Apistogramma Atahualpa


Recommended Posts

Apistogramma Atahualpa

_MG_6961b.jpg

Macho

atfwf.JPG
Fémea - Fotografia retirada do google através de pesquisa

Este apisto foi encontrado pela primeira vez no Rio Nanay (Llanchama, Peru), o que não significa que seja encontrado noutros locais.
São peixes que não requerem grandes cuidados na sua alimentação pois comem normalmente de tudo.
O seu comportamento em cativeiro, nomeadamente em aquários depende de muitos factores, tais como o layout do aquário, peixes que coabitam com eles e claro o tamanho do aquário.
O seu tamanho é variável pois já todos vocês sabem que os peixes em aquários tendem a não atinjir tamanhos tão grandes como os seus congeneres selvagens, estes sim por viverem nos seus habitats naturais são invariávelmente maiores.

Este qualidade de apisto no meu modesto entender não é aconselhável a principiantes, mas sim a alguém com experiência em apistos.


Apistogramma atahualpa (A 175)

É um ciclideo anão muito colorido proveniente do Peru.
Foi introduzido para no final de 1990 como Apistogramma sp . " sol ".
Este apisto foi descrito por Romer em 1997 se não estou em erro, o qual se em amostras obtidas por meio de importação com destino á aquriófilia. Assim o local onde tinha sido coletado não era conhecido, assim este investigador nosso conhecido não tendo a certeza da sua proveniência avança com a hipótese de serem de origem da drenagem de Yavari.
Hoje em dia eles habitam em rios e afluentes de água preta próximos do Rio de janeiro, para ser mais exata perto de Iquitos e Nanay. Este apisto não tem um gênero ainda defenido como tantos outros, imagina-se que pertencerá ao grupo cacatoides.
Romer nomeou esta espécie de " Atahualpa " em homenagem ao último imperador inca, que foi estrangulado pelos conquistadores espanhóis invasores.

O aquário:

Um casal destes apistos poderá dominar um aquário o que pode gerar uma comunidade Atahualpa. No entanto , como a maioria apistos , eu recomendo que você fornecer-lhes um tanque de criação estabelecido. quando o objectivo é fazer criação recomendo um aquário com um minimo de 30cm de frente e com uma litragem nunca inferior a 10 litros. No caso de o quererem em aquário comunitário sugiro como sempre faço ma aqua de 80cm de frente que será o ideal ou maior se assim preferirem. Também como já vos disse é fundamental construir um layout cuidado com esconderijos e pontos de fuga usando muitas plantas. No que se refere também à sua criação em aquário estes peixinhos têm um comportamento identico a outros apistogrammas. è de salientar que estes ciclideos anões são pacificos mas como sabem territoriais.

Descrição fisica:

O macho atahualpa desenvolve o crescimento das barbatanas dorsal e cores vibrantes com a sua idade. Ao fim de os vermos crescer ao longo de dois anos apróximadamente eles apresentam cores espectaculares.
A fémea Atahualpa, é um espetáculo, embora só astenha visto em fotografias. Apresentam-se de cor amarela limão com destacadas marcas pretas. Algumas vezes poderemos encontrar femeas com um único ponto ou até mesmo nenhum. O topo da barbatana dorsal é listrado com o branco curioso "fluorescente" , que corresponde á cor branca do ventre. A combinação de amarelo, preto e branco resultão num espécime muito bonito e curioso!

Quimica da água:

pH < 6
Apistogramma atahualpa aceita uma série de parâmetros da água, no entanto para se reproduzirem e desovarem sem problemas aconcelho-vos a terem-nos em água mole.

Alimentação:

Eles adaptam-se como já disse atrás facilmente a maioria dos alimentos.

Tamanho:

Embora um verdadeiro anão , machos atahualpa Apistogramma têm um tamanho relativamente grande , podem atingir um tamho máximo de 10 cm.

Comportamento:


Esta espécie tem a particularidade de ser bastante agressiva e há relatos de que é difícil encontrar um par compatível. Embora isso seja relactivo porque Há casos em que isso não se passa.
Eles podem ser muito agressivos se os mantivermos com poucos peixes no entanto, quando mantidos com grupos maiores não existem problemas nenhuns. Aconselho-vos a escolher companheiros que vivam em cardume! Pois estes acalmam-nos bastante.

Video:



Publicado por
Utaka Amersfoort

Referências:

Fish Base
DCG

Adaptado e traduzido por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2010 ©

 

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DE TODO O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO NOUTROS CONTEXTOS, SOB PENA DE ACÇÃO JUDICIAL.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.