O meu Aquario


Carlos Sá

Recommended Posts

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, existe aqui algum topico de como montar um aquario passo a passo ??
não encontrei nenhum muito esclarecedor....

Tipo ponho o substrato e planto as plantinhas e depois meto agua???
Meto primeiro a agua e depois as plantinhas ???

Queria saber como deve ser feita a montagem,
já que estou num forum tão bom, quero tirar o maximo aproveitamento daqui e fazer as coisas direitinho.

é mesmo grande forum, pelos topicos que tenho lido..... graças a muitos membros que são mesmo expert no assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

Entao vamos partir do principio que queres substrato fertil:

 

1 - Substrato fertil (se usares algum pó deverá ser colocado junto ao vidro do fundo)

2- Areia tipo ADA/ELos etc

3 - Aqui para plantar tens 2 formar, ou molhas bem o substrato para ele ficar humido e plantas, ou enches o aquario ate o substrato estar todo tapado e depois voltas a esvaziar o aquario (podes depois aproveitar essa agua na mesma)

4 - so plantar

5- encher o aquario

 

Simples =D

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto ADA powersand como elos Bottom sao substratos ferteis.

 

Eu como ainda tinha o ELos Bottom da ultima montagem decidi utilizar so mesmo para subir um pouco o substrato para ter o efeito de vale, nao precisas de adicionar 2 substratos ferteis.

Atençao que nao coloquei foto mas utilizei pós nessa montagem para os substratos ficarem mais ricos em nutrientes

 

DEpois adicionei o new amazona da ADA normal e o new amazona ADA mais fino o powder para plantas com raizes pequenas consigam uma melhor propagação como a cuba , a UG eleocharis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

percebi, pós no fundo, depois substrato e no final areia....

Deixar tudo bem molhedinho e plantar :) foi isso que percebi

 

em relação as plantas, eu ja tive algumas neste meu aquario, e elas vem naquela tipo esponja ( tem de se tirar a esponja e pode-se dividir a planta em varias plantas, desde que todas fiquem com raiz ) Certo ???

E vi que tem alguma altura grande de arei em alguns sitios, nessas partes, a planta tem de ficar com a raiz metida no fundo ( que toque no substrato ) ou bas que fique enterrada na areia ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da planta.

 

Se tivermos a falar de cuba ou de UG e em certos casos eleocharis acho que convem deixar um pouco de la, alias eu deixei nas minhas e as raizes vao crescer sem problema.

Para essas plantas convem deixar a la ou no caso da UG o gel pois as minhas eram em vitro pois a la/gel seria uma especie de ancora para elas nao se soltarem tao facilmente. so por isso pois as raizes sao muito curtas para haver um contato tao grande no momento da plantaçao.

 

Se tivermos a falar de plantas de caule como plantas de fundo etc ou ate anubias podes retirar a la que conseguires sem problema e plantar pois nao se vao soltar tao facil.

 

ATENÇAO: anubias bolbitis e fetos nao se plantam...amarram-se em troncos pedras etc nunca plantar nem enterrar o rizoma, parte mais grossa da planta pois vai apodrecer e a planta morrer.as raizes pode ser enterradas e o rizoma á superfici...desde que seja assim nao tem mal algum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o new amazona é areia.

Enterras ate sentires a planta segura.

nada de mais

 

Claro que n vai enterrar ate ao fundo.

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Tenho de ir perguntando como se faz, que quero ter um lindo e saudavel aquario :)

Outra questao que tambem ja andei a ler mas fiquei com duvidas.....

 

O co2, para que serve exactamente??? há plantas ou peixes que necessitam mesmo disso??? precisam todos ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem CO2 não há vegetação.

Nem no aquário nem na China.

Agora, se quiseres um plantado tipo jardim do Éden, terás de injectar CO2. Se utilizares certas plantas, já não será tão necessário.

Agora, se quiseres um plantado tipo jardim do Éden, terás de injectar CO2. Se utilizares certas plantas, já não será tão necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 é o principal nutriente para as plantas... sem ele as plantas nao crescem.

Tem plantas que sao lentas, senao deres CO2 mais lento o crescimento é... se deres co2 o crescimento aumento e muitas delas ou praticamente todas ficam mais bonitas com CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, entendi,
mais uma coisa para juntar a lista ;)

mais outra coisinha, em relação as medições da agua, quais são as carateristicas principais ?? quais são os medidores mais importantes que deva comprar e como funciona ????

P.S: hoje medi a agua da minha torneira e a que tenho no meu aquario actual 15L
tenho daqueles de testes de urina rapidos, e lembrei-me de usar um desses, mas so consigo identicar ao certo o PH
Torneira -> 6,5 +/-
Aquario -> 7,0 +/-

O aquario tem umas pedrinhas no fundo, um tronco
a fauna são 2 escalares e 1 corydora

 

E agora por fazor não me levem a mal, tenho o aquario assim como está á 9 meses, e nunca fiz Tpa nenhum, nem sabia que isso existia a entrar neste forum, apenas vou acrescentando agua a medida que vai evaporando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de saber o ph em concreto, nao sei se esses testes sao bons ate que ponto.

 

Se queres um plantado tens de saber:

No3

Po4

 

Pelo menos estes

 

Deixar ciclar a agua durante 1 mes mais ou menos ou adicionas bacterias para acelerar o ciclo.

Sinceramente nem sei como os peixes aguentaram durante tanto tempo num aquario de 15L....principlamente 2escalares.

Devias ter pelo menos 100L talvez 150L para eles tarem bem...como esta o crescimento dos bichos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o teste que usei, não tem nada a ver com aquariofilia, é para outros fins, usei so mesmo por curiozidade.

Então tenho de saber ao certo no3 e po4, mas como saõ feitos esses testes, ja vi a venda mas não faço a minima de como funcionam.

O bichinhos estão bem, e a crescer, medem mais ou menos o dobro de quando ca chegaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mediçoes sao feitas com os testes que sao vendidos em qualquer loja de aquariofilia.

 

Faz o seguinte:

O que queres fazer do aquario?

como o queres ver?

O que querias ver nele ou como gostavas de o ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de muito ler, por acaso até ja tenho uma ideia de como quero fazer a decoração,

quanto aos peixes, pelo pouco que li, já tirei os discos da cabeça :( e vou depois meter os que melhor se adaptem ao aquario e as carateristas medias da agua ( não sei se estou a fazer bem ou mal ).... mas gostava de ter lá 2 ou 3, nao mais do que isso, assim grandinhos, para serem os donos daquilo :) e depois uma ou outra especie mais pequena, de preferencia que sejam de facil criação, pois gostava de ver alguns nascimentos (mas sei que isso deve ser dificil )


Em relação a fauna , ainda não sei que plantas usar, mas vou tentar fazer uma imagem no paint como gostava que ficasse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se caso tiveres interessado no meu aquario tens um aquario de bom tamanho para começar e nesse caso tira os escalares dos 15L sff.

da-lhes espaço para nadarem e crescerem ''livres''.

 

Podes aproveitar os escalares que tens.

e podes ter neons que a reproduçao é rara...acho que os guppys nao ficam bem. boraras sao muito pequenos.

 

quanto ao resto podes optar por plantas de facil manutençao e ter um tapete na mesma, cortas para metade fertilizaçao.

Nao queiras ir muito cedo ao pote pois as coisas nao sao como parecem.

 

podes ter anubias, bolbitis, cryptos e para tapete eleocharis sp mini.

Nao gastavas muito e tinhas algo bonito com facil manutençao.


ve este link

http://www.aquahobby.com/gallery/b_angel.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tive guppy e aquilo parecem coelhos. em menos de nada tens o aquario cheio de peixes., esteticamente tambem n gosto em aquarios tipo aquapaisagismo.

mas sao bastante resistentes e para principiantes nao há melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.