Zoanthus, Trompet a morrer


Nefcouto

Recommended Posts

Boas,

 

Ainda sou novato nestas andanças e preciso de ajuda.

Tenho um Zoanthus que não está a abrir (está todo fechado) e entre eles estão a nascer umas "folhas verdes" achatadas, como se fossem os zoanthus abertos. O que se estará a passar para eles não abrirem? O que é esta cena a crescer?

 

Tenho uma rocha com Palythoa que está metade aberta e metade fechada e tb não entendo o motivo...

 

Para além destes tenho um Trompet que parece ter morrido e está todo rijo...

 

Alguém me pode ajudar?

 

Os parametros actuais do meu aquário são:

 

PH - 8

PO4 - 0.03

NH4 - <0.25

NO2 - 0

MG - 1470

CA - 430

KH - 10.50

Salinidade - 1.025

 

De iluminação tenho 4x 39W. Duas lampadas actinicas e duas brancas. Tenho cerca de 5 horas de luz branca e sendo que a azul está ligada 7 horas.

 

Alguem me consegue ajudarr?


Esqueci-me, tinha tb uma Acropora que estava fantástica durantes estes ultimos meses mas, de um dia pro outro (praticamente) ficou toda branca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

 

Embora provavelmente o motivo dos problemas com os zoanthus e a palithoa não sejam estes, acho que devias tentar aproximar mais os valores dos teus parâmetros, aos da água natural (mar): Kh 7/8, Ca 400/420 e Mg 1250/1350.

 

As acroporas são muito sensíveis às variações de Kh e é importante manter o sistema o mais estável possível.

 

Quanto aos zoanthus e à palithoa, talvez o problema sejam nudibrânquios; pelo sim pelo não, dá-lhes um banho com água de osmose, ou até da torneira, durante 5 minutos e repete 5 a 6 dias depois se sairem de lá uns bichos.

Tira-os fora de água, deixa-os fechar e depois põe-os dentro da água.

 

Abraço

César Silvério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigad César,

 

dei o banho como me disse e, efectivamente saíram de la uns bichinhos. Pesquisei e eram mesmo os nudibranqueos. Próxima quarta darei outro banho.

 

Vou tentar baixar o KH para os valores que falou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando bem isso aconteceu depois de ter feito uma TPA com sal da Reefformula...

 

Agora qual é a melhor solução para o baixar sem mudanças bruscas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

o KH está bom, não está alto, deve ser mantido entre 7/8 a 12º KH. o mar está a 7, mas nos aquarios procuras sempre manter um pouco mais acima por segurança e por crescimentos. Neste momento tenho em 6,7ºKH e estou com enorme dificuldade em subir devido aos consumos de corais. Tambem vejo 8 como ideal, mas não há numeros magicos.

 

NH4 tem que estar a zero e pode ser essa a fonte da maioria dos problemas, não falo no problema dos bichinhos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais