termostato externo Hydor queimou e ainda não comprei outro, daí o mono dentro do aquário.

E pronto acho que é tudo..

Abraços a todos

 

 

gallery_11684_2300_340871.jpg

 

gallery_11684_2300_1830148.jpg

 

gallery_11684_2300_711184.jpg

 

 

 

 

gallery_11684_2300_1961491.jpg

 

 

 

gallery_11684_2300_60842.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esta espetacular o aquário...Parabéns

 

Quanto ao betta eu tenho um com dois camarões e ele não lhes passa cartão... :smile2: não deve gostar de marisco...

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas os meus reds fora todos à vida. O gajo metia-se dentro das plantas à caça..era impressionante.

 

Sim durou 3 ou 4 anos, à cerca de um mês queimou. É uma mais valia estética mas não são a coisa mais fiável do mundo.

Apesar de tudo vou comprar outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da filtragem é relativo, num plantado, plantado a sério grande parte do trabalho de filtragem é realizado pelas plantas. Além do que os peixes que inseres são geralmente de pequeno porte e não são muito badalhocos.

Neste contexto perderes um pouco da força do filtro não é relevante, daí também não haver consenso quanto quantas vezes a litragem deve fazer o filtro.

Se tiveres um bom filtro, com boa capacidade e um bom plantado não te preocupes com isso.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.