Sugestão Sistema Completo CO2


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Bom dia,

Verifico amiude muitas pessoas com duvidas sobre sistemas de Co2 completo.

 

 

Deixo-vos uma sugestão de equipamento (que é parte do que tenho) e sobre o qual só posso afirmar que não tenho qualquer razão de queixa e satisfação 100%. assim como é mais barato do que a maioria das soluções que estão no mercado.

 

 

Quando digo barato atenda-se à relação Preço / Qualidade. Se for para falar de preços apenas como factor decisivo de escolha não vale a pena ler o resto.

 

 

 

Penso que seja uma solução bastante viavel para qualquer plantado.

 

 

 

Indico simultaneamente opinião pessoal da razão destas aquisições.

 

1º Kit redutor com valvula solenoide. Mais ou menos 50€ (entregue em mão)

 

 

large.Co2art.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º DropCheker de Co2 - 50 euros já com portes. (entregue em mão)

 

large.599da34204110_Dropchecker.jpg

 

 

 

Podem optar por um simples. Eu prefiro este porque na camara inferior é introduzido a solução de referência que já vem calibrada a 30PPM e na camarã superior o reagente. Com este artigo não há como enganar nem ter duvidas sobre a percentagem de Co2 diluida no aquario.

 

 

 

Poderão dizer que é caro (o que não discordo) mas uma vez que o CO2 é apenas e só a maior dor de cabeça nos plantados, eu sou de opinião que o investimento vale a pena.

 

Extintor de Co2 adquire-se facilmente no OLx ou noutras páginas por uns 10 euros.

 

 

 

Conta bolhas tambem existem equipamentos simples a 10 euros (isto até nem é necessário uma vez que com aquele DropCheker não há necessidade de conta bolhas)

 

 

 

Por ultimo. Não faz qualquer sentido adquirir um equipamento de CO2 (por mais barato que seja um outro diferente deste sugerido) e depois não retirar o devido aproveitamento dele, porque temos uma deficiente injecção de CO2.

 

 

 

O que define uma excelente qualidade de injecção, é o Difusor.

 

A sua pedra difusora e a taxa de compressão que a camara/disco do difusor suporta até que o gas passe e seja expelido pela pedra porosa o mais "desfragmentado" possivel.

 

Bolhas de gas por todo o aquario? Mau sinal.

 

Gas a ser expelido tipo poeira? Excelente!

 

E é aqui que se faz toda a diferença. E neste âmbito creio ser do consenso geral que a ADA é rainha sucedendo-lhe a sua irmã que é a "DO!Aqua".

 

 

Particularmente, e atendendo à globalidade dos preços nestas duas gamas eu sou de opinião que o artigo intemedio da ADA "Pollen Glass Beetle de 40 mm" é a opção acertada. A diferença de preço que vai deste para o de 50 mm ou para o inferior de 30 mm, compensa comprar este.

 

 

E fica-se com um difusor para qualquer aquario. Já se comprar o de 30 mm não se pode dizer o mesmo porque num aquario de tamanho grande o de 30 mm pode ser escasso.

 

No mesmo sentido de análise o "Do! Aqua" Music Glass 40D.

 

large.9.jpg

 

 

 

 

 

 

Seria injusto da minha parte não deixar a porta aberta para outras referências do mercado no campo dos difusores, e sobre as quais tenho lido os mais dispares comentarios.

 

 

O que posso dizer sobre isso, é que já tive 4 outros difusores de outras marcas (incluindo marcas Nacionais), que por razões de ética não vou mencionar nomes, e digam o que disserem, não cumprem a sua missão. Nem estão perto de o fazer. Só não posso referir a "VIV" porque esse nunca tive. Fica feita a salvaguarda.

 

 

A minha opinião é que um bom difusor paga-se a si mesmo com a poupança que vão fazer a médio prazo, no inferior consumo de CO2, e nos gastos de dinheiro a toda a hora em "rescapes", replantações, mudanças de luzes, aquisições de soluções anti algas e todos os problemas sobejamente conhecidos porque derivam de uma injecção deficiente de CO2. Poupa-se de um lado e depois gasta-se o dobro pelo outro porque o aquario está em constante "reparação", remodelação. Não é que o CO2 seja a causa de todos os males. Mas seguramente está no topo delas. E se investir nisto nos retira secalhar mais de 50% das nossas dores de cabeça vale o investimento. (Repito que estou a falar de plantados).

 

 

E sobretudo pela eliminação de grandes dores de cabeça e desistências do Hobby. Porque quando o aquariofilista não desfruta e só se debate com sucessivas guerras de algas acaba por desistir do hobby,. e porque a carteira nem sempre está disponivel para "rescapes".

 

 

 

 

Bem haja,

 

Editado por PAFS
  • Gosto 1
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, um bom guia para quem não percebe muito da coisa, como é o meu caso.

 

Já tinha lido qualquer coisa sobre esse redutor. Comparando esse com este qual é que acha que vale mais a pena, numa relação qualidade/preço?

 

Em relação ao difusor, comprei há uns tempos este. Provavelmente fica àquem dos da ADA... De resto já tenho tudo, desde botija, drop checker, conta-bolhas...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Por acaso uso esse kit redutor e nao tenho nada apontar de contra, difusor uso um da VIV 40D.

 

Já agora dos manometros controla a quantidade co2 ainda dentro do extintor?!

Caso co2 termine a solenoide pode-se estragar se trabalhar em seco ou nao há problemas?!

 

Já agora nao quer abordar o assunto dos 30ppm co2 no aquario?

Este deve ser medido (kh-ph) quando as luzes se ligam a ver se encontra-se nos 30ppm isto para quem liga o co2 antes uma ou duas horas ou no fim de tudo se desligar?!

 

 

Cumprimentos

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem entrar em considerações de marcas relativamente a material de C02 apenas deixo um alerta relativamente aos extintores.

Comprem extintores com menos de 10 anos.

Ao fim de 10 anos corre-se o risco de não serem recarregados nas casas da especialidade por necessitarem de uma prova hidráulica que custa o "olhos da cara" e não justifica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora dos manometros controla a quantidade co2 ainda dentro do extintor?!

 

 

Sim no caso do Redutor da CO2 ART o da esquerda cumpre essa função.

De referir que este redutor já vem calibrado e regulado de fábrica. Não é para mexer na regulação do redutor. Ligar e apenas se mexe no regulador da valvula de saída.

 

aso co2 termine a solenoide pode-se estragar se trabalhar em seco ou nao há problemas?!

 

A solenoide trabalha sempre a seco porque o CO2 não é um gás com propriedades lubrificantes. A solenoide é um mecanismo simples que apenas fecha a saida do gas através de uma mola na inexistência de corrente electrica. Ter ou não ter gas é indiferente.

 

Já agora nao quer abordar o assunto dos 30ppm co2 no aquario?

Este deve ser medido (kh-ph) quando as luzes se ligam a ver se encontra-se nos 30ppm isto para quem liga o co2 antes uma ou duas horas ou no fim de tudo se desligar?!

 

 

Essa teoria de medição já foi à muito desmontada e posta de parte em função da sua fraca fiabilidade. (Analise elaborada por Tom Barr) Dá para ter uma ideia e eu já no passado recomendei a quem não tem outro meio de medir. Mas para quem tem um sistema completo de CO2 é um crasso erro agilizar a injecção de CO2 através desse método.

As tabelas PH/KH que se vêem na web estão todas erradas por simpatia de calculo.

Basta olhar para elas e chega-se rapidamente a essa conclusão.

 

Ex: Eu tenho KH de 2 e PH de 7.6. De acordo com a tabela então eu teria 1.5 PPM de CO2.

Quando as luzes ligam estou com o mesmo KH de 2 e PH de 6.6 o que dá de acordo com a tabela 15.1 PPM e não 30. Errado.

O reagente não mente. O Bromotimol não falha porque está calibrado de fábrica. Não é uma solução 4DKh feita ás três pancadas na loja. E foi testado em laboratório.

 

Outro exemplo da tabela: Alguem que tenha um PH de 7 com KH e 3 supostamente 9 PPM de valor base de CO2 existente. Se essa teoria se aplicasse, significaria que ao reduzir o PH (através da injecção de Co2) em uma unidade passaria a ter 90 PPM de CO2 no aquario.

 

Conclusão: Toda essa tabela foi construida sustentada no principio teórico que baixando uma casa decimal de PH o valor que se obtem de CO2 é genericamente 10 x superior ao valor inicial de CO2 já existente no aquario.

 

E há imensos outros factores quimicos da agua que não estão previstos nessa tabela. Basta apenas a temperatura da água para influenciar a maior ou menor injecção de CO2. Estamos a falar de um gás que reage. Ter um aquario a 25 graus é diferente de um a 30. E o O2? Embora os dois gases não se misturem o O2 influi na capacidade de diluição do CO2 por saturação por exemplo. E tantos outros factores.

 

Portanto essas tabelas é em definitivo para esquecer.

 

Cumprimentos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No redutor de co2 o unico que mexi foi a roda do meio que abri ao máximo.

 

Em relaçao á tabelas, tambem já tinha chegado á conclusão que os valores não seriam pra levar á letra.

 

Neste meu caso eu uso dropchecker com uma soluçao 4dkh e misturo com 4 gotas de bromotimol.

 

Liga duas horas de ligaram as luzes e desligam duas horas antes de desligaram as luzes, não vou falar em bps pois não as conto, sigo a cor.

Quando as luzes se ligam o dropchecker encontra-se verde, no fim já está verde clarinho. É assim que deve estar o parametro?!

 

Já reparei que este depois nunca chega a ficar azul durante a noite, no dia seguinte ele esta verde mais escurinho, é normal?

 

Reagente dropchecker deve ser mudado quanto em quanto tempo?

Regra geral mudo de 15 em 15 dias.

 

Desculpe lá maçalo com tanta pergunta mas isto do co2 é um daqueles parametros que convem estar o mais afinado possivel.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No redutor de co2 o unico que mexi foi a roda do meio que abri ao máximo.

 

 

Não devias ter feito isso..o redutor vem calibrado para 3 bar de pressão que supostamente é o que ele aguenta. Não te aconselho a mexeres mais nisso sob pena de ver o botão saltar fora e aquilo é uma granada autêntica. Por trás desse botão tens uma mola com uma anilha e se desapertas isso até determinado ponto podes ver isso tudo pelos ares. Não lhe mexas.

 

 

Liga duas horas de ligaram as luzes e desligam duas horas antes de desligaram as luzes, não vou falar em bps pois não as conto, sigo a cor.

Quando as luzes se ligam o dropchecker encontra-se verde, no fim já está verde clarinho. É assim que deve estar o parametro?!

 

 

 

Assim não. Se o CO2 liga duas horas antes, então uma hora depois das luzes acenderem o Drop deve estar verde clarinho. Isto porque o Bromotimol tem um delay e não é instantâneo. A medição/cor presente uma hora após as luzes acesas é a correspondente ao que estava no momento em que as luzes acenderam. Percebes-te?

Isto das duas horas não é uma regra métrica. Podes obter o mesmo com mais horas. Eu por exemplo tenho o CO2 a ligar três horas antes. Na altura que as luzes acendem já a cor do drop está verde quase transparente.

Não tem que ser duas horas. Eu opto por três para ter uma injecção mais demorada mas que não vai alterar subitamente os parametros da agua do aquario mas sim progressiva e lentamente. Oferece uma melhor adaptação quer à fauna quer à flora. Não é um choque subito de alteração de parametros.

E sobretudo por causa da compensação entre o CO2 e O2.

 

Já reparei que este depois nunca chega a ficar azul durante a noite, no dia seguinte ele esta verde mais escurinho, é normal?

 

 

É normal. Mas tambem sinónimo que podes estar a injectar demais e saturas a água de tal modo de CO2 que nem dá tempo para ele dissolver todo e não é consumido sem luz obvio. Não te esquecas que se tiveres muita flora, ela liberta CO2 durante a noite. E os peixes tambem libertam. Tens que jogar com esse parametros todos. Durante uma semana vai reposicionando o Drop em diversos locais e vê se há diferenças. Pode estar numa zona do aquario em que se dá mais concentração de gases.

 

Reagente dropchecker deve ser mudado quanto em quanto tempo?

 

 

Podes mudar a cada dois meses na boa. Mas olha lá.. a partir do momento em que tiveres o CO2 devidamente ajustado já não precisas te preocupar com o Drop. Retiras isso do Aquario e de tempos a tempos então colocas só por descargo de consciência. OU se vires alguma anomalia ao nivel das plantas. CO2 ajusta-se e não se mexe mais.

 

Finalizando: Isto são tudo regras aceitaveis mas a melhor de todas é a nossa visualização. Eu todos os dias assim que chego a casa vou directo ao aquario e perco 5 minutos a olhar afincadamente para todo o lado mas com olhos de ver. Procurar qualquer indicio de alga. Uma folha isolada que apresente alguma mancha, ou uma pedra com um tufo, observar as tubagens no seu interior, etc. etc. Esta é a melhor regra. Olhar meticuloso!

 

Porque antes de qualquer aquario dar o berro estão lá os sinais de alerta. Temos é que estar com atenção.

 

Ex: Aumentei a minha calha de luz para 4x T5 39W com 4 espectros Kelvins diferentes. Ontem reparei que uma folha de uma Echinodorus Bleheri ja apresentava um indicio leve de rebordo preto. Reduzi para 3x T5.

 

A pouco e pouco vai-se ajustando até não mexer mais.

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Deixo aqui uma foto para ver como tá o meu neste momento. Pelo que li no site eles indicam que eu nao consigo mudar os 3 bars de pressao mas que realmente nao deveria ter mexido. Mas quando o comprei julgo que ele vinha fechado e entao abri mas não ao máximo (já era usado), tinha a ideia que aquilo era tipo uma "torneira".

 

image_zpsdco2silq.jpeg

 

Hoje ao visualizar uns vídeos no youtube verifiquei que todos têm a dizer co2art para baixo, ao contrario de como está na foto, voltei a colocar para baixo e não mexo mais.

 

 

Então no meu caso deveria de passar de duas horas para três,um exemplo,, isto para não tar a mexer no aumento de bolhas, para que assim que as luzes se ligarem o dropchecker se encontrar verde clarinho?

 

Tenho o dropchecker posicionado do lado contrario ao do difusor e a 5cms +/- do substrato, tenho a ideia que é o melhor sitio pois o co2 por normal acumula-se mais rápido em cima.

 

 

Algas em relação ao que já tive, hoje ele encontra-se com uma carinha bem limpinha! Algumas bba's aqui e ali e uns pontos verdes no vidro e uns tufos que também devem ser bba's. Filamentosas que foram a minha dor de cabeça nunca mais as tive apos afinar o melhor possível o co2 e alterar a calha.

image_zpsgnrici2b.jpeg

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, 

Aditamento muito importante a este tópico

Adquiri à uns meses atrás o difusor da "NEO" pela "Solaqua" do IVo Soares e de lá para cá nunca mais utilizei o meu ADA Pollen Beetle de 40 mm.. 

Penso que ao abdicar do ADA em detrimento deste NEO esteja tudo dito sobre a qualidade irrepreensível deste equipamento. 

Melhor disto tudo? O ADA custou-me  mais de 150 euros. O NEO 10 euros. Sim repito... 10 euros

 

large_neo.jpg

 

 

 

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, PAFS disse:

Boa tarde, 

Aditamento muito importante a este tópico

Adquiri à uns meses atrás o difusor da "NEO" pela "Solaqua" do IVo Soares e de lá para cá nunca mais utilizei o meu ADA Pollen Beetle de 40 mm.. 

Penso que ao abdicar do ADA em detrimento deste NEO esteja tudo dito sobre a qualidade irrepreensível deste equipamento. 

Melhor disto tudo? O ADA custou-me  mais de 150 euros. O NEO 10 euros. Sim repito... 10 euros

 

large_neo.jpg

 

 

 

Ando a ver um difusor novo para o meu plantado e também já tinha visto este. Pelo teu feedback, acho que já sei qual comprar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a ver um difusor novo para o meu plantado e também já tinha visto este. Pelo teu feedback, acho que já sei qual comprar. 
Dá-lhe com alma my friend!! Como dizem lá na Deco: compra acertada!!

Melhor ainda.. sabes como se limpa isto?
Não desligas o regulador. Enche um copo com água e mete 50/50 água com lixivia. Deixa o difusor a trabalhar(co2 ligado) lá dentro. 5 a 10 minutos e retirar o difusor. Passar noutro copo só com água e voilá!!! Volta para o aquario.

Simples... Nada de desmontagens e artimanhas. Tão simples como isto.

Abraco

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu tenho neste momento é dos que dá para tirar o disco para lavar. Também uso lixivia, mas lá está, para limpar em condições tenho de tar a desligar o co2 e depois convém estar atento ao sistema a ver se não desregulou nada.

Também é de uma fração do tamanho do que tenho, o que vai ficar 5 estrelas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boa noite,

Tenho aquário de água doce, 60 litros, desde 2012 e uso co2 caseiro à alguns anos, mas chegou a altura de comprar um sistema de co2 completo (já convenci a minha "Maria" e tudo) 😉

Só que não estou dentro do assunto e não queria estar comprar o que não devo... por isso venho pedir a vossa.

 

Estou a pensar comprar um extintor de CO2, de 2kg, novo (pela pesquisa que fiz, fica-me na casa dos 35 a 40 Euros), mas tenho uma dúvida, todos tem o mesmo diâmetro de saída? 

Não vá eu comprar uma garrafa e depois o redutor não enrosca...

 

Também já andei a pesquisar o Kit redutor com válvula solenoide, que o PAFS aconselha, mas já não está disponível para venda 😞 é uma pena, porque estava a um óptimo preço.

https://www.co2art.eu/products/aquarium-co2-regulator-dual-gauge-solenoid-magnetic-valve

No entanto vi que a mesma marca tinha este:

https://pt.co2art.eu/coleções/venda-sazonal/produtos/pro-se-series-aquarium-co2-regulador-de-estágio-duplo-com-solenóide-integrado

É muito mais caro... Alguém tem alternativas mais baratas? Ou é preferível fazer este investimento?

 

Em relação ao difusor, o sugerido pelo PAFS da NEO, parece ser recolher boas opiniões, que dizes?

https://www.solaqua.net/Neo-Diffuser-CO2-L

 

O reagente, tenho o da JBL, mas talvez compre Drop Checker mais engraçado, porque o que bem da JBL, não é nada de especial.

 

Aguardo a vossas opiniões/sugestões.

E já agora se me indicarem lojas online, ou físicas onde posso adquirir os produtos ao menor preço também agradeço 😉

 

Obrigado pela vossa atenção,

Luís ALves

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, em princípio, comprando numa casa de extintores a rosca será o standard europeu, a rosca terá que ser din477. 

O redutor da co2 art é bom, mas são 120 eur , no entanto é dualstage, o que é o ideal.  Só uma pequena nota, acho que havia uma discussão talvez no ukaps , sobre esse redutor não ser dualstage, pesquisa porque já foi a algum tempo e posso estar a confundir.

Vê o site da Solaqua e Ecoarium, tem os 2 excelentes opções ,mais em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia,

Obrigado Inácio Sanches

Já comprei um extintor cheio de CO2, 2kg, no OLX, por 15 Euros, a garrafa tem 6 anos, julgo que não foi mau negócio.

Em relação ao redutor vou aproveitar um desconto de 15%, que me enviaram e vou comprar o da CO2 Art.

Da loja Solaqua vou mandar vir alguns acessórios, nomeadamente o difusor NEO.

Depois é colocar tudo a funcionar e ver se corre tudo bem...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal,

Só para partilhar com vocês que já tenho o CO2 a bombar à 4 dias... para já está a correr tudo bem.

Após alguns ajustes, lá consegui colocar 1 bolha por segundo... e o líquido do drop checker tem-se mantido verdinho.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais