Folhas a utilizar em aquas - Discussão


Vera Santos

Recommended Posts

Aqui em Portugal é dificil e já desisti de folhas de Goiabeira e Aroeira mas sei que dá para usar também folhas de amendoeira, aqui perto não há só no Norte e no Sul, na internet existe à venda mas são caras.
Há dias perguntei a um Eng. Agronomo se ele via algum inconveniente em usar as folhas de nespera no aqua, ele não soube responder, mas disse que elas quando secas se tornavam duras e portante aguentar-se-iam submersas mais tempo (quer dizer a sua decomposição era mais lenta), entretanto fui pesquisar na net e descobri isto acerca das mesmas folhas:
Como a maioria das plantas relacionadas, a semente e as folhas mais novas são levemente venenosas por conterem uma pequena quantidade de cyanogenetic glycocides que produzem cianeto quando digeridos, mas a pequena concentração e o sabor amargo geralmente previnem que uma quantidade suficiente para fazer mal seja consumida.
Suas folhas de textura rígida e com a borda serrilhada.
"as folhas mais novas são levemente venenosas" mas quando secas será que tem este problema?
Mas então são tóxicas e de borda serrilhada...e tenho medo de arriscar! Por enquanto tou a utilizar folhas de plátano e não tem problema nenhum, 5*.
Mas ando à procura de outras porqua gostava da cor de chá no aqua!
mais um para ajudar. E Aqui le-se:
"Ketapang (TERMINALIA CATAPPA, ou geralmente chamada amêndoa tropical, badamier, amêndoa de Java, de de amandier Cayenne, amêndoa selvagem, amêndoa índia, myrobalan, amêndoa de Malabar, amêndoa de Cingapura, kwang de Huu, amêndoa de Mar, kobateishi ou Amendoeira mesmo rsrs) árvore é conhecida produzir um veneno em suas folhas para se defender contra parasitas e insetos."
Será que o veneno das folhas de nespera surtem o mesmo efeito que estas???
Das pesquisas:
"Folhas de amendoeira indiana, goiabeira e jabuticabeira podem ser usadas sem problemas. Até ajudam a manter o pH da água bem ácido e estável."
"Terminalia Catapa" nos aquarios dos bettas, ela possui uma substância "Tanino" que é um bactericida fungicida natural, estimulante, usada em vários tratamentos médicos."
"A folha de bananeira tem a mesma substância..."
"Essa substância chamada Tanino também é encontrada na casca e folha de uma árvore do manguezal chamada Rhyzophoras Mangle, ou Mangue Vermelho.
"Não use de jeito nenhum folhas de eucalipto, que tem substâncias que podem desequilibrar a biologia do aquário. Também evite aquelas folhas que são vendidas em lojas de artesanato, muitas delas tem essências e corantes, que podem fazer mal."
"Apenas aconselho usar só folhas que já estão secas mesmo e antes de colocar no aquário, ferver as folhas por alguns minutos em fogo bem forte."
Já agora as folhas mais faceis de se arranjar em Portugal, que me lembre agora de repente são folhas de :

Amendoeira
Carvalho
Plátano
Escrito por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2016 ©
Simplesmente amo a água dessa tonalidade.
Tenho um aquário que é bem assim, só é um parto conseguir uma foto decente, a água escura + pouca iluminação e muitas flutuantes o deixam ótimo aos olhos, mas péssimo para fotografia.
Já usei folhas de Terminalia, mas não gostei porque são muito grandes e se deterioram muito rápido, no momento uso folhas de goiabeira. Acho o resultado, esteticamente falando, mais agradável por serem menores e mais "retorcidas", também são melhores por durarem mais debaixo d' água!
Comemtário de Cinthia Emerich
"É só fazer um teste, ferver algumas folhas bem secas e deixá-las em um balde ou bacia... Medindo pH, amônia, etc.
Algumas duram poucas semanas, outras duram vários meses, como as de Goiabeira."
Comemtário de Chantal W K

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DE TODO O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO NOUTROS CONTEXTOS, SOB PENA DE ACÇÃO JUDICIAL.

Escrito por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2016 ©

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia pessoal,

tenho um aquário de 60L (aprox), e encomendei umas folhas de catappa ou amendoeira da Índia (salvo erro).
Uma vez que o meu substrato é areão, essas folhas poderão ter impacto na fertilização desse mesmo substrato? se sim, será positivo este impacto?

cumprimentos.

Enviado do meu ONE E1003 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais