Plantas com pontos castanhos,ajuda pff!!!


luisk2o3

Recommended Posts

Boa noite, tenho umas plantas do meu aquário com pintas castanhas já as tenho a uns 3 meses e agora é que estão a tomar estas pintas castanhas, não sei do que se trata. Não tenho co2 nem substrato, tenho uma lâmpada de 15w mais uma tira de leds brancos de um metro 12h por dia ligadas, tenho um filtro de esponja com carvão ativo.

 

Gostaria que alguém me pudesse ajudar nesta dúvida sou novo nisto e percebo pouco ainda. Obrigado e cumprimentos 8716725c4f26d1e6ce157ce0ca48d925.jpg4d7715784405685c4f3fc580db8511d7.jpgb983db1c3327be249ee49541fd3ecc6a.jpge6d680551fa7a3240f05f58f6ec142e3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Quais as medidas do aquário e como estás a fertilizar isso?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Miguel desde já obrigado por responderes ao meu tópico.

O aqua é de 45 litros da marca aqualight medidas ao certo agora não sei, não uso qualquer fertilizante não me indicaram nada quando comprei as plantas

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Editado por luisk2o3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Miguel desde já obrigado por responderes ao meu tópico.

O aqua é de 45 litros da marca aqualight medidas ao certo agora não sei, não uso qualquer fertilizante não me indicaram nada quando comprei as plantas

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

 

Esse problema que tens é falta de nutrientes, segundo o pouco que vejo nas fotos o substrato que tens não é fértil, também não fertilizas, se não fertilizares isso vão acabar por morrer brevemente.

 

Outras coisa, não sou nenhum expert em iluminação mas acho que 15w + os led's não seja uma iluminação suficiente, aguarda por mais alguns comentários sobre o assunto.

 

Vai dando novidades ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu pensei foi isso que tenho falta de fertilizantes, o substrato que tenho são pedras grandes e pequenas, a luz é que não tenho muita hipótese pois a tampa já está cheia de luzes , não sei onde encontrar uma lâmpada para o meu aqua com mais watts para trocar a minha de 15.

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bringer, essa é outra nunca fiz testes a minha agua , estou para comprar um kit com os testes todos só que os € são poucos, mas tenho de fazer, pode ser disso também. Sim a minha fauna é pouca tenho aquela grande um cadinho de java e outros cadinhos pequenos de outras espécies, deram-me quando comprei uns peixes

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Uma coisa... Fauna = Seres vivos (peixes, caracóis, camarões...); Flora = Plantas.

 

Quais são as espécies de plantas que tens? Pelas fotos que vejo, parece-me ser tudo de baixa manutenção, pelo que não te devem exigir muito de luz e co2 (este último até pode nem estar presente, apesar de que as plantas, não tendo co2 disponível, vão sempre apresentar carência de co2...).

 

Isso aí tem a ver, como já disseram, de falta de nutrientes. Vais ver que quando começares a fertilizar vais começar a notar a diferença nas novas folhas. E depois, quando começares a notar crescimento de novas folhas, podes começar a poder a velhas. Até ajudas a planta a poupar os nutrientes que ia gastar a tentar recuperar as folhas velhas e vai redireccioná-los ao novo crescimento.

Quanto ao co2, se/quando pud€res podes também investir em co2. No teu caso, como o teu aquário é inferior a 60L, não precisas de gastar muito nem equipamentos muito caros. Algo como isto penso que chega bem. Tens esse na Aquaeden mas hás-de ter em qualquer loja que se dedique a aquariofilia... Pelo que aí diz, uma garrafa dessas é suficiente para cerca de 30 dias. Depois só tens que ir comprando recargas, que isso é barato...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda taiko, qual o preço das recargas? Sabe me dizer ? E fertilizante qual é o que aconselha?

Sim as plantas são de baixa manutenção, não te Sri dizer o nome agora mas sei que tenho um pouco de musgo de java também agora as outras não sei o nome mas são de graça manutenção

Obrigado e cumprimentos

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Editado por luisk2o3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às recargas, na Aquaeden tens uma botija por 8,36€ ou um pack de três botijas por 18€ (compensa comprar logo o pack de 3). Dependendo da zona de onde fores, poderá haver lojas com o mesmo produto mais em conta (e ir a uma loja comprar é melhor pelo facto de não teres que pagar portes e estar à espera... Eu só não compro um destes porque o meu é de 200L, porque para um até 60L chega e sobra.

 

Sobre fertilizantes, o Bringer já te aconselhou acima. E sinceramente não saberia aconselhar, visto que nunca usei nenhum. Eu uso os pós para fazer-mos os nossos próprios fertilizantes. Fica mais em conta, a longo prazo, mas tem que se saber fazer. E como estás no início, por agora sugiro que te concentres em aprender primeiro outras coisas, para não meter a carroça à frente dos bois.

 

Já agora, se quiseres ir lendo mais coisas sobre o assunto, nada melhor do que começar pelo site da Tropica. Podes ler sobre iluminação, fertilizantes e co2, circulação de água, controlo de algas, etc. E, principalmente, podes pesquisar as plantas que queres. Explora o site. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas luisK2o3

 

Devias tirar o carvão activado do filtro,não esta lá

a fazer nada,o carvão activado só se coloca no filtro,

depois do aquário ter sido tratado com algum remédio

para os peixes.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao teres pouca fauna, e supondo que fazes as TPAs adequadas e manténs o fundo mais ou menos limpo, é bem provável que tenhas falta de macros (nitrogénio, fósforo e potássio), daí aconselhar o Tropica Specialized (que também contém micros)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas dicas pessoal, amanhã retiro o carvão. Hoje tive na petlandia e comprei tiras de testes da sera que tem 5 em 1 e tem 50 tiras, quando cheguei a casa fiz o teste e pelo que vi o que só tenho bom e o no2 de resto o pH tá a 8 e os outros kh etc... Tá tudo com valores não indicados, já meti umas pinhas de amieiro para baixar o ph. Comprei também um fertilizante da sera que o senhor me indicou e disse que era o melhor para as plantas que tinha e que se obtinha bons resultados. Se alguém souber mais dicas para meter os valores da água corretos agradecia. Já agora a minha fauna é: 1-barbo ouro 1- limpa vidros 3- guppys um macho e 2 fêmeas 1- garra-rufa 7- néons 4- red- cherry 1- camarão azul, 1- camarão transparente e alguns caracóis que vieram nas plantas que amanhã tenho de retirar alguns. Desde já muito obrigado por todas as dicas

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

essas pintas castanhas são na parte inferior das folhas dos fetos?

 

se sim é normal, são os "soros" para a planta se reproduzir.

 

de qualquer modo tenta melhorar esses parâmetros, a fauna e as plantas vão agradecer.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, não são nas folhas todas, mas ja tenho fertilizante da sera ja comecei a dar é uma vez por semana vamos ver se melhora.

Como posso melhorar os parâmetros naturalmente sabe-me dizer amigo?

 

obrigado e cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tens sido bem aconselhado, apenas sugeria que ao nível do fertilizante optasses pelo que o membro "Bringer" recomendou, não é caro e é completo. Como já compraste esse da Sera vai intercalando as dosagens.

 

melhorar os parâmetros passa por baixares esse pH para 6.5/7, as pinhas de amieiro fazem isso, mas não abuses senão isso baixa demasiado. Usa 3/4 inicialmente e depois 1 de 15 em 15 dias, tens de ir medindo pois cada caso é um caso.

 

convém verificares se a subida do pH não terá a ver com o substrato utilizado ou alguma decoração que lá tenhas.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meti 3 pinhas ontem hoje fiz tpa e deixei la as 3 pinhas, em termos de decoração o que tenho é uma pedra a imitar o tronco própria para aquário e um pote também próprio para aquário não sei se isso faz alguma diferença no ph ou nao. O substrato é umas pedras grandes e outras pequenas brancas mais para o amarelado comprei também numa loja são da marca marina e são apropriadas para aquario, o filtro tenho apenas esponja aconselham a por cerâmica ou pode ficar assim que nao a problema?

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à pedra/pote que tens poderá estar a influenciar o pH. Mas não percebo bem como isso funciona... É uma questão de fazeres uma pesquisa a ver como as pedras podem influenciar o pH da água. Penso que tenha a ver com serem pedras calcárias ou assim, talvez....

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Como estão os parâmetros do teu aqua? mais controlados? ;)

 

Vai dando notícias.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel, sim já estão mais controlados o no3 é que ta mais difícil de baixar.

Tenho uma guppy fêmea um pouco esquisita ta sempre no mesmo sitio não sei se se passa alguma coisa ou nao, mas parece-me tudo bem o unico reparo é esse ta sempre no mesmo sitio pouco sai,come tambem.

 

Se alguém souber o que se poderá estar a passar.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Conforme os testes publicados na tua junta de freguesia à água da rede, visto o No3 rondar os 50ppm não terás muitas hipóteses de baixar mais do que isso, terás de optar por água comprada e sempre que fizeres uma tpa colocas 50% da água da rede e 50% da água comprada, desta forma consegues baixar o No3...

 

Da mesma forma que conseguiste baixar o pH irás baixar também os nitratos ;)

 

O conselho que te dou é não baixares o pH abaixo dos 6.8 e manteres o No3 entre os 25ppm e os 40ppm, o motivo de não baixares muito o pH é no caso que tenhas de fazer uma tpa de urgência se não tiveres água comprada vais estar a introduzir no áqua o pH a 8 provocando uma grande oscilação o que não é bom..... Relativamente ao No3 os ppm's que te indico é apenas o indicado para as plantas, tudo o que seja acima dos 50 já é perigoso para a fauna.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu estava mais a pensar em comprar isto para baixar os nitratos https://goldpet.pt/materiais-filtrantes/4525-fluval-clearmax-3x100gr.html

e isto para baixar o ph https://goldpet.pt/materiais-filtrantes/7956-aquapex-blackpeat-super-turfa-granulada-400gr.html

 

que me dizem?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não te aconselho o uso de químicos para baixar o pH, sou contra mas isso é a minha opinião...

 

Em relação aos nitratos, podes baixá-los com a ajuda de um bom filtro externo e uma boa quantidade de plantas de cescimento rápido ao invés de contornar a situação com elementos que pouco te irão ajudar, tu com um bom filtro externo podes eliminar vários problemas ao mesmo tempo, ou seja, a descida do pH com turfa no interior, a descida dos nitratos pela boa circulação e filtragem do mesmo, e controlar/alterar as massas filtrantes conforme as tuas necessidades.

 

Ter um bom filtro externo é meio caminho andado para o sucesso do aquariofilista! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais