1º Aquário água doce


Recommended Posts

Boa tarde,

 

recentemente adquiri um aquário, depois de ter tido um globo com um golden fish durante cerca de 4 meses, com luz e um filtro de água como se pode ver nas fotos, adquiri também mais dois peixes, estes dois de maior tamanho. Neste momento o aquário encontra-se muito simples, apenas com pedras no fundo, segundo o que me disseram na loja são boas para os peixes não comerem coisas que não devem, e uma planta artificial. A alimentação que me aconselharam é esta:

 

http://imgur.com/DqoOMJV

 

Tenho algumas questões que, se vocês me ajudassem, agradecia imenso:

 

- Desde a compra do aquário (ontem) os 3 peixes que tenho ocupam a maior parte do tempo naquele sitio, debaixo daquele filtro. É normal?

 

http://imgur.com/peVwPO8

 

http://imgur.com/DOwbD4U

 

http://imgur.com/QjN9ToL

 

- A alimentação que me deram é a correta para este tipo de peixes?

 

- Necessito comprar mais algum equipamento para o aquário? Alguma bomba de água ou outro tipo de equipamento?

 

 

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpa Tiago mas não sei responder as tuas perguntas porque tambem estou a começar, alias eu venho aqui por aqui algumas duvidas que provavelmente também tens, ou não :)

 

Bem ... eu tenho o meu aquario montado à cerca de uma semana, uma coisa bastante simples com algumas plantas(Anubia, alguns musgos pelia, java e outro e uma plantas mais compridas de cor verde com as pontas das folhas com um cor de rosa alaranjado, que por acaso também não sei dizer agora o nome) o meu aquario não tem Injector de Co2 porque as plantas que eu escolhi não precisam de Co2 pelo que me informaram, tenho um filtro, luz led, e brevemente um temporizador...

 

Mas vamos ás perguntas:

 

-Eu gostaria de ter o meu aquario com as luzes o mais tempo possível ligadas, por isso qual é a tolerância das plantas por exemplo a 12 horas de luz ?

 

- O meu aquario ainda esta a fazer o ciclo do nitrogénio , gostaria de saber de quanto em quanto tempo fazer uma TPA enquanto o aquario não completar o ciclo?

 

- Quando faço a TPA devo adicionar mais bactérias, consoante a quantidade de água que la meto ou as bactérias já estão no filtro e não preciso adicionar mais?

 

-E por ultimo a que percentagem de água tiro na TPA ?

 

Pronto espero que alguém nos possa ajudar com isto , eu pelo menos ficaria muito agradecido

 

Cumprimentos a Todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Antes de mais, bem vindo ao fórum!

 

Para resumir, esses peixes mereciam um espaço bem maior mas adiante...., fizes-te o ciclo do azoto? esse é o primeiro passo para não teres desgraças ao longo dos primeiros dias, lê o tópico desse link com calma, está bem resumido e em bom português.

 

Já se sabe que os peixes de água fria sujam mais do que os peixes tropicais, logo a filtragem deve ser melhor, para teres uma idéia do filtro que deves ter, tens de saber quantos litros tens no aquário (ex.: 20L) e comprares um filtro com um caudal de +/- 200L/H, isto significa que a água em 1 hora é filtrada 10 vezes, isto é apenas um exemplo, a norma que deves seguir é que o filtro deve limpar entre 6 e 10 vezes o volume do teu aquário.

 

Em relação às plantas, acho que deveria ser "obrigatório" em todos os aquários, mas cada um escolhe o que quer, no teu caso sem ser necessário o Co2 (dióxido de carbono) tens plantas que não necessitam, já outras mais exigentes necessitam de Co2, boa iluminação e fertilizante.

 

A lista de plantas que te posso sugerir agora no início são:

 

1. Caroliniana cabomba

2. Limnophila sessiliflora

3. Qualquer musgo

4. Anúbias

 

entre outras....e porquê as plantas? para te consumirem os nitratos produzidos pelos peixes e para ajudar também a evitar algumas algas no caso de um surto de nitratos deixando as algas apoderarem-se do teu aquário.

 

Não queria avançar mais sem primeiro saber que tipo de aquário queres, se plantado, se comunitário, enfim, dá uma vista de olhos no book dos aquários e vê qual te agrada mais ;)

 

No início pode parecer tudo muito confuso, mas acredita que tudo tem uma lógica:)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, O meu objectivo é ter algumas plantas uns guppys e talvez uns beta , sim o meu aquario esta agora a realizar o ciclo não tenho peixes ainda vou esperar um mês antes de os por.

 

Não pretendo para ja fazer nenhum aquascape quero um aquario simples bonito e que seja bom para os peixes , e acho que consegui o que queria depois logo mostro o meu aquario... para ter uma ideia...penso que o aquario que eu quero seja um comunitário com vários peixes, bem mas pode-me ensinar a fazer a TPA agora no inicio enquanto a aquario esta a fazer o ciclo é que eu tenho duvidas se não estou a meter bacterias a mais no aquario, fico a aguardar uma resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel!

 

Não fiz o ciclo do Azoto, que não fazia ideia ser necessário, vou me informar.

 

Em relação ao filtro acho que o vou ter de mudar, o tamanho do aquário é 50*25*30 e tenho um filtro para no máximo 45L.

 

Boas,

 

Sim faz isso lê o link do tópico que te disponibilizei, é muito importante o ciclo do azoto!

 

Em relação ao filtro, deve estar mencionado em alguma parte os litros por hora (L/H), o teu aquário é de 37,5L, não te aconselho comprares um filtro que faça menos de 400l/h, mais vale ter um pouco a mais do que a menos e o problema dos filtros abaixo deste caudal é que quando estão um pouco entupidos deixam quase de trabalhar e até se torna mais fácil queimar a bomba.

 

Vai lendo e vai colocando as dúvidas consoante o que queres fazer.

 

Cumps,

 

 

Olá, O meu objectivo é ter algumas plantas uns guppys e talvez uns beta , sim o meu aquario esta agora a realizar o ciclo não tenho peixes ainda vou esperar um mês antes de os por.

 

Não pretendo para ja fazer nenhum aquascape quero um aquario simples bonito e que seja bom para os peixes , e acho que consegui o que queria depois logo mostro o meu aquario... para ter uma ideia...penso que o aquario que eu quero seja um comunitário com vários peixes, bem mas pode-me ensinar a fazer a TPA agora no inicio enquanto a aquario esta a fazer o ciclo é que eu tenho duvidas se não estou a meter bacterias a mais no aquario, fico a aguardar uma resposta

 

 

Olá Álvaro,

 

É com todo o gosto que tenho em ajudar qualquer membro necessitado neste fórum desde que a minha experiência o permita.

 

É mais fácil teres ajuda se criares um tópico teu com as tuas dúvidas para não confundir o leitor neste tópico, estamos a falar de conceitos diferentes, este tópico do Tiago é de peixes de água fria e tu pretendes um de peixes tropicais, portanto qualquer ajuda a ti neste tópico só vai confundir.

 

Cria por favor um tópico com toda a informação do teu aquário e com fotos se possível para que a malta te possa dar uma ajuda limpa e clara.

 

Lá estarei para te ajudar ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, O meu objectivo é ter algumas plantas uns guppys e talvez uns beta , sim o meu aquario esta agora a realizar o ciclo não tenho peixes ainda vou esperar um mês antes de os por.

 

Não pretendo para ja fazer nenhum aquascape quero um aquario simples bonito e que seja bom para os peixes , e acho que consegui o que queria depois logo mostro o meu aquario... para ter uma ideia...penso que o aquario que eu quero seja um comunitário com vários peixes, bem mas pode-me ensinar a fazer a TPA agora no inicio enquanto a aquario esta a fazer o ciclo é que eu tenho duvidas se não estou a meter bacterias a mais no aquario, fico a aguardar uma resposta

Bons, penso não ser necessária qualquer tipo de TPA quando ainda no ciclo do azoto. Apenas quando já lá tiver peixes, de modo a controlar o que é tóxico para eles (amónia, que no estágio em que inseres o primeiro peixe já nem deve existir, nitritos (a mesma coisa) e mitratos, que não fazem mal aos peixes mas é dito que em demasia pode ser-lhes prejudicial).

 

As TPA's são feitas de 10 a 20% do volume do aquário. Há quem faça TPA de um volume maior de água. Depois isso depende de cada um, dos peixes que tem, se está com problemas em controlar alguma doença, etc.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro :smile2: abre um tópico só teu, é o mais correcto, vais postando as duvidas vamos tirando. Assim é confuso, para os membros, respondem a um, o outro pensa que é para ele, enfim é uma confusão e ninguém percebe nada. Obrigada. :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, isto das TPA é um pouco como conduzir.

Tu vês uma curva com um limite de velocidade de 80.

Se o teu carro é de gama média, fazes a curva numa velocidade perto dos 80, se tens um chevrolata, já vais fazê-la por volta dos 60, se tens um bólide, a morte é coisa que só acontece aos outros e a GNR está na hora do almoço, atacas a curva determinando o apex e o late apex e....160!!!

 

Ou seja, és tu que conheces o teu carro/aquário e tens de familiarizar-te com ele.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Obrigado pelos conselhos e para a próxima já crio um tópico á parte, não queria confundir ninguém .. Obrigado pela ajuda

 

:cool2::cool2::cool2: faz isso , ao teu dispor! No que puder e souber! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.