as plantas estarão a morrer...?


Ricardo Roque

Recommended Posts

:D Boa noite a todos!

Sou novato na aquarofilia, tenho um aquário plantado à 3 semanas, acontece que as plantas estão a ficar castanhas e algumas tb estão a perder a côr...a ficar como que transparentes. Será que alguém me poderá dar algumas luzes sobre o possível problema? O meu aquário é de 100x30x30, o ph está a 7 os nitritos tal como a amónia tb se encontram a zero.

Obrigado a todos

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

O facto de as plantas ficarem castanhas pode -se dever ao facto de as luzes que tens no aquario poderem nao ser as mais apropriadas para elas se desenvolverem ou conseguirem fazer aquilo que elas tao bem fazem como é a fotosintese, podes também estar a falhar no tipo de adubo, recomendo-te caso ainda nao estejas a colocar adubo para as plantas a tratares disso, nas lojas da especialidade podem aconselhar-te, eu uso o florena da Sera e tenho excelentes resultados, as podas adequadas tb sao importantes qd elas crescerem

 

:D)))))

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Didi,

 

De facto no meu aquario tenho somente uma lâmpada de 25W (O ideal seria de pelo menos 45, segundo o que sei), que já vinha com o aquário. Amanhã vou passar pela loja para comprar o adubo e ver de uma luz mais apropriada. Já agora, sobre a injecção de CO2 será aconselhável para este caso?

 

um abraço para todos!!

:D

Ricardo Roque

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo

 

Penso que dependerá do tipo de peixes e nª que tiveres normalmente, o equilibrio é feito assim, nao me parece que necessites de mais co2 mas em todo o caso é um assunto que numa boa loja te podes aconselhar, nunca tive necessidade disso, aliás eu tive precisamente o problema contrário, o2 a mais e que me trouxe serios problemas a resolver, de qq maneira penso que deves mudar a lampada, tanto a sera como a arcadia têm lampadas mt boas com dupla funcionalidade, a luz necessária aos peixitos e adequada para as plantas.

 

Boa Sorte :D)))

E vai dizendo coisas

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

 

A introdução do CO2 num aquário só se justifica se tiveres mesmo MUITAS plantas! Recomendo-te que dês uma olhadela aos aquários tipo holandeses da Galeria de Aquários do site. Todos os que lá tenho são do Frode Roe, e hás-de reparar que num dos aquários mais pequenos ele, apesar de ter bastantes plantas, diz mesmo que não aplica CO2 pois a quantidade de plantas não o justifica... Acho que está tudo dito :D

 

Já agora, relativamente ao adubo líquido eu uso o EDTA, uma mistura utilizada no Aquário Vasco da Gama que eles me arranjaram para eu experimentar. Além disso tenho umas barras de ferro (bem ferrugentas) no meio do areão (junto às raízes das plantas) e um sistema de aquecedor de fundo.

 

Penso que é tudo!

 

Abraços,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Novamente vou aqui explanar o que sei...

 

Estou de acordo com o que se disse mas, não poderia deixar de ter as minhas opiniões:

 

CO2 é um dos principais blocos de construção de qualquer planta terrestre (sim estou a falar das terrestres).

 

Retirando-se água à maior parte da massa das plantas é carbono que fica...

 

As plantas terrestres necessitam deste nutriente em BOAS QUANTIDADES...

 

as plantas aquáticas (as superiores não estou a falar de algas), são descendentes directos das plantas terrestres, portanto com algumas coisas em comum.

 

Agora vamos então para as plantas "aquáticas":

 

Existem as VERDADEIRAS aquáticas (vallisnerias por exemplo), e as outras, que embora tenham a capacidade de sobreviver debaixo de água, são mais produtivas (crescimento), quando estão fora desta.

Algumas têm de ter os "pés" molhados, outras nem por isso, algumas sobrevivem na natureza só uns meses debaixo de água, depois morrem, mas nos nossos aquários podem sobreviver para "sempre"...

 

plantas 100% aquáticas, têm a capacidade de retirar o carbono que precisam dos carbonatos, a maior parte NÂO TEM esta capacidade, a maior parte das nossas "aquáticas" usa CO2 como alimento.

 

 

como fazer aumentar o CO2 nos nossos aquários?

Basta que se faça sentir uma agitação á superficie, assim o CO2 atinge um ponto de equilibrio com a atmosfera, num meio fechado como no nosso aquário, num periodo alto de fotossintese, pode não ser suficiente esta agitação, não se conseguindo o tal equilibrio com a atmosfera, tomem nota que este equilibrio está relacionado com a temperatura da água, mais fria mais elevados niveis de oxigénio e CO2.

 

Por meios "naturais" (sem injecção), o nivel de CO2 é muitissimo inferior ao que existe no ar...o tal ponto de equilibrio promove valores de CO2 mais baixos na água do que no ar.

 

Como tinha referido existem plantas que toleram alguns tempos de submersão, mas que definham com o tempo nessas situações, os seus habitats promoveram adaptações que são suficientes para a sobrevivencia das plantas, habitats com cheias mas repentinas e breves.

Algumas dessas plantas adaptam-se perfeitamente aos nossos aquários, mesmo para sempre, desde que se injecte CO2, elevando-se o nivel de CO2 artificialmente muito acima do tal ponto de equilibrio que tinha falado, nestes casos mais agitação promove a redução do CO2, isto porque existe CO2 acima desse ponto, e a agitação (como já tinha sido dito atrás promove o ponto de equilibrio entre a água e atmosfera (gases)...

 

espero que tenham captado alguma coisa...

 

 

resumindo e concluindo:

Se existirem poucas plantas a força combinada da fotossintese de todas as plantas (e algas), não consegue consumir CO2 suficiente para que o CO2 deixe de estar no tal ponto de equilibrio (se houver boa agitação), portanto não é necessário CO2, apenas boa agitação.

 

mas...há plantas que para sobreviver precisam do CO2 acima do tal ponto de equilibrio, mesmo em aquários com poucas plantas, é necessária a injecção de CO2. Nestes casos mais agitação á superficie reduzirá o nivel de CO2.

 

tomem nota que um aquário de plantas com bom CO2 e luz, é como um carro a grande velocidade...é necessário fertilizar convincentemente a água ou deficiências (que podem levar as plantas á morte) serão evidentes..

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais