Apistogramma eremnopyge. (Ready & Kullander, 2004)


Recommended Posts

Apistogramma eremnopyge. (Ready & Kullander, 2004)

DSCF2998.jpg
Macho - Fotografia por ste12000
DSCF2988.jpg
Fêmea - Fotografia por ste12000

Nome comum: Apistogramma SP morango / Strawberry

Etimologia: O nome de espécies vem do grego, "Eremnos" = Mancha e "Pyge" = uropígio ou buttock. Esse nome é devido a grande local preto mostrando machos e fêmeas na parte inferior do pedúnculo caudal.

Ordem: Perciformes

Família: Cichlidae

Subfamília: Geophaginae

Tribo: Geophagini

Classe: Actinopterygii

Gênero: Apistogramma

Espécies: eremnopyge primeira importação:Em 2004, sem dúvida, a Alemanha, junto ao Japão.

Biótopo: Amazónico

Distribuição: Encontrados somente no Rio Pintuyacu, afluente do Itaya Rio na Amazônia peruana, perto de Iquitos, na província de Loreto.

Habitat: Banco com grande quantidade de áreas de densidade de decomposição e vegetais de matéria orgânica.

Morfologia: Como todos os pertencentes ao complexo da bitaeniata Apistogrammas é alongado e comprimido lateralmente, em corpo forma de lira e dorsal barbatana fina e extremamente alongada. É cor prata base cinzenta, com tons de azuis claro. Sexo masculino, maiores que as fêmeas que têm uma área de desenho suborbital retículada e os raios da nadadeira dorsal. Ambos os sexos não têm nenhum local de lado, mas se você mostrar uma grande Mancha no pedúnculo caudal inferior (no local que dá o seu nome da espécie).

Comportamento: A espécie tem um carácter marcadamente territorial, especialmente no sentido de outros Apistogrammas ou Ciclideos de caracter mais relaxado. Requer muitos abrigos e ocultando lugares onde a fêmea possa ter territórios silenciosos. Mas, em mais de 200 L de aquário e também têm que um forte carácter, caso contrário para mantê-lo juntamente com outras espécies de Apistogrammas irá ter grandes conflitos sobre os seus territórios.

Manutenção: Exige aqua de 200 litros com um bom plantio e ramos, aquários bem plantados, troncos ou cocos sob a forma de cavernas, onde delimitam territórios e fazem implementações. A qualidade extrema de água é de importância vital, especialmente nos primeiros tempos em que o peixe se aclimatiza, mantendo um valores de pH entre 5-6. 5, kH entre compostos de azoto e 0-3 como baixo mais possível. Corydoras do tipo de plano de fundo e de algumas outras espécies de Ciclideos tendo em conta as dimensões necessárias para este peixe podem ser mantidas juntamente com um grupo de comportamento calmo, como por exemplo os caracideos.

Alimentação: Pouca e pode ser complicado na aclimatação, especialmente se são selvagens, como só aceitará alimentos vivos e por vezes congelados, alimentos como larva vermelho ou artémia. Uma vez naturalizado pode ingerir alimentos congelados e liofilizados sem grandes problemas.

Reprodução: É uma das espécies de reprodução que poderá ser difícil. Só será necessário dar-lhe boas condições na química da água e que tanto o local adequado para desova. Na corte, o macho é muito semelhante à maioria dos Apistogrammas, a dança masculina em torno da fêmea vibrando constantemente. Ambos são responsáveis pela preparação de desova de caverna, limpeza da superfície onde mais tarde a fêmea deposita os ovos e no momento em que são fecundandos pelos machos. Depois de concluir a desova a fêmea é exclusivamente responsável de cuidados de saúde e de defesa dos ovos e o macho, por sua vez é responsável para a defesa do território, patrulha constantemente todos os cantos do seu território grande.

Video:

Канал пользователя iya1978

Publicado por ApistoPL

Referências:

Fish Base; DCG; Apisto.sites.no

 

Escrito por Vera Basílio dos Santos © Copyright 2010 ©

 

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DE TODO O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO NOUTROS CONTEXTOS, SOB PENA DE ACÇÃO JUDICIAL.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.